VOCÊ TEM SONHOS? APRENDA A USAR O FACEBOOK PARA ALGO ÚTIL - CLIQUE AQUI!
Você está em: PrincipalArtigosCarreira : 80-20
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 36 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o a Seguir

 grátis Windows 7 Básico

476h



Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

O Princípio 80/20 e o Foco nos Resultados

Introdução:

          Vivemos uma época de transição. Como toda transição, esta também é caracterizada por incertezas, resistência à mudança e, principalmente, turbulências. Transição de um modelo baseada na produção para outro, completamente baseado no conhecimento e na prestação de serviços. Muitos autores rotulam esta nova era de diversas maneiras: Era da informação, Revolução do conhecimento, Era pós-industrial e assim por diante.

          Uma das principais características deste momento que vivemos é uma obsessão, quase doentia, pelo mais: mais conhecimento, mais produtividade, mais resultados, mais lucros, mais clientes, mais participação no mercado, mais Stress (mesmo que não desejado) e assim por diante. Porém ao mesmo tempo que somos exigidos a produzir mais, a gerar mais resultados, temos menos tempo, a cada crise financeira ou ataque especulativo temos menos recursos, menos paciência, menos saúde e assim por diante.

          Como conciliar estes aspectos, aparentemente, tão antagônicos, tão paradoxais? Neste ponto acho que o Princípio 80/20 (também conhecido como princípio de Pareto, por ter sido identificado, pela primeira vez há cerca de 100 anos pelo economista italiano Vilfredo Pareto) pode ser um auxiliar valioso para nossa carreira pessoal e, principalmente, para nossa vida pessoal. Vamos inicialmente fazer uma apresentação do princípio 80/20 e em seguida mostrar como você pode utilizá-lo, na prática, para construir uma carreira de sucesso, ao mesmo tempo que mantém uma vida pessoal saudável e equilibrada.

O Princípio 80/20

          O Princípio 80/20 afirma que existe um forte desequilíbrio entre causas e efeitos, entre esforços e resultados e entre ações e objetivos alcançados. O Princípio afirma, de uma maneira genérica, que 80% dos resultados que obtemos estão relacionados com 20% dos nossos esforços. Em outras palavras: uma minoria de ações leva a maior parte dos resultados, em contra-partida, uma maioria de ações leva a menor parte dos resultados. A seguir alguns fatos que ilustram o Princípio 80/20:
  • 80% do total de vendas está relacionado com 20% dos produtos.


  • 80% dos lucros de uma empresa está relacionada com 20% dos produtos.


  • 80% dos lucros está relacionado com 20% dos clientes.


  • 80% dos acidentes de trânsito é causado por 20% dos motoristas.


  • 80% dos usuários de computador usa apenas 20% dos recursos disponíveis


  • 80% do tempo usamos 20% de nossas roupas.


  • 80% das pessoas prefere 20% dos sabores ou cores disponíveis.


  • Pareto descobriu, em uma pesquisa do Século XIX, que 80% da renda, na Inglaterra, ia para 20% da população.


  • 80% dos resultados são obtidos por 20% dos funcionários.
  •           Obviamente que a relação entre causas e efeitos não é exatamente 80/20, mas algo próximo desta proporção. A relação 80/20 é apenas um referencial. O que mais surpreendeu, na pesquisa de Vilfredo Pareto, é que o desequilíbrio representado pelo princípio 80/20 pode ser observado em diversas outras relações causas/efeitos do dia-a-dia.

              Uma vez aceitando como verdadeiro o princípio 80/20, como podemos usá-lo na nossa empresa, na nossa carreira e na nossa vida pessoal? Podemos resumir esta resposta na seguinte frase: "Identificar os 20% de esforços/ações que são responsáveis pela geração de 80% dos resultados e nos concentrarmos neles, procurando melhorá-los e aperfeiçoá-los cada dia mais.

              Um exemplo muito interessante de aplicação do princípio 80/20 vem da IBM, empresa americana da área de computação. A IBM descobriu, em 1963, que 80% dos recursos de um computador são gastos executando 20% das instruções do Sistema Operacional. O que a IBM fez? A IBM concentrou a sua equipe de programadores na melhoria e aperfeiçoamento das instruções mais utilizadas, com o objetivo de torná-las mais rápidas e eficientes. Com isso o Sistema Operacional melhorou consideravelmente.

              Uma empresa pode concentrar esforços nos 20% dos clientes que são responsáveis por 80% das vendas ou lucros. Pode alocar recursos para pesquisa e desenvolvimento dos 20% de produtos que são responsáveis por 80% das vendas ou lucros. Pode investir mais em treinamento e desenvolvimento dos 20% dos funcionários que são responsáveis por 80% dos resultados e assim por diante.

              E você? Como profissional e ser humano, como pode aplicar o Princípio 80/20? Este é o assunto do próximo item.

    O Princípio 80/20

              Como seres humanos, todos temos um objetivo em comum: Sermos felizes. Os caminhos para a felicidade são únicos para cada ser humano. Os resultados que obtemos e os objetivos que alcançamos, estão relacionados única e exclusivamente à nossas ações. Ninguém é responsável pela nossa felicidade ou por nossas frustrações, muito menos temos o direito de jogar esta responsabilidade em quem quer que seja.

              Toda pessoa tem sonhos que gostaria de transformar em realidade. Para transformar estes sonhos em realidade é preciso muito trabalho, esforço e dedicação. É neste ponto que o Princípio 80/20 é uma auxiliar muito valioso. O primeiro passo é identificar, claramente, de preferência por escrito, quais são os seus objetivos de vida. Aqui não cabe questionar se os seus objetivos são legítimos ou não, se são corretos ou não. Quais são os seus objetivos? Ganhar muito dinheiro? Ajudar muitas pessoas? Ser um cantor ou artista famoso? Ser um profissional respeitado e admirado? Trabalhar para um mundo mais humano e solidário? Combater as drogas? Enfim, o primeiro passo é identificar, claramente, quais são os seus objetivos de vida. Ninguém é capaz de atingir um objetivo se não for capaz de visualizá-lo claramente e identificar as ações necessárias para atingir, afinal de que adianta correr se você estiver no caminho errado. E você somente saberá se está no caminho correto se souber para onde está indo.

              Uma vez identificando os seus objetivos, que são somente seus e únicos, você tem a obrigação de focar os seus esforços e o seu precioso tempo, nas ações que estejam alinhadas com estes objetivos. O tempo é escasso para todo mundo. Precisamos conciliar trabalho, desenvolvimento profissional, família, amigos e tantas outras coisas (veja a coluna "Como construir uma Carreira de Sucesso sem Stress"). Com certeza, a maioria dos resultados que obtemos (talvez 80%), estarão relacionados com uma pequena parcela de nossas ações (quem sabe 20%). Com isso podemos utilizar o princípio 80/20 para priorizar o uso do nosso tempo, nos dedicando mais àquelas ações que geram a maioria dos resultados. É muito importante lembrar que os resultados desejados estão relacionados com os objetivos pessoais de cada um.

              Sempre que você tiver que optar, por falta de tempo, entre executar uma ou outra ação, considere qual ação está mais alinhada com os seus objetivos pessoais. Sempre que você estiver desanimado, sem motivação, lembre dos seus objetivos, procure imaginar o momento em que você consegue realizá-los e a felicidade por ter conseguido. Use sempre o princípio 80/20 para concentrar-se mais nas ações que irão gerar os resultados desejados. Jamais deixe-se levar pelos objetivos de outras pessoas, não deixe que ninguém conduza a sua vida. Lembre-se: você é único e como tal, é o único responsável pela sua vida. Se você consegue vencer o mérito é todo seu; se não consegue também.

              O texto a seguir, retirado da Internet, ilustra bem o fato de cada um ser responsável pela sua vida, pelo caminho que escolhe seguir e pela própria felicidade:

    A ESCOLHA É SUA

    Você pode curtir ser quem você é ou viver infeliz por não ser quem você gostaria. Você pode assumir sua individualidade ou sempre procurar ser o que os outros gostariam que você fosse.
    Você pode ir à diversão ou dizer em tom amargo que já passou da idade e que essas coisas são fúteis, que não são sérias como você.
    Você pode olhar com respeito para as outras pessoas ou olhar com aquela censura punitiva, sem nenhuma consideração para com os limites e dificuldades de cada um, inclusive os seus.
    Você pode amar incondicionalmente ou ficar se lamentando pela falta de gente à sua volta.
    Você pode ouvir seu coração ou agir apenas racionalmente, analisando a vida antes de vivê-la.
    Você pode deixá-la como está para ver como é que fica ou realizar as mudanças que o mundo pede.
    Você pode deixar-se paralisar pelo medo ou agir com o pouco que tem e muita vontade de ganhar.
    Você pode amaldiçoar sua sorte ou encarar a grande oportunidade de crescimento que a vida lhe oferece.
    Você pode achar desculpas e culpados para tudo ou encarar que sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.
    Você pode escolher seu destino ou continuar acreditando que ele já estava escrito e não ha nada a fazer.
    Você pode viver o presente ou ficar preso a um passado que já acabou e a um futuro que ainda não veio.
    Você pode melhorar tudo que está à sua volta e a si próprio, ou esperar que o mundo melhore para que então você possa melhorar.
    Você pode continuar escravo da preguiça ou tomar a atitude necessária para concretizar seu plano de vida.
    Você pode aprender o que ainda não sabe ou fingir que já sabe tudo, e nada mais aprender.
    Você pode ser feliz com a vida como ela é ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é. A escolha é sua...

    Autor Anônimo

              Não esqueça: A escolha é sua, ou melhor: Todas as escolhas são suas.

    Conclusão

              Devido a incrível capacidade deste autor em ser prolixo, consegui escrever três páginas quando basicamente quis transmitir as seguintes mensagens:
  • Você é o único responsável pela sua vida.


  • Se você acerta, o mérito é todo seu.


  • Se erra, também.


  • Defina objetivos que estejam alinhados com os seus objetivos de vida.


  • Use o princípio 80/20 para concentrar esforços e, principalmente, tempo, nas ações que estão alinhadas com os seus objetivos de vida.


  • Esqueça a busca dos culpados (veja a coluna Vencer é uma questão de postura).


  • Seja feliz, pois todos fomos criados para a felicidade.
  •           Se você, leitor, quiser trocar idéias, enviar sugestões, ou simplesmente contar suas experiências, é só entrar em contato comigo pelo e-mail webmaster@juliobattisti.com.br ou diretamente no meu site: http://www.juliobattisti.com.br. Será um grande prazer conversar e trocar idéias.

    Dica de Livros:
  • O Princípio 80/20, Richard Koch, Editora Rocco.


  • A Arte de Viver, Epicteto, Editora Sextante.


  • Os Donos do Futuro, Roberto Shinyashiki, Editora Gente.


  • Sem Medo de Vencer, Roberto Shinyashiki, Editora Gente.


  • http://www.juliobattisti.com.br/dicas/dicasdelivros.asp
  • Dicas de livros para profissionais de Informática:
  • Livros de Excel - http://www.juliobattisti.com.br/livrosdeexcel.asp


  • Livros de Access - http://www.juliobattisti.com.br/livrosdeaccess.asp


  • Livros de Redes - http://www.juliobattisti.com.br/livrosderede.asp


  • Livros de TCP/IP - http://www.juliobattisti.com.br/livrosdetcpip.asp


  • Mais Artigos sobre Carreira e Trabalho
    Pare de Brigar com o Relógio 3
    Pare de Brigar com o Relógio - Parte 2
    Pare de Brigar com o Relógio - Parte 1
    Chega de preocupações, comece a viver
    O Princípio 80/20: Foco nos Resultados
    Vencer é uma questão de postura
    O Mercado de Trabalho está mudando
    O Profissional Atual = um Ser Humano Completo
    O Stress feito de bits e bytes
    Windows Server 2008 - Inscreva-se já! Aprenda a usar seu Facebook para algo útil!

    Dúvidas?

    Utilize a área de comentários a seguir.

    Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

    Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
    Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

    Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

    Quer receber novidades e e-books gratuitos?
    ›››

    Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®