[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 02 : Cap02_29
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 046 - Capítulo 02 - Pesquisando com o Windows Explorer

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Qualquer que seja a pasta ou o recurso que você estiver acessando com o Windows Explorer, ao lado do campo endereço, estará disponível o campo Pesquisa.  É este campo que vamos utilizar, nos exemplos práticos a seguir.

Exemplo prático: Para aprender a utilizar o recurso de pesquisa do Windows Explorer, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o Windows Explorer: Iniciar -> Todos os Programas -> Acessórios -> Windows Explorer.

2.         Acesse a pasta onde estão os arquivos nos quais você deseja pesquisar. Para o nosso exemplo, inicialmente, vou usar a pasta Documentos do usuário logado (> juliob > documentos). Mas você pode acessar qualquer pasta, na qual você queira pesquisar, que os comandos serão os mesmos.

3.         Observe o campo Pesquisa, ao lado do campo endereço, onde é exibido o endereço da pasta Atual. No campo pesquisa você digita o critério de pesquisa desejado. A medida que você vai digitando, o Windows 7 já vai fazendo a pesquisa e atualizando a listagem. Esta atualização dinâmica somente ocorre em pastas indexadas pelo serviço de indexação do Windows 7 (sobre o qual falarei mais, em uma das próximas lições deste capítulo).

4.         No exemplo, indicado na Figura 2.50, digitei no campo Pesquisa a expressão tipo:=.xls  e pronto, o Windows 7 entendeu que eu queria que fossem listados apenas os arquivos com Planilhas do Excel.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.50 – Pesquisando por tipo de arquivo.

5.         Para voltar a exibir todos os arquivos da pasta Documentos, simplesmente apague o conteúdo do campo Pesquisa. Observe que uma vez excluído o conteúdo do campo Pesquisa, automaticamente, voltam a serem exibidos todos os arquivos e sub-pastas, da pasta atual.

6.         Vamos continuar com os nossos testes. Por exemplo, se você quiser que sejam exibidos somente os documentos do Word, com a extensão .doc. Basta ir no campo Pesquisa e digitar *.doc. Pronto, passaram a ser exibidos somente os documentos do Word.

DICA: Observe que uma vez concluída a pesquisa, no painel Detalhes, na parte de baixo do Windows Explorer, é exibido o número de resultados encontrados. Na pasta documentos do usuário juliob, ao digitar *.doc no campo de pesquisa, foram encontrados 72 arquivos com a extensão .doc.

Nota: Se ao invés de *.doc você digitar Documentos do Microsoft Office Word, poderá ser retornado um número maior de itens do que o critério *.doc. Isso por que dependendo dos programas instalados no teu computador, documentos .htm e .html também poderão estar associados como Documentos do Word, bem como documentos .dot, que são os modelos do Word.

7.         Agora vou fazer uma nova pesquisa. No meu exemplo eu apaguei o conteúdo do campo pesquisa e digitei, como novo critério de pesquisa Júlio Battisti. Que resultados retornaram??? Qualquer arquivo ou pasta que tenho no nome, no conteúdo ou em algum campo de meta dados a palavra Júlio ou a palavra Battisti. Observe que para ser selecionado, basta ter a palavra Júlio ou a palavra Battisti e não necessariamente a expressão Júlio Battisti, junta. Por exemplo, se o nome de um arquivo for Lista de livros do Júlio.doc, ele será selecionado. Se um arquivo tiver o nome de Endereço do Battisti.txt, ele também será selecionado. Se um documento do Word tiver dentro dele, em qualquer lugar, a palavra Júlio, ele será selecionado, mesmo não tendo a palavra Battisti ou vice-versa. Caso eu deseje que somente sejam selecionados os arquivos que tenham no nome, em seus meta dados ou em seu conteúdo, exatamente a expressão Júlio Battisti, devo colocar esta expressão, entre aspas. No nosso exemplo, ao usar a expressão Júlio Battisti, sem estar entre aspas, obtive como resultado da pesquisa, 87 itens. Mudando o critério de pesquisa para “Júlio Battisti”, entre aspas, os resultados foram reduzidos a 71 itens.

DICA: Você notou alguma coincidência com os mecanismos de pesquisa da Internet, tais como o Google, MSN, Yahoo e outros??? Não é mera coincidência. Grande parte da lógica utilizada nos mecanismos de pesquisa da Internet também é válida para o recurso de pesquisa do Windows 7.

8.         Você também pode fazer uma pesquisa pelo nome do autor do documento. Geralmente, o nome do autor é automaticamente configurado como sendo o nome do usuário logado quando o documento é criado e salvo pela primeira vez, a não ser que este campo seja explicitamente alterado. No meu exemplo, o usuário logado é juliob e vou pesquisar de quantos arquivos ele é o dono, no drive C:  Para isso, no painel da esquerda clique em Computador. No painel da direita serão exibidos os drives do computador. Dê um clique duplo em C: para exibir o seu conteúdo. No campo Pesquisa digite autores:="Júlio Battisti" e aguarde. Aqui temos alguns detalhes interessantes a observar.

  • Observe que logo abaixo do campo endereço e do campo pesquisa, foi exibida a mensagem: “As pesquisas podem demorar em locais não indexados: C:\. Clique aqui para adicionar ao índice. Como eu fiz a pesquisa em todo o C:, existem pastas que não são automaticamente indexadas, conforme eu já havia comentado anteriormente. Nestes casos, o Windows informa que a pesquisa poderá demorar um pouco mais do que o normal. Observe que você tem a opção de clicar nesta mensagem, para incluir a pasta que está sendo pesquisada (no caso o C:\ e todas as suas sub-pastas), para serem indexadas. Não faremos isso agora, portanto não clique na mensagem, apenas observe os resultados. No meu exemplo, foram encontrados 2856 itens. A maioria deles são arquivos do Office 2007, pois era com a conta juliob que eu estava logado, quando fiz a instalação do Office 2007. Com isso a conta juliob tornou-se o autor/dono de todos os arquivos do Office 2007.
  • Caso o recurso de pesquisa encontre mais do que 5000 itens, logo abaixo do campo endereço e do campo pesquisa, será exibida a mensagem: “Há mais resultados do que é possível mostrar neste modo de exibição. Use a caixa Pesquisar para exibir menos resultados ou clique aqui para exibir todos os resultados...” Ao clicar na mensagem, será exibida a opção Mostrar todos os resultados. Clicando nesta opção, todos os resultados serão exibidos, mesmo que sejam mais do que 5000. A exibição de todos os resultados pode demorar um pouco, principalmente se a pesquisa foi feita em pastas e drives não indexados, tais como drives de rede.

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Vamos continuar com mais alguns exemplos, para salientar outras opções de pesquisa.

9.         Apague o conteúdo do campo de pesquisa, para que volte a ser exibido todo o conteúdo. Acesse novamente a pastas Documentos. Para procurar somente arquivos que atendam um determinado critério em um atributo do arquivo (tal como nome, Data da última modificação ou tipo), usamos a seguinte sintaxe:

Nome do atributo: Critério de pesquisa

A exceção é o nome do arquivo, ou seja, quando você quiser pesquisar pelo nome, basta digitar o critério de pesquisa. Por exemplo, para pesquisar somente arquivos cujo nome comece com a letra C, digite o seguinte critério, no campo Pesquisa:

~C*

DICA: O uso do caractere ~ é uma das novidades que eu, particularmente, não achei nada interessante e nada intuitiva. Primeiro que não tem nada a respeito na documentação oficial e segundo que não é nada lógica. Na Windows Vista, bastava digitar C* e pronto, o Windows entendia que a primeira letra tinha que ser o C e que viesse qualquer coisa depois. No Windows 7, se você digitar C* o Windows irá entender “A letra C em qualquer parte do nome”. Ora, convenhamos, isso não tem lógica. Mas não adianta brigarmos com o Windows. Eles fizeram assim e caba e mim mostrar esta discrepância. Se eu quero definir um ou mais caracteres, em uma posição específica, tenho que iniciar o critério pelo til ~ Por exemplo, para pesquisar somente arquivos cujo terceira letra do nome seja a letra R, deve usar o seguinte critério: ~??R*. O ~ indica posição específica, o ?? indica qualquer coisa nas duas primeiras letras, depois o R na terceira letra e o * indica qualquer coisa depois. Se ao invés de ~??R* você digitar somente ??R* (o que na minha modesta opinião seria muito mais lógico), o Windows retorna todos os arquivos e pastas cujo nome tem R em qualquer posição. Já colocando o ~ na frente - ~??R* o Windows entende que é para retornar todos os arquivos e pastas, cuja terceira letra do nome seja a letra R.

Experimente digitar o critério ~C* e observe os resultados. Somente documentos, pastas e sub pastas cujo nome inicia com a letra C, serão retornados.
Vamos experimentar mais alguns critérios. Se você quiser exibir somente os arquivos modificados em uma data específica, por exemplo, em 21/02/2010. Basta usar o seguinte critério:

datademodificação: 21/02/2010

Pronto, passarão a ser exibidos somente os arquivos cuja última modificação foi na data de 21/02/2010. Observe que ao digitar o parâmetro datademodificação: já é aberto um menu, com um calendário para você selecionar uma data e uma série de outras opções, conforme indicado na Figura 2.51:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 2.50 – Menu de opções de pesquisar para Data de Modificação.

Você também pode fazer pesquisas mais genéricas, como por exemplo, todos os arquivos modificados em um determinado ano. Experimente o seguinte critério de pesquisa:

datademodificação: 2010

Observe que serão exibidos somente os arquivos, cuja data de última modificação foi dentro do ano de 2010.

DICA: Quais propriedades de arquivo você pode usar desta forma? Tudo que é exibido em uma pasta. Você pode filtrar por qualquer propriedade que apareça nos títulos de lista de arquivos, por exemplo. Para ver a lista completa das propriedades pelas quais você pode filtrar, clique com o botão direito do mouse no título para o qual você deseja ver propriedades e clique em Mais.

Você também pode usar os operadores booleanos AND, NOT e OR. A melhor maneira de entender estes operadores é através de exemplos práticos. Vamos considerar os exemplos da tabela a seguir (depois você deve experimentar, uma a um, no campo Pesquisa do Windows Explorer):

Operador

Exemplo

Resultado obtido para a pesquisa

AND

Júlio E Battisti

Localizar arquivos que contenham as palavras "Júlio" e "Battisti" (mesmo que essas palavras não estejam uma ao lado da outra).

NOT

“Júlio” NÃO Battisti

Localizar arquivos que contenham a palavra "Júlio", mas não contenham a palavra "Battisti".

OR

Júlio OR Battisti

Localizar arquivos que contenham qualquer uma das palavras "Júlio" ou "Battisti". Também serão retornados arquivos que contiverem as duas palavras.

Aspas

"Júlio Battisti"

Localizar arquivos que contenham a frase exata "Júlio Battisti".

Parênteses

(Júlio Battisti)

Localizar arquivos que contenham ambas as palavras "Júlio" e "Battisti", em qualquer ordem.

data: >01/01/2007

Localizar arquivos com data de última modificação maior ou posteriores a um determinado valor, como após 01/01/2007

tamanho: < 4 MB

Localizar arquivos que sejam menores que um determinado tamanho, como no exemplo, arquivos com menos de 4 MB. Você também pode especificar outros tamanhos, como KB e GB.

tamanho: > 100 MB

Localizar arquivos que sejam maiores que um determinado tamanho, como no exemplo, arquivos com mais de 100 MB.

> AND <

tamanho: > 1 MB AND < 10 MB

Localizar arquivos que tenham o tamanho dentro deste intervalo, ou seja, maiores do que 1 MB e menores do que 10 MB.

E assim poderíamos fazer centenas, milhares de combinações. Mas acredito que os exemplos propostos já são, mais do que suficientes para mostrar a lógica básica do recurso de pesquisa do Windows 7. A seguir mais algumas dicas e observações importantes, antes de irmos para a próxima, que é sobre Salvar as pesquisas realizadas.

Observação: Por padrão, o mecanismo de indexação do Windows 7, indexa o conteúdo bem como as propriedades de arquivos que possam conter texto, tais como documentos do Word, arquivos .txt, planilhas do Excel, arquivos PDF e assim por diante, desde que estes arquivos estejam em pastas indexadas.

DICA: O mecanismo de pesquisa do Windows 7, não faz distinção entre MAIÚSCULAS e minúsculas. Por exemplo, pesquisando por PROJETO, Projeto ou projeto, os resultados serão exatamente os mesmos.

DICA: Por padrão o mecanismo de pesquisa do Windows 7 não leva em consideração os acentos e outros sinais. Por exemplo, tanto faz você pesquisar por Avião ou Aviao, ou pesquisar por Júlio ou Julio. Podemos configurar o mecanismo de pesquisa para que faça  a distinção de acentos e outros sinais. Veremos como fazer esta configuração, mais adiante, no tópico sobre pesquisas avançadas.
Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!



Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI