[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 15
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 032 - Capítulo 02 - Criando uma Segunda Instância do SQL Server Developer Edition

Anteriormente havíamos instalado uma instância default (não nomeada) no computador chamado SERVIDOR2. Agora vamos instalar uma segunda instância, a qual será obrigatoriamente uma instância nomeada (lembre-se de que temos uma única instância padrão e todas as demais, são instâncias nomeadas) chamada JBCURSOS, neste mesmo servidor. Com isso, teremos as seguintes instâncias disponíveis:

  • SERVIDOR2   - esta é a instância default
  • SERVIDOR2\JBCURSOS   - primeira instância nomeada

Conforme descrito anteriormente, é como se tivéssemos dois servidores SQL Server completamente separados, porém rodando no mesmo computador. Então mãos à obra.

Para criar uma segunda instância do SQL Server 2005 Developer Edition, siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon com uma conta com permissões de Administrador.

2. Coloque o CD do SQL Server 2005 Developer Edition no drive de CD. Será exibida a tela inicial do CD de instalação.

3. Na tela inicial da instalação, dê um clique na opção Rum the SQL Server Installation Wizard

4. Será exibida a tela com o contrato de licença. Marque a opção I accept de licensing terms and conditions e clique no botão

5. Na tela inicial, dê um clique no botão Next. Será exibida a janela Computer Name.

6. Certifique-se de que a opção Local Computer esteja marcada e dê um clique no botão Next.

7. Será exibida a janela Installation Selection. Certifique-se de que a opção Create a new instance of SQL Server, or install Client Tools esteja selecionada e dê um clique no botão Next. Como é uma segunda-instância que está sendo instalada, os componentes que são pré-requisitos para o SQL Server 2005 já estão instalados, tais como o .NET Framewok 2. Será exibida uma tela, informando que os componentes necessários a instalação do SQL Server 2005 já estão disponíveis. Clique em Finish, para fechar esta tela. O assistente de instalação será iniciado. Aguarde até que seja exibida a primeira tela do Assistente de instalação. A primeira tela é apenas informativa. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

8. O assistente de instalação fará uma verificação, para certificar-se de que está tudo OK para iniciar a instalação, ou seja, que todos os componentes que são pré-requisitos para a instalação estão instalados e corretamente configurados. Será exibida uma listagem dos componentes verificados. Se algum problema for detectado, será exibido um x ao lado do componente com problemas. Na coluna Message é disponibilizado um link. Se você clicar neste link, é exibida uma mensagem indicando o que deve ser feito, para solucionar o problema, que está impedindo a instalação do SQL Server 2005. Você deve solucionar o problema, antes de prosseguir com a instalação. No nosso exemplo, nenhum problema foi detectado e a instalação pode continuar, sem problemas, conforme indicado na Figura 2.19


Figura 2.19 Não foram encontrados problemas, que impedem a continuação da instalação.

9. Clique no botão Continue, para continuar com a instalação da segunda instância do SQL Server 2005.

10. O assistente de instalação faz uma série de preparações e exibe uma tela, para que você coloque o seu nome, nome da sua empresa e o número de série do SQL Server 2005. Insira as informações solicitadas.

11. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do Assistente de instalação.

12. Nesta etapa você deve marcar quais os serviços que serão instalados, conforme exemplo já descrito anteriormente, na Figura 2.12. Ao instalar o SQL Server 2005, diversos serviços podem ser instalados. No final do capítulo veremos um pouco mais sobre os serviços que são instalados com o SQL Server e como gerenciar estes serviços. O SQL Server é o serviço básico, o banco de dados em si. Você pode instalar outros serviços, tais como o Analysis Services, Reporting Services, DTS e assim por diante. A dica aqui é instalar somente os serviços que você irá realmente utilizar. Se você está instalando o SQL Server 2005 em um servidor de produção, você deve instalar somente os serviços que serão utilizados. Se você está instalando o SQL Server 2005 em um servidor para estudo, você deve instalar todos os serviços, para tê-los disponíveis para estudar, quando necessário.

13. Marque os serviços a serem instalados e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do Assistente de instalação.

14. Nesta etapa é que você seleciona se você deseja criar uma Instância default ou uma instância nomeada, conforme descrito anteriormente. No exemplo prático anterior, criamos uma instância default. Agora iremos criar a instância nomeada CURSOSJB. Marque a opção Named instance e digite o nome da instância, conforme indicado na Figura 2.20. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do Assistente de instalação.


Figura 2.20 Criando uma instância nomeada CURSOSJB.

15. Se na etapa 12 você selecionou serviços que já estavam instalados em outras instâncias, o SQL Server 2005 exibira uma tela, informando os componentes comuns, para os serviços que estão também em outras instâncias. Clique em Next para seguir para a próxima etapa do assistente.

16. Nesta etapa você irá definir com qual conta cada serviço do SQL Server irá rodar. Você pode definir a mesma conta para todos os serviços, ou definir uma conta diferente, para cada um dos serviços. Você pode optar por usar a conta local System (sendo esta a opção mais recomendada), ou informar uma conta do domínio. Se você marcar a opção Customize for each service account, a lista abaixo desta opção será habilitada. Aí você pode escolher um serviço na lista e define a conta para o serviço selecionado. Depois você seleciona um novo serviço na lista e define a conta para este novo serviço e assim por diante. Com a opção Customize for each service account, você pode definir configurações personalizadas, para cada um dos serviços. No nosso exemplo, vou usar a mesma conta para todos os serviços (opção Customize for each service account desmarcada) e vou informar uma conta do domínio. Defina as configurações desejadas e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do Assistente de instalação.

17. Nesta próxima etapa você deve definir o modo de autenticação que será usado, pela instância do SQL Server que está sendo instalada. Existe o modo Windows Authentication Mode. Com esse modo, somente contas do Domínio, poderão ser utilizadas para acessar o SQL Server 2005. Usando o modo Mixed Mode, poderão ser usadas contas do domínio e também contas do SQL Server 2005. No Capítulo 6, sobre segurança, você aprenderá mais detalhes sobre os modos de autenticação. Nesta etapa, você também pode (ou melhor, você deve definir uma senha) definir uma senha para a conta sa. A conta sa é a conta de Administrador do SQL Server 2005, ou seja, a conta com maiores “poderes” no SQL Server 2005. Por isso sempre é recomendado definir uma senha forte para esta conta. Entenda-se por senha forte, uma senha que usa letras, números e caracteres especiais e que tenha, no mínimo, 10 caracteres. Defina as configurações desejadas e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do Assistente de instalação.

18. Nesta etapa você define as configurações de Collation (cada idioma tem configurações próprias) e outras características que afetam a maneira como o SQL Server 2005 irá fazer as comparações de dados, para filtrar os registros, ao executar uma consulta. Você pode habilitar ou desabilitar opções como Case sensitive (diferenciar maiúsculas e minúsculas ou não), Accent sensitve (diferenciar acentos ou não) e assim por diante. Defina as configurações desejadas e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

19. Nesta etapa você deve informar o nome das pastas virtuais, utilizadas pelo Reporting Services. Informe o nome das pastas virtuais e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

20. Nesta etapa você deve informar se o banco de dados do Reporting Services, será armazenado na instância que está sendo instalada ou em uma instância já existente. No nosso exemplo, como estamos configurando esta segunda instância, independente da primeira, certifique-se de que a opção Host in the current instace of SQL Server esteja marcada e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

21. Nesta etapa você deve informar o nome de um servidor smpt e o endereço do remetente. Estas informações serão utilizadas pelo Reporting Services, para o envio de relatórios por e-mail. Você aprenderá mais sobre estas funcionalidades no Capítulo 14. Informe o nome do servidor SMPT e o endereço de e-mail do remetente  e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

22. Nesta etapa você pode marcar a opção para enviar relatórios diretamente para a Microsoft, em caso de erros fatais na execução do SQL Server 2005 ou de um dos seus componentes. Não sei se esta etapa estará disponível na versão final ou se somente nas versões Beta. Aceite as configurações sugeridas e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

23. Será exibida a tela final do Assistente, com um resumo de todas as opções selecionadas, conforme indicado na Figura 2.21:


Figura 2.21 Etapa final do assistente de instalação.

24. Você pode usar o botão Back para voltar a uma das etapas anteriores e alterar alguma configuração, caso seja necessário. Para concluir a instalação, clique no botão Install e aguarde. Será exibida uma janela, com o progresso da instalação.

25. Uma vez concluída a instalação será habilitado o botão Next. Será exibida a tela final do assistente, indicando que a instalação foi concluída com sucesso.

24. Clique em Finish para encerrar o assistente de instalação do SQL Server 2005. Pronto, uma segunda instância do SQL Server 2005 está instalado no seu computador. No nosso exemplo, foi instalada a seguinte instância nomeada: SERVIDOR2\CURSOSJB

Conforme veremos neste e nos demais capítulos, existem diversas ferramentas para administrar e realizar as tarefas com o SQL Server 2005. Sempre que estivermos utilizando uma destas ferramentas, teremos a opção de selecionar sobre qual das instâncias do SQL Server instaladas, que queremos realizar uma determinada operação.

Agora vamos aprender sobre os serviços que são instalados com cada instância do SQL Server e como configurá-los para que sejam carregados automaticamente quando o Windows 2000 Server for inicializado.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI