[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 14 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 303 - Capítulo 14 - Monitoramento do Processador e da Memória RAM

Neste tópico aprenderemos a utilizar o console Monitor de Desempenho. Também iremos monitorar alguns contadores dos objetos Memória e Processador. Na sequencia veremos diversos detalhes sobre a utilização do console Monitor de Desempenho. Este console, por padrão, já vem configurado para carregar o Snap-in para medição de desempenho.

Nota: No Windows NT Server 4.0 existe um programa chamado Performance Monitor, o qual é utilizado para a monitoração de desempenho. A partir do Windows 2000 está disponível o console Desempenho, o qual também está disponível no Windows Server 2003 e no Windows XP. Agora, com o Windows 7 (na verdade desde o Windows Vista), este console foi completamente remodelado e denominado de Monitor de Desempenho (no Windows Vista tinha o nome de Monitor de Desempenho e Confiança). Vamos à prática.

Exemplo Prático: Para monitorar o uso da memória e do processador do seu computador, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador, ou com uma conta do tipo Administrador do computador.

2.         Abra o Painel de Controle e no menu Exibir por selecione a opção Ícones pequenos. Abra a opção Ferramentas Administrativas. Dentro das Ferramentas Administrativas, abra o console Monitor de Desempenho. Será aberto o console Monitor de Desempenho, conforme já indicado anteriormente, na Figura 14.9.

 

3.         Observe que, por padrão, na tela de abertura do console, são exibidos dados que monitoram os principais recursos do computador, tais como Processador (CPU), Disco, Rede e Memória. No lado esquerdo, na árvore de opções, clique na opção Desempenho do Sistema (esta opção está dentro da opção Ferramentas de Monitoramento). Será exibido um gráfico onde está sendo monitorado o contador %  Tempo do processador, conforme exemplo da Figura 14.10.

 

4.         Para ocultar novamente este gráfico clique na opção Desempenho, no painel da esquerda. Você estará de volta a tela inicial do Monitor de Desempenho.

5.         Nesta tela inicial ainda temos links, na parte de baixo, para uma série de recursos relacionados com o monitoramento do desempenho e confiança do sistema: Usando o Monitor de Desempenho, Trabalhando com Relatórios do Monitor de Desempenho e Agendar e Gerenciar Dados

Nota: Conforme já descrito anteriormente, neste console, no painel da esquerda, temos a opção Desempenho do Sistema, que é onde adicionaremos contadores para a memória e para o processador. As demais opções serão vistas nas próximas lições.

6.         Se a opção Ferramentas de Monitoramente não estiver aberta, clique na setinha para a direita, para abri-la e exibir as opções disponíveis. Nas opções disponíveis, dê um clique na opção Desempenho do Sistema, para selecioná-la. Será exibida a tela Desempenho do Sistema, indicada na Figura 14.10. Por padrão somente um contador é exibido: %Tempo do Processador. Para o nosso exemplo, vamos excluir este contador e iniciar do zero. Na parte de baixo da janela clique no nome do contador e pressione Del. Pronto, o contador é excluído e vamos iniciar do zero.

 

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 14.10 – Informações sobre o uso do Processador.

7.         Dê um clique no botão Adicionar na barra de ferramentas – botão com um sinal de + verde na barra de ferramentas ou pressione Ctrl+I. Será exibida a janela Adicionar contadores, na qual podemos selecionar objetos e adicionar os contadores a serem monitorados, conforme indicado na Figura 14.11:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 14.11 – Janela para adicionar os contadores a serem monitorados.

Na lista da esquerda são exibidos todos os objetos disponíveis. Nesta lista você pode selecionar um objeto do qual serão adicionados contadores para serem monitorados. Para exibir a lista de contadores de um objeto, dê um clique duplo no respectivo objeto. Feito isso, serão exibidos os contadores relacionados ao objeto, logo abaixo do respectivo objeto. Para voltar a ocultar a lista de contadores de um objeto, basta dar um clique duplo no respectivo objeto.

Um mesmo contador pode ter uma ou mais instâncias. Por exemplo, ao selecionar o contador %tempo do processador, em um computador com dois processadores, na lista Instância do objeto selecionado, serão exibidas as duas instâncias do referido contador, uma para cada processador. Você pode monitorar somente uma das instâncias ou ambas.

Nota: Um detalhe interessante é que, no mesmo console, você pode monitorar contadores de um ou mais computadores. Por exemplo, você pode monitorar a utilização do processador de dois ou mais computadores da rede, utilizando um único console Monitor de Desempenho. Para isso, na janela da Figura 14.11, digite o nome do computador no campo “Selecionar contadores do computador”. Digite o nome no formato \\NomeDoComputador. Ao digitar o nome e pressionar Enter serão exibidos os objetos do referido computador. Selecione um ou mais contadores. Você pode fazer isso para os diversos computadores que serão monitorados. Com isso, em um mesmo console, você irá monitorar contadores de diferentes computadores da rede.

8.         Dê um clique duplo no objeto Processador, para exibir a lista de contadores deste objeto. Na listagem de contadores que é exibida abaixo do objeto Processador, marque o contador % tempo de processador. Para ver uma explicação detalhada sobre o que significa este contador, marque a opção Mostrar descrição, na parte de baixo da janela. Será exibida uma janela com a descrição do contador selecionado, bem na parte de baixo da janela Adicionar contadores.

Nota: Veja que no campo “Selecionar contadores do computador”, já vem, por padrão, o nome do computador local, onde foi aberto o console de desempenho. Podemos monitorar o desempenho de outros computadores da rede. Por exemplo, para acessar contadores de um computador chamado SERVER2, basta digitar \\SERVER2, no campo “Selecionar contadores do computador” e teclar Enter. Em poucos instantes o Windows 7 exibe uma listagem com os contadores do computador a ser monitorado, desde que você esteja logado com uma conta que tenha as devidas permissões no computador SERVER2. Podemos adicionar para monitoração contadores de diferentes computadores, conforme já descrito anteriormente. Por exemplo, podemos adicionar o percentual de ocupação do processador para os diversos servidores da rede, de tal forma a determinar qual ou quais estão com utilização excessiva do processador.

9.         Para adicionar o contador selecionado, no nosso exemplo o contador 5 tempo de processador, clique no botão Adicionar. Observe que o contador % tempo de processador já aparece na listagem Contadores adicionados, no lado direito da janela Adicionar contadores.

10.       Agora vamos adicionar um contador para a memória. Dê um clique duplo no objeto Processador, para ocultar a lista de contadores deste objeto. Localize o objeto Memória e dê um clique duplo neste objeto, para exibir os contadores disponíveis. Logo abaixo do objeto Memória, serão exibidos os contadores disponíveis para este objeto. Dê um clique no contador “% de bytes confirmados em uso”, clique no botão Adicionar e depois dê um clique no botão Fechar. Você estará de volta ao console Desempenho, sendo que agora os dois contadores que você adicionou já estão sendo monitorados, conforme mostrado pelo gráfico da Figura 14.12:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 14.12 – Um contador do processador e outro da memória sendo monitorados.

11.       Observe que o processador teve picos de até 80% de utilização. Já a memória tem se mantido em torno de 50%. Existem alguns indicadores que podem nos levar a certas conclusões interessantes. Por exemplo, se a taxa de utilização do processador permanecer por longos períodos de tempo, sempre próxima ou superior a 80%, pode ser um indicativo de que o processador é um gargalo para o sistema. O processador deve ser substituído por um processador mais rápido, ou a utilização de mais do que um processador deve ser considerada. Lembrando que o Windows 7 é capaz de trabalhar com até dois processadores. Por outro lado picos de 100% são perfeitamente normais. Quando você abre um aplicativo é normal que a utilização do processador chegue próxima dos 100% ou até mesmo atinja os 100%. O que não pode acontecer é uma alta taxa de utilização permanente. No nosso exemplo a utilização da memória (em torno de 50%) está em um patamar aceitável. Até 65% seria um valor bastante razoável.

12.       Diversas informações são fornecidas pelo console Desempenho, para cada um dos contadores que estão sendo monitorados. Observe que cada um dos contadores possui um gráfico com cor diferente. No nosso exemplo a linha vermelha é a do contador de memória e a verde é a do Processador. Na parte de baixo do console, ao clicarmos em um contador, iremos selecioná-lo. Observe que logo abaixo do gráfico são exibidas diversas informações, dependendo do contador selecionado. Ao selecionarmos o contador Porcentagem de tempo do processador (% tempo de processador), por exemplo, são exibidas diversas informações, tais como: valor médio, valor mínimo, valor máximo e assim por diante.

13.       Para adicionar novos contadores, basta utilizar novamente o botão Adicionar (botão com um sinal de + verde) ou pressionar Ctrl+I.

14.       Quando estamos monitorando diversos contadores, pode ser útil pôr em destaque o contador selecionado. Para isso basta pressionar Ctrl+H, que o contador selecionado na parte de baixo da janela será posto em destaque, isto é, ficará com a linha do gráfico mais espessa e destacada, na cor preta. Para retirar o destaque do contador, basta pressionar Ctrl+H novamente, estando o contador selecionado na parte de baixo da janela.

16.       Você pode excluir um contador, simplesmente clicando no contador, na parte de baixo do console para selecioná-lo e depois pressione a tecla Delete.

17.       Podemos alterar diversas propriedades tais como cor da linha, cor de fundo, exibir uma grade de referência, etc. Para acessar estas propriedades, dê um clique com o botão direito do mouse sobre qualquer parte do gráfico. No menu que surge clique em Propriedades.

18.       Será exibida a janela Propriedades do Monitor de sistema, onde através das guias Geral, Fonte, Dados, Gráfico e Aparência, podemos alterar diversas propriedades da exibição do gráfico de desempenho. No exemplo da Figura 14.13, foram incluídas grades de referência. Esta configuração é feita através da guia Gráfico, da janela de Propriedades do gráfico.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 14.13 – Alterando as propriedades do gráfico e incluindo grades de referência.

19.       Feche o console Monitoração de Desempenho e Confiança.

Exercício: Abra novamente o console Monitoração de Desempenho e adicione alguns contadores do processador e da memória. Adicione os contadores Interrupções por segundo e %Tempo privilegiado, para o objeto Processador. Utilize ao opção Mostrar descrição para ver a descrição destes contadores. Altere algumas propriedades do gráfico. Altere o campo Atualizar automaticamente a cada, de 1 segundo para 2 segundos. Este campo é acessível através da guia Geral das propriedades do gráfico. Para acessar as propriedades clique com o botão direito do mouse sobre qualquer local do gráfico, e no menu que surge dê um clique na opção Propriedades.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI