[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 09 : 01
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 133 - Capítulo 09 - Introdução

Neste capítulo aprenderemos tópicos relacionados ao desenvolvimento de aplicações no SQL Server 2005. Tratarei de elementos que são criados em um Banco de Dados do SQL Server 2005 e podem ser acessados por aplicações desenvolvidas em Visual Basic, Delphi, ASP,  ASP.NET, etc.

Iniciaremos o capítulo falando sobre Integridade de Dados. No Capítulo 1 apresentei os conceitos de Chave Primária, Chave Estrangeira, relacionamentos e tipos de relacionamentos e Integridade referencial. No SQL Server 2005, a Integridade de dados é configurada através do uso de Constraints, Rules, Stored Procedures e Defaults. Aprenderemos sobre os tipos de Constraints existentes e também aprenderemos a criar os diversos tipos de Constraints que dão suporte à Integridade de dados no SQL Server 2005. Após implementada a Integridade de dados, vamos testar o funcionamento, através de tentetivas de inserções e alterações que não “respeitem” as regras impostas, para verificar se o SQL Server irá “aplicar as regras que nós definimos”. Para implementá-la, iremos fazer uma cópia do Banco de Dados Pubs. Chamaremos a cópia de PubsIntF. Ao efetuarmos a cópia, iremos copiar apenas as tabelas e Views, sendo que não copiaremos as diversas Constraints já existentes neste Banco de Dados. Depois passaremos a implementar a Integridade de dados na cópia PubsIntF. O banco de dados Pubs não é fornecidos com o SQL Server 2005. Ele era um banco de dados de exemplos, que era instalado com o SQL Server 2000. Vamos importar o banco de dados Pubs de uma instância do SQL Server 2000, para a instância SERVIDOR\SQL2005, do SQL Server 2005.

Uma vez implementada a Integridade de dados através de Constraints, aprenderemos a criar Views. Uma View nada mais é do que uma consulta, a qual pode ser baseada em um ou mais critérios e pode acessar dados de uma ou mais tabelas. Com a utilização de Views, podemos criar listagens consolidadas dos dados. Por exemplo, em um Banco de Dados de vendas, corretamente modelado, de acordo com as regras do Modelo Relacional de Dados, as informações sobre o cabeçalho do pedido estão na tabela Pedidos e as informações sobre os itens de cada pedido estão na tabela Detalhes do pedido. Podemos utilizar uma View, por exemplo, para obter uma listagem com o número do pedido, a data de envio, o nome do cliente e o valor total, o qual é calculado através da soma dos itens individuais de cada pedido. Observe que, neste caso, estamos acessando dados das tabelas Pedidos e Detalhes do Pedido. Isto é possível de ser feito através da utilização de uma View. Além disso devemos ter definido um relacionamento do tipo um para Vários entre a tabela Pedidos (lado Um no campo NúmeroDoPedido) e a tabela Detalhes do Pedido (lado Vários no campo NúmeroDoPedido), ou seja, um pedido pode conter vários itens ou utilizar uma cláusula Join no comando T-SQL que define a View.

No final do capítulo aprenderemos a definir permissões de acesso a Views e testaremos as permissões.

Para acompanhar os tópicos apresentados neste capítulo, o amigo leitor deve ter um bom entendimento dos conceitos de: Chave Primária, Relacionamentos, tipos de relacionamentos, Chave Estrangeira, Normalização e noções básicas da linguagem T-SQL. Estes conceitos foram apresentados no Capítulo 1. Caso você tenha dúvida em algum destes conceitos, revise o Capítulo 1 antes de iniciar o estudo dos tópicos deste capítulo. Você também deve ter acesso a uma instância do SQL Server 2000, para poder importar o banco de dados Pubs. Caso você não tenha acesso a uma instância do banco de dados Pubs, utilize qualquer outro banco de dados disponível. Nos exemplo, altere as referências ao banco de dados Pubs, por referências ao banco de dados que você está utilizando. O mesmo deve ser feito em relação as tabelas e campos referenciados nos exemplos, os quais deverão ser substituídos, pelos nomes de tabelas e campos, do banco de dados que você estiver utilizando.

Know-how em: Importando o Banco de Dados Pubs, de uma Instância do SQL Server 2000.

Pré-Requisitos:

  • Fundamentos apresentados na Parte I.

Metodologia:

  • Utilização do DTS Import/Export Wizard, apresentada nos Capítulos Anteriores.

Neste tópico, mostrarei, passo-a-passo, como usar o DTS Import/Export Wizard, para importar o banco de dados Pubs, de uma instância do SQL Server 2000, para a instância SERVIDOR\SQL2005, do SQL Server 2005.

Exemplo prático: Para importar o banco de dados Pubs, de uma instância do SQL Server 2000 para a instância SERVIDOR\SQL2005, do SQL Server 2005, siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon com uma conta de Administrador, no servidor onde está instalada a instância SERVIDOR\SQL2005.

2. Abra o assistente de Importação/Exportação: Iniciar -> Programas -> Microsoft SQL Server 2004 -> DTS Import and Export Wizard.

3. Será aberto o Assistente de Importação e Exportação de dados.

4. A primeira tela do assistente é apenas informativa. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

5. Nesta etapa você deve informar a fonte dos dados, ou seja, de onde serão copiados os dados. No meu exemplo, irei copiar os dados da instância padrão do SQL Server 2000, instalada em um servidor chamado microxp-01. No campo Server name, digite microxp-01 e pressione Tab. Aguarde alguns instantes até que o assistente conecte com o servidor microxp-01 e consiga trazer a lista de tabelas da instância padrão. Após aguardar alguns instantes, abra a lista Database e selecione o banco de dados Pubs.

6. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

7. Nesta etapa você deve informar o destino dos dados. O nosso objetivo é copiar o banco de dados Pubs, de uma instância do SQL Server 2000, para a instância SERVIDOR\SQL2005. Ou seja, o destino é um banco de dados do SQL Server 2005, na instância SERVIDOR\SQL2005. Selecione as opção indicadas na Figura 9.1:


Figura 9.1 Definindo o destino dos dados.

8. Já definimos para qual instância o banco de dados Pubs será importado. Agora temos que definir o nome do banco de dados. Poderíamos importar os objetos do banco de dados Pubs, para dentro de um banco de dados já existente. Para isso, bastaria selecionar o banco de dados na lista Database. No nosso exemplo, queremos criar um novo banco de dados, que será chamado Pubs e, dentro deste novo banco de dados, importar todos os objetos do banco de dados Pubs, de uma instância do SQL Server 2000. Dê um clique no botão New. Será exibida a janela Create Database. Defina as configurações indicadas na Figura 9.2:


Figura 9.2 Criando um novo banco de dados.

9. Dê um clique em OK. Você estará de volta ao assistente de importação, com o banco de dados Pubs já selecionado, na lista Database.

10.  Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

11. Nesta etapa marque a opção “Copy data from one or more tables or views” e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

12. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

13. Nesta etapa será exibida a lista de todos os objetos do banco de dados Pubs, os quais podem ser importados. Clique no botão Select All, para selecionar todos os objetos.

14. Clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

15. Nesta etapa, certifique-se de que a opção Run immediately esteja selecionada e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

16. Será exibida a tela final do assistente, com um resumo das opções selecionadas. Caso você precise alterar alguma opção é só clicar em Back, para voltar para as etapas anteriores. Clique em Finish para iniciar a importação dos dados.

17. O assistente inicia a importação e uma vez concluída, o botão Close será habilitado. Clique em Close para encerrar o assistente.

18. Pronto, o banco de dados Pubs foi importado para a nossa instância SERVIDOR\SQL2005. Agora poderemos utilizar este banco de dados em nossos exemplos, deste capítulo. Você pode abrir o SQL Server Management Studio e navegar até a opção Databases, da instância SERVIDOR\SQL2005, para confirmar que o banco de dados Pubs e seus objetos, foram realmente importados, conforme indicado na Figura 9.3:


Figura 9.3 Confirmando a importação do banco de dados Pubs.

Know-how em: Implementação de Integridade dos Dados no SQL Server 2005

Pré-Requisitos:

  • Fundamentos apresentados na Parte I.

Metodologia:

  • Apresentação teórica sobre a implementação da Integridade dos dados no SQL Server 2005.
  • Apresentação dos tipos de integridade existentes no SQL Server 2005.

Implementar a integridade de dados, na prática, significa evitar que os dados de um Banco de Dados estejam em um estado inconsistente. Um exemplo de dados em um estado inconsistente é termos itens de um pedido, na tabela Detalhes do pedido, porém o cabeçalho do pedido não existe na tabela Pedidos. Outro tipo de problema que temos que evitar é a entrada de valores fora da faixa permitida em uma coluna. Por exemplo, se tivermos um campo Orçamento, em uma tabela Projetos, podemos fazer com que este campo aceite um valor máximo, digamos de R$ 25.000. Se for digitado um valor superior a R$ 25.000, o SQL Server 2005 não deve aceitar e o registro não deve ser gravado.

Neste item, você aprenderá a definir diversos elementos que ajudam a manter a Integridade e a confiabilidade dos dados, no SQL Server 2005. Conforme descrito na introdução deste capítulo, Iniciaremos fazendo uma cópia do Banco de Dados Pubs (o qual foi importado no exemplo do item anterior), da instância SERVIDOR\SQL2005. Os exemplos serão feitos na cópia do banco de dados Pubs. Criaremos esta cópia em um Banco de Dados chamado PubsIntF, o qual será criado neste item.

Exemplo prático: Criar o Banco de Dados PubsIntF, na instância SERVIDOR\SQL2005 e copiar as tabelas e Views do Banco de Dados Pubs para o BANCO DE DADOS PubsIntF, o qual deve ser criado conforme indicado na Tabela 9.1.

Tabela 9.1 - O Banco de Dados PubsIntF.

Arquivo Definições
Primário

C:\livrosql\PubsIntF\PubsIntF-prim.mdf
Crescimento automático habilitado
Tamanho inicial: 10 MB
Crescimento em incrementos de 10%

Tamanho máximo de 20 MB

Secundário C:\livrosql\PubsIntF\PubsIntF-sec.ndf
Crescimento automático habilitado
Tamanho inicial: 10 MB
Crescimento em incrementos de 10%

Tamanho máximo de 20 MB
Arquivo de log C:\livrosql\PubsIntF\PubsIntF-log1.ldf
Crescimento automático habilitado
Tamanho inicial: 10 MB
Crescimento em incrementos de 10%

Tamanho máximo de 20 MB
Arquivo de log C:\livrosql\PubsIntF\PubsIntF-log2.ldf
Crescimento automático habilitado
Tamanho inicial: 10 MB
Crescimento em incrementos de 10%

Tamanho máximo de 20 MB

Vamos dividir o nosso exercício em dois procedimentos.

Antes de criar o Banco de Dados PubsIntF, a pasta C:\livrosql\PubsIntF já deve ter sido criada, caso contrário será gerada uma mensagem de erro. Crie esta pasta.

Procedimento 1: Para criar o Banco de Dados PubsIntF, siga os passos indicados a seguir:

1. Abra o SQL Server Management Studio.

2. Na janela Object Explorer, clique com o botão Direito do mouse na instância SERVIDOR\SQL2005 e, no menu de opções que é exibido, clique em New Query

Será aberta a janela de execução de comandos T-SQL.

3. Digite o seguinte conjunto de comandos:

CREATE DATABASE PubsIntF
ON

— *************************
— Definição do Arquivo Primário
— *************************

(NAME= PubsIntF_prim,
FILENAME = ‘C:\livrosql\PubsIntF\PubsIntF-prim.mdf ‘,
SIZE= 10MB,
MAXSIZE= 20MB,
FILEGROWTH = 10%),

— ***************************
— Definição do Arquivo Secundário
— ***************************

(NAME= PubsIntF_sec,
FILENAME = ‘C:\livrosql\PubsIntF\PubsIntF-sec.ndf ‘,
SIZE= 10MB,
MAXSIZE= 20MB,
FILEGROWTH = 10%)

— *************************
— Definição dos Arquivos de Log
— *************************

LOG ON
(NAME= PubsIntF_log1,
FILENAME = ‘C:\livrosql\PubsIntF\PubsIntF-log1.ldf ‘,
SIZE= 10MB,
MAXSIZE= 20MB,
FILEGROWTH = 10%),

— *************************
— Segundo arquivo de log
— *************************

(NAME= PubsIntF_log2,
FILENAME = ‘C:\livrosql\PubsIntF\PubsIntF-log2.ldf ‘,
SIZE= 10MB,
MAXSIZE= 20MB,
FILEGROWTH = 10%)

— ***************************************
— Final do comando de criação do Banco de Dados
— ***************************************

Ao executar este comando, se você não tiver cometido nenhum erro de digitação, o Banco de Dados PubsIntF terá sido criado e a seguinte mensagem será:

Command(s) completed successfully.

Com isso o nosso Banco de Dados PubsIntF foi criado, na instância SERVIDOR\SQL2005.

4. Feche a janela de Execução de comandos T-SQL.

Agora vamos ao segundo procedimento, onde iremos copiar as tabelas e dados do Banco de Dados Pubs da instância SERVIDOR\SQL2005, para o Banco de Dados PubsIntF, desta mesma instância, criado no Procedimento 1.

Procedimento 2: Para copiar as tabelas e Views do Banco de Dados Pubs da instância SERVIDOR\SQL2005, para o Banco de Dados PubsIntF, siga os passos indicados a seguir:

1. Abra o SQL Server Management Studio.

2. Navegue até o banco de dados Pubs, da instância SERVIDOR\SQL2005..

3. Dê um clique com o botão direito do mouse no Banco de Dados Pubs. No menu de opções que surge, selecione o comando Tasks -> Export Data...

Será iniciado o assistente DTS Import/Export Wizard. Na tela inicial é exibida uma mensagem com um resumo das funcionalidades do assistente.

4.     Dê um clique no botão Next para ir para a próxima etapa do assistente.

5.     Nesta etapa definimos a origem dos dados. Como abrimos o assistente clicando com o botão direito do mouse no Banco de Dados Pubs e selecionando o comando Tasks -> Export Data..., o Banco de Dados Pubs já vem definido como origem dos dados a serem exportados.

6.     Dê um clique no botão Next, seguindo para a próxima etapa do assistente.

7.     Nesta etapa, devemos definir o destino dos dados. No nosso caso o destino é o Banco de Dados PubsIntF, da instância SERVIDOR\SQL2005. Na lista Server selecione SERVIDOR\SQL2005, e na lista Database, selecione PubsIntF, conforme indicado na Figura 9.4:


Figura 9.4 Definindo o destino dos dados.

8.     Dê um clique no botão Next para ir para a próxima etapa do assistente.

9.     Nesta etapa, certifique-se de que a opção “Copy data from one or more tables or views”, esteja selecionada, e clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

10.   Nesta etapa podemos selecionar quais tabelas e Views serão copiadas para o Banco de Dados de destino. Dê um clique no botão Select All, para copiar todas as tabelas e Views, e depois clique em Next, para seguir para a próxima etapa do assistente.

11.   Nesta etapa podemos definir um agendamento, para que a cópia seja efetuada em períodos determinados. Não é o nosso caso, somente queremos que a cópia seja efetuada uma vez. Certifique-se de que a opção Run immediately esteja selecionada e que as demais opções estejam desmarcadas. Dê um clique no botão Next, seguindo para a próxima etapa do assistente.

Você estará na tela final do assistente. Um resumo das opções selecionadas é apresentado nesta tela. Caso você queira alterar alguma opção, utilize o botão Back.

12.   Dê um clique no botão Finish.

É exibida uma tela com o progresso da cópia dos diversos objetos – tabelas e Views.

13.   No final, é exibida uma mensagem indicando que a cópia foi efetuada com sucesso. Dê um clique em Close para fechar esta mensagem.

Você estará de volta ao SQL Server Management Studio; e todas as tabelas e Views do Banco de Dados Pubs foram copiadas para o PubsIntF.

14.   Feche o SQL Server Management Studio.

Agora que já preparamos o Banco de Dados PubsIntF, vamos aprender a criar diversos elementos que garantem a Integridade e consistência dos dados, neste Banco de Dados.

« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI