[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 02 : Cap02_07
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 024 - Capítulo 02 - A barra de ferramentas - Gerenciamento de janelas

Uma das principais funções da Barra de Tarefas, continua sendo, facilitar o gerenciamento, o acesso e a organização das janelas abertas no Windows. Vamos aprender a realizar uma série de operações sobre as janelas, utilizando a Barra de tarefas. Vamos fazer isso através de um exemplo prático.

Exemplo prático:  Para utilizar a Barra de tarefas para gerenciar e organizar janelas, siga os passos indicados a seguir:

1. Faça o logon no Windows 7.

2. Abra o Bloco de Notas: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Bloco de notas.

3. Abra o Wordpad: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Wordpad.

4. Abra o Paintbrush: Iniciar -> Todos os programas -> Acessórios -> Paint.

5. Abra o Word: Iniciar -> Todos os programas -> Microsoft Word.

6. Abra o Firefox (navegador Web, concorrente direto do Internet Explorer). Se você não tiver o Firefox instalado, pode abrir o Internet Explorer, sem problemas. Neste momento você deve estar com cinco botões na Barra de tarefas, um para cada um dos aplicativos abertos anteriormente.

7. Vamos aprender a minimizar todos os aplicativos abertos, utilizando a Barra de tarefas.

8. Dê um clique com o botão Direito do mouse no espaço em branco (espaço sem nenhum botão, antes do início do espaço ocupado pela Bandeja do Sistema), no final da Barra de tarefas, à direita do último botão. No menu que surge selecione a opção Mostrar a área de trabalho, conforme indicado na Figura 2.13:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.13 – Minimizando todas as janelas com a opção Mostrar a área de trabalho.

9. Observe que todos as janelas são minimizadas e a Área de trabalho é exibida.

10. Você pode voltar a exibir todas as janelas abertas. Para isso dê um clique com o botão direito do mouse no espaço em branco, no final da Barra de tarefas. No menu que surge dê um clique na opção Mostrar janelas abertas. Obviamente que a opção Mostrar janelas abertas somente estará disponível depois de você ter utilizado a opção Mostrar a área de trabalho, para minimizar todas as janelas.

11. Se você quiser restaurar uma determinada janela, basta clicar com o botão esquerdo do mouse no respectivo botão na Barra de tarefas. Se você apontar o mouse, para um dos botões que estão na Barra de Tarefas e deixar por alguns segundos, o Windows 7 exibe uma miniatura do aplicativo. Esta miniatura é especialmente útil, quando você tem muitos aplicativos abertos e, conseqüentemente, muitos botões na Barra de tarefas. Nestas situações, o tamanho de cada botão fica bastante reduzido e não tem como saber a qual documento ou aplicativo o botão se refere. A exibição da miniatura, permite que você localize a janela com que você deseja acessar, sem ter que clicar em uma por uma, até achar aquela que você está procurando. As miniaturas somente serão exibidas se a interface Windows Aero tiver sido habilitada durante a instalação. E a interface Windows Aero somente será habilitada, durante a instalação, se você tiver uma placa de vídeo compatível com os requisitos mínimos de hardware exigidos pela interface Windows Aero. Para uma lista completa e sempre atualizada, sobre os modelos de placas de vídeo que atendem os requisitos da interface Windows Aero, consulte o seguinte endereço: http://www.msbetas.org/?page=vistareadygpus

Aqui temos uma novidade interessante do Windows 7. Se você tiver mais de uma janela aberta, do mesmo aplicativo (por exemplo duas ou mais janelas do Word, com diferentes documentos carregados), ao apontar o mouse para o botão e deixar por alguns segundos, serão exibidas várias miniaturas, uma para cada janela, conforme Exemplo da Figura 2.14, onde tenho três documentos do Word Abertos (três miniaturas sendo exibidas). Se você apontar para uma das miniaturas, o respectivo documento será exibido em primeiro plano. Clicando na miniatura, o respectivo documento é trazido para primeiro plano e exibido na tela.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.14 – Várias Miniaturas Sendo Exibidas.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


12. Dê um clique no botão relacionado com o Bloco de notas. Observe que a janela do Bloco de Notas é exibida na tela, em primeiro plano. Se você clicar novamente no botão do Bloco de Notas, a janela é minimizada.

13. Agora vamos aprender a organizar as janelas abertas no vídeo. Nós temos as seguintes opções de organização:

  • Janelas em cascata
  • Mostrar janelas empilhadas
  • Mostrar janelas lado a lado

14. Dê um clique com o botão direito do mouse no espaço em branco, no final da Barra de tarefas e experimente as três opções de organização citadas no item anterior. Por último use a opção Janelas em cascata.

15. Após ter selecionado uma das opções de organização de janelas, você pode voltar a disposição anterior a organização. No exemplo do item anterior, organizamos as janelas utilizando a opção Janelas em cascata. Para voltar as janelas à posição anterior, dê um clique com o botão direito no espaço em branco, no final da Barra de tarefas e selecione a opção Desfazer em Cascata. Esta opção somente aparece se você fez a organização em cascata no item anterior.

16. Para fechar uma janela, utilizando a Barra de tarefas, basta clicar com o botão direito do mouse no botão correspondente a janela e, no menu que surge, clique na opção Fechar janela.

17. Utilize a Barra de tarefas para fechar o Bloco de notes e o Wordpad.

18. Você também pode minimizar uma janela utilizando a Barra de tarefas. Se uma janela estiver sendo exibida na tela e você clicar no respectivo botão na Barra de tarefas, a janela será minimizada. Estando a janela minimizada se você clicar no respectivo botão, a janela será exibida novamente na tela.

19. Minimize uma das janelas abertas utilizando a Barra de tarefas.

20. Restaura a janela que você minimizou no item anterior, utilizando a Barra de tarefas.

É isso, observe que o funcionamento da Barra de tarefas, em geral, não mudou muito em relação ao seu funcionamento no Windows XP. As diferenças básicas são em relação ao tamanho dos ícones/botões, que por padrão são exibidos em tamanho grande, em relação as miniaturas múltimplas, mas nada que possa assustar.

Dica: O uso da combinação de teclas Alt+Tab já é conhecido, desde as primeiras versões do Windows. Eu lembro de ter descoberto o Alt + Tab no Windows 3.1 e achei uma maravilha. Com o uso de Alt + Tab, é exibida uma lista dos aplicativos abertos. Você pode continuar pressionando Tab (sempre mantendo a tecla Alt pressionada), até que o foco fique no aplicativo que você quer exibir na tela. Uma vez selecionado a aplicativo desejado, você libera as teclas Alt + Tab e o aplicativo é exibido na tela. No Windows Vista foi introduzida uma novidade interessante. A lista de aplicativos abertos é exibida no formato de uma lista de miniaturas. Este é mais um recurso que somente estará disponível se a interface Windows Aero estiver habilitada no seu computador.

Uma novidade ainda mais interessante, introduzida pelo Windows Vista e também presente no Windows 7 é conhecida como Flip 3D. A melhor maneira de entender esta novidade é experimentando. Para ver como funciona o Flip 3D, pressione ao mesmo tempo a tecla com o logotipo do Windows (botão com o desenho do logo do Windows, que fica entre as teclas Ctrl e Alt, no canto inferior esquerdo do teclado) e a tecla Tab. Será exibida uma visão em três dimensões (3D), de todas as janelas abertas, conforme exemplo da Figura 2.15:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.15 – O recurso Flip 3D.

Com este recurso você pode, facilmente, localizar a janela que você deseja exibir na tela. Você pode ir pressionando a tecla TAB, enquanto mantém a tecla com o Logo do Windows pressionada, que o Windows 7 irá alternando a ordem de exibição das janelas em 3D. Quando a janela que você deseja exibir for a primeira da lista, basta liberar as teclas Logo do Windows e a tecla Tab, que a primeira janela da lista será exibida na tela. Este recurso facilita, bastante, a localização e exibição de uma determinada janela, quando você estiver trabalhando com um grande número de janelas. Este é mais um recurso que somente estará disponível se a interface Windows Aero estiver habilitada no seu computador.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!



Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI