VOCÊ TEM SONHOS? APRENDA A USAR O FACEBOOK PARA ALGO ÚTIL - CLIQUE AQUI!
Você está em: PrincipalArtigosWindows : TCP/IP - Parte 13
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 36 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o a Seguir

 grátis Windows 7 Básico

476h



Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

Tutorial de TCP/IP - Júlio Battisti - Parte 13
Instalação e configuração

Esta é a décima terceira parte do Tutorial de TCP/IP. Na Parte 1 tratei dos aspectos básicos do protocolo TCP/IP. Na Parte 2 falei sobre cálculos binários, um importante tópico para entender sobre redes, máscara de sub-rede e roteamento. Na Parte 3 falei sobre Classes de endereços, na Parte 4 fiz uma introdução ao roteamento e na Parte 5 apresentei mais alguns exemplos e análises de como funciona o roteamento e na Parte 6 falei sobre a Tabela de Roteamento. Na Parte 7 tratei sobre a divisão de uma rede em sub-redes, conceito conhecido como subnetting. Na Parte 8 fiz uma apresentação de um dos serviços mais utilizados pelo TCP/IP, que é o Domain Name System: DNS. O DNS é o serviço de resolução de nomes usado em todas as redes TCP/IP, inclusive pela Internet que, sem dúvidas, é a maior rede TCP/IP existente. Na Parte 9 fiz uma introdução ao serviço Dynamic Host Configuration Protocol – DHCP. Na Parte 10 fiz uma introdução ao serviço Windows Internet Name Services – WINS. Na Parte 11 falei sobre os protocolos TCP, UDP e sobre portas de comunicação. Na Parte 12, mostrei como são efetuadas as configurações de portas em diversos aplicativos que você utiliza e os comandos do Windows 2000/XP/2003 utilizados para exibir informações sobre portas de comunicação.

Nesta décima terceira parte você aprenderá sobre a instalação e configuração do protocolo TCP/IP no Windows 2000 Professional ou Windows 2000 Server. Apresentarei, em detalhes, a configuração do protocolo TCP/IP no Windows 2000. Mostrarei como fazer as configurações do protocolo TCP/IP, desde as configurações básicas de número IP e máscara de sub-rede (em computadores que usarão IP fixo, ao invés de obter as configurações a partir de um servidor DHCP), até configurações mais avançadas, tais como definir filtros para o protocolo TCP/IP.

Instalação e configuração do protocolo TCP/IP

É muito pouco provável que você não tenha instalado o TCP/IP em seu computador, principalmente se ele faz parte da rede da empresa ou de uma rede doméstica. Mas pode acontecer de o TCP/IP, por algum motivo, não ter sido instalado. O TCP/IP é o protocolo padrão no Windows 2000 e é instalado durante a própria instalação do Sistema Operacional. Já no Windows Server 2003 o TCP/IP é instalado, obrigatoriamente, e não pode ser desinstalado. Mas se por algum motivo, o TCP/IP tiver sido desinstalado no Windows 2000 ou não tiver sido instalado durante a instalação do Windows 2000, você poderá instalá-lo quando for necessário.

Neste tópico apresentarei diversos exemplos de configuração do protocolo TCP/IP. Em todos eles, você terá que acessar as propriedades da interface de rede, na qual o TCP/IP será configurado. É importante salientar que você pode ter mais de uma placa de rede instalada no Windows 2000. Neste caso, as configurações do protocolo TCP/IP são separadas e individualizadas para cada placa e interface de rede. Você deve utilizar um número IP diferente em cada interface. A seguir descrevo os passos para acessar as propriedades da interface de rede a ser configurada. Estes passos serão necessários nos diversos exemplos deste tópico. Nos próximos exemplos, não repetirei todos os passos para acessar as propriedades da interface de rede a ser configurada. Ao invés disso, utilizarei somente a expressão: “Acesse as propriedades de rede da interface a ser configurada”. Muito bem, vamos aos exemplos práticos.

Exemplo: Para acessar as propriedades da interface de rede a ser configurada, siga os passos indicados a seguir:

1.       Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de administrador.

2.       Abra o Painel de controle: Iniciar -> Configurações -> Painel de controle.

3.       Dê um clique duplo na opção Conexões dial-up e de rede.

4.       Será exibida uma janela com todas as conexões disponíveis. Clique com o botão direito do mouse na conexão a ser configurada e, no menu de opções que é exibido, clique em Propriedades.

5.       Pronto, será exibida a janela de propriedades da conexão, na qual você poderá fazer diversas configurações.

No próximo exemplo mostrarei como instalar o protocolo TCP/IP, caso este tenha sido desinstalado ou não tenha sido instalado durante a instalação do Windows 2000.

Exemplo: Para instalar o protocolo TCP/IP, siga os passos indicados a seguir:

1.       Acesse as propriedades de rede da interface a ser configurada.

2.       Na janela de propriedades da conexão dê um clique em Instalar...

3.       Será aberta a janela para que você selecione o tipo de componente de rede a ser instalado. Selecione a opção Protocolo, conforme indicado na Figura a seguir:


Selecionando o tipo de componente a ser instalado.

4.       Após ter selecionado a opção Protocolo clique em Adicionar...

5.       Em poucos instantes será exibida a lista de protocolos disponíveis.

6.       Marque a opção TCP/IP e clique em OK.

7.       O TCP/IP será instalado e você estará de volta à guia Geral de configurações da interface de rede. Observe que o TCP/IP já é exibido na lista de componentes instalados. Clique em OK para fechar a janela de propriedades da interface de rede.

O próximo passo é configurar o protocolo TCP/IP. No exemplo a seguir, mostrarei como configurar as diversas opções do protocolo TCP/IP. É importante lembrar que, se você tiver mais de uma placa de rede instalada, as configurações do TCP/IP serão separadas para cada placa (diz-se cada interface).

Nota: Para uma descrição detalhada das opções de configuração, tais como número IP, máscara de sub-rede, servidor DNS, servidor WINS, Default Gateway e assim por diante, consulte a Parte 2.

Exemplo: Para configurar o protocolo TCP/IP, siga os passos indicados a seguir:

1.       Acesse as propriedades de rede da interface a ser configurada.

2.       Na janela de propriedades da conexão dê um clique em Protocolo Internet (TCP/IP) para selecioná-lo.

3.       Clique em Propriedades. Nesta janela você deve informar se as configurações do TCP/IP serão obtidas a partir de um servidor DHCP (Obter um endereço IP automaticamente) ou se estas configurações serão informadas manualmente (Usar o seguinte endereço IP). Ao marcar a opção Usar o seguinte endereço IP, você deverá informar um número IP a ser utilizado, a máscara de sub-rede, o número IP do Gateway padrão e o número IP de um ou dois servidores DNS, conforme exemplo da Figura a seguir:



Configurando o TCP/IP manualmente.

4.       Além das configurações básicas, da tela da Figura anterior, você pode configurar uma série de opções avançadas do protocolo TCP/IP. Para acessar a janela de configurações avançadas, clique em Avançado... Será aberta a janela de configurações avançadas, com a guia Configurações IP selecionada por padrão, conforme indicado na Figura a seguir:


Janela para cofigurações IP.

5.       É possível ter mais de um endereço IP associado com a mesma placa de rede. O que não é permitido é ter o mesmo número IP, associado a duas ou mais placas de rede. Para adicionar um novo número IP, clique em Adicionar..., abaixo da lista de endereços IP configurados. Será aberta a janela Endereço TCP/IP (muito mal traduzida por sinal). Para adicionar um novo endereço basta digitá-lo no campo IP, digite a respectiva máscara de sub-rede e clique em Adicionar. Você estará de volta à janela de configurações avançadas do TCP/IP e o novo endereço IP já será exibido na lista. A partir de agora, a nova interface está com dois endereços IP. Você pode adicionar mais endereços IP, utilizando o botão Adicionar... e preenchendo as informações necessárias.

6.       Você também pode ter mais de um default gateway configurado. Neste caso, quando o primeiro default gateway da lista estiver indisponível, o TCP/IP tenta utilizar o segundo e assim por diante. Para adicionar mais um default gateway, clique em Adicionar..., abaixo da lista de default gateways configurados. Será aberta a janela para que você informo o número IP do novo default gateway e o respectivo custo, em número de hopes. Se você quer que um default gateway seja utilizado somente como contingência, no caso de nenhum outro gateway estar disponível, configure-o com um valor elevado para o custo. Digite as informações do novo gateway e clique em OK. Pronto, o novo número já será exibido na guia de Configurações IP.

7.       Clique na guia DNS. Serão exibidas as opções indicadas na Figura a seguir:


A guia para configuração do DNS.

8.       Nesta guia você informa o endereço IP de um ou mais servidores DNS. Para acrescentar novos servidores, basta utilizar o botão Adicionar... Você pode alterar a ordem dos servidores DNS na lista, clicando nos botões com o desenho de uma flecha para cima ou para baixo. É importante descrever como o Windows utiliza a lista de servidores DNS. As consultas são enviadas para o primeiro servidor da lista. Se este servidor não conseguir responder a consulta, esta não será enviada para os demais servidores da lista. O segundo servidor da lista somente será pesquisado se o primeiro servidor estiver off-line e não estiver respondendo; o terceiro servidor da lista somente será pesquisado se o primeiro e o segundo servidor DNS estiverem off-line e não estiverem respondendo e assim por diante. Nesta guia você também pode configurar as seguintes opções:

  • Acrescentar sufixo DNS primário e específicos de cada conexão: O sufixo DNS é configurado na guia Identificação de rede, das propriedades do meu Computador. Por exemplo, um computador com o nome micro01.abc.com, tem como sufixo DNS abc.com. Esta opção especifica que a resolução de nomes não qualificados (por exemplo micro01.abc.com é um FQDN, ou seja, um nome completamente qualificado, já micro01 é um nome não qualificado, ou seja, sem o domínio como sufixo) usados neste computador seja limitada aos sufixos do domínio do sufixo primário e todos os sufixos específicos da conexão. Os sufixos específicos da conexão são configurados em Sufixo DNS para esta conexão. O sufixo DNS primário é configurado clicando em Propriedades, na guia Identificação de rede (disponível em Sistema, no Painel de controle). Por exemplo, se o sufixo do seu domínio primário for abc.com e você digitar ping xyz em um prompt de comando, o Windows 2000 consultará xyz.abc.com. Se você também configurar um nome de domínio específico de conexão em uma das suas conexões para vendas.abc.com, o Windows 2000 consultará xyz.abc.com e xyz.vendas.abc.com. A lista de domínios que será pesquisada, quando você digita um nome não qualificado, também é definida nesta guia, conforme será explicado logo a seguir.
  • Acrescentar sufixos pai do sufixo DNS primário: Especifica se a resolução de nomes não qualificados usados neste computador inclui os sufixos pai do sufixo DNS  primário e o domínio de segundo nível. O sufixo DNS  primário é configurado clicando em Propriedades na guia Identificação de rede (disponível na opção Sistema do Painel de controle). Por exemplo, se o sufixo DNS primário for vendas. abc.com e você digitar ping xyz no prompt de comando, o Windows 2000 também consultará vendas.abc.com e abc.com.
  • Acrescentar estes sufixos DNS (em ordem): Especifica que a resolução de nomes não qualificados usados neste computador seja limitada aos sufixos do domínio listados no campo “Acrescentar estes sufixos DNS”. Os sufixos DNS específicos da conexão e primários não serão usados para resolução de nomes não qualificados. Ao marcar esta opção, você deve especificar uma lista de sufixos que deverá ser utilizada, para a tentativa de resolução de nomes não qualificados. Por exemplo, se nesta lista você acrescentar os seguintes sufixos: sul.vendas.abc.com, vendas.abc.com e abc.com, nesta ordem, ao digitar ping xyz, o Windows tentará localizar este host, utilizando os seguintes nomes: xyz.sul.vendas.abc.com, xyz.vendas.abc.com e xyz.abc.com. Para acrescentar um novo sufixo basta marcar esta opção e utilizar o botão Adicionar. Você também pode alterar a ordem dos sufixos clicando nos botões com a seta para cima e seta para baixo. Para remover um sufixo basta selecioná-lo na lista e clicar em Remover.
  • Registrar endereços desta conexão no DNS: Especifica que o computador tente o registro dinâmico no DNS, dos endereços IP desta conexão com o nome completo deste computador, como especificado na guia Identificação de rede (disponível em Sistema no Painel de Controle).
  • Usar o sufixo DNS desta conexão no registro do DNS: Especifica se a atualização dinâmica do DNS será usada para registrar os endereços IP  e o nome de domínio específico desta conexão. O nome DNS específico desta conexão é a concatenação do nome do computador (que é o primeiro rótulo do nome completo do computador) e o sufixo DNS desta conexão. O nome completo do computador é especificado na guia Identificação de rede (disponível em Sistema, no Painel de controle). Se a caixa de seleção Registrar os endereços desta conexão no DNS estiver selecionada, o registro é uma adição ao registro do DNS do nome completo do computador.

8.       Defina as configurações desejadas e clique na guia WINS. Serão exibidas as opções indicadas na Figura a seguir:


A guia para configuração do WINS.

9.       Nesta guia você informa o endereço IP de um ou mais servidores WINS. Para acrescentar novos servidores, basta utilizar o botão Adicionar... Você pode alterar a ordem dos servidores WINS na lista, clicando nos botões com o desenho de uma flecha para cima ou para baixo. É importante descrever como o Windows utiliza a lista de servidores WINS. As consultas são enviadas para o primeiro servidor da lista. Se este servidor não conseguir responder a consulta, esta não será enviada para os demais servidores da lista. O segundo servidor da lista somente será pesquisado se o primeiro servidor estiver off-line e não estiver respondendo; o terceiro servidor da lista somente será pesquisado se o primeiro e o segundo servidor WINS estiverem off-line e não estiverem respondendo e assim por diante. Nesta guia você também pode configurar as seguintes opções:

  • Ativar exame de LMHOSTS: Especifica se será usado um arquivo Lmhosts para a resolução de nomes NetBIOS. O arquivo Lmhosts será usado para resolver os nomes de NetBIOS de computadores remotos para um endereço IP. Clique em Importar LMHOSTS para importar um arquivo para o arquivo Lmhosts.
  • Ativar NetBios sobre TCP/IP: Especifica que esta conexão de rede usa o NetBIOS sobre TCP/IP (NetBT) e o WINS. Quando um endereço IP  é configurado manualmente, esta opção é selecionada por padrão para ativar o NetBIOS e o uso do WINS para este computador. Essa configuração será necessária se este computador se comunicar pelo nome com computadores que usam versões anteriores do Windows (Windows 95/98, NT 4.0, etc.). Antes de alterar esta opção, verifique se não é necessário usar nomes de NetBIOS para esta conexão de rede. Por exemplo, se você se comunicar somente com outros computadores que estejam executando o Windows 2000 ou computadores na Internet que usam o DNS.
  • Desativar NetBios sobre TCP/IP: Desativa o uso de NetBios sobre TCP/IP. Pode ser utilizada em uma rede baseada apenas em versões do Windows tais como Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003.
  • Usar a configuração NetBios do servidor DHCP: Especifica que esta conexão de rede obtenha suas configurações de NetBIOS sobre TCP/IP (NetBT) e de WINS, a partir de um servidor DHCP.

Quando um endereço IP é obtido automaticamente, esta opção fica selecionada por padrão de forma que o computador use as definições de configuração do NetBT conforme elas forem sendo fornecidas opcionalmente pelo servidor DHCP quando ele obtiver um endereço IP usando o DHCP. Você deve selecionar esta opção somente se o servidor DHCP estiver configurado para fornecer todas as opções de configuração de WINS para os clientes.

10.     Defina as configurações desejadas e clique na guia Opções. Serão exibidas as opções indicadas na Figura a seguir:


A guia para configuração Opções.

11.     Nesta janela você pode configurar se a interface que está sendo configurada deve ou não utilizar uma das diretivas de IPSec habilitadas (caso haja alguma diretiva habilitada) e também pode definir filtros com base no protocolo e na porta de comunicação. Para habilitar o uso de uma das diretivas do IPSec, clique em Segurança de IP para marcar esta opção e em seguida clique em Propriedades.

12.     Será aberta a janela Segurança de IP. Para habilitar o IPSec clique em Usar esta diretiva de segurança IP e, na lista de diretivas, selecione a diretiva a ser aplicada, conforme exemplo da Figura a seguir e clique em OK. Você estará e volta à janela de propriedades Avançadas do TCP/IP.


Selecionando uma direitva de IPSec.

13.     Para definir um filtro clique em Filtragem de TCP/IP e em seguida no botão Propriedades. Será exibida a janela para definição de filtros. Nesta janela você tem as seguintes opções:

  • Ativar filtragem de TCP/IP  (todos os adaptadores): Ao marcar esta opção você especifica se a filtragem de TCP/IP  será ativada para todos os adaptadores. A filtragem de TCP/IP especifica os tipos de tráfego de entrada destinados para este computador que serão permitidos. Para configurar a filtragem de TCP/IP, selecione esta caixa de seleção e especifique os tipos de tráfego TCP/IP permitidos para todos os adaptadores neste computador em termos de protocolos IP, portas TCP e portas UDP. Você deve ter cuidado ao usar os filtros, para não desabilitar portas que sejam necessárias para os serviços básicos de rede, tais como DNS, DHCP, compartilhamento de pastas e impressoras e assim por diante.

14.     Vamos aplicar um exemplo de filtro. O FTP usa o protocolo TCP na porta 21. Para o nosso exemplo, para as portas TCP, vamos permitir apenas o uso do FTP na porta 21. Marque a opção Ativar filtragem de TCP/IP  (todos os adaptadores). Em seguida marque a opção Permitir somente nas portas TCP. Clique em Adicionar... Será exibida a janela adicionar filtro, para que você adicione o número da porta. Digite 21, conforme indicado na Figura a seguir e clique em OK.


Informando o número da porta.

15.     Você estará de volta à janela Filtragem de TCP/IP, com a porta TCP/21 já adicionada, conforme indicado na Figura a seguir:


A janela Filtragem de TCP/IP.

16.     Clique em OK. Você estará de volta a janela de configurações avançadas do TCP/IP. Clique em OK para fechá-la.

17.     Você estará de volta à janela de configurações da interface de rede. Clique em Fechar para fechá-la.

Muito bem, você acabou de ver um exemplo de como configurar o protocolo TCP/IP.

Conclusão

Na Parte 11 do tutorial fiz uma apresentação dos protocolos TCP e UDP, os quais são responsáveis pelo transporte de pacotes em redes baseadas no TCP/IP. Você também aprendeu sobre as diferenças entre os protocolos TCP e UDP e sobre o conceito de porta de comunicação. Na Parte 12 mostrei alguns exemplos práticos de utilização de portas e o comando netstat e suas várias opções.

Nesta parte do tutorial mostrei como instalar e configurar o protocolo TCP/IP. Você aprendeu desde as configurações básicas, até configurações avançadas, tais como WINS, DNHS, IPSec e Filtros IP.

 

Outras partes do Tutorial

Parte 1 Introdução ao TCP /IP Parte 17 ICF– Internet Connection Firewall Parte 33 DNS - Configurando Servidor somente Cache
Parte 2 Números Binários e Máscara de Sub-Rede Parte 18 Introdução ao IPSec Parte 34 DNS - Configurações do Cliente
Parte 3 Classes de Endereços Parte 19 Certificados Digitais e Segurança Parte 35 DNS - Comandos ipconfig e nslookup
Parte 4 Introdução ao Roteamento IP Parte 20 NAT – Network Address Translation Parte 36 DHCP – Instalação do DHCP no Windows 2000 Server
Parte 5 Exemplos de Roteamento Parte 21 Roteiro para Resolução de Problemas Parte 37 DHCP – Entendendo e Projetando Escopos
Parte 6 Tabelas de Roteamento Parte 22 DNS - Instalação do DNS Server Parte 38 DHCP – Entendendo e Projetando Escopos
Parte 7 Sub netting – divisão em sub-redes Parte 23 DNS - Criando Zonas no DNS Parte 39 DHCP – Configurando Opções do Escopo
Parte 8 Uma introdução ao DNS Parte 24 DNS - Tipos de Registros no DNS Parte 40 Configurando as Propriedades do Servidor DHCP
Parte 9 Introdução ao DHCP Parte 25 DNS - Criando Zonas Reversas Parte 41 Implementação e Administração do WINS – Parte 1
Parte 10 Introdução ao WINS Parte 26 DNS - Criando Registros Parte 42 Implementação e Administração do WINS – Parte 2
Parte 11 TCP , UDP e Portas de Comunicação Parte 27 DNS - Propriedades de Zona Parte 43 Implementação e Administração do WINS – Parte 3
Parte 12 Portas de Comunicação na Prática Parte 28 DNS - Segurança de Acesso Parte 44 Implementação e Administração do RRAS – Parte 4
Parte 13 Instalação e Configuração Parte 29 DNS - Forwarders Parte 45 Implementação e Administração do RRAS – Parte 5
Parte 14 Protocolos de Roteamento Dinâmico - RIP Parte 30 DNS - Round-robin Parte 46 Implementação e Administração do RRAS – Parte 6
Parte 15 Protocolos de Roteamento Dinâmico - OSPF Parte 31 DNS - Zonas secundárias Parte 47 Implementação e Administração do RRAS – Parte 7
Parte 16 Compartilhando a Conexão Internet Parte 32 DNS - Integração com o Active Directory Parte 48 Implementação e Administração do RRAS – Parte 8

LIVOS DE REDES E TCP/IP
CURSOS ONLINE DE REDES E TCP/IP
Windows Server 2008 - Inscreva-se já! Aprenda a usar seu Facebook para algo útil!

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®