[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 16 : 08
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 327 - Capítulo 16 - Pontos de Junção e Links Simbólicos

Quando eu falei sobre o Menu Iniciar, eu falei sobre como o Windows 7 cria e mantém o Menu Iniciar, através de um estrutura de pastas e subpastas no HD do usuário. Nas versões anteriores do Windows, tais como Windows 2000 Professional ou Windows XP Professional, o Windows usava a pasta Documents and Settings. Dentro desta pasta, o Windows criava uma pasta para cada conta que fizesse o logon no computador.

Por exemplo, quando o usuário jsilva fizesse o logon pela primeira vez, seria criada a pasta C:\Documents and Settings\jsilva e todas as configurações personalizadas do usuário jsilva seriam mantidas dentro desta pasta, quando o usuário julio fizesse o logon, seria criada a pasta C:\Documents and Settings\julio e todas as configurações personalizadas do usuário julio seriam mantidas dentro desta pasta e assim por diante. Dentro da pasta com o nome do usuário, eram criadas uma série de outras subpastas para manter as configurações personalizadas de cada usuário, tais como configurações do vídeo, a Área de Trabalho, configurações do menu Iniciar e da Barra de Tarefas, o histórico de navegação do Internet Explorer, configurações das contas de email do Outlook Express, a pasta Meus documentos, a lista de Favoritos do Internet Explorer e assim por diante. Esta estrutura de pastas, subpastas e configurações de cada usuário é conhecida como Profile do usuário, conforme eu já havia comentado no Capítulo 6, o qual faz parte do Volume 2, desta série de livros sobre o Windows 7.

O Windows 7 modificou alguns itens, a começar pela pasta onde são gravadas as profiles do usuário. Só que estas modificações poderiam gerar incompatibilidade com programas que rodavam no Windows 2000 ou Windows XP e que, por causa destas mudanças, poderiam não rodar no Windows 7. Neste tópico eu vou explicar quais foram as mudanças, quais as pastas utilizadas e como o recurso de Links Simbólicos é utilizado para manter a compatibilidade com as versões anteriores do Windows.

Este é um daqueles tópicos bastante teóricos, que muitas vezes o amigo leitor tem a tentação de pular e deixar para depois. Não faça isso. Este é um tópico de vital importância para entender as mudanças em relação ao armazenamento das profiles dos usuários no Windows 7. Além disso, este é um tópico que, se bem entendido, ajudará você a resolver uma série de problemas e erros que podem ocorrer com as configurações dos usuários. E, como não poderia deixar de ser, também é um tópico importante e que é bastante cobrado no Exame de Certificação do Windows 7. Então, um pouco de paciência e vamos à leitura.

No Windows 7 as profiles dos usuários são gravadas na pasta C:\Users (supondo que o Windows 7 tenha sido instalado no C:\) Aqui já vem um dado interessante. O nome da pasta é Users, porém, no Windows Explorer ou no Computador, ela aparece como Usuários. Isso ocorre devido ao uso dos links simbólicos, através dos quais é possível atribuir um nome de exibição diferente do nome real da pasta. Aprenderemos todos os detalhes sobre este recurso, neste tópico. Dentro da pasta Users é criada uma pasta para cada usuário, pasta esta com o mesmo nome de logon do usuário (aqui até que está parecido com o que ocorria nas versões anteriores do Windows, não é mesmo??).

Dentro da pasta Users está disponível uma pasta chamada Public (este é o nome real da pasta, mas o nome de exibição é Público. Esta é uma pasta, como o próprio nome sugere, de uso Público. Ou seja, todos os usuários do computador tem permissão de acessar, ler, gravar, excluir e trabalhar com arquivos nesta pasta. Dentro da pasta Público existem outras pastas, tais como: Área de Trabalho Pública, Documentos Públicos, Downloads Públicos, Favorites, Imagens Públicas, Músicas Públicas, Recorded TV e Vídeos Públicos. Qualquer conteúdo que deva estar disponível para todos os usuários do computador, deve ser gravado em uma destas pastas, de acordo com o conteúdo do arquivo.

IMPORTANTE: No Windows 7 não é permitido para o usuário (mesmo o usuário com permissão de Administrador), gravar arquivos diretamente na raiz do C:\, na pasta Arquivos de Programas (Program Files) e na pasta onde o Windows está instalado. Quando você instala um novo programa, o instalador do programa, se necessário, poderá gravar arquivos nestes locais.

No Windows 7, a estrutura do Windows, das Profiles dos usuários, da instalação de Programas e demais configurações é mantida, basicamente, nas seguintes pastas (supondo que o Windows 7 esteja instalado no C:\)

  • Program Data (esta pasta é oculta e só será exibida se você configurar as opções de Pastas e arquivos, para exibir arquivos ocultos, conforme descrito no Capítulo 3).
  • Program Files: Aparece com o nome de exibição Arquivos de Programas e é a pasta padrão para a instalação de programas. Cada programa, ao ser instalado, é instalado em uma subpasta própria do programa, dentro da pasta Program Files.
  • Windows: Pasta onde é instalada o Windows 7.
  • Users: Pasta que contém uma subpasta para cada usuário que faz o logon. Dentro da pasta de cada usuário estão várias outras subpastas e arquivos, contendo suas configurações, documentos e tudo mais, em uma estrutura denominada de Profile do Usuário.

Para manter a compatibilidade com programas que necessitam da estrutura das versões anteriores, ou seja, da estrutura de profiles que ficava na pasta C:\Documents and Settings, o Windows 7 cria uma pasta oculta Documents and Settings e, dentro desta pasta, coloca atalhos para as respectivas pastas da nova estrutura. Por exemplo, para um usuário chamado jsilva, na estrutura antiga, a pasta Meus documentos ficaria em C:\Documents and Settings\jsilva\Meus documentos. Com o Windows 7, a pasta Meus documentos passou a se chamar Documentos e fica em C:\Users\jsilva\Documents. Para não haver problema de compatibilidade, quando um programa tenta acessar C:\Documents and Settings\jsilva\Meus documentos, ele será, automaticamente, redirecionado para C:\Users\jsilva\Documents. Ou seja, o Windows 7 mantém, através de  uma estrutura de atalhos, links simbólicos e pontos de junção (assuntos que serão excplicados logo a seguir), compatibilidade total com a estrutura que era utilizada nas versões anteriores do Windows.

Você como usuário ou administrador não precisa se preocupar em criar ou configurar estes pontos de junção e links simbólicos. Tudo isso é criado pelo programa de instalação do Windows 7, para garantir a compatibilidade com versões anteriores do Windows.

Pontos de Junção e Links Virtuais nada mais são do que pastas e subpastas virtuais, as quais “apontam” para pastas reais. Eu até me atrevo a escrever que são atalhos para as pastas reais. Por exemplo, posso criar um link Virtual chamado Favoritos (este link realmente existe e é criado durante a instalação do Windows 7), o qual aponta para a pasta Favorites. Com isso, quando for acessado o link virtual Favoritos, vamos acessar, na prática, a pasta real Favorites. Ou seja (e não me canço de repetir), o link virtual é apenas um atalho, um redirecionador para a pasta real. Este mecanismo foi a maneira encontrada no Windows 7, para garantir a compatibilidade com as versões Anteriores. Por exemplo, quando um programa tenta acessar a pasta Documents and Settings, o Windows 7 redireciona o usuário para a pasta Users, isso por que existe um link virtual, que quando o usuário tenta acessar Documents and Settings é redirecionado para Users. E este link virtual é criado durante a instalação do Windows 7.

Durante a instalação do Windows 7, são criados os links virtuais indicados na tabela a seguir:

Link Virtual

Aponta para

Documents and Settings

Users

PASTAS QUE FICAM DENTRO DA PROFILE DO USUÁRIO

Application Data

Users\nomedousuario\AppData\Roaming

Cookies

Users\nomedousuario\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Cookies

Local Settings

Users\nomedousuario\AppData\Local

Meus Documentos

Users\nomedousuario\Documents

NetHood

Users\nomedousuario\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Network Shortcuts

PrintHood

Users\nomedousuario\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Printer Shortcuts

Recent

Users\nomedousuario\AppData\RoamingMicrosoft\Winodws\Recent

SendTo

Users\nomedousuario\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\SendTo

Templates

Users\nomedousuario\AppData\Roaming\Microsoft\Windows\Templates

All Users

\ProgramData

PASTAS QUE FICAM DENTRO DA PASTA PROGRAM DATA PARA All Users:

Application Data

\ProgramData

Desktop

\Users\Public\Desktop

Documents

\Users\Public\Documents

Favorites

\Users\Public\Favorites

Star Menu

\ProgramData\Microsoft\Windows\StartMenu

Templates

\ProgramData\Microsoft\Windows\Templates

Mais uma vez ressalto que você não precisa se preocupar com a criação e manutenção destes links virtuais, pois tudo isso é feito, automaticamente, durante a instalação do Windows 7.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI