[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 02 : Cap02_04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 021 - Capítulo 02 - Modos de operação do mouse

O Mouse é um dispositivo fundamental na utilização do Windows, seja qual for a versão – Windows 3.x, Windows 95/98/Me, Windows NT, etc. A partir do Windows 98 foram introduzidas novidades na maneira de utilizar o mouse. Desde o Windows 98, passando pelo Windows 2000, Windows Server 2003, Windows XP, Windows Server 2008, Windows Vista e Windows 7, temos dois modos possíveis de utilização para o mouse: O Modo de clique simples e o Modo de clique duplo.

Nota: Embora eu, particularmente, ache o modo de Clique simples mais produtivo, este não caiu no gosto dos usuários do Windows. O que vemos, na prática, é a ampla maioria dos usuários, continuar a usar o modo de Clique duplo. O mais interessante é que muitos usuários, utilizam o modo de Clique duplo até mesmo para navegar na Internet, embora na Internet o Clique duplo não exista. Por exemplo, muitos dos pedidos de cursos e livros que eu recebo através do meu site www.juliobattisti.com.br vem duplicados. Por que isso acontece??? Na hora de fechar o pedido, o cliente “tasca” um Clique duplo no botão Enviar Pedido. Isso por que ele está acostumado com o Clique duplo e na Internet, ao invés de usar um único clique, ele continua dando clique duplo. São hábitos que tem que ser levados em conta e respeitados, pois muitos programas caíram no esquecimento e sumiram do mercado, justamente por tentar impor formas de trabalhar aos usuários, formas que não caíram no gosto dos usuários. O usuário é e sempre será o soberano, que dirá como ele quer trabalhar e quais as facilidades que ele deseja de um software, quer seja um Sistema Operacional ou dos aplicativos utilizados no seu dia-a-dia.

Para saber em que modo você se encontra, basta colocar o mouse sobre um ícone da área de Trabalho (no momento talvez você somente tenha o ícone para a Lixeira, mais adiante, ainda neste capítulo, você aprenderá a adicionar ícones na área de trabalho). Se o formato do ponteiro do mouse mudar para uma pequena mão, você está no Modo de clique simples, caso contrário você está no Modo de clique duplo. Outro indicativo que pode ser usado como referencial, são os nomes dos ícones. Caso o nome de um ícone ou pasta fique sublinhado, quando você aponta o mouse para o ícone ou pasta é um indicativo de que você está no Modo de clique simples.

Agora iremos ver um pouco mais de detalhes sobre cada um destes modos. Também aprenderemos a alternar entre os modos de utilização do mouse.

No Modo de Clique Simples,  você realiza as operações da seguinte maneira:

  • Para iniciar um programa ou abrir uma pasta, basta clicar uma vez no respectivo ícone ou pasta.
  • Para selecionar um item ou pasta, basta apontar para o item ou para a pasta. Observe que basta apontar, sem clicar. Por exemplo, para selecionar uma pasta, estando no modo de clique simples, aponte o mouse para a pasta e aguarde alguns segundos. Se você clicar, ao invés de selecionar você irá abrir a pasta.
  • Para selecionar vários itens em seqüência basta apontar para o primeiro, teclar e segurar pressionada a tecla SHIFT e apontar para o último (apenas apontar, não clicar). Todos os itens, em seqüência, do primeiro até o último serão selecionados. Vou lembrar mais uma vez é apenas apontar o mouse, sem clicar.
  • Para selecionar vários itens de maneira intercalada, basta apontar para o primeiro, teclar e segurar pressionada a tecla CTRL e ir apontado para os diversos itens a serem selecionados. Com isso todos os itens para os quais você apontou, enquanto esteve com a tecla CTRL pressionada, serão selecionados.
  • Para arrastar um item, clique no item com o botão esquerdo do mouse e mantenha este botão pressionado a medida que for  movendo o mouse. Com isso  o item é deslocado. Ao chegar na posição desejada, libere o botão do mouse que o item será colocado na nova posição. Você também pode arrastar um item com o botão direito. Ao largar o item no local desejado, o Windows exibe um menu perguntando o que você deseja fazer. As opções que aparecem neste menu, dependem do item que você arrastou, se foi um ícone ou uma pasta.

No Modo de Clique Duplo,  você realiza as operações da seguinte maneira:

  • Para iniciar um programa ou abrir uma pasta, basta clicar duas vezes seguidas  no respectivo ícone ou pasta.
  • Para selecionar um ítem, basta clicar no  item.  No Windows 7, mesmo no modo de Clique duplo, quando você apenas aponta o mouse para um item (atalho, pasta, etc), o Windows 7 já exibe um contorno ao redor do item apontado, porém o item não será efetivamente selecionado, enquanto você não clicar nele. Isso, reforçando, no modo de Clique Duplo, pois no modo de Clique simples, basta apontar para o item a ser selecionado, para selecioná-lo.
  • Para selecionar vários itens em seqüência basta clicar no primeiro ítem, teclar e segurar pressionada a tecla SHIFT e clicar no último. Todos os itens, em seqüência, do primeiro até o último serão selecionados.
  • Para selecionar vários itens de maneira intercalada, basta clicar no primeiro, teclar e segurar pressionada a tecla CTRL e ir clicando nos diversos itens a serem selecionados. Com isso todos os itens nos quais você clicou, enquanto esteve com a tecla CTRL pressionada, serão selecionados.
  • Para arrastar um ítem, clique no ítem com o botão esquerdo do mouse e mantenha este botão pressionado a medida que for  movendo o mouse. Com isso  o ítem é deslocado. Ao chegar na posição desejada, libere o botão do mouse que o ítem será colocado na nova posição. Você também pode arrastar um ítem com o botão direito. Ao largar o ítem no local desejado, o Windows exibe um menu perguntando o que você deseja fazer. As opções que aparecem neste menu, dependem do ítem que você arrastou, se foi um ícone ou uma pasta.

Dica: Por padrão, ao fazer a instalação do Windows 7, o modo de operação do mouse é automaticamente configurado para o modo de Clique duplo. Você poderá alterar o modo de operação do mouse, a qualquer momento, seguindo os passos indicados nos exemplos a seguir.

Exemplo Prático: Trabalhando com os Modos de Operação do Mouse

Exemplo prático: Para trabalhar com os diferentes modos de operação do mouse, siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon no Windows 7.

2. Aponte o mouse para o ícone da Lixeira. Se a figura do ponteiro se alterar para uma pequena mão, você já está no Modo de clique simples. Se for esse o seu caso vá para o ítem 4, caso contrário vá para o ítem 3 para ativar o Modo de clique simples.

3. Para ativar o Modo de clique simples, abra o Computador: Iniciar -> Computador. Na janela Computador, selecione o comando Ferramentas -> Opções de Pasta. Na Guia geral, marque a opção “Clicar uma vez para abrir um item (apontar para selecionar)”. É nesta janela que alternamos entre o Modo de clique simples e o Modo de clique duplo. A opção “Clicar duas vezes para abrir um item (um clique para selecionar), habilita o modo de clique duplo.Certifique-se de que a opção “Clicar uma vez para abrir um item (apontar para selecionar)” esteja selecionada e dê um clique no botão OK para ativar o Modo de clique simples.

Nota: Em todos os exemplos deste livro, com exceção dos exemplos deste tópico, trabalharemos com o modo de clique duplo, no qual temos que clicar duas vezes em uma pasta para abri-la ou em um atalho na área de trabalho para executá-lo. Nas opções do menu Iniciar sempre é um clique simples, independentemente do modo de operação do mouse. Optei por trabalhar no livro com o Modo de Clique duplo, por ser este o modo preferido pela ampla maioria dos usuários do Windows.

4. Ainda com a janela Computador aberta  aponte o mouse para o drive C:\. Observe que ao ficar sobre o drive C:\, a figura do ponteiro se altera para uma pequena mão e o ícone é automaticamente selecionado, sem que você tenha clicado nele. Você sabe que o ícone está selecionado porque é exibido um contorno com um fundo azul claro. Aliás este fundo Azul claro é mais uma das novidades introduzidas no Windows Vista e também presentes no Windows 7. Nas versões anteriores, até o Windows XP, o fundo que indicava que um elemento estava selecionado, era um fundo azul bem escuro e as letras ficavam em fonte com cor branca.

5. Desloque o ponteiro para os outros ícones da janela Computador (sem clicar, apenas apontando para os demais itens) e observe.

6. Aponte novamente para o ícone C:\ e dê um clique. Observe que com apenas um clique o Windows abriu o drive C: e exibe as pastas deste drive.

7. Vamos configurar o Windows para voltar para o modo de clique duplo. Selecione o comando Ferramentas -> Opções de Pasta. Na Guia Geral, marque a opção “Clicar duas vezes para abrir um item (um clique para selecionar)” e clique em OK, para fechar a janela de Opções de Pasta.

8. Aponte o mouse para uma pasta do drive C:\. Apenas um contorno e um fundo azul bem claro é exibido, mas o item não é selecionado. O item só será selecionado se você clicar nele. Este é o funcionamento do modo de Clique Duplo do mouse. Observe que estamos de volta ao Modo de clique duplo, que é o modo no qual iremos trabalhar no restante deste livro.

9. Feche a janela Computador.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI