[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 03 : Cap03_12
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 066 - Capítulo 03 - Configurando Opções de Pastas e Sub-Pastas

Configurando opções de pastas e sub-bastas:

Existe uma série de configurações que definem a maneira como pastas e sub-pastas são exibidas no Windows Explorer e no Computador. Estas configurações podem ser acessadas através da opção Organizar -> Opções de Pasta e pesquisa, no Windows Explorer, ou através do ícone Opções de Pasta, no Painel de controle (não me perguntem por que no Windows Explorer o comando é Opções de Pasta e Pesquisa e no Painel de Controle é só Opções de Pasta, embora ambas acessem o mesmo conjunto de opções).

Através da opção Opções de Pasta do Painel de Controle, temos acesso a uma série de opções relativas a maneira como são exibidas as Pastas e os arquivos de cada pasta. Também podemos configurar o modo de clique simples ou o modo de clique duplo (conforme comentado no item sobre configurações do Mouse, anteriormente, neste capítulo), se o Windows 7 deve ou não exibir arquivos ocultos e do sistema, se as extensões dos arquivos devem ser exibidas ou apenas o nome, etc. Estas opções também podem ser acessadas através do comando Organizar -> Opções de pasta e pesquisa do Windows Explorer e do Computador.

Veremos como utilizar as principais opções e exemplos de configurações de Pastas, bem como o efeito de cada uma delas. Para demonstrar o efeito sobre as pastas e arquivos, utilizarei como exemplo a pasta raiz do Disco rígido (C:\). Isso porque existem alguns arquivos ocultos e de sistema nesta pasta que servem para demonstrar as mudanças que iremos fazer nas configurações.

Exemplo Prático: Para testar as principais opções de configurações de pastas e arquivos, siga os passos indicados a seguir:

Neste exemplo, iremos testar algumas das principais configurações de pasta. Faremos o seguinte procedimento: Iremos abrir a pasta raiz do Drive C (C:\). Dentro da raiz do drive C:, utilizaremos o menu Organizar -> Opções de pasta e pesquisa para abrir a janela de configurações (este é um atalho para abrir as Opções de pasta e pesquisa), sem que tenhamos que abrir o Painel de Controle). Cada vez que alterarmos uma opção, vamos observar a janela onde está sendo exibida a pasta raiz do disco rígido para verificar os resultados. Então mãos a obra.

1.         Abra o Computador (Iniciar -> Computador) e abra a opção C:\ , para abrir a pasta raiz do Drive C:

2.         Observe que além das pastas (indicadas pelo desenho de uma pastinha amarela ao lado do nome), nenhum arquivo está sendo exibido (a não ser que você tenha gravado algum arquivo na raiz do drive C). Neste momento não devem estar sendo exibidos os arquivos ocultos e de sistema. Estes arquivos ficam ocultos por padrão, pois são arquivos de fundamental importância para o funcionamento do Windows 7. Estes arquivos são ocultados para evitar que sejam acidentalmente eliminados ou alterados, evitando desta maneira, maiores problemas.

3.         Para certificar-se de que os arquivos ocultos e de sistema não estão sendo exibidos, basta verificar se na listagem existe um arquivo chamado bootmgr. Caso este arquivo não esteja na listagem é porque os arquivos ocultos e de sistema não estão sendo exibidos.

4.         Selecione o comando Organizar -> Opções de pasta e pesquisa. Ira surgir a janela Opções de Pasta, indicada na Figura 3.23:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.23 - Janela de configuração para Opções de pasta.

5.         Na guia Geral temos diversas opções, conforme descrito a seguir.

No grupo Procurar nas pastas, temos as seguintes opções:

  • Abrir as pastas na mesma janela: Esta opção mantém o trabalho com pastas e arquivos bem mais organizado. Por exemplo, se você está na pasta raiz C:, e dentro do C abre a pasta Documentos do Chefe, o conteúdo da pasta Documentos do Chefe será exibido na mesma janela, sem que uma nova janela seja aberta. Isso evita que um grande número de janelas seja aberto, deixando a área de trabalho cheia de janelas. Esta é a configuração padrão. Eu recomendo usar sempre esta opção.
  • Abrir cada pasta em sua própria janela: Quando está configuração é selecionada, cada nova pasta é aberta em uma nova Janela. Por exemplo, se você abre a raiz do C: e, dentro do C:, abre a pasta Documentos do Chefe, uma segunda janela será aberta, com o conteúdo da pasta Documentos do Chefe. Se dentro da pasta Documentos do Chefe, você abrir a pasta Memorandos, esta será aberta em uma terceira janela e assim por diante.

DICA: Quando você está no modo de Cada pasta em sua própria janela, existe um atalho para fechar todas as janelas abertas, sem termos que fechar uma a uma. Basta segurar a tecla Shift pressionada, enquanto clica no botão fechar (x) da última janela aberta, com isso o Windows 7 fecha todas as janelas abertas, desde a primeira.

No Grupo Clicar nos itens da seguinte maneira, temos as seguintes opções:

  • Clicar uma vez para abrir um item (apontar para selecionar): Ao marcar esta opção, você ativa o modo de clique simples, descrito no Capítulo 2. Quando esta opção é selecionada, duas novas opções são habilitadas, conforme descrito a seguir:

-> Sublinhar títulos de ícones consistentes com o navegador: Sublinha o nome dos ícones, pastas e arquivos quando exibidos em uma janela.

-> Sublinhar títulos de ícones somente quando aponto para eles: Sublinha o nome dos ícones, pastas e arquivos somente quando apontamos o mouse sobre eles.

  • Clicar duas vezes para abrir um item (uma vez para selecionar): Ativa o modo de clique duplo, conforme descrito no Capítulo 2.

DICA: Ao final de cada janela, um pouco acima do botão OK, sempre tem um link de Ajuda. Por exemplo, na guia Geral, tem o link “Como alterar as opções de pasta?”. Ao clicar neste link será exibida uma tela de ajuda com informações sobre as diversas opções de configuração, da tela em questão.

6.         Dê um clique na Guia Modo de Exibição, serão exibidas diversas opções, conforme indicado na Figura 3.24:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.24 - Diversas opções da guia Modo de exibição.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


7.         Nesta guia temos diversas opções de configuração, as quais afetam a maneira como os arquivos e pastas são exibidos. Vamos comentar as principais opções desta guia. Inicialmente, faremos duas alterações básicas. Depois farei comentários sobre as principais opções disponíveis nesta guia.

8.         Vá descendo na lista de opções disponíveis, até localizar a opção “Ocultar as extensões de tipos de arquivo conhecidos”. Se esta opção estiver marcada, desmarque-a. Se esta opção estiver marcada, o Windows não exibe as extensões dos arquivos. Por exemplo, um arquivo com o nome memorando.doc, é exibido apenas como memorando.

9.         Agora localize a opção Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado). Se a opção “Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (recomendado)” estiver marcada, desmarque-a.  O Windows 7 emite uma mensagem avisando que é aconselhável que esta opção esteja marcada e pergunta se você realmente deseja desmarcá-la. Dê um clique em Sim para confirmar a alteração. Ao desmarcar esta opção, todos os arquivos que fazem parte do Windows 7 (arquivos do Sistema), deixarão de ser ocultos.

10.       Para não perder o embalo, vamos fazer mais uma alteração. Localize na lista, a opção pastas e arquivos ocultos. Vamos fazer com que as pastas e arquivos ocultos passem a ser exibidos também. Para isso, abaixo da opção Pastas e arquivos ocultos, certifique-se de marcar a opção Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas.

Importante: Qualquer arquivo ou pasta (não necessariamente um arquivo do Sistema), possui atributos. Existem atributos tais como Somente Leitura, Compactado, etc. Um dos atributos é a Propriedade Oculto. Qualquer arquivo ou pasta pode ter esta propriedade marcada e, com isso, deixará de ser exibido, a não ser que a opção Mostrar pastas e arquivos ocultos esteja habilitada. Para acessar as propriedades de uma pasta e/ou arquivo, basta clicar com o botão direito do mouse na pasta e/ou arquivo e, no menu de opções que é exibido clicar em Propriedades.

11.      Dê um clique no botão OK para aplicar as alterações efetuadas (caso você tenha feito alguma alteração).

12.      Você deve ter voltado a janela que exibe a pasta raiz do Disco rígido (C:\). Caso ela esteja minimizada, restaure-a.

13.      Se você fez as configurações propostas você notará a seguinte mudança: Um número maior de arquivos está sendo exibido, inclusive o arquivo bootmgr. Isso ocorre porque configuramos o Windows 7 para que exibisse os arquivos ocultos e de sistema. Isso foi feito nos passos 9 e 10. Observe que o ícone dos arquivos e pastas ocultas e de sistema, aparece um pouco cinza, mais apagado.

14.      Feche a janela atual, onde está sendo exibida a pasta raiz do disco rígido C:\.

A seguir farei comentários sobre as principais opções disponíveis na guia Modo de Exibição:

  • Ao digitar no modo de exibição de lista: Esta opção tem duas configurações possíveis, as quais definem o que irá ocorrer quando você está no modo de exibição Lista e digita algo no teclado. A primeira opção é Digitar automaticamente na caixa de pesquisa. Se você marcar esta opção, quando você digitar uma letra no modo de exibição lista, esta será automaticamente inserida no campo pesquisa e o conteúdo será filtrado de acordo. Por exemplo, você está no modo de exibição lista e digita a letra M. Se a opção Digitar automaticamente na caixa pesquisa estiver marcada, ao digitar o M, este será inserido no campo de Pesquisa e conteúdo da pastas será filtrado, automaticamente. A segunda opção é a opção Selecionar o item digitado no modo de exibição. Esta é a opção marcada por padrão. Se esta opção estiver selecionada, quando você digita uma letra, o Windows Explorer localiza o primeira arquivo ou pasta que inicia com aquela letra e o campo Pesquisa não é utilizado. Eu, particularmente, gosto mais de utilizar a primeira opção Digitar automaticamente na caixa de pesquisa, pois além de ser uma das novidades do Windows 7, me parece uma opção mais prática, a qual me ajuda a localizar o conteúdo desejado com mais facilidade.
  • Exibir arquivos NTFS criptografados ou compactados em cores: Esta opção vem marcada, por padrão. Com esta opção marcada, arquivos e pastas compactados serão exibidos com o nome em Azul. Arquivos e pastas criptografados serão exibidos com o nome em Verde. Para informações detalhadas sobre o sistema de arquivos NTFS, sobre compactação e sobre Criptografia de Pastas e Arquivos, consulte o Capítulo 7 deste livro.
  • Exibir informações sobre o tamanho dos arquivos nas dicas de pasta: Esta opção vem selecionada, por padrão. Este é um dos novos recursos do Windows 7, os quais eu mais gosto. Se esta opção estiver marcada (o que é o padrão), quando você passar o ponteiro do mouse sobre uma pasta e aguardar alguns instantes, será exibido um balão de informações sobre a pasta, no qual está incluso o tamanho total do conteúdo da pasta, conforme exemplo da Figura 3.25, onde deixei o mouse alguns segundos apontando para a pasta C:\Windows e foi exibido um balão de informações, dentre as quais consta o tamanho total da pasta.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 3.25 - O tamanho total da pasta sendo exibido.

  • Exibir o caminho completo na barra de títulos (somente tema clássico): Quando a opção Usar pastas clássicas do Windows estiver marcada, na guia Geral, se você marcar esta opção, sempre será exibido o caminho completo, no campo endereço. Por exemplo, se você estiver na pasta Memorandos, dentro da pasta Documentos do Chefe, a qual está no drive C:, se esta opção estiver marcada, será exibido o caminho completo: C:\Documentos do Chefe\Memorandos.
  • Iniciar as janelas de pastas em um processo separado: Esta opção vem desmarcada, por padrão. Esta opção pode ser utilizada para aumentar, ainda mais, a estabilidade do Windows 7. Ao marcar esta opção, cada janela do Windows Explorer ou do Computador, será aberta em uma processo separado da memória. Com isso, se houver problema em uma das janelas, ela poderá ser fechada, sem que as demais sejam afetadas (o que aconteceria se todas fossem abertas dentro do mesmo processo). Você deve usar essa configuração se seu computador falha com freqüência e você está tentando minimizar ou solucionar os problemas. Entretanto, saiba que este procedimento pode diminuir o desempenho do seu computador, pois cada novo processo aberto, consome recursos de memória e do processador, o que pode deixar o funcionamento do Windows mais lento.
  • Mostrar descrições pop-up para pastas e itens da área de trabalho: Esta opção vem selecionada, por padrão. Com esta opção marcada, sempre que você passa o ponteiro do mouse sobre um arquivo ou pasta da Área de trabalho, são exibidas informações em um balão de informações Para desativar a exibição destas informações, você deve desmarcar esta opção.
  • Mostrar letras da unidade: Esta opção vem selecionada, por padrão. Com esta opção marcada, além do rótulo de cada unidade, também é exibida a respectiva letra (C:, D:, E: e assim por diante). Se você quiser que seja exibido apenas o rótulo da unidade, sem que seja exibida a respectiva letra, desmarque esta opção.
  • Mostrar manipuladores de visualização no painel de visualização: Esta opção vem marcada, por padrão. Se esta opção for desmarcada, o conteúdo dos arquivos não será exibido no painel de visualização do Windows Explorer. Lembre-se que o Painel de Visualização mostra uma prévia do conteúdo do arquivo, para facilitar a identificação do que tem no arquivo. Use esta configuração para melhorar o desempenho do seu computador, caso você esteja com problemas de desempenho ou se você não quiser usar o painel de visualização. Em computadores mais antigos, com pouca memória (menos de 2 GB) de memória, pode haver problemas de desempenho em usar o Windows 7. Desabilitando esta opção, você reduz o consumo de memória e ajuda a melhorar um pouco o desempenho.

Nota: As opções Ocultar arquivos protegidos do Sistema Operacional (recomendado), Ocultar extensões de tipos de arquivos conhecidos e Pastas e arquivos ocultos foram vistas no exemplo prático, no começo deste tópico. Em caso de dúvidas sobre estas opções, volte ao exemplo prático e acompanhe os passos do exemplo novamente.

  • Restaurar janelas de pastas anteriores no logon: Esta opção vem desmarcada, por padrão. Para abrir, automaticamente, durante o próximo logon, as pastas que você estava usando ao desligar o Windows, você deve marcar esta opção Use esta configuração para ajudar a preservar seu trabalho de sessão para sessão e é útil se o seu trabalho exige que você abra determinadas pastas, logo após o logon. Marcando esta opção, o Windows Abrirá estas pastas para você, automaticamente, caso você não as tenha fechado manualmente, antes de desligar o computador.
  • Sempre mostrar ícones, nunca miniaturas: Esta opção vem desmarcada, por padrão. Ao marcar esta opção, não serão exibidas as visualizações dos arquivos, com uma prévia do arquivo, no Painel de Visualizações. A única justificativa de uso para essa configuração é se as visualizações de miniaturas estiverem deixando seu computador mais lento. Você obterá melhor desempenho usando ícones estáticos. Isso só irá ocorre se você estiver usando um computador antigo, com poucos recursos de hardware.
  • Sempre mostrar menus: Esta opção vem desmarcada, por padrão. Eu já havia comentado e utilizado esta opção no Capítulo 2. Ao marcar esta opção, o menu tradicional do Windows Explorer, com as opções Arquivos, Editar, Exibir, Ferramentas e Ajuda, passa a ser exibido, de maneira definitiva. Para voltar a ocultar o menu, você deve desmarcar esta opção.
  • Usar as caixas de seleção para selecionar itens: Esta opção vem desmarcada, por padrão. Ao marcar esta opção, o Windows 7 irá adicionar caixas de seleção aos modos de exibição de arquivos para facilitar a seleção de vários arquivos ao mesmo tempo, o que pode ser útil para usuários que sintam dificuldades em usar as teclas Ctrl e Shift, em conjunto com o mouse, para fazer a seleção de múltiplos arquivos ou pastas.
  • Usar Assistente de Compartilhamento (Recomendado): Se esta opção estiver marcada, o Windows utilizará um modo simplificado de compartilhamento, baseado no uso de um Assistente de Compartilhamento. Eu só recomendo o uso desta opção para usuários com pouco experiência. Para usuários com mais experiência, eu recomendo desmarcar esta opção, para ter um maior controle sobre a criação e administração de Compartilhamentos. Eu falarei mais sobre o compartilhamento de pastas no Capítulo 7 e para detalhes sobre o compartilhamento de impressoras em uma rede, consulte o Capítulo 8,

DICA: Caso você tenha feito algumas alterações nas configurações desta guia e deseja voltar as configurações padrão, ou seja, deseja reverter todas as opções para o padrão do Windows 7, basta clicar no botão Restaurar Padrões. Ao fazer isso, todas as opções voltarão a sua configuração padrão, com que estavam, logo após a instalação do Windows 7.

A seguir vamos aprender mais detalhes sobre a instalação e desinstalação de programas no Windows 7.

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!



Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI