[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 05 : 17
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 086 - Capítulo 05 - Fazendo o Restore com o SQL Server Management Studio

Podemos fazer o restore utilizando o SQL Server Management Studio, quer seja o restore de um backup completo, de um backup diferencial ou de um backup do Log de transações. Lembrando que cada situação pode exigir uma seqüência de restore específica.

Exemplo prático: Fazer o restore de um backup completo do Banco de Dados Northwind (substitua Northwind pelo nome do banco de dados para o qual você dispõem de um backup completo, bckup este que você deseja restaurar). Ao fazermos este restore, o Banco de Dados estará de volta à situação que estava no momento em que o backup completo foi realizado.

Para fazer o restore de um backup completo do Banco de Dados Northwind, siga os passos indicados a seguir:

1.       Se você não estiver com o SQL Server Management Studio aberto, abra-o (Iniciar -> Programas -> Microsoft SQL Server -> SQL Server Management Studio).

2.       Na janela Object Explorer, dê um clique no sinal de + ao lado da instância na qual está o banco de dados que você deseja restaurar a partir do backup completo.

3.       Nas opções que surgem abaixo desta instância, clique no sinal de + ao lado da opção Databases para expandi-la. Abaixo de Databases surge uma lista com os Bancos de Dados da instância SERVIDOR\SQL2005 (instância onde está o banco de dados Northwind, que eu estou utilizando neste exemplo).

4.       Dê um clique com o botão direito do mouse no Banco de Dados Northwind, e no menu de opções que surge selecione Tasks -> Restore -> Database. Surge a janela Restore Database, onde podemos selecionar os backups a serem restaurados (backups que já foram efetuados, anteriormente), conforme exemplo da Figura 5.14, onde temos um único backup disponível para restauração, sendo este um backup do tipo Full.


Figura 5.14 A janela Restore database.

Na guia General temos as seguintes opções:

  • To database: Nesta lista podemos selecionar para qual Banco de Dados o backup será restaurado.
  • From Database: Permite que selecionos um banco de dados, para que sejam exibidos, os backups disponíveis para o banco de dados que for selecionado.
  • From device: Este opção permite que seja selecionado um device a partir do qual queremos fazer o restore.

Estando a opção From database selecionada, na parte de baixo da janela, será exibida a lista de backups disponíveis para o banco de dados selecionado. Você clica no backup para selecioná-lo. Os dados do backup selecionado serão utilizados para fazer a restauração do banco de dados. Você poderá selecionar mais de um backup. Por exemplo, se você tem um backup completo e um backup diferencial, feito após o backup completo, você poderá selecionar os dois backups para serem restaurados, conforme exemplo da Figura 5.15:


Figura 5.15 Restaurando o backup completo mais o diferencial.

  • To apoint in time: Neste guia também é importante observar a opção To a point in time, a qual permite que você faça o restore até um determinado horário, desde que você tenha acesso aos backups do log de transações e ao log do banco de dados. Por exemplo, se você detectou um problema as 9:15, você pode usar esta opção, para tentar restaurar o banco de dados até a situação em que ele se encontrava as 9:00, perdendo apenas as alterações efetuadas entre 9:00 e 9:15. No SQL Server 2000, esta opção somente estava disponível quando fosse selecionada a opção From database, já no SQL Server 2005 está opção está sempre disponível, independentemente de selecionar a opção From database ou From device. Podemos utilizar esta opção para restaurar o Banco de Dados à situação em que estava em um determinado horário. Por exemplo, vamos supor que seja feito um backup completo no domingo, backups do Log de transações diários às 9h, 12h e 17h. Na quarta-feira também é feito um backup diferencial às 23h, além dos backups do Log de transações. Vamos supor que o Banco de Dados foi corrompido, na quinta feira, devido a um comando errado executado às 15h05. A estratégia de restore mais adequada seria:

a.        Fazer um backup do Log de transações, utilizando a opção WITH NO_TRUNCATE. Esta opção somente é possível se o Log de transação e o arquivo de dados primário não estão fisicamente corrompidos no disco.           

b.       Primeiro restaurar o backup completo do domingo.

c.        Depois restaurar o backup diferencial da quarta-feira, que é o último backup diferencial disponível.

d.       Restaurar o backup do Log de transações feito às 9h da quinta-feira.

e.        Restaurar o backup do Log de transações feito às 12h da quinta-feira.

f.        Restaurar o backup do Log de transações feito no item a, utilizando a opção “Point in time restore”, para restaurar este log até às 15;00 horas. Observe que restauramos o Log somente até às 15h, para evitar que o comando incorreto, que foi executado em torno de 15h05 seja executado novamente e venha a corromper o Banco de Dados. Nesta situação perderemos somente as alterações feitas entre 15h e 15h05.

5.       Certifique-se de que o(s) backup(s) a ser(em) restaurados esteja(m) selecionado(s). Dê um clique na guia Options. As principais opções desta guia são as seguintes:

  • Leave database ready for use by rolling back the uncommitted transactions: Se esta opção estiver marcada o Banco de Dados estará disponível para ser usado ao final do Restore. Utilizamos esta opção quando não temos mais nenhum Log de transações para restaurar.
  • Leave database non operational and do not roll back the uncommitted transactions: Se esta opção estiver marcada, o Banco de Dados não poderá ser acessado pelos aplicativos. Quando estamos restaurando diversos backups do Log de transações, temos que utilizar esta opção para que os diversos backups possam ser restaurados.
  • Leave database in read-only mode for inspection: Ao selecionarmos esta opção, os aplicativos podem acessar o Banco de Dados apenas para leitura dos dados. Alterações, inserções e exclusões não serão permitidas. Em contrapartida, poderemos continuar restaurando backups do Log de transação.

6.       Certifique-se de que a opção “Leave database ready for use by rolling back the uncommitted transactions” esteja selecionada. Dê um clique no botão OK para restaurar o backup do Banco de Dados Northwind. Será exibida uma janela com o progresso do processo de restore, para cada backup que estiver sendo restaurado. Quando todos os backups selecionados tiverem sido restaurados, será exibida uma mensagem de confirmação.

7.       Clique no botão OK para fechar esta mensagem.

8.       Você estará de volta ao SQL Server Management Studio. Mantenha-o aberto, pois iremos utilizá-lo no próximo tópico.
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI