[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 02 : 16
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 033 - Capítulo 02 - Fazendo o Upgrade do SQL Server 2000 para o SQL Server 2005

Você pode fazer o Upgrade de versões anteriores do SQL Server para o SQL Server 2005. Na listagem a seguir, descrevo os caminhos de Upgrade possíveis, de versões anteriores do SQL Server para o SQL Server 2005:

  • Do SQL Server 2000 SP3/SP3a ou superior para o SQL Server 2005 Beta 2 ou Superior (Beta 3 e versão final)
  • Do SQL Server 2005 Beta 2 para o Beta 3 ou versão Final.
  • Não é possível desatachar um banco de dados do SQL Server 2005 – Beta 1 e atachar o banco de dados no SQL Server 2005 – Beta 2.

Não é possível fazer o upgrade diretamente para o SQL Server 2005, a partir das versões  a seguir:

  • Do SQL Server 6.5 para o SQL Server 2005.
  • Do SQL Server 7.0 para o SQL Server 2005.
  • Atualização de um Failover cluster não é suportada.
  • Upgrade of MSDE is not supported.
  • Upgrade do SQL Server 2000 (64-bit) não é suportado.
  • Upgrade do Reporting Services 2000 não é suportado.
  • Upgrade do Notification Services 2000 não é supported.
  • Não existe suporte para a atualização do MSDE para o SQL Server 2005 Beta 2 – Express Edition. Talvez tenha na versão final do Express Edition.

Nesta seção, vamos fazer o Upgrade do SQL Server 2000 rodando em um computador com o Windows XP Professional, para o SQL Server 2005. Para que este Upgrade seja possível, o SP3 ou SP3a, do SQL Server 2000 deve estar instalado.

Exemplo: Para fazer o Upgrade do SQL Server 2000 para o SQL Server 2005, siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon com uma conta com permissões de Administrador.

2. Coloque o CD-ROM do SQL Server 2005 no drive de CD e aguarde alguns instantes. Deve surgir a tela de abertura do CD, indicada anteriormente na Figura 2.6. Esta tela apresenta três grupos de opções: O primeiro grupo é Prepare. Este grupo dá acesso a opções de preparação, as quais devem ser tomadas antes da instalação do SQL Server 2005. Ao clicar na opção Review Hardware e Softwar Requirements, será aberta uma janela de ajuda, com informações sobre o Hardware e Software, necessários à instalação do SQL Server 2005. A opção Read the release notes abre o arquivo readme.txt, que está gravado no diretório raiz do CD. Este arquivo contém orientações que foram elaboradas pela equipe do SQL Server 2005, com dicas de última hora. É sempre uma boa idéia ler este arquivo antes de iniciar a instalação. Visit Our Web Site: Esta opção é um link para o site oficial do SQL Server, no seguinte endereço: www.microsoft.com/sql.

3. Para iniciar a instalação, clique na opção Run the SQL Server Instalattion Wizard. Será exibida uma tela, com o contrato de licença do SQL Server 2005. Para seguir com a instalação, você deve marcar a opção “I accept de licensing terms and conditions” e clicar em Next.

Faça isso. Será exibida a próxima tela do assistente.

4. Será exibida uma tela, mostrando quais os componentes serão instalados, para que seja possível a instalação do SQL Server 2005, conforme indicado na Figura 2.22. Nesta figura você pode observar que será instalado o .NET Framework 2.0, o Microsoft SQL Native Client e o SQL Server 2005 (Beta 2). Clique no botão Install, para continuar com a instalação.


Figura 2.22 Lista de componentes de suporte que serão instalados.

5. A instalação dos itens que são pré-requisitos para o SQL Server 2005, tais como o .NET Framewok será iniciada. O andamento será indicado na tela do assistente de instalação. Esta etapa pode demorar de maia hora a uma hora, dependendo do equipamento que você está utilizando. Aguarde.

6. A instalação dos componentes que são necessários, antes que o SQL Server 2005 possa ser instalado será concluída. Quando a instalação é concluída, o botão Finish será habilitado. Clique no botão Finish para iniciar a instalação do SQL Server 2005 propriamente dito, já que o que foi instalado até agora, foram os componentes que dão suporte á execução do SQL Server 2005, tais como o .NET Framework 2 e outros.

7. O processo de instalação do SQL Server 2005 faz uma série de verificações e passa a copiar arquivos do CD de instalação. A tela inicial do Assistente de instalação do SQL Server 2005 será exibida.

8. Clique em Next para seguir para a próxima etapa do assistente de instalação. O assistente de instalação fará uma verificação, para certificar-se de que está tudo OK para iniciar a instalação. Será exibida uma listagem dos componentes verificados. Se algum problema for detectado, será exibido um x ao lado do componente com problemas. Na coluna Message é disponibilizado um link. Se você clicar neste link, é exibida uma mensagem indicando o que deve ser feito, para solucionar o problema, que está impedindo a instalação do SQL Server 2005. Você deve solucionar o problema, antes de prosseguir com a instalação. No nosso exemplo, nenhum problema foi detectado e a instalação pode continuar, sem problemas.

9. Clique no botão Continue, para continuar com a instalação do SQL Server 2005.

10. O assistente de instalação faz uma série de preparações e exibe uma tela, para que você coloque o seu nome, nome da sua empresa e o número de série do SQL Server 2005. Digite as informações solicitadas.

11. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do Assistente de instalação.

12. Nesta etapa você deve marcar quais os serviços que serão instalados. Ao instalar o SQL Server 2005, diversos serviços podem ser instalados. No final deste capítulo veremos um pouco mais sobre os serviços que são instalados com o SQL Server e como gerenciar estes serviços. O SQL Server é o serviço básico, o banco de dados em si. Você pode instalar outros serviços, tais como o Analysis Services, Reporting Services e assim por diante. A dica aqui é instalar somente os serviços que você irá realmente utilizar. Se você está instalando o SQL Server 2005 em um servidor de produção, você deve instalar somente os serviços que serão utilizados. Se você está instalando o SQL Server 2005 em um servidor para estudo, você deve instalar todos os serviços, para tê-los disponíveis para estudar, quando necessário.

13. Marque os serviços a serem instalados e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do Assistente de instalação.

14. IMPORTANTE: Nesta etapa, indicada na Figura 2.23 é que vem o detalhe fundamental. É nesta etapa que você irá informar que ao invés de instalar uma nova instância do SQL Server 2005, você quer fazer o Upgrade de uma instância já existente, do SQL Server 2000. Dê um clique no botão Installed instances..., em destaque na Figura 2.23.


Figura 2.23 O botão Installed instances...

15. Será exibida uma lista com as instâncias já instaladas. No nosso exemplo, indicado na Figura 2.24, temos um única instância do SQL Server 2000 instalada. Observe que a versão da instância selecionada é 8.00.761, a qual indica o SQL Server 2000, com Service Pack 3.a instalado. Marque a instância a qual será atualizada para o SQL Server 2005, conforme indicado na Figura 2.24 e dê um clique em OK


Figura 2.24 Selecionando a instância que será atualizada.

16. Você estará de volta ao assistente de instalação do SQL Server 2005. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

17. Será exibida uma janela, com a lista de componentes já instalados no computador e que serão atualizados. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

18. Nesta etapa você irá definir com qual conta cada serviço do SQL Server irá rodar. Você pode definir a mesma conta para todos os serviços, ou definir uma conta diferente, para cada um dos serviços. Você pode optar por usar a conta local System (sendo esta a opção mais recomendada), ou informar uma conta do domínio ou uma conta de Administrador local, caso o computador que você esteja utilizando, não pertença a um domínio. Se você marcar a opção Customize for each service account, a lista abaixo desta opção será habilitada. Feito isso, você pode escolher um serviço na lista e definir a conta para o serviço selecionado. Depois você seleciona um novo serviço na lista e define a conta para este novo serviço e assim por diante. Com a opção Customize for each service account, você pode definir configurações personalizadas, para cada um dos serviços. No nosso exemplo, vou usar a mesma conta para todos os serviços (opção Customize for each service account desmarcada) e vou informar uma conta de administrador local do computador, conforme exemplo da Figura 2.25 (pois o computador que eu estou utilizando para este exemplo, não está configurado para fazer parte de um domínio baseado no Active Directory). Observe que como nome do domínio eu coloquei o próprio nome do computador – MICROXP-01:


Figura 2.25 Definindo as configurações de conta.

19. Defina as configurações desejadas e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do Assistente de instalação.

20. Nesta próxima etapa você deve definir o modo de autenticação que será usado, pela instância do SQL Server que está sendo instalada. Existe o modo Windows Authentication Mode. Com esse modo, somente contas do Domínio, poderão ser utilizadas para acessar o SQL Server 2005. Usando o modo Mixed Mode, poderão ser usadas contas do domínio e também contas do SQL Server 2005. No Capítulo 6, sobre segurança, você aprenderá mais detalhes sobre os modos de autenticação. Nesta etapa, você também pode definir uma senha para a conta sa. A conta sa é a conta de Administrador do SQL Server 2005, ou seja, a conta com maiores “poderes” no SQL Server 2005. Por isso sempre é recomendado definir uma senha forte para esta conta. Entenda-se por senha forte, uma senha que usa letras, números e caracteres especiais e que tenha, no mínimo, 10 caracteres. Defina as configurações desejadas.

21. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do Assistente de instalação.

22. Nesta etapa você define as configurações de Collation (cada idioma tem configurações próprias) e outras características que afetam a maneira como o SQL Server 2005 irá fazer as comparações de dados, para filtrar os registros, ao executar uma consulta. Você pode habilitar ou desabilitar opções como Case sensitive (diferenciar maiúsculas e minúsculas ou não), Accent sensitve (diferenciar acentos ou não) e assim por diante. Defina as configurações desejadas e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

23. Nesta etapa você pode marcar a opção para enviar relatórios diretamente para a Microsoft, em caso de erros fatais na execução do SQL Server 2005 ou de um dos seus componentes. Não sei se esta etapa estará disponível na versão final ou se somente nas versões Beta. Aceite as configurações sugeridas e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

24. Será exibida a tela final do Assistente, com um resumo de todas as opções selecionadas. Você pode usar o botão Back para voltar a uma das etapas anteriores e alterar alguma configuração, caso seja necessário. Para concluir a instalação, clique no botão Install e aguarde. Será exibida uma janela, com o progresso da instalação/upgrade.

25. Uma vez concluída a instalação será habilitado o botão Next. Clique em Next, para exibir a tela final do assistente. Será exibida a tela final do assistente, indicando que a instalação/upgrade foi concluída com sucesso.

26. Clique em Finish para encerrar o assistente. Pronto, a instância do SQL Server 2000 foi atualizada para o SQL Server 2005,  no seu computador. Agora só precisamos aprender a utiliza-lo. Mas isso é assunto para todo o restante deste livro.

No próximo tópico deste capítulo você aprenderá sobre MMC e Snap-in e sobre os serviços do SQL Server 2005. No Capítulo 3 você aprenderá a utilizar o:

Fundamentos em Serviços Disponíveis com o SQL Server 2005:

Pré-Requisitos:

  • Ter instalado uma instância nomeada do SQL Server 2005

Metodologia:

  • Verificação dos serviços instalados e inicializados.

Técnica:

  • Utilizar os consoles de administração do Windows e do SQL Server 2005, para o gerenciamento de serviços.

Conforme já foi descrito anteriormente, um serviço é um programa que fica residente na memória do servidor. Um serviço é o responsável por atender às requisições dos clientes quando estes se conectam com o Banco de Dados. Por exemplo, quando um usuário de uma aplicação faz uma pesquisa, através da rede, no servidor SQL Server, é um serviço que recebe a solicitação do cliente, obtém os dados solicitados e retorna o resultado para o cliente.

Como o SQL Server 2005 oferece uma série de funcionalidades, existem alguns serviços que estão disponíveis com cada instância instalada do SQL Server. A seguir vamos descrever estes serviços.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI