[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 16 : 06
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 325 - Capítulo 16 - Configurando Programas Padrão

O conceito de programa padrão é bastante antigo, existindo desde as primeiras versões do Windows. O conceito de programa padrão tem a ver com a extensão do arquivo. Por exemplo, todos os documentos do Word tem a extensão .doc ou .docx, as planilhas do Excel tem a extensão .xls ou .xlsx e assim por diante. Quando você dá um clique duplo em um arquivo .doc, o Windows abre o Word e, dentro do Word abre o arquivo .doc. Isso por que o “programa padrão”, associado com arquivos .doc é o Word. Quando você dá um clique duplo em um arquivo .xls, o Windows abre o Excel e, dentre do Excel, abre o arquivo .xls. Isso por que o “programa padrão”, associado com arquivos .xls é o Excel. E isso é válido para os vários tipos de arquivos com os quais trabalhamos. Arquivos PDF com o Adobe Reader, arquivos .bmp com o Paint, arquivos .txt com o Bloco de Notas e assim por diante.

Existem também programas padrão para funções específicas. Por exemplo, você pode ter mais de um cliente de E-mail instalado no seu computador, porém só um pode ser definido como o cliente de e-mail padrão. Quando você está navegando na internet e clica em um link de e-mail, o Cliente padrão de e-mail será aberto, com uma nova mensagem, em branco, já endereçada para o endereço associado ao link de e-mail que você clicou. Existe o navegador padrão, o programa padrão associado a arquivos .zip e assim por diante. Através da opção Programas Padrão, do Painel de Controle, podemos fazer estas configurações. Por exemplo, pode haver algum problema e o Windows perder a associação entre os arquivos .doc e o Word. Usando a opção Programas Padrão é possível refazer esta associação. Como sempre, vamos aprender a utilizar esta opção, através de um exemplo prático, passo-a-passo.

Exemplo Prático: Para utilizar as opções de configuração do ícone Programas Padrão, do Painel de Controle, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon com a conta Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de Controle: Iniciar -> Painel de Controle.  Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

3.         Dê um clique na opção Programas Padrão. Será exibida a janela com as opções indicadas na Figura 16.21:

4.         Dê um clique na opção Definir os Programas Padrão. Será aberta a janela Definir Programas padrão. No lado esquerdo tem a lista dos programas que podem ser definidos como padrão. Por exemplo, se você tiver instalado dois navegadores, o Internet Explorer e o FireFox, você poderá definir um dos dois como padrão. Com isso, ao clicar em um link, a página de destino será carregada no navegador definido como padrão. O mesmo é válido para os clientes de e-mail, tais como o Windows Mail e Microsoft Outlook 2007. É comum termos estes dois clientes de e-mail instalados. O Windows Mail é instalado com o Windows 7 e o Microsoft Outlook 2007 é instalado com o Office 2007. Neste caso, você tem que definir um dos dois como programa Padrão. Isso é feito marcando o programa no painel da esquerda e depois clicando no link Definir este programa como padrão. Por exemplo, se você marcar o Windows Mail no painel da esquerda e depois clicar no link Definir este programa como padrão, o Windows Mail será configurado como o Programa Cliente de Email padrão. Você também tem o link Escolher os padrões para este programa. Ao clicar neste link, serão exibidos os padrões que podem ser definidos para o respectivo programa. Por exemplo, ao marcar o Windows Mail e depois clicar no link Escolher os padrões para este programa, será exibida a janela indicada na Figura 16.22.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.21 – A janela Programas Padrão.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.22 – Definindo padrões para o Windows Mail.

Observe que neste caso os padrões que são definidos para o Windows Mail são os seguintes:

  • Associa o programa com arquivos .eml, que é o formato no qual são salvas as mensagens do Windows Mail (que nas versões anteriores do Windows era chamado de Outlook Express). Tem também uma opção de associação com arquivos vCard .vfc, do Outlook.
  • Protocolo Mail to: Os links de e-mail são baseados no protocolo Mailto: Por exemplo, quando tem um link de e-mail em uma página da Internet, como por exemplo, batisti@hotmail.com, o código HTML associado a este link é mailto:batisti@hotmail.com Ao clicar em um link como esse, será aberto o programa padrão de e-mail, com uma mensagem em branco, já endereçada para o endereço de e-mail que foi clicado na página da Internet.
  • Enviar mensagem: Qual cliente de e-mail será chamado quando for usado um comando de envio de mensagem.

Nota: As opções disponíveis, evidentemente, variam com o programa que está sendo configurado.

5.         Clique no botão Voltar (primeiro botão da barra de botões, com o desenho de uma seta branca para a esquerda), para voltar à janela Definir Programas Padrão.

6.         Clique no botão Voltar (primeiro botão da barra de botões, com o desenho de uma seta branca para a esquerda), para voltar para a janela Programas Padrão.

7.         Você pode associar um tipo de arquivo, de acordo com a extensão do arquivo, com um determinado programa. Conforme já comentei anteriormente, isso é feito, automaticamente, durante a instalação dos programas. Mas pode haver algum problema e uma determinada associação ter sido perdida. Por isso é possível recriar uma associação, usando o link Associar um tipo de arquivo ou protocolo a um programa. Dê um clique nesta opção. Será exibida a janela Definir associações, indicada na Figura 16.23:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.23 – A janela Definir Associações.

8.         Nesta janela é exibida uma extensa lista, com todos os tipos de arquivos e as respectivas extensões, disponíveis no computador. Para alterar o programa associado com uma determinada extensão, basta clicar na extensão na lista e depois clicar no botão Alterar Programa... Será aberta  a janela Abrir com, a qual mostra o programa atualmente associado com a extensão. Para associar um novo programa, dê um clique no botão Procurar... Será aberta uma janela para que você informe o novo programa a ser associado com a extensão. Normalmente é um programa Executável. Localize o programa e dê um clique duplo para selecioná-lo. Você estará de volta à janela Abrir com. Clique em OK para fechá-la. Você estará de volta à janela Definir Associações. Clique no botão Fechar para fechá-la. Você estará de volta à janela Programas Padrão.

9.         Dê um clique no link Alterar as configurações de Reprodução Automática. Será aberta a janela Reprodução Automática, na qual você tem uma série de opções, para controlar como será feita a Reprodução Automática de CDs e DVDs, conforme indicado na Figura 16.26:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 16.24 – Configurando opções de Reprodução Automática.

10.       A lista de opções é bastante longa e vai bem além do que aparece na Figura 16.24. Se você descer com a barra de rolagem vertical verá que existem dezenas de outras opções. Com estas opções é possível controlar o comportamento da reprodução automática, nos seus mínimos detalhes. Por exemplo, a primeira opção – CD da áudio - define que quando for inserido um CD de Áudio no drive, este deve ser executado automaticamente usando o Windows Media Player. Outro exemplo, a opção Filme em DVD, define que quando for inserido um DVD de filme, este deve ser automaticamente executado, usando o Windows Media Player. Nesta janela você também tem a caixa de seleção Usar Reprodução Automática em todas as mídias e dispositivos (bem na parte de cima da janela). Esta opção vem marcada por padrão. Se você desmarcar esta opção, você irá desabilitar a reprodução automática. Outro exemplo, a opção Software e jogos define que quando for detectado um CD ou DVD de Jogos ou de instalação de um software, deve ser exibida uma janela, perguntando o que o usuário deseja fazer. Observe que ao invés de executar o jogo ou instalar o programa automaticamente, o padrão é exibir uma janela informando sobre o programa ou jogo e perguntando o que o usuário quer fazer. Esta é uma opção bem mais segura do que executar um jogo ou instalar um programa, automaticamente.

11.       Defina as configurações desejadas e clique em Salvar. Você estará de volta à janela Programas Padrão.

12.       Dê um clique no link Definir acesso a programas e padrões do computador. Será exibida a janela Definir Acesso a programas e Padrões do Computador. Nesta janela você pode definir, ao mesmo tempo, quais os programas padrão associados com atividades específicas, tais como Navegar na Internet, Acessar Emails e assim por diante. Você também define quais programas estarão acessíveis através do Menu Iniciar, através da Área de Trabalho e assim por diante. São apresentadas três categorias: Microsoft Windows, Não Microsoft e Personalizar. Você pode marcar somente uma destas categorias. Para ver as opções de uma determinada categoria, basta clicar na setinha dupla para baixo, a qual é exibida no lado direito da janela, no final da linha do nome da respectiva categoria. Como o próprio nome sugere, na categoria Microsoft, são definidos como padrão, os programas da própria Microsoft, tais como o Internet Explorer para navegar na Internet e o Windows Mail para trabalhar com emails. Também podem ser definidos os padrões para execução de arquivos multimídia, para mensagens instantâneas e para a Máquina Virtual Java. Estas configurações são, especialmente úteis, se você tem outro navegador instalado, tal como o FireFox ou o Chrome e outro programa de email, que não o Windows Mail. Neste caso, você pode selecionar a categoria Não Microsoft e definir um ou mais destes programas como Programa Padrão para a respectiva função. Além disso, os links Internet e Email do menu Iniciar, passam a apontar para os novos programas padrão que forem definidos. Se você quer alguns dos programas padrão Microsoft e para outras funções, um programa de terceiros, use a categoria Personalizado. Uma vez definidas as configurações desejadas, clique em OK.

13.       As configurações serão aplicadas e você estará de volta à janela Programas Padrão. Feche-a.

Sobre a definição de Programas Padrão era isso.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI