[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 03 : Cap03_09
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 063 - Capítulo 03 - Configurando Opções do Mouse

Configurando opções do mouse:

O ícone “Mouse” do Painel de controle, nos fornece opções de configuração para o mouse do computador (lembrando que o ícone Mouse só é exibido quando você seleciona a opção Ícones pequenos, na lista Exibir por, no Painel de Controle.  Com esta opção podemos alterar opções tais como a velocidade do clique duplo, ou inverter os dois botões do mouse, de tal forma que o esquerdo passe a atuar como se fosse o direito e vice-versa. Esta opção normalmente é utilizada por pessoas que usam, preferencialmente, a mão esquerda para operar o mouse. Vamos aprender a fazer as configurações do mouse através de um exemplo prático, passo a passo.

Exemplo prático: Para configurar as opções do mouse, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o Painel de controle: Iniciar -> Painel de controle.

2.         Na lista Exibir por, selecione a opção Ícones pequenos.

3.         Abra a opção Mouse. Será aberta a janela Propriedades de Mouse, indicada na Figura 3.12:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.12 - A janela Propriedades de Mouse.

Por padrão, vem selecionada a guia Botões, na qual você pode fazer as seguintes configurações:

  • Alternar entre botões primários e secundários: Marque esta opção para inverter os botões do mouse, de tal forma que o esquerdo passe a atuar como o direito e vice-versa. Isso é ideal para pessoas que utilizam o mouse com a mão esquerda. Outra indicação é quando a pessoa já está com problemas de Lesões por Esforço Repetitivo, devido ao uso excessivo da mão direita e gostaria de usar mais a mão esquerda, para operar o mouse.
  • Velocidade do clique duplo: Para usuários que não possuem grande experiência com o mouse, é indicado uma velocidade de clique duplo mais baixa. Você pode testar a velocidade do clique duplo, dando um duplo clique na figura da pasta que aparece ao lado desta opção. Ao dar um clique duplo sobre a pasta, se o Windows  “entender” como sendo um clique duplo, pasta será aberta. Outro clique duplo e a pasta se fecha. Para usuários que estão iniciando o contato com computadores, é indicado configurar uma velocidade de clique duplo mais lenta, para facilitar o uso deste recurso. A velocidade é ajustada arrastando o botão deslizante para a esquerda, para diminuir a velocidade do clique duplo (ou seja, aumenta o tempo entre os dois cliques, para que o Windows entenda como um clique duplo); ou para a direita, para aumentar a velocidade do clique duplo (ou seja, diminui o tempo entre os dois cliques, para que o Windows entenda como sendo um clique duplo).
  • Ativar a Trava do Clique: Trava o botão do mouse após um clique simples, permitindo selecionar ou arrastar sem ter que manter o botão do mouse pressionado. Basta pressionar e manter pressionado por um momento, qualquer um dos botões do mouse, para que o clique seja "travado. Com a Trava do clique é possível arrastar objetos, selecionar blocos de texto e abrir menus. Clique novamente para liberar a Trava do clique. Para ajustar o tempo necessário para manter pressionado um botão do mouse antes que ele trave, marque a opção Ativar a trava do Clique. Com esta opção marcada, o botão Configurações será habilitado. Clique no botão Configurações. Será exibida a janela Configurações da Trava do Clique, com um controle deslizante, para você ajustar o tempo necessário que um botão do mouse deve ficar pressionado, até que a trava seja ativada. Defina a configuração desejada e clique em OK. Você estará de volta a guia Botões, da janela Propriedades de Mouse. Se você marcar esta opção, a maneira de arrastar objetos no Windows 7 será modificada. Da maneira tradicional você clica, mantém o botão esquerdo do mouse pressionado e arrasta. Com esta opção selecionada você clica, segura o botão pressionando um instante para ativar a trava e larga. A medida que você move o mouse o objeto clicado “vai junto”, sendo arrastado. Aponte o mouse para o local desejado e clique. Pronto, o objeto será movido para a nova localização. Eu, sinceramente, não achei vantagem nesta nova maneira de arrastar. Mas esta é uma questão pessoal de cada usuário. Sugiro que você teste esta nova opção.

4.         Dê um clique na guia Ponteiros. Nesta guia podemos definir um esquema de ponteiros. O ponteiro do mouse assume diferentes formatos. O formato tradicional é uma seta inclinada para a esquerda. Quando o Windows 7 está processando alguma informação o ponteiro se transforma em uma ampulheta, quando apontamos o mouse para as bordas de uma janela o mouse se transforma em uma seta de ponta dupla e assim por diante. Na guia Ponteiros podemos definir diferentes formatos para o mouse em diferentes situações. Na lista Esquema, você pode selecionar um esquema de configurações de ponteiro. Um esquema nada mais é do que um conjunto de ponteiros pré-definidos (é o mesmo conceito de Tema para a Área de Trabalho, só que o Tema é um conjunto de configurações de cores para os elementos das janelas do Windows e da aparência da Área de trabalho, já um esquema de ponteiros é um conjunto pré-definido de ponteiros do mouse). Você também pode personalizar o ponteiro associado a cada evento do mouse. Para isso, na guia Personalizar, clique na opção que você deseja alterar e depois clique no botão Procurar... Será aberta a pasta C:\Windows\Cursors, com dezenas de arquivos .cur, contendo dezenas de opções de formato de ponteiros do mouse (cursores) para serem utilizados. Ao lado de cada arquivo é exibido o formato do cursor, para facilitar a sua escolha. Clique na opção desejada e depois clique no botão Abrir. Pronto, o cursor selecionado será associado com a opção selecionada na lista Personalizar. Depois de ter feito as alterações desejadas, você poderá salvá-las como um novo esquema. Para isso basta clicar no botão Salvar como... Será aberta uma janela pedindo que você digite um nome para o novo esquema que será criado. Digite o nome e clique em OK. Pronto, o novo esquema foi criado e nele foram gravadas todas as opções de cursor selecionadas. Agora sempre que você quiser usar estas configurações, bastará selecionar o esquema, na lista Esquema, que todas as configurações de cursor associadas ao esquema selecionado, serão automaticamente aplicadas, sem que você tenha que refazê-las, uma a uma.

5.         Dê um clique na guia Opções do Ponteiro. Será exibida a janela indicada na Figura 3.13 podemos definir algumas opções relacionadas com o comportamento do ponteiro do mouse.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.13 – Opções da guia Opções do ponteiro.

A seguir descrevo as opções disponíveis na guia Opções do ponteiro:

  • O controle Selecione uma velocidade do ponteiro: Este controle define a velocidade de deslocamento do ponteiro do mouse na tela do computador, à medida que você movimenta o mouse. Dificilmente você precisará alterar esta opção, pois a configuração padrão, definida automaticamente pelo Windows 7, é a mais indicada. Caso você precise alterar esta opção, basta clicar no botão deslizante e arrastá-lo para a direita, para aumentar a velocidade de deslocamento do ponteiro do mouse ou para a esquerda, para diminuir a velocidade de deslocamento.
  • Apontar para o Botão Padrão: Esta opção, que vem desmarcada por padrão, especifica se o ponteiro do mouse deve apontar, automaticamente, para o botão padrão (como OK ou Aplicar) quando uma caixa de diálogo é aberta. Em alguns programas, Apontar para o botão padrão pode fazer com que o ponteiro se mova automaticamente para o centro da caixa de diálogo em vez de se mover para o botão padrão. Também não sou muito fã desta funcionalidade. Eu sempre trabalho com esta opção desmarcada.

No grupo Visibilidade temos as seguintes opções:

  • Exibir rastro do ponteiro: Adiciona um rastro ao ponteiro do mouse, o que facilita sua exibição em telas de cristal líquido (LCD), normalmente utilizadas em Notebooks. Após marcar esta opção, você também poderá alterar o comprimento do rastro do mouse. Para isso, basta arrastar o controle deslizante. O controle deslizante somente fica habilitado quando a opção Exibir o rastro do ponteiro estiver marcada.
  • Ocultar o ponteiro ao digitar: Oculta o ponteiro do mouse enquanto você estiver digitando. O ponteiro reaparece quando você move o mouse ou quando você para de digitar. Esta opção vem marcada, por padrão.
  • Mostrar o local do ponteiro quando CTRL for pressionada: Mostra o local do ponteiro do mouse quando você pressiona a tecla CTRL.

6.         Dê um clique na guia Roda.  A guia Roda somente está disponível quando temos instalado um mouse que apresenta um pequeno botão entre os dois botões tradicionais. Este pequeno botão, conforme descrito nos capítulos anteriores, é utilizado para a rolagem de tela. Na guia Roda definimos o comportamento deste pequeno botão de rolagem. Eu, particularmente, gosto muito deste tipo de mouse, principalmente para navegar na Internet e hoje todos os mouses vem com este botão de rolagem. Nesta guia você pode definir algumas configurações de rolagem, tais como o número de linhas que deve ser “rolada” a cada passo do botão de rolagem (o valor padrão é 3) ou você pode maçar a opção “Uma tela de cada vez”, para rolar uma tela inteira, a cada passo da roda do mouse. Você também tem uma opção para definir o número de caracteres, na horizontal, a serem deslocados, quando a roda for inclinada. Nem todos os mouses tem esta função de rolagem horizontal.

7.         Dê um clique na guia Hardware. A guia Hardware traz informações sobre o tipo/modelo de mouse e sobre o driver do mouse. Esta guia  é, normalmente, utilizada por técnicos de Hardware para resolver problemas com as configurações do mouse ou com o driver do mouse. Não é aconselhável que você altere estas configurações, a não ser que você tenha conhecimentos sobre Hardware de computadores.

8.         Definidas as configurações desejadas dê um clique no botão OK para aplicá-las e fechar a janela Propriedades de Mouse.

Na próxima lição veremos as configurações do Teclado.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI