[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosAccess 2007 Avançado › Capítulo 1 : 21
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

Curso Grátis - Access 2007 Avançado, Macros e Programação VBA
Autor: Júlio Battisti
Lição 21 - Capítulo 01 - Funções, procedimentos e eventos com VBScript

Neste tópico, veremos uma série de aspectos que vão além do básico do VBA. Iniciaremos falando um pouco mais sobre tipos de dados e funções para conversão de tipos. Este tópico é de grande importância, principalmente quando criamos código que efetua cálculos, como por exemplo o cálculo do imposto em um volume de dados do contribuinte.

Depois passaremos a analisar uma série de funções internas do VBA. São funções que fazem parte do Microsoft Access 2007, como por exemplo a função Date(), que retorna a data do sistema. Na seqüência, aprenderemos a criar nossas próprias funções e Sub-rotinas. Aprenderemos as diferenças entre uma Sub-rotina e uma função, e quando utilizar uma ao invés da outra.

10.1 - Tipos de dados e funções para conversão de tipos.

Neste item, aprenderemos a determinar qual o tipo de dado que está armazenado em uma variável, bem como a converter valores de um tipo para outro, utilizando as funções para conversão de tipos.

Determinando o Tipo de Dados contido em uma variável.

Existem diversas funções, que permitem que seja determinado o tipo de valor contido em uma variável. Existem diversas aplicações para este tipo de função. Por exemplo, ao digitar dados em um formulário, podemos utilizar uma função para determinar se os valores digitados pelo usuário, não apresentam problemas. Por exemplo, o usuário pode ter digitado, por engano, texto em um campo que deve conter valores numéricos.

A função IsArray

Um Array é um tipo especial de variável, a qual pode armazenar diversos valores em uma única variável. De uma forma simples, um Array é um conjunto. Por exemplo, poderíamos ter uma variável Array na qual são armazenados todos os códigos de tributo válidos. Cada valor armazenado no Array é um elemento do conjunto.

Um outro exemplo: Poderíamos criar um Array para armazenar os nomes dos meses do ano. Com isso teríamos um Array de 12 elementos. Cada elemento de um Array, é acessado através do nome da variável Array e de um índice. O índice inicia em zero e não em um. Por isso se tivermos um Array de 10 elementos, teremos o elemento 0, o elemento 1, o elemento 2, e assim por diante, até o elemento 9. O fato do índice começar com 0, influencia na hora que formos declarar um Array. Para declarar um Array chamado produtos, com 20 elementos, utilizaríamos a seguinte declaração:

Dim produtos(19)

O 19 significa que temos 20 elementos (sempre um a mais do que o número que aparece na declaração), isto é, do elemento 0, indicado por produtos(0), até o elemento 20, indicado por produtos(19).

A seguir, temos um exemplo simples de utilização de Array:
Access 2007 Avançado - Julio Battisti

Exercício: Abra o formulário Teste no modo Design, crie um botão chamado ExArray e associe o código deste exemplo, ao evento Ao clicar deste botão. Teste o funcionamento do código.

Access 2007 Avançado - Julio Battisti
Figura 154 – Mensagem.

Utilizamos a função IsArray, para determinar se uma variável do tipo Variant (lembre que todas as variáveis do VBA, são do tipo Variant), está armazenando um Array.

Utilizamos a seguinte sintaxe:

IsArray(NomeDaVariável)

A função IsArray retorna verdadeiro se a variável for um Array, e falso caso contrário.

Vamos alterar um pouco o exemplo anterior, adicionando o seguinte comando, ao final da listagem:
MsgBox IsArray(Dias)

O resultado seria o indicado na Figura a seguir:

Access 2007 Avançado - Julio Battisti
Figura 155 – Mensagem.

A função VarType

Podemos utilizar a função VarType, para determinar o subtipo de uma variável. Como todas as variáveis são do tipo Variant, o subtipo pode ser utilizado para determinar o tipo de dado armazenado na variável. Passamos para a função, o nome de uma variável ou expressão. A função retorna um número inteiro que indica o subtipo da variável.

A sintaxe da função é a seguinte:

VarType(NomeDaVariável)
ou

VarType(expressão)

Na Tabela a seguir temos os códigos de retorno da função VarType.

Tabela - Valores de retorno da função VarType.

Access 2007 Avançado - Julio Battisti

A seguir, temos um exemplo de utilização da função VarType.

Access 2007 Avançado - Julio Battisti

Ao executar este exemplo, obteremos o resultado indicado na Figura a seguir:

Access 2007 Avançado - Julio Battisti
Figura 156 – Mensagem.

Observe, principalmente, no tipo da variável z, o qual retornou 0. Isto significa que a variável z está vazia, ou seja, não foi inicializado. Este resultado está coerente com a Tabela anterior. Também podemos salientar o retorno para a variável b, o qual retornou 7, indicando que o valor armazenado nesta variável é do tipo Data, o que também está coerente com a Tabela anterior, uma vez que usamos a função Date() , para armazenar a data do sistema, na variável b. Finalmente observe o valor de retorno para a variável c, o qual retornou 8204, indicando que a variável c é um Array. Este resultado está coerente com a Tabela anterior, e com a declaração: Dim c(20), a qual declarou a variável c como sendo um Array.

Muitas são as aplicações práticas para a função VarType, dentre as quais podemos destacar a validação dos dados digitados em um formulário.

Exercício: Abra o formulário Teste no modo Design, crie um botão chamado ExVarType e associe o código deste exemplo, ao evento Ao clicar deste botão. Teste o funcionamento do código.

A função IsDate

A função IsDate recebe uma variável ou expressão como argumento, e determina se a variável ou expressão é uma data válida, ou pode ser convertida para uma data válida. Caso o argumento passado seja uma data válida, a função retorna Verdadeiro, caso contrário, retorna Falso. Podemos utilizar esta função, por exemplo, para verificar se o usuário digitou uma data válida, em um campo de um formulário.

A sintaxe da função IsDate é a seguinte:

IsDate(NomeDaVariável)

ou
IsDate(expressão)

A seguir temos um exemplo de utilização da função IsDate.

Access 2007 Avançado - Julio Battisti

Exercício: Abra o formulário Teste no modo Design, crie um botão chamado ExIsDate e associe o código deste exemplo, ao evento Ao clicar deste botão. Crie um campo do tipo Caixa de Texto, onde o usuário pode digitar uma data. Nomeie este campo como DataDeEntrada. Teste o funcionamento do código.

A função IsEmpty

A função IsEmpty recebe uma variável ou expressão como argumento, e determina se, em algum momento, foi atribuído algum valor para a variável ou expressão. Caso tenha sido atribuído algum valor, a função retorna Verdadeiro, caso contrário, retorna Falso. Podemos utilizar esta função, por exemplo, para verificar se um campo de digitação obrigatória, como por exemplo o nome, não foi deixado em branco.

A sintaxe da função IsEmpty é a seguinte:

IsEmpty(NomeDaVariável)
ou

IsEmpty(expressão)

A seguir temos um exemplo de utilização da função IsEmpty.

Access 2007 Avançado - Julio Battisti

A variável x foi declarada porém não foi inicializada, com isso possui está vazia, logo a função IsEmpty(x) irá retornar Verdadeiro.

A função IsNull

A função IsNull recebe uma variável ou expressão como argumento, e determina se, em algum momento, foi atribuído o valor Null  para a variável ou expressão. Caso tenha sido atribuído o valor Null, a função retorna Verdadeiro, caso contrário, retorna Falso. Para atribuirmos Null para uma variável, utilizamos a seguinte sintaxe:

NomeDaVariável = Null

IMPORTANTE: Uma variável com valor Null, não é a mesma coisa que uma variável com valor zero, ou uma variável de texto com tamanho zero. Quando é atribuído o valor Null para a variável, esta continua existindo na memória, porém sem nenhum valor definido.

A sintaxe da função IsNull é a seguinte:

IsNull(NomeDaVariável)

ou

IsNull(expressão)

A seguir temos um exemplo de utilização da função IsNull.

Access 2007 Avançado - Julio Battisti
Este exemplo produz o seguinte resultado:

Access 2007 Avançado - Julio Battisti 
Figura 157 – Mensagem.

A função IsNumeric

A função IsNumeric recebe uma variável ou expressão como argumento, e determina se o valor atribuído à variável ou expressão é numérico, ou pode ser convertido para numérico. Caso o valor seja numérico, ou possa ser convertido, a função retorna Verdadeiro, caso contrário, retorna Falso.

A sintaxe da função IsNumeric é a seguinte:

IsNumeric(NomeDaVariável)

ou
IsNumeric(expressão)
A seguir  temos um exemplo de utilização da função IsNumeric.

Access 2007 Avançado - Julio Battisti

Exercício: Abra o formulário Teste no modo Design, crie um botão chamado ExIsNumeric e associe o código deste exemplo, ao evento Ao clicar deste botão. Teste o funcionamento do código. Veja a seguir o resultado:

Access 2007 Avançado - Julio Battisti
Figura 158 – Mensagem.

Cabe salientar a utilização da função Date(), para capturar a data do sistema, e atribuir esta data à variável z. Observe que esta data não foi considerada um valor numérico para a função IsNumeric.

A função IsObject

A função IsObject recebe uma variável como argumento, e determina se o valor atribuído à variável é um Objeto Activex, se for um objeto Activex, a função retorna Verdadeiro, caso contrário, retorna Falso.
A sintaxe da função IsObject é a seguinte:

IsObject(NomeDaVariável)
ou
IsObject(expressão)

« Anterior Δ Página principal ¤ Índice Próxima »

ESTA LIÇÃO FAZ PARTE DO SEGUINTE LIVRO DO JÚLIO BATTISTI:

 

Se você não quiser aguardar até que todas as lições sejam publicadas aqui no site (previsão de conclusão para o final de 2017), você pode ter acesso a todas as lições comprando o livro a seguir e ainda receber, de bônus, mais de 37 horas de Vídeo Aulas de Access.

 

Aprenda com Júlio Battisti: Access 2007 Avançado,

Macros e Introdução à Programação VBA

  • Crie campos calculados, critérios avançados e Consultas Parametrizadas.

  • Aprenda os comandos SQL em detalhes.

  • Criação e Utilização de Macros.

  • Configurações de Segurança do Banco de dados.

  • Exemplos práticos explicados passo a passo.

  • Introdução à programação VBA com exemplos.

  • BôNUS: 37,5 horas de Vídeo Aulas de Excel e Acc.ess +  DVD com 3167 E-books + 2400 Planilhas Profissionais Editáveis do Excel de bônus.

Aprenda com Júlio Battisti: Access 2007 Avançado, Macros e Introdução à Programação VBA

Aprenda com Júlio Battisti: Access 2007 Avançado, Macros e Introdução à Programação VBA

Na compra deste livro você recebe, via Download, todos os Bônus a Seguir:

  • Bônus 01: Vídeo Aula: Access 2007 - Básico e Prático - 5:30 horas

  • Bônus 02: Vídeo Aula: Access 2007 - Consultas - 4:30 horas

  • Bônus 03: Vídeo Aula: Access 2007 - Intermediário - 5:00 horas

  • Bônus 04: Vídeo Aula: Access 2007 - Formulários e Macros - 6:00 horas

  • Bônus 05: Vídeo Aula: Access 2007 - Avançado e VBA - 11:30 horas

  • Bônus 06: Pacote com 3167 E-books com Cursos de Informática.


Livros e Vídeo Aulas sobre Banco de Dados:

A Bíblia de Banco de Dados SQL e o Modelo Relacional de Dados

Apre.nda com Júlio Battisti: Acc.ess 2010 Avançado, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Apre.nda com Júlio Battisti: Banco de Dados e Acc.ess 2010 - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

[186 Vídeo Aulas em 3 DVDs - Frete Grátis]: Linguagem SQL + Banco de Dados + Análise e Modelagem de Banco de Dados - Curso Completo - 186 Vídeo Aulas - 3 DVDs

  [Vídeo Aula - Frete Grátis:] Oracle PL SQL Procedures Functions Triggers Forms Reports - Curso Completo - 182 Vídeo Aulas - 3 DVDs

Best Sellers de Access do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Programação VBA no Access 2010 - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Access 2010 - Curso Completo - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Completo, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1602 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI