[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 06 : Cap06_11
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 148 - Capítulo 06 - Administração e Configuração de Contas

Após criadas as contas de usuários, existe uma série de configurações e alterações que têm que ser feitas periodicamente. Por exemplo, pode acontecer de um usuário esquecer a sua senha. Neste caso você pode fazer o logon com uma conta com permissão de Administrador, configurar uma nova senha para o usuário e marcar a opção “Alterar senha no próximo logon”. Pode acontecer de um usuário não utilizar mais o computador, e neste caso você deve excluir a conta do usuário. Pode acontecer de um usuário afastar-se por algum período ao fim do qual ele voltará a usar o computador; neste caso você deve apenas desativar a conta do usuário e ativá-la quando ele estiver de volta. É possível renomear, excluir e alterar contas de usuário. É isto que aprenderemos nesta lição.

Vamos utilizar o console Gerenciamento do computador, para aprender a realizar as configurações/alterações relacionadas a contas de usuário. Veremos que, com este console, estas ações se tornam extremamente simples e são bem mais fáceis de serem localizadas, do que usando a opção Contas de Usuários, do Painel de Controle.

Exemplo Prático: Vamos fazer algumas alterações nas contas criadas anteriormente. A seguir descrevo os passos para chegar até a opção Usuários e grupos locais, no console Gerenciamento do Computador. Siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de controle. Na lista Exibir por, selecione a opção Ícones pequenos.

3.         Abra a opção Ferramentas Administrativas.

4.         Dentro das opções de Ferramentas Administrativas dê um clique duplo na opção Gerenciamento do computador.

5.         Se a opção Ferramentas do sistema estiver fechada, dê um clique na setinha para a direita, ao lado dela para abri-la.

6.         Nas opções abaixo de Ferramentas do sistema, dê um clique na setinha para a direita, ao lado da opção Usuários e grupos locais e clique na opção Usuários, para selecioná-la.

Nota: Os passos 1 a 6 foram utilizados para chegar até a opção Usuários e grupos locais. É através desta opção que temos acesso às diversas opções de configuração para as contas de usuários. Nos próximos exemplos, não vou repetir estes seis passos, e ao invés disso vou resumi-los com o seguinte passo:

1.         Acesse a opção Usuários e grupos locais do console Gerenciamento do computador.

Alterando a Senha de uma Conta de Usuário:

Pode acontecer de o usuário esquecer a sua senha. Neste caso o Administrador deve gerar uma nova senha.

Exemplo prático: Para alterar a senha de uma conta de usuários, siga os passos indicados a seguir:

1.         Acesse a opção Usuários e grupos locais do console Gerenciamento do computador.

2.         Dê um clique na opção Usuários. Será exibida uma lista com a relação de todas as contas de usuários cadastradas no computador.

3.         Clique com o botão direito do mouse na conta para a qual será definida uma nova senha.

4.         No menu de opções que é exibido dê um clique na opção Definir senha... Surge uma janela de aviso. Nesta janela é informado que poderá haver perda de informações do usuário e que estas perdas ocorrerão no próximo logon. O aviso salienta que somente deve ser realizada a troca quando o usuário esqueceu a senha, conforme indicado na Figura 6.13:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti
Figura 6.13 – Aviso quando o Administrador redefine a senha do usuário.

5.         Dê um clique no botão Prosseguir, para fechar o aviso. Surge a janela Definir senha para ‘nome do usuário’. Nesta janela são informadas as possíveis perdas que irão ocorrer com a troca da senha do usuário. Observe que a mais importante é a perda do acesso aos arquivos criptografados pelo usuário. Falaremos mais sobre criptografia no Capítulo 10.

6.         Digite a nova senha no campo Nova senha: e confirme-a no campo Confirmar senha e dê um clique no botão OK.

7.         Surge uma mensagem de aviso dizendo que a senha foi definida. Dê um clique no botão OK para fechar esta janela. Você estará de volta ao console Gerenciamento do computador.

Dica: Conforme já descrevi anteriormente, uma das novidades do MMC 3.0 é o painel ações. Quando você seleciona um objeto, como por exemplo, uma conta de usuário, você pode usar o painel Ações, para executar uma série de ações sobre o objeto selecionado. Por exemplo, selecione uma conta qualquer. Observe que no painel ações, tem a opção Usuários e abaixo desta opção, o link Mais Ações. Se você clicar neste link, será exibido um menu de ações, em relação aos Usuários em geral, com opções como Novo usuário..., Exibir, Exportar lista e assim por diante. Um pouco mais abaixo, tem o nome do usuário selecionado e mais um link Mais Ações. Se você clicar neste link, será exibido um menu de opções, com ações relacionadas ao usuário, tais como: Definir senha, Excluir, Renomear, Propriedades e assim por diante.

Renomeando uma Conta de Usuário:

Renomear uma conta de usuário pode ser uma solução útil na seguinte situação: Um determinado usuário, que trabalha como empregado temporário ou estagiário, utiliza uma conta para acessar o computador. Associada a esta conta estão uma série de permissões de acesso e também restrições de acesso a diversos recursos do computador e da rede, tais como pastas de arquivos e impressoras. Por exemplo, esta conta pode acessar determinadas pastas do computador mas tem o acesso negado a outras pastas. Agora imagine que chegou ao fim o período de estágio ou do trabalho temporário e esta pessoa será substituída e outra entrará no seu lugar. Ao invés de excluir a conta da pessoa que está saindo e criar uma nova conta para o funcionário que está chegando, podemos, simplesmente, renomear a conta já em uso e pedir para que o novo funcionário utilize esta conta. A grande vantagem de apenas renomear a conta é que, ao utilizar a conta renomeada, o novo funcionário terá exatamente as mesmas permissões que aquele que está saindo. Esta é uma solução interessante no caso em que o que está entrando realizará as mesmas funções do que o que está saindo. Se tivéssemos excluindo a conta do que está saindo e criado uma nova para o que está entrando, o Administrador teria que definir todas as permissões e demais configurações necessárias para a nova conta, o que seria bem mais trabalhoso.

Exemplo prático: Para renomear uma conta de usuário, siga os passos indicados a seguir:

1.         Acesse a opção Usuários e grupos locais do console Gerenciamento do computador.

2.         Dê um clique na opção Usuários. Será exibida uma lista com a relação de todas as contas de usuários cadastradas.

3.         Clique com o botão direito do mouse na conta a ser renomeada.

4.         No menu de opções que é exibido dê um clique na opção Renomear.

5.         Digite o novo nome e pressione Enter.

Nota: Ao utilizar o procedimento descrito anteriormente, somente o nome de logon (jsilva, mariax, etc.) será alterado. Além do nome de logon é importante alterar o nome completo. Para alterar o nome completo, na lista de usuários no console Gerenciamento do computador, dê um clique duplo na conta do usuário. Será exibida a janela de propriedades da conta do usuário. Dê um clique na guia Geral. Digite o novo nome completo, no campo Nome completo: Dê um clique no botão OK.

Excluindo uma Conta de Usuário:

Exemplo prático: Se você precisar excluir uma conta de usuário, siga os passos indicados a seguir:

1.         Acesse a opção Usuários e grupos locais do console Gerenciamento do computador.

2.         Dê um clique na opção Usuários. Será exibida uma lista com a relação de todas as contas de usuários cadastradas.

3.         Clique com o botão direito do mouse na conta a ser excluída.

4.         No menu de opções que é exibido dê um clique na opção Excluir.

5.         O Windows 7 exibe uma janela pedindo confirmação. Dê um clique no botão Sim e pronto, a conta do usuário será excluída.

MUITO IMPORTANTE: Internamente, para o Windows 7, cada usuário é representado por um número que é o SID (Security ID – Identificador de Segurança) do usuário. Este número é único para cada usuário ou grupo. Se você excluir um usuário, mesmo que você crie novamente o usuário, com o mesmo nome e com a mesma senha, o Windows 7 irá gerar um SID diferente. Com isso, mesmo criando o usuário com o mesmo nome de um usuário que foi excluído e com a mesma senha, para o Windows 7 é como se fossem usuários diferentes, pois têm diferentes SID. Com isso o novo usuário não terá acesso aos recursos (pastas compartilhadas, impressoras, etc.­­) que o antigo usuário tinha, pois embora o nome seja o mesmo, o SID é diferente e as permissões de segurança são definidas com base no SID e não no nome do usuário. Um dos erros mais comuns que ocorrem é o usuário formatar o HD e reinstalar o Windows 7 e depois não ter acesso as pastas com os seus arquivos de dados. Se você não criptografou a pasta, você tem a opção de usar o recurso de Take Ownership, o qual será descrito no Capítulo 7. Agora se você havia criptografado as pastas e arquivos e não fez uma cópia do Certificado do agente de recuperação, conforme descrevo no Capítulo 7, você pode esquecer os dados, pois não terá como recuperá-los. Na prática, o Windows 7 é muito mais estável e confiável do que as versões anteriores, tais como o Windows 95/98/Me. Nestas versões mais antigas, era comum ter que formatar o HD e instalar tudo novamente. Já no Windows 7 isso não ocorre, portanto não tem nada que justifique ter que formatar e reinstalar o Windows a todo instante e além disso existem várias ferramentas de recuperação de problemas, as quais você pode utilizar, ao invés de simplesmente formatar e instalar tudo de novo. Técnicos mais antigos e com pouco conhecimento, ainda hoje, mantém a mania de a qualquer problema mais grave, formatar e instalar tudo de novo. Desconfie seriamente de um técnico de suporte que disser para você que a única solução é formatar e instalar tudo de novo. Esta solução é adotada por amadores, com poucos conhecimentos técnicos.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI