[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosAccess 2007 Avançado › Capítulo 1 : 16
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

Curso Grátis - Access 2007 Avançado, Macros e Programação VBA
Autor: Júlio Battisti
Lição 16 - Capítulo 01 - Visual Basic for Applications - VBA - Parte 3

O Ambiente de Programação

O Microsoft Access 2007 fornece um ambiente de programação bastante poderoso, com uma série de recursos que facilitam a criação de código VBA. Neste tópico vamos aprender a utilizar os aspectos básicos do Ambiente de Programação do VBA:

Se não tivéssemos disponível um Ambiente de Programação, teríamos que lembrar da sintaxe de todos os comandos, dos métodos e propriedades dos objetos. Convenhamos que isso é praticamente impossível, pois com o VBA temos acesso a milhares de objetos (é isso mesmo: milhares de objetos). Cada objeto pode ter dezenas de propriedades, métodos e coleções. O ambiente de Desenvolvimento fornece uma série de facilidades enquanto estamos criando nosso código VBA. Por exemplo, ao digitar o nome de um objeto e um ponto será aberta, automaticamente, uma lista com todos os métodos e propriedades deste objeto. Ao invés de lembrar do nome dos métodos/propriedades, basta selecioná-los em uma lista. Se selecionarmos um método, ao digitarmos o parênteses de abertura, será exibida uma lista com os argumentos esperados pelo método, bem como o tipo (texto, número, data, etc) de cada argumento. Se digitarmos um comando incorretamente, o Ambiente de Desenvolvimento emite uma mensagem e coloca em destaque o comando que foi digitado errado. Estas são apenas algumas das facilidades fornecidas pelo Ambiente de Desenvolvimento do VBA.

Para conhecermos melhor o referido ambiente, vamos a um exemplo prático. Vamos abrir o banco de dados Northwind.mdb. Será criado um novo formulário chamado Teste, formulário este que não será baseado em nenhuma tabela/consulta, ou seja: um formulário em branco. Vamos adicionar um botão de comando. Quando for aberto o assistente de comando vamos clicar no botão Cancelar. Criaremos, manualmente, código VBA associado ao evento Ao clicar do botão de comando. Ao criar o código veremos os principais Elementos/Vantagens do ambiente de desenvolvimento. Utilizaremos o seguinte código:

Importante: Não se preocupe em entender os comandos utilizados no exemplo anterior. Vamos estudar em detalhes, uma série de objetos, inclusive os objetos Database e RecordSet, utilizados no exemplo anterior.

Para criar o formulário Teste faça o seguinte:

  • Abra o Microsoft Access 2007;
  • Abra o banco de dados Northwind.mdb;
  • Clique na guia Criar - > Formulário em branco;
  • Será aberto um formulário em branco;
  • Coloque o formulário em modo desing;
  • Vá até a guia Design -> Clique no controle botão eadicione no formulário;
  • Será aberto o "Assistente de botão de comando";
  • Dê um clique no botão Cancelar, para fechar o assistente;
  • Abra as Propriedades do botão de comando e altere o seu nome para: BotaoEx;
  • Ainda com as propriedades abertas, dê um clique na guia Evento;
  • Clique no eventao "Ao clicar";
  • Dê um clique no botão (...) que aparece ao lado do evento Ao abrir.
  • Na lista de opções que é exibida selecione Construtor de código, conforme indicado na figura a seguir:


Figura 135 – Caixa de Diálogo Escolher Construtor.

  • Dê um clique no botão OK.
  • Será aberto o ambiente de desenvolvimento do VBA, conforme indicado na figura a seguir:


Figura 136 – Ambiente de desenvolvimento do VBA

  • Para cada evento é criado um procedimento separado. Um procedimento é um "pedaço de código" que é executado em resposta ao evento. O nome dos procedimentos associados a eventos segue um padrão bem definido. O padrão é o nome do controle (no nosso caso é BotaoEx) seguido de um sinal de sublinhado e o nome interno do evento (para o Access o evento "Ao clicar" é reconhecido como Click). Por isso, associado ao evento Ao clicar, do controle BotaoEx, temos o seguinte procedimento:

Private Sub BotaoEx_Click()

End Sub

  • A palavra Private significa que o procedimento é Privado, ou seja, somente pode ser acessado de dentro do formulário Teste. Por exemplo, não teríamos como chamar este procedimento lá no formulário Pedidos ou Clientes. O nome do procedimento é como se fosse uma função, por isso o abre e fecha parênteses após o nome. O procedimento poderia receber um ou mais parâmetros de entrada e retornar um ou mais parâmetros de saída. Aprenderemos a trabalhar com parâmetros mais adiante. O final do procedimento é indicado pelo comando: End Sub.
  • O nosso código de exemplo deve ser digitado dentro dos limites do procedimento (entre as linhas Private... e End Sub).

IMPORTANTÍSSIMO: ANTES DE COMEÇARMOS A DIGITAR O CÓDIGO PROPOSTO, VAMOS ABRIR UM PEQUENO PARÊNTESES PARA FALAR SOBRE REFERÊNCIAS.

REFERÊNCIAS: Conforme descrito anteriormente, com o VBA temos acesso a milhares de objetos. Por exemplo, de dentro de um formulário podemos exibir dados gravados em uma planilha do Excel. Para acessarmos, de dentro do Access 2007, dados de uma planilha do Excel, precisamos usar os objetos adequados. Os diversos objetos disponíveis são disponibilizados através de Bibliotecas de Objetos. Por exemplo, todos os objetos para acesso ao Excel, estão agrupados em um biblioteca de objetos, todos os objetos para acesso a dados do próprio Access 2007, estão agrupados em uma outra Biblioteca de objetos e assim por diante. Existem dezenas de bibliotecas, cada uma com centenas de objetos. Para que possamos utilizar, no código VBA, objetos de uma determinada biblioteca, precisamos, antes, fazer uma REFERÊNCIA a biblioteca correspondente. Ao fazer uma REFERÊNCIA a uma biblioteca, passamos a ter acesso a todos os objetos da biblioteca. Você pode perguntar: Então porque não é feita referência, automaticamente, a todas as bibliotecas disponíveis?
Isto não é feito, pois cada referência causa um gasto adicional de memória. Se fizéssemos referência a todas as bibliotecas disponíveis, teríamos sérios problemas de desempenho.

Para o nosso exemplo temos que fazer referência a biblioteca Access database engine Object Library. Essa biblioteca contém uma série de objetos para acesso a dados. Para fazer referência a um biblioteca utilizamos o comando: Ferramentas -> Referências do VBA. Surge uma janela com todas as bibliotecas disponíveis.
 Localize a biblioteca "Microsoft Office 12.0 Access database engine Object Library ". Veja a caixa de diálogo Referências:


Figura 137 – Referências

Dê um clique no botão OK e pronto, você terá feito referência a biblioteca, necessária ao nosso exemplo. Fizemos referência a esta biblioteca, pois os objetos DataBase e RecordSet que utilizaremos, fazem parte desta biblioteca. Aprenderemos a utilizar estes objetos, em maiores detalhes, no decorrer deste curso. Aqui fechamos o nosso pequeno parênteses sobre REFERÊNCIAS.

  • Vamos começar a digitar o código do nosso exemplo, para que possamos observar mais algumas funcionalidades do Ambiente de Desenvolvimento.
  • Abaixo da linha Private..., digite o seguinte:

Observe que após digitar a palavra As e pressionar a barra de espaços é aberta uma listagem com todas as opções disponíveis. Você digita D e a listagem é posicionada no primeiro elemento que começa com a letra D. Selecione DAO, conforme indicado na figura a seguir:

Figura 138 – VBA.

  • Após selecionar DAO digite um ponto. Observe que, novamente, é aberta uma listagem com todos os objetos disponíveis na biblioteca DAO. Na lista de objetos selecione Database, conforme indicado na próxima figura.


Figura 139 – Database.

  • É importante salientar que não pode haver espaço entre o ponto (.) e o nome do objeto. Essa é uma regra geral: Não existe espaço entre dois nomes separados por ponto (.) ou por ponto de exclamação (!).
  • Esta sem dúvida é uma das maiores vantagens do Ambiente de Desenvolvimento. Ao digitar o nome do objeto e um ponto, automaticamente é exibida uma lista dos métodos/propriedades disponíveis. Essa facilidade é importantíssima, pois evita que tenhamos que decorar o nome dos métodos/propriedades que mais utilizamos.
  • Digite o restante do código, indicado a seguir:

  • Observe que a medida que você vai digitando o nome dos objetos, as listas com o nome das propriedades/métodos vão sendo exibidas.
  • O Ambiente de Desenvolvimento também oferece uma série de menus e botões de comando. A medida que formos utilizando estes comandos iremos explicando cada um deles.
  • Agora vamos salvar o procedimento BotaoEx_Click(). Dê um clique no botão Salvar (botão com a figura do disquete). Será aberta uma janela pedindo o nome do Formulário: Digite Teste e dê um clique no botão OK.
  • Clique no botão "x" de cima para fechar o Ambiente de Desenvolvimento.
  • Você estará de volta ao modo design do formulário Teste.
  • Agora vamos testar o código recém criado.
  • Altere a legenda do botão para Exemplo de VBA.
  • Vá para o modo Formulário.
  • Dê um clique no botão Exemplo de VBA.
  • Será exibida a mensagem indicada na figura a seguir:


Figura 140 – Mensagem.

  • Dê um clique no botão OK para fechar essa mensagem.
  • Feche o formulário Teste.
  • Feche o Microsoft Access 2007.
Nesse tópico abordamos os aspectos básicos do Ambiente de Desenvolvimento. No restante deste treinamento utilizaremos, em diversos momentos, o Ambiente de Desenvolvimento. A medida que formos utilizando este Ambiente, aprenderemos sobre as demais funcionalidades do Ambiente.
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

ESTA LIÇÃO FAZ PARTE DO SEGUINTE LIVRO DO JÚLIO BATTISTI:

 

Se você não quiser aguardar até que todas as lições sejam publicadas aqui no site (previsão de conclusão para o final de 2017), você pode ter acesso a todas as lições comprando o livro a seguir e ainda receber, de bônus, mais de 37 horas de Vídeo Aulas de Access.

 

Aprenda com Júlio Battisti: Access 2007 Avançado,

Macros e Introdução à Programação VBA

  • Crie campos calculados, critérios avançados e Consultas Parametrizadas.

  • Aprenda os comandos SQL em detalhes.

  • Criação e Utilização de Macros.

  • Configurações de Segurança do Banco de dados.

  • Exemplos práticos explicados passo a passo.

  • Introdução à programação VBA com exemplos.

  • BôNUS: 37,5 horas de Vídeo Aulas de Excel e Acc.ess +  DVD com 3167 E-books + 2400 Planilhas Profissionais Editáveis do Excel de bônus.

Aprenda com Júlio Battisti: Access 2007 Avançado, Macros e Introdução à Programação VBA

Aprenda com Júlio Battisti: Access 2007 Avançado, Macros e Introdução à Programação VBA

Na compra deste livro você recebe, via Download, todos os Bônus a Seguir:

  • Bônus 01: Vídeo Aula: Access 2007 - Básico e Prático - 5:30 horas

  • Bônus 02: Vídeo Aula: Access 2007 - Consultas - 4:30 horas

  • Bônus 03: Vídeo Aula: Access 2007 - Intermediário - 5:00 horas

  • Bônus 04: Vídeo Aula: Access 2007 - Formulários e Macros - 6:00 horas

  • Bônus 05: Vídeo Aula: Access 2007 - Avançado e VBA - 11:30 horas

  • Bônus 06: Pacote com 3167 E-books com Cursos de Informática.


Livros e Vídeo Aulas sobre Banco de Dados:

A Bíblia de Banco de Dados SQL e o Modelo Relacional de Dados

Apre.nda com Júlio Battisti: Acc.ess 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Apre.nda com Júlio Battisti: Banco de Dados e Acc.ess 2010 - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

[186 Vídeo Aulas em 3 DVDs - Frete Grátis]: Linguagem SQL + Banco de Dados + Análise e Modelagem de Banco de Dados - Curso Completo - 186 Vídeo Aulas - 3 DVDs

  [Vídeo Aula - Frete Grátis:] Oracle PL SQL Procedures Functions Triggers Forms Reports - Curso Completo - 182 Vídeo Aulas - 3 DVDs

Best Sellers de Access do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Programação VBA no Access 2010 - Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Access 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 828 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI