[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 14 : 07
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 304 - Capítulo 14 - Monitoramento do Sistema de Discos

Nesta lição iremos monitorar alguns contadores dos objetos Disco físico e Disco lógico. É importante lembrar que o objeto Disco físico se refere a um disco como um todo, independente das partições ou volumes que façam parte do disco. Já o objeto Disco lógico, refere-se às partições ou volumes, independente de estarem localizadas em um único disco, ou distribuídas ao longo de vários discos, como no caso de um Volume RAID-5.

Nota: Também nunca é demais lembrar que no Windows NT (versão ainda em uso em algumas empresas) os contadores para os objetos Disco físico e Disco lógico estão desabilitados, por padrão. O objeto Disco lógico nem sequer aparecia na listagem de objetos. O objeto Disco físico aparecia na listagem, mas se você adicionar alguns dos seus contadores, estes ficariam sempre em zero, uma vez que estavam desabilitados. Para habilitar os contadores para os objetos Disco físico e Disco lógico, no Windows NT 4.0, era necessário executar o seguinte comando: diskperf –y e reinicializar o computador para que os contadores sejam habilitados. No Windows 7 não é necessário este procedimento, pois os contadores,tanto para disco físico quanto para disco lógico, estão habilitados automaticamente.

Agora vamos monitorar alguns contadores dos objetos Disco físico (PhysicalDisk) e Disco lógico (LogicalDisk).

Nota: Para o exemplo proposto estou utilizando um computador com três discos C:, E: e F: Em cada disco existe um único volume, o qual ocupa todo o espaço do disco. É possível criar mais de um volume (disco lógico) em um mesmo disco físico. Por exemplo, poderíamos dividir um disco de 40 GB em dois volumes de 20 GB. A cada volume estaria associada uma letra, como por exemplo: C: e F: No caso do computador que estou utilizando como exemplo, instalei o segundo disco após ter instalado o drive de CD-ROM. Com isso o primeiro volume ficou como C:, o drive de CD-ROM como D: ,o segundo volume como E: e o terceiro como F:

Exemplo Prático: Para monitorar a atividade do sistema de discos, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador, ou com uma conta do tipo Administrador do computador.

2.         Abra o Painel de Controle e no menu Exibir por selecione a opção Ícones pequenos. Abra a opção Ferramentas Administrativas. Dentro das Ferramentas Administrativas, abra o console Monitor de Desempenho.

 

3.         No painel da esquerda, clique na opção Desempenho do Sistema, para marcá-la. Se houver algum contador sendo monitorado, clique para marcá-lo na parte de baixo da janela e pressione Del, para excluir o contador. Exclua todos os contadores que já estiverem presentes e sendo monitorados.

4.         Dê um clique no botão Adicionar na barra de ferramentas – botão com um sinal de + verde ou pressione Ctrl+I. Será exibida a janela Adicionar contadores, na qual podemos adicionar os contadores que serão monitorados, janela esta já descrita anteriormente.

5.         Na lista de objetos disponíveis, localize e selecione o objeto PhysicalDisk (este objeto aparece com o nome em Inglês, mesmo na versão do Windows 7 em Português). Dê um clique duplo neste objeto, para exibir a lista de contadores disponíveis. Observe na parte de baixo da janela que será exibida uma listagem com os discos instalados no seu computador e as partições (ou volumes no caso de discos de Armazenamento dinâmico) criadas em cada um dos discos. No exemplo da Figura 14.14, temos três discos: Disco 0, Disco 1 e Disco 2. O espaço do Disco 0 é todo ocupado pelo Volume C:. Já o espaço do Disco 1 é todo ocupado pelo volume E: e o espaço do Disco 2 é todo ocupado pelo volume F: Observe que também temos uma instância _Total. A instância _Total é utilizada para monitorar a atividade somada de todos os discos do sistema, para o contador selecionado. Por exemplo, se você selecionar o contador Gravações em disco por segundo (Disk Writers/Sec) e selecionar a instância total, estará monitorando a atividade total combinada de escrita para todos os discos do computador.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 14.14 – Monitorando o objeto Disco físico – Physical Disk.

6.         Na listagem de contadores do objeto PhysicalDisk, selecione o contador Gravações de disco/s (Disk Writers/Sec). Este contador é uma medida da frequência das operações de gravação em disco. Ele irá indicar a atividade de gravação de informações no disco.

7.         Na caixa de listagem Instâncias do objeto selecionado, na parte de baixo da janela, temos a opção de definir se queremos monitorar todos os discos físicos (_Total), ou somente alguns deles. Esta caixa exibe todas as ocorrências do objeto Disco físico, isto é, exibe todos os discos instalados no computador. Para monitorarmos apenas o Disco 0, clique sobre a opção 0 C: para selecionar esta instância do contador Gravações de disco/s (Disk Writers/Sec). No nosso exemplo vamos monitorar a atividade do Disco 0. Clique em Disco 0.

Dica: Caso existam vários discos e você queira monitorar apenas alguns deles, você deve selecionar apenas os discos a serem monitorados antes de clicar no botão Adicionar. Para selecionar os diversos discos a serem monitorados, pressione a tecla Ctrl e vá clicando nos discos a serem monitorados. À medida que você for clicando, os discos serão selecionados.

8.         Dê um clique no botão Adicionar, para incluir este contador para monitoração.

9.         Agora vamos monitorar a frequência de gravação somente do volume E: (que no nosso exemplo corresponde ao disco físico E:, mas poderia perfeitamente ocupar apenas parte de um disco, conforme já destacado anteriormente). Para isto, na lista de objetos, localize e selecione o objeto LogicalDisk. Dê um clique duplo neste objeto, para exibir a respectiva lista de contadores.

10.       Na lista de contadores que é exibida, clique no contador Gravações de disco/s (Disk Writers/Seg), para selecionar este contador.

11.       Observe que na caixa de listagem de instâncias, na parte de baixo da janela, é exibida uma lista com todos os volumes disponíveis. Dê um clique no volume E: para marcá-lo.

12.       Dê um clique no botão Adicionar, para incluir este contador para monitoração.

13.       Dê um clique no botão OK. Você estará de volta ao console Desempenho, com contadores para monitorar a atividade de gravação do Disco 0 e da partição E (que está no Disco 1):, conforme indicado pela Figura 14.15:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

 

Figura 14.15 – Gráfico indicativo da atividade de gravação.

Nota: A monitoração da atividade dos discos, através dos diversos contadores disponíveis, é de grande importância, principalmente para servidores que atuam como Servidores de disco para compartilhamento de pastas ou Servidores Web para a Internet ou para uma Intranet. Normalmente o sistema de discos é a parte mais lenta do sistema. Muitas vezes pode ser necessária a atualização para discos mais rápidos ou para a implementação de níveis de RAID-5 ou RAID-10 baseados em hardware. Porém estas utilizações somente se justificam em servidores com um volume de acesso elevado, situação em que é recomendado o uso do Windows 2000 Server, Windows Server 2003, Windows Server 2008 ou Windows Server 2012 e não do Windows 7. Conforme já destaquei em outras oportunidades neste livro, o Windows 7 Professional pode ser utilizado como servidor para uma pequena rede de, no máximo, 10 usuários. Isso por que o Windows 7 tem um limite de somente 10 conexões simultâneas. Para mais do que 10 conexões simultâneas, somente as versões do Windows para servidores.

14.       Feche o console Monitor de Desempenho e Confiança.

Exercício: Abra novamente o console Monitor de Desempenho e Confiança e monitore os seguintes contadores para o objeto Physical Disk, para o Disco 0: Leituras de disco/s (Disk Reads/sec) e Transferência de disco/s (Disk Transfers/sec). Utilize a opção Mostrar descrição para ver o que representa cada um destes contadores. Feche o console Desempenho.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI