[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 09 : 07
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 213 - Capítulo 09 - Criando e Expandindo um Volume Simples

Podemos criar um Volume simples, em qualquer espaço não alocado de um disco de Armazenamento dinâmico. Um Volume simples pode conter espaço não alocado de um único disco, possui uma letra de unidade atribuída ao Volume e pode ser formatado com FAT, FAT32 ou NTFS. Após criado, um Volume simples pode ser expandido somente com espaço do mesmo disco e somente se tiver sido formatado com NTFS. Um Volume simples aparece para o Windows 7 como um drive. Por exemplo F:, G:, etc.

Exemplo prático: Para criar um Volume simples siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador e abra o console personalizado Gerenciamento de discos, criado anteriormente. Caso exibida a janela de Controle de Contas do Usuário, pedindo que sua permissão para Continuar, clique em Sim.

2.         No painel da esquerda, dê um clique na opção Gerenciamento de disco para exibir as informações sobre os discos e partições disponíveis no computador. Localize uma partição com a barra de títulos preta e com a indicação Não alocado em um disco do tipo Disco dinâmico. No nosso caso vamos utilizar o Disco 0, onde está disponível um espaço não alocado de 218 GB.

3.         Para criar um novo Volume Simples, no espaço não alocado, dê um clique com o botão direito do mouse no espaço não alocado (clique com o botão direito no retângulo ande aparece a expressão “Não alocado”). No menu que surge, dê um clique na opção Novo Volume Simples... Será iniciado o Assistente para criação de um novo volume.

4.         A tela inicial é simplesmente uma mensagem informativa. Dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima tela do assistente.

5.         Nesta etapa do assistente, iremos definir se o volume irá ocupar todo o espaço disponível ou apenas parte dele. Nesta tela é exibido o espaço livre disponível para o volume, o tamanho mínimo e um campo para você informar o tamanho desejado para o volume que está sendo criado. No campo Tamanho da partição em MB, especifique o tamanho da nova partição, conforme indicado na Figura 9.15. Lembre que 1GB = 1024 MB. Para o nosso exemplo 50 GB = 51200 MB. Informe o tamanho e clique no botão Avançar para ir para a próxima tela do assistente.

6.         Nesta etapa do assistente devemos definir a letra de unidade que será associada com o volume que está sendo criado. Por padrão o Windows 7 sugere a primeira letra disponível para uso. Na lista Atribuir uma letra de unidade, selecione a letra desejada e dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima tela do assistente. No nosso exemplo vou selecionar a letra F:. Se esta letra não estiver disponível, selecione uma outra letra disponível.

7.         Nesta etapa do assistente, podemos definir uma série de detalhes a respeito do volume que está sendo criado. Podemos definir se vamos formatá-la ou não durante a criação do volume, qual o sistema de arquivos a ser utilizado. Se vamos ou não utilizar compressão de arquivos. Podemos definir um nome para a partição (Rótulo do volume). Configure as opções conforme indicado na Figura 9.12. Você também pode fazer uma formatação rápida, marcando a opção Executar uma formatação rápida. Se você quiser que o volume seja compactado, marque a opção Ativar compactação de arquivos e pastas.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.11 – Especificando o tamanho da partição.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.12 – Especificando as informações para a formatação do Volume.
Dica: Caso você não formate o volume no momento de criação do volume, podemos formatá-lo facilmente depois. Para isso basta abrir o Computador ou o Windows Explorer, clicar com o botão direito do mouse sobre o volume não formatado e, no menu que surge, dê um clique na opção Formatar. Surge uma janela como a indicada na Figura 9.12, onde você pode especificar os detalhes para a formatação do volume.

8.         Dê um clique no botão Avançar, para ir para a tela final do assistente. Nesta tela é exibido um resumo com as opções que você escolheu nos diversos passos do assistente. Caso você queira alterar alguma informação, basta utilizar o botão Voltar.

9.         Dê um clique no botão Concluir para finalizar a criação e formatação da volume. O Windows 7 demora um tempo formatando o volume. Enquanto o volume ­­estiver sendo formatado aparecerá a expressão Formatação.Uma vez concluído o processo de formatação, será exibido um volume F:, de 50 GB, formatado com o sistema de arquivos NTFS e com o nome BackupDados.

Nota: Observe ainda que somente restaram 168,37 GB (218,37 – 50) de espaço não alocado no Disco 0.

Nota: Observe que, ao concluir a formatação, a palavra Íntegro é exibida abaixo do tamanho do volume. Volumes são exibidos com uma cor diferente da cor utilizada para partições primárias em discos básicos. As cores utilizadas pelo gerenciador de discos são descritas na legenda, na parte de baixo da janela.

10.       Abra o Computador (Iniciar -> Computador) e observe que, no grupo Unidades de disco rígido, já aparece o drive F:, com o rótulo BackupDados. Este é volume de 50 GB recém-criado. Dê um clique no drive F: para selecioná-lo. Observe na seção Detalhes, na parte de baixo da janela, que o sistema de arquivos é informado como NTFS. Também é informado o tamanho total e o espaço livre. Feche o Computador.

11.       Mantenha o console Gerenciamento de discos aberto, pois iremos utilizá-lo nos próximos exemplos.

No próximo exemplo aprenderemos a expandir um volume simples. Expandir um volume significa adicionar mais espaço a um volume já existente. Ao expandir um volume, o espaço total do volume é igual à soma dos vários espaços que formam o volume expandido.

Exemplo prático: Para expandir um Volume simples siga os passos indicados a seguir:

1.         Com o console para Gerenciamento de disco ainda aberto (o qual você deve ter mantido aberto no exemplo anterior), dê um clique com o botão direito do mouse no volume a ser expandido. No menu que surge dê um clique na opção Estender volume.... Será aberto o Assistente para extensão de volumes.

2.         A primeira tela é simplesmente informativa, dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima etapa  do assistente.

3.         Na segunda etapa do assistente, o Windows 7 exibe qual o tamanho máximo que você pode adicionar ao volume. Este tamanho é a soma dos espaços não alocados disponíveis. Se você tiver espaço não alocado em outros discos, pode utilizar o botão Adicionar para acessar os demais discos disponíveis. Vamos aumentar o volume em mais 10 GB (10 GB = 10240 MB). Para isso marque as opções conforme indicado na Figura 9.13:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 9.13 –Estendendo o volume em mais 512 MB.

4.         Dê um clique no botão Avançar para ir para a tela final do assistente.

5.         Na tela final, o Windows 7 exibe as opções escolhidas nos passos anteriores. Caso deseje alterar alguma opção, utilize o botão Voltar.

6.         Dê um clique no botão Concluir para estender o volume em mais 10 GB. Com isso o nosso Volume simples deve estar com 60 GB, 10 GB da criação original mais 10 GB que foram adicionados ao estender o volume.

7.         Feche o console Gerenciamento do computador.

Exercício: Caso você tenha espaço não alocado disponível em um disco de Armazenamento dinâmico, crie um Volume simples que ocupa metade do espaço não alocado. Depois tente expandir o volume criado, adicionando mais uma parte do espaço não alocado restante.

Nota: Cabe salientar que somente é possível estender volumes formatados com o sistema de arquivos NTFS. É possível estender um volume sem que haja perda de dados.

Novidade introduzida no Windows Vista e presente no Windows 7: É possível reduzir o espaço usado por volumes simples ou estendidos encolhendo-os em espaço livre contíguo no fim do volume. Por exemplo, se você descobrir que precisa de um volume adicional mas não tem discos adicionais, é possível encolher um volume existente para criar novo espaço não alocado que poderá, em seguida, ser usado para a criação de um novo volume. Quando você encolhe um volume, quaisquer arquivos comuns são automaticamente realocados no disco para criar o novo espaço não alocado. Não há necessidade de reformatar o disco para encolher a partição. Esta é uma novidade muito bem vinda no Windows Vista e que está também presente no Windows 7, pois nas versões anteriores, não era possível reduzir o tamanho de um volume, sem fazer um backup, recriar o volume com o novo tamanho e restaurar o Backup. Para executar uma operação de reduzir o tamanho de um volume, você deve fazer o logon com permissão de Operador de Backup ou de Administrador.

Exemplo prático: Para reduzir o tamanho de um volume siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador e abra o console personalizado Gerenciamento de discos, criado anteriormente. Caso exibida a janela de Controle de Contas do Usuário, pedindo que sua permissão para Continuar, clique em Sim.

2.         No painel da esquerda, dê um clique na opção Gerenciamento de disco para exibir as informações sobre os discos e partições disponíveis no computador. Clique com o botão direito do mouse no Volume cujo tamanho total você deseja reduzir.

3.         No menu de opções que é exibido clique em Diminuir Volume... No meu exemplo, vou reduzir o drive F:, criado nos exemplos anteriores, de 60 GB para 40 GB, ou seja, farei uma redução de 20 GB no tamanho do volume F: (20 GB = 20480 MB).

4.         Será exibida a janela Diminuir F: (ou a letra que estiver associada ao volume que terá o tamanho reduzido). Nesta janela você tem o campo Digite o espaço a diminuir em MB. Este campo já vem preenchido com o tamanho máximo possível para redução do volume. Digite o valor desejado, que para o nosso exemplo é de 20480 MB. Ou seja, após a redução, o volume passará de 60 GB para 40 GB.

5.         Informe o espaço a ser reduzido, no campo Digite o espaço a diminuir em MB e clique no botão Diminuir. O volume será reduzido de acordo com as informações que você preencheu.

Mais algumas observações sobre a redução do tamanho de volumes:

  • Ao encolher um volume, arquivos que não podem ser movidos (por exemplo, o arquivo de paginação ou a área de armazenamento das cópias de versões anteriores dos arquivos) não são automaticamente realocados e não é possível reduzir o espaço alocado além do ponto em que os arquivos que não podem ser movidos estão localizados. Se você precisar encolher ainda mais a partição, mova o arquivo da página para um outro disco, exclua as cópias de versões anteriores, encolha o volume e mova o arquivo da página de volta para o volume.
  • Se o número de clusters defeituosos detectados pelo remapeamento de clusters defeituosos for muito grande, não será possível encolher o volume. Se isso ocorrer, será necessário considerar mover os dados e substituir o disco.

Nota: Somente é possível encolher volumes simples ou volumes estendidos. Não é possível reduzir o tamanho de outros tipos de volumes.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI