[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 13 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 292 - Capítulo 13 - Preparação do Servidor IIS para Rodar os Exemplos

Neste item vamos criar uma pasta chamada C:\Exemplos. Dentro desta pasta vamos criar uma sub-pasta para outros assuntos, tais como: documentos, aplicativos e assim por diante. Depois aprenderemos a tornar esta pasta, parte integrante do servidor IIS (tecnicamente vamos “tornar a pasta um diretório virtual do IIS”). Não são todas as pastas de um servidor que podem ser acessadas através do IIS.

Criando a Estrutura de Pastas e Subpastas para os Exemplos deste Capítulo:

Exemplo Prático: Utilizando o Windows Explorer, crie uma estrutura de pastas e sub-pastas, conforme indicado a seguir.  É importante que você não utilize acentos para o nome das sub-pastas.

Nota: Estou utilizando o drive C:. Você pode utilizar qualquer um dos drives disponíveis no seu computador.

  • C:\exemplos\aplicativos
  • C:\exemplos\documentos

Agora vamos fazer com que a pasta exemplos (e conseqüentemente, todas as suas sub-pastas) passem a fazer parte do servidor IIS. O computador que estou utilizando para os exemplos tem o nome de microescritor. Para acessar a página inicial deste servidor, dentro da minha rede, utilizo o seguinte endereço: http://microescritor. Substitua microescritor pelo nome do computador que você estiver utilizando para acompanhar os exemplos deste livro.

Ao instalar o IIS por padrão a pasta C:\Inetpub\wwwroot é definida como a pasta home. Dentro da pasta home, um arquivo é definido como o arquivo padrão. Quando um usuário acessa o computador, simplesmente especificando o seu endereço, como por exemplo: http:// microescritor, será carregado o arquivo padrão, da pasta home. Outras pastas podem ser criadas e definidas para fazerem parte do servidor IIS. Esta pastas são conhecidas como pastas virtuais. Aprenderemos a criá-las logo em seguida. Também veremos como fica o endereço de acesso para as pastas virtuais e para arquivos contidos nestas pastas.

Tornando a Pasta Exemplos Parte do Servidor IIS – uma Pasta Virtual que fará parte do servidor IIS e poderá ser acessada via Navegador:

Agora vamos aprender passo a passo como tornar a pasta exemplos (e as suas sub-pastas), parte integrante do servidor IIS. Para isso utilizaremos o console “Gerenciador do Serviços de Informações da Internet (IIS)”, do Windows 7. Este console, que está disponível dentro das Ferramentas Administrativas do Painel de Controle, nos dá acesso a todas as opções de configuração e administração do IIS.

Exemplo Prático: Para tornar a pasta C:\Exemplos parte do servidor IIS microxp01, configurando-a como uma Pasta Virtual, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador.

2.         Abra o Painel de Controle (Iniciar -> Painel de Controle) e na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

 

3.         Abra a opção Ferramentas Administrativas.

 

4.         Dentro das Ferramentas Administrativas, abra a opção: Gerenciador do Serviços de Informações da Internet (IIS). Será aberta a janela Gerenciamento do Serviços de Informações da Internet, conforme indicado na Figura 13.14:

 

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 13.14 – O console Gerenciamento do Serviços de Informações da Internet.

5.         Antes de continuarmos com o nosso exemplo prático, vamos aprender a usar a interface deste console, pois ela mudou bastante em relação as versões anteriores. Observe que é um console com as partes tradicionais de todo console do MMC. Na esquerda, um painel de opções. Quando você seleciona uma opção do lado esquerda, o conteúdo da opção selecionada é exibido no painel central do console. E no lado direito o painel Ações. Observe na parte central do console, que temos uma lista dos recursos disponíveis no IIS. Esta lista, por padrão, está agrupada por categorias. Primeiro temos as opções de configuração do ASP.NET, depois opções de FTP, depois Gerenciamento e por fim as opções do IIS. Você pode fazer o agrupamento por categoria ao invés de agrupar por área. Para isso basta clicar na setinha para baixo, ao lado da opção Área e, no menu de opções clicar em Categoria. Observe que as opções do painel central são agrupadas de maneira diferente, onde são criadas categorias tais como: Componentes do servidor, Implantação de Aplicativo, Manutenção e Diagnóstico, Recursos de HTTP, Segurança e assim por diante. Você também tem a opção de não agrupar. Para isso, basta clicar na setinha para baixo ao lado de Agrupar por e no menu de opções clicar em Nenhum Agrupamento. Neste caso serão exibidas todas as opções disponíveis, sem que estejam agrupadas em categorias ou áreas. Você também pode acessar os comandos de agrupamento usando o menu Exibir -> Agrupar por. No menu Exibir, você também pode mudar a forma de exibição das opções. Usando o menu Exibir -> Exibir, você tem as seguintes opções de exibição: Detalhes, Ícones, Lado a lado e Listar. Por fim, ainda na tela inicial do console de Administração do IIS 7.0, na parte de baixo você tem as opções Exibição de Recursos (que é a visão selecionada por padrão) e Exibição de Conteúdo. Você pode usar a opção Exibição de Conteúdo, para exibir somente o conteúdo do servidor IIS, tais como as pastas virtuais, servidores de HTTP e FTP e assim por diante. Muito bem, após esta breve explanação sobre o console de administração do IIS 7.0, vamos continuar com o nosso exemplo prático, onde criaremos uma pasta virtual, associada a pasta C:\Exemplos

6.         Na parte de baixo da janela, clique na Guia Exibição de Conteúdo, pois utilizaremos esta exibição nos nossos exemplos.

7.         No painel da esquerda, dê um clique na setinha para a direita, ao lado do nome do computador (MICROESCRITOR no nosso exemplo), para exibir as opções disponíveis. No exemplo da Figura 13.14, o nome do computador é MICROESCRITOR. Feito isso, são exibidas as opções Pools de Aplicativos e Sites.

8.         Dê um clique na setinha para a direita, ao lado da opção Default Web Site, para expandir esta opção. As opções que aparecem são as pastas que já fazem parte do site. Por padrão a pasta home é definida como sendo C:\Inetpub\wwwroot. A pasta home do serviço de ftp é definida como sendo c:\inetpub\ftproot.

9.         Dê um clique com o botão direito do mouse sobre Default Web Site. No menu que é exibido dê um clique na opção Adicionar Diretório Virtual...

10.       Será exibida a janela Adicionar Diretório Virtual, na qual você precisa definir um nome (Alias), para esta pasta virtual. Este nome fará parte do endereço para acessar a referida pasta, conforme veremos mais adiante. Utilizaremos o mesmo nome da pasta: exemplos. Porém não é obrigatório que utilizemos o mesmo nome. Por questão de facilidade de administração e gerenciamento, sempre utilizo nomes iguais para o nome da pasta no disco rígido e o nome utilizado pelo IIS. Nesta janela você também deve informar o caminho físico até a pasta. No nosso exemplo é C:\Exemplos. Digite C:\Exemplos, no campo Caminho físico. Sua janela deve estar conforme indicado na Figura 13.15:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 13.15 – Criando o Diretório Virtual – Exemplos.

11.       Dê um clique em OK para criar o Diretório Virtual Exemplos. Você estará de volta ao Gerenciador do Serviços de Informações da Internet.

12.       Observe que um novo diretório virtual chamado Exemplos já aparece como parte integrante do servidor IIS, conforme indicado pela Figura 13.16. Caso o diretório virtual Exemplos ainda não apareça na listagem, pressione a tecla F5 para atualizar a listagem. Clique na setinha para a direita ao lado de Exemplos e observe que as sub-pastas Aplicativos e Documentos também são exibidas.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 13.16 – O Diretório Virtual Exemplos e suas subpastas.

13.       Feche o Gerenciador do Serviços de Informações da Internet (IIS).

Nota: Uma vez criado o diretório virtual Exemplos, o qual está associado à pasta C:\Exemplos, como posso acessar o conteúdo que for colocado dentro deste diretório, ou em uma das suas sub-pastas? Por exemplo, se eu colocar um arquivo chamado avisos.htm no diretório virtual Exemplos, qual o endereço que os usuários devem utilizar para acessar a página avisos.htm?

A resposta para a questão acima é bastante simples, bastando que entendamos como são formados os endereços em um servidor como o IIS. No nosso exemplo, o endereço do servidor é Http://microdoescritor  Ao digitarmos este endereço, acessaremos a página principal do servidor que, por padrão, está na pasta C:\Inetpub\wwwroot, conforme descrito anteriormente. Vamos supor que, dentro do diretório Exemplos, fosse colocada uma página chamada avisos.htm; como faríamos para acessar esta página, através do Navegador? O endereço da página em questão seria o seguinte:

http://microescritor/exemplos/avisos.htm

A Figura 13.17 descreve em detalhes a formação de um endereço em um servidor com o IIS:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 13.17 – A formação de endereços no servidor IIS.

Observe que primeiro vem o nome do servidor, depois o nome do diretório virtual e, finalmente, o nome da página a ser acessada.

Nota: Como é que fica o endereço, quando eu quero acessar uma página que está dentro de uma sub-pasta do diretório virtual exemplos?

Seguindo o mesmo raciocínio anterior, fica fácil responder a pergunta anterior. Vamos supor que você queira acessar uma página chamada cep.asp, que está na sub-pasta aplicativos, a qual está no diretório virtual exemplos. Como fica o endereço para acessar esta página? A Figura 13.18 responde esta questão:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 13.18 – A formação de endereços em sub-pastas do diretório virtual, no servidor IIS.

Nota: Nos exemplos das figuras 13.17 e 13.18, ao invés do nome http://microescritor, estou usando o nome completo http://microxp01.groza.com. Porém o raciocínio e a lógica é sempre a mesma, independente do nome do servidor. No nosso exemplo, o acesso a página cep.asp, que está dentro da subpasta aplicativos, dentro do diretório virtual exemplos, a qual faz parte do servidor microescritor, ficaria da seguinte forma:

http://microescritor/exemplos/aplicativos/cep.asp

Simples e lógico, não é mesmo??

Com isso, podemos ver que existe uma lógica bem definida para a formação dos endereços. Apenas para confirmar, vamos dar mais alguns exemplos de formação de endereços. Considere os casos abaixo indicados:

  • Qual o endereço de uma página chamada teste.htm, gravada na pasta Documentos?

Resposta: http://microescritor/exemplos/documentos/teste.htm

  • Qual o endereço de uma página chamada cadastro.asp, gravada na pasta Aplicativos?

Resposta: http://microescritor/exemplos/aplicativos/cadastro.asp

É importante que você entenda bem a maneira como o servidor IIS constrói os endereços de acesso para as páginas gravadas em seus diretórios virtuais. Observe que o diretório virtual é simplesmente um nome que nos leva até o diretório real, gravado no disco. Podemos criar diversos diretórios virtuais, em um único servidor IIS.

Uma vez criada uma estrutura de diretórios virtuais é só criar as páginas com o conteúdo a ser disponibilizado para os usuários da rede. Para a criação de páginas HTML simples você pode utilizar o Microsoft Word, o qual é capaz de converter para HTML diversos formatos de documentos. Para páginas mais sofisticadas você pode utilizar editores específicos como o FrontPage da Microsoft ou o DreamWeaver da Adobe.

Tudo o que foi visto para o serviço HTTP também é válido para o serviço de ftp. Por exemplo, você pode criar uma pasta C:\pub e associar a esta pasta um diretório virtual de ftp chamado pub. Para acessar o conteúdo desta pasta, o usuário utiliza o seguinte endereço:

ftp://microescritor/pub

Para criar uma pasta virtual de ftp você utiliza Gerenciador do Serviço de Informações Da Internet (IIS). Também é possível configurar o nível de acesso a uma pasta de ftp, como por exemplo: somente leitura ou leitura e escrita.

Com estas configurações o seu computador já está configurado para atuar como um servidor HTTP e um servidor de ftp básico. Você pode criar novos diretórios virtuais a adicionar conteúdo. Depois é só criar uma página principal onde são colocados os links para o conteúdo disponível.

A seguir veremos mais algumas configurações do IIS. Veremos configurações para que possamos personalizar o servidor IIS, bem como configurações de segurança.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI