[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosSQL Server 2005 › Capítulo 09 : 18
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
SQL Server 2005 - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti
Lição 150 - Capítulo 09 - CRIANDO VIEWS COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

Neste item vamos fazer um exemplo prático, de criação de View com o SQL Server Management Studio. Vamos iniciar com uma View bem simples, apenas para ilustrar os passos para a criação de uma View, usando o SQL Server Management Studio. Logo em seguida, mostrarei como acessar as propriedades de uma View, para alterá-la. Também mostrarei como executar uma View, para conferir se esta está retornando os resultados esperados. O nosso primeiro exemplo será a criação de uma View, que lista alguns campos da tabela Clientes. Feito este primeiro exemplo, bastante simples, iremos apresentar uma série de situações práticas, e mostraremos como resolvê-las, através da utilização de Views. Farei diversos exemplos, por que este é um tópico muito importante, tanto para o Administrador do banco de dados, quanto para a equipe de desenvolvimento.

Exemplo prático 01: Criar uma View chamada ListaContatos, no banco de dados NwindAccess, da instância SERVIDOR\SQL2005. Esta View deverá listar somente os campos NomeDaEmpresa, NomeDoContato, País, Cidade e Telefone, da tabela Clientes. Classificar a listagem em ordem alfabética do campo Nome da Empresa. Executar a View para observar se os resultados retornados, são os esperados.

Para resolver o exemplo proposto, siga os passos indicados a seguir:

1. Abra o SQL Server Management Studio, navegue até o banco de dados PubsInf.

2. Na janela Object Explorer, clique no sinal de + ao lado da instância SERVIDOR\SQL2005.

3. Clique no sinal de + ao lado da opção Databases.

4. Clique no sinal de + ao lado do banco de dados NwindAccess (veja as orientações anteriores, para criação deste banco de dados e importação das tabelas do banco de dados NorthWind.mdb, do Access).

5. Dentre as opções que são exibidas, observe que temos uma opção chamada Views. Esta é a opção que utilizaremos para criar novas Views. Clique com o botão direito do mouse em Views e, no menu de opções que é exibido, clique em New View. Será exibida a janela View – New, indicada na Figura 9.15:


Figura 9.15 A janela para criação de uma nova View.

6. No campo View name você informa o nome da View. Digite ListaContatos. O campo Database name já vem preenchido com NwindAccess, que é o banco de dados onde a View será criado. Na lista Schema, você define qual Schema será o dono da View. Por padrão é selecionado o Schema dbo. Para mais detalhes sobre segurança no SQL Server 2005 e Schemas, consulte o Capítulo 6.

7. Abaixo da lista Schemas, estão disponíveis uma série de opções que podem ser habilitadas para a View que está sendo criada. A principal opção deste grupo é a opção Encrypt text. Se esta opção for marcada, os comandos que formam a View, serão gravados no banco de dados, na forma criptografada. É importante não fazer confusão neste ponto. O que será criptografado são os comandos que formam a View e não os dados, por ela retornados.

8. A View é criada na parte de baixo. Criar a View é, basicamente, digitar o comando T-SQL que será executado, quando a View for executada. Observe que a parte inicial do comando, que é a parte que cria a View, já é, automaticamente criado. No nosso exemplo, temos o seguinte comando:

CREATE VIEW [dbo].[ListaContatos]  AS

9. O nosso trabalho, agora, é digitar, na linha abaixo do AS, o restante do comando. No nosso exemplo, será uma instrução SELECT, que retorna somente os campos NomeDaEmpresa, NomeDoContato, País, Cidade e Telefone, da tabela Clientes. E classifica a listagem em ordem alfabética do campo Nome da Empresa.

10. Complete o comando com a seguinte instrução SELECT:

SELECT Clientes.NomeDaEmpresa, Clientes.NomeDoContato, Clientes.País, Clientes.Cidade, Clientes.Telefone FROM Clientes

11. Você deve estar se perguntando, se eu não esqueci a cláusula ORDER BY NomeDaEmpresa, para fazer a ordenação pelo nome da empresa. Acontece que, não é permitido o uso da cláusula Order By em Views. Por isso, para fazer a ordenação, teremos que usar a cláusula Order By, na hora de executar a View, mais adiante A janela de criação da View deve estar conforme indicado na Figura 9.16:


Figura 9.16 Comando para a criação da View.

12.  Antes de salvar a View, você pode verificar se existe algum erro de sintaxe. Clique com o botão direito do mouse na área em branco, abaixo da última linha da instrução SELECT. No menu de opções que é exibido, dê um clique em Check Sintax. Se a instrução SQL estiver correta, será exibida uma mensagem informando que tudo está OK. Clique em OK para fechar esta mensagen.

13.  Pressione Ctrl+S para salvar a View.

14.  Para fechar a janela de criação da View, clique com o botão direito do mouse na área em branco, abaixo da última linha da instrução SELECT. No menu de opções que é exibido, dê um clique em Close.

15.  Agora a View ListaContatos foi criada.

16.  Clique no sinal de +, ao lado da opção Views, abaixo do banco de dados NwindAccess. Clique na opção Views. Se a View ListaContatos ainda não estiver sendo exibida, pressione a tecla F5 para atualizar a listagem. A View Lista contatos já deverá estar sendo exibida, abaixo da opção Views.

17.  Caso você precise alterar a View, futuramente, é só clicar com o botão direito do mouse na View e, no menu de opções que é exibido, clique em Modify View. A janela com as configurações da View será exibida e você poderá alterá-las. Faça as alterações desejadas, salve pressionando Ctrl+S e feche a janela de configurações da View.

18.  Agora vamos a etapa final do exemplo proposto. Vamos executar a View ListaContatos e ordenar os resultados em ordem alfabética do campo NomeDaEmpresa.

19.  Clique com o botão direito do mouse no banco de dados NwindAccess e, no menu de opções que é exibido, clique em New Query. Será aberta a janela de execução de comandos T-SQL. Para executar a View ListaContatos e ordenar os resultados em ordem alfabética do campo NomeDaEmpresa, execute o seguinte comando:

20. a View ListaContatos será executada e os resultados ordenados pelo campo NomeDaEmpresa, conforme exemplificado na Figura 9.17:


Figura 9.17 Executando a View ListaContatos.

 Muito bem, com isso concluímos o nosso primeiro exemplo. Agora já sabemos como criar uma View, como alterá-la e como executar uma View. Agora vamos estudar mais alguns exemplos práticos, os quais serão solucionados com o uso de Views.

Nos próximos exemplos, não irei repetir, cada vez, todos os passos necessários para criar, alterar e executar uma View, uma vez que todos estes passos já foram descritos neste primeiro exemplo. Nos próximos exemplos, vou me concentrar em exemplos práticos, os quais são resolvidos através de views. Farei os exemplos passo-a-passo, mostrando quais os comandos T-SQL a serem utilizados em cada etapa, até chegarmos a solução pretendida. Estudo com bastante atenção estes exemplos, pois eles serão de grande utilidade na sua vida prática, como Administrador e Desenvolvedor do SQL Server 2005.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books e Planilhas de Bônus!

Aprenda com Júlio Battisti:
Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados, Tabelas Dinâmicas, Funções Avançadas, Macros e Programação VBA - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[LIVRO]: Aprenda com Júlio Battisti: Macros e Programação VBA no Excel 2010 Através de Exemplos Práticos e Úteis - Passo a Passo

Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[A BÍBLIA DO EXCEL]: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 - Curso Completo - Do Básico ao Avançado, Incluindo Macros e Programação VBA - Através de Exemplos Práticos Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI