[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 01 : Cap01_07
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 013 - Capítulo 01 - Instalando o Windows 7 em um computador novo - A partir do DVD de instalação

Neste tópico farei uma instalação do Windows 7 em um computador novo, onde ainda não existe nenhuma versão do Windows instalada. Utilizaremos um dos métodos de instalação mais simples, que consiste em inicializar o sistema a partir do DVD. Hoje em dia praticamente todos os computadores tem a capacidade de inicializar o sistema (ou, utilizando um termo popular na informática: “dar o boot”) a partir do drive de CD/DVD, somente computadores mais antigos de seis ou sete anos atrás que não tem a capacidade de inicializar pelo CD ou DVD e computadores tão antigos, com certeza, não atenderão os requisitos mínimos de hardware para o Windows 7.

Dependendo da quantidade de memória e da velocidade do processador a instalação pode demorar entre trinta e sessenta minutos. Estou utilizando um computador com 2 GB de RAM (a partir de 1 GB MB já é possível utilizar o Windows 7, porém o desempenho deixa a desejar), com um processador Pentium Dual - Core.

Agora vamos aprender, passo a passo, a fazer a instalação do Windows 7. O procedimento para fazer a instalação das demais edições do Windows é idêntico, de tal maneira que com os passos apresentados o leitor terá condição de fazer a instalação de qualquer uma das edições do Windows 7.

Exemplo Prático: Instalação do Windows 7 em um Computador Novo

Para instalar o Windows 7 Business ("Negócios") em um computador novo, siga os passos indicados a seguir:

1.         Ligue o computador, insira o DVD do Windows 7 no drive e desligue o computador.

2.         Agora ligue novamente o computador, desta vez o DVD do Windows 7 já deve estar no drive.

Nota:  Em alguns computadores, a opção para inicializar pelo CD-ROM ou DVD-ROM não está automaticamente habilitada. Nestes casos você precisa entrar no Setup do sistema e configurar a opção para habilitar o boot pelo CD-ROM/DVD-ROM. Para entrar no Setup do sistema, basta pressionar várias vezes a tecla Del, logo após ter ligado o computador. Para orientações sobre a configuração do Setup, consulte o manual da placa mãe do seu equipamento, pois a configuração do Setup é diferente para cada tipo/modelo de placa mãe.

3.         Aguarde até que o sistema seja inicializado a partir do DVD. Em alguns computadores surge uma mensagem pedindo para que seja pressionada qualquer tecla para fazer a inicialização a partir do DVD. Fique atento a esta mensagem e quando solicitado, pressione qualquer tecla.

4.         O Windows 7 começa a ser carregado a partir do DVD. Aqui temos uma novidade que foi introduzida no Windows Vista e que também faz parte da instalação do Windows 7.  Diferente do que ocorria até o Windows XP, a instalação do Windows 7 já inicia diretamente em modo gráfico. Não existe uma parte em modo texto e uma em modo gráfico, como era nas versões anteriores do Windows.

5.         Após pressionar uma tecla a inicialização é feita diretamente do DVD e é exibida a mensagem Windows is loading files (O Windows está carregando arquivos). Após alguns instantes, esta etapa é concluída e é exibida uma tela onde você deve selecionar o idioma a ser instalado, as configurações de formato de hora e moeda e as configurações do teclado. Na lista Idioma a instalar, selecione a opção Português, na lista Formato de hora e moeda selecione a opção Português (Brasil) e, finalmente, na lista Teclado ou método de entrada, selecione a opção Português (Brasil ABNT), conforme indicado na Figura 10.11.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 1.11 – Configurações de Idioma e Teclado.

6.         Feitas as devidas seleções, clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa da instalação.

7.         Será exibida uma janela informativa, onde está disponível a opção Instalar agora. Dê um clique nesta opção, para continuar com a instalação do Windows 7. Será exibida a mensagem "A Instalação está sendo iniciada... Aguarde".

Nota: Caso você esteja instalando o Windows 7 em um computador onde já existe uma versão anterior do Windows instalada, nesta etapa será exibida também a opção Fazer Upgrade. A opção Fazer Upgrade faz com que a versão anterior do Windows seja atualizada para o Windows 7. Neste caso você também tem a opção de fazer uma nova instalação. Neste caso, serão mantidas as duas versões do Windows e, na inicialização, será exibido um menu para que você escolha qual versão do Windows carregar.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


9.         Será exibida uma tela com contrato de Licença de uso do Windows 7, com o qual você deve concordar, para seguir com a instalação. Marque a opção Aceito os termos da licença e clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa da instalação.

10.       Nesta etapa são exibidas duas opções:

  • Atualização: Esta opção mantém arquivos, configurações e programas e atualiza o Windows. Certifique-se de fazer o Backup de seus arquivos antes de atualizar. Esta opção é utilizada para fazer o upgrade de uma versão anterior do Windows, para a qual é possível o Upgrade. Neste exemplo que estamos fazendo, como estou fazendo uma nova instalação, esta opção não deve ser utilizada.
  • Personalizada (avançada): Esta opção permite a instalação uma cópia “limpa” do Windows, permite selecionar onde  você deseja instalar o Windows e também ofereço opções para alterar configurações dos discos e partições. Esta opção não mantém arquivos, configurações e programas existentes. No nosso exemplo vamos utilizar esta opção, pois estamos fazendo uma instalação limpa do Windows, a partir do zero, sem ser um Upgrade.

Clique na opção Personalizada (avançado).

11.       Será exibida a tela “Onde deseja instalar o Windows?”, para que você selecione em qual HD e volume, deseja instalar o Windows.

Nesta etapa será exibida a lista dos volumes disponíveis no computador. Se você tiver, por exemplo, um HD, dividido em C e D, serão exibidos os dois volumes, C e D. Se você tiver dois HDS, o primeiro dividido em C e D, o segundo em E e F e mais um espaço não particionado, será exibida uma lista com cinco itens, C, D, E, F e mais o espaço não particionado.

Nesta etapa, você pode marcar um dos volumes e clicar na opção Opções de unidade, para excluir volumes, criar e formatar novos volumes. Para informações detalhadas sobre a criação, formatação e administração de discos e volumes, consulte o Capítulo 09. No meu exemplo, tenho um único HD instalado de 127 GB. Vou criar um volume de 30 GB, deixando 97 GB de espaço não particionado, para uso futuro. Para isso, clique na opção Disco 0, para selecioná-la (O primeiro disco instalado no computador é o Disco 0, o segundo é o Disco 1 e assim por diante).

Para criar uma partição, dentro do Disco selecionado clique na opção Opções de unidade. Nas opções que são exibidas dê um clique na opção Novo. Será exibido o campo tamanho para que você defina o tamanho da partição a ser criada. No meu exemplo, vou digitar 30720, para criar uma partição de 30 GB (30 * 1024 MB).

Após digitar o tamanho desejado para a partição, clique no botão Aplicar. Será exibida uma mensagem informando que talvez para que o Windows funcione corretamente, poderão ser criadas partições adicionais, para os arquivos do Sistema. Se for exibida esta mensagem clique em OK e aguarde. Uma nova partição, de 30 GB será criada. Observe que na lista já são exibidos três itens. O primeiro é chamado de Partição 1: Reservado pelo Sistema. O segundo é a partição de 30 GB (Disco 0 Partição 2) e o terceiro item é o espaço restante no HD, ainda não particionado (Disco 0 Espaço não alocado).

Agora temos que formatar a partição de 30 GB, onde será instalado o Windows 7. Clique no Disco 0 Partição 2 com 30 GB de espaço, para selecioná-lo. Clique na opção Formatar e aguarde. Em poucos instantes o volume é formatado e o assistente já vai para a próxima etapa de instalação do Windows 7.

12.       Surge a tela Instalando o Windows, a qual avisa sobre as etapas de instalação:

  • Copiando Arquivos do Windows
  • Expandindo arquivos do Windows
  • Instalando recursos
  • Instalando atualizações
  • Concluindo a instalação.

Esta etapa pode demorar alguns minutos (entre 20 a 35 minutos). Aguarde enquanto o processo de instalação trabalha. Ao final surge uma mensagem informando que o computador será reinicializado em 10 segundos. O computador é reinicializado e o processo de instalação continua, estando agora quase concluído.

13.       Finalizada esta etapa, o computador será novamente reinicializado e algumas mensagens serão exibidas, indicando etapas da instalação que estão sendo feitas, automaticamente, tais como atualização das configurações do Registro e outras. Aguarde.  Será exibida a tela com as opções Copiando Arquivos do Windows, Expandindo arquivos do Windows, etc., com o indicativo de que está sendo executada a etapa Concluindo a instalação. Você já está quase lá, aguarde mais um pouco.

14.       O Windows 7 é carregado e é exibida a tela Configurar o Windows. Você deve criar, pelo menos, uma conta de usuário durante a instalação do Windows. A conta de usuário criada durante a instalação será adicionada ao grupo local Administradores e terá permissões de Administrador. A conta Administrador, por padrão, é marcada como desabilitada.

No Capítulo 6 você aprenderá como habilitar a conta Administrador. No meu exemplo, vou criar um usuário chamado Júlio Battisti. No campo Digite um nome de usuário, digite o nome de usuário que você quer criar. Nesta etapa também será selecionado que você informe um nome para o computador. Caso você esteja instalando o Windows 7 em um computador da rede da sua empresa, verifique com o Administrador da rede, se existe um padrão a ser seguido, para atribuir nome aos computadores da rede.

Digite o nome a ser utilizado, no campo Digite um nome do computador. Alguns caracteres não são permitidos para fazer parte do nome do computador: { | } ~[ \ ] ^ ’ : ; < = > ? @ ! “ # $ % ( ) + / . , *   Digite o nome do computador e clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente de instalação do Windows 7.

15. Informe uma senha no campo Digite uma senha (recomendado) e confirme a senha no campo Digite a senha novamente. Embora não seja obrigatório criar uma senha, uma boa prática de segurança é criar um senha para cada conta que for criada. No campo digite uma dica de senha, você pode digitar uma frase que só faz sentido para você e que servirá para ajudá-lo a lembrar da senha, caso venha a esquecê-la. Digite as informações solicitadas e clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente de instalação do Windows 7.

16.       Será exibida uma janela, solicitando que você digite a chave de 25 dígitos do Windows 7. No nosso exemplo, vou informar uma chave que corresponde ao Windows 7 Professional. Informe a chave do produto e marque a opção Ativar automaticamente o Windows quando eu estiver online. Clique em Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente. O Windows verifica se é uma chave válida. Se a chave não for válida, será emitida uma mensagem de erro, caso contrário, será exibida a próxima etapa do assistente.

17.       Nesta etapa você deve definir se deseja ou não ativar as atualizações automáticas do Windows. Clique na opção usar configurações Recomendadas. Com esta opção, as atualizações disponíveis serão automaticamente baixadas e instaladas no seu computador, garantindo que o Windows 7 esteja sempre atualizado e protegido contra falhas de segurança para as quais já existem correções.

18.       Será exibida uma janela para que você confirme se a data, hora e fuso horário estão corretos. Verifique se estas informações estão corretas. Caso haja alguma informação incorreta corrija e clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

19.       Nesta etapa você deve informar se o computador será utilizado em casa (Rede doméstica), no trabalho – opção Rede da empresa (por exemplo na rede da sua empresa) ou em um local público. Cada opção tem diferentes configurações de rede e de segurança. Por exemplo, um computador a ser utilizado em um local público, precisa de restrições de segurança bem mais severas do que para uso em casa. Clique na opção Rede doméstica, pois no nosso exemplo, estou instalando o Windows 7 em um computador para uso em casa.

20.       Outras etapas vão sendo executadas, automaticamente, tal como a configuração da Área de trabalho, sem que seja necessária a intervenção do usuário. Aguarde.

21.       A instalação é concluída e é feito o logon usando a conta e senha que foram informadas durante a instalação do Windows 7. A área de trabalho do Windows 7 é exibida e o processo de instalação foi concluído com sucesso.

Pronto, o Windows 7 foi instalado e está pronto a ser utilizado. Como utilizar o Windows 7??? Bem, este é assunto para o restante do livro. Por enquanto, vamos ficar apenas nos detalhes de instalação do Windows 7.

No próximo item, mostrarei como fazer o Upgrade do Windows Vista Ultimate para o Windows 7 Ultimate.
Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!



Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI