[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 17 : 11
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 339 - Capítulo 17 - Shadow Copies

Nota:

Já vi algumas traduções de Shadow copies como sendo “sombras de cópia”, mas, sinceramente, me recuso a utilizar esta tradução. Por isso, neste tópico, vou utilizar o termo original: Shadow Copies. Na própria Ajuda do Windows 7 você irá encontrar a tradução “Cópias de Sombra”, Sempre que você ver uma referência a Cópias de Sombra, lembre-se que é uma referência ao recurso de Shadow Copies e que a pessoa que fez a tradução, traduziu literalmente, sem porém entender muito sobre o assunto.

O recurso de Shadow Copies é uma das novidades que foi introduzida pelo Windows Server 2003 e que agora está presente diretamente no Windows 7. Este recurso pode ser habilitado individualmente, em cada volume do computador. Uma vez habilitado este recurso, todas as pastas do volume passarão a utilizar o recurso de Shadow Copies.

Para confundir um pouco mais a cabeça do usuário, na Ajuda do Windows 7, encontramos também o termo: Versões Anteriores. O que complica é que este termo pode faze referência a dois recursos bem distintos. Versões anteriores são cópias de backup (cópias de arquivos e pastas de que você fez backup usando o Assistente de Backup de Arquivos) ou cópias de sombra (cópias de arquivos e pastas que o Windows salva automaticamente como parte de um ponto de restauração). As cópias de sombra podem ser cópias de arquivos no seu próprio computador ou arquivos compartilhados em um computador atuando como servidor de arquivos na rede.

Você pode usar o recurso de Shadow Copies (versões anteriores de arquivos) para restaurar arquivos que modificou ou excluiu acidentalmente ou que estavam danificados. Dependendo do tipo de arquivo ou pasta, você pode abrir, salvar em um local diferente ou restaurar uma versão anterior.

Por exemplo, vamos supor que você crie um arquivo do Word e salve ele em um volume com o recurso de Shadow copies habilitado. Daqui a uma semana você abre este mesmo arquivos, faz algumas alterações e salva o arquivo novamente. Com o recurso de Shadow copies, será mantida uma cópia da versão anterior, cópia esta que poderá inclusive ser acessada, se for necessário. Podem ser mantidas várias versões do mesmo arquivo. O número de versões que é mantida pelo recurso de Shadow copies depende do tamanho do próprio arquivo e do espaço em disco reservado para este recurso.

As Shadow copies são salvas automaticamente como parte de um ponto de restauração do sistema. Se a opção Proteção do Sistema estiver ativada, o Windows criará automaticamente Shadow copies dos arquivos modificados desde o último ponto de restauração. Em geral, os pontos de restauração são feitos uma vez por dia. Se o disco rígido estiver particionado ou se houver mais de um disco rígido no computador, você precisará ativar a Proteção do Sistema nas outras partições ou discos rígidos, para que o recurso de Shadow Copies seja habilitado nestes volumes. Para todos os detalhes sobre como ativar a Proteção do Sistema em um ou mais volumes do seu computador, consulte o tópico sobre Pontos de Restauração e configurações deste recurso, no início deste capítulo.

Nota:

Apenas uma versão de um arquivo é salva como cópia de sombra. Por exemplo, se você modificar um arquivo várias vezes em um dia, só será salva a versão mais atual no momento em que o ponto de restauração foi feito.

Este recurso funciona também como um backup alternativo. Rapidamente o usuário pode recuperar uma versão mais recente do arquivo (provavelmente mais recente do que a versão que está na fita de backup), sem ter que esperar uma hora ou mais até que o arquivo seja restaurado a partir de uma fita de backup.

O recurso de Shadow copies traz muitos benefícios, dentre os quais gostaria de destacar os seguintes:

  • Recuperação rápida e fácil de arquivos que foram excluídos acidentalmente. Se você excluir, por engano, um arquivo, poderá abrir uma versão anterior e copiá-la para um local seguro.

     
  • Recuperação rápida e fácil de arquivos que foram sobrescritos por engano.

  • Comparação de versões dos arquivos. Você pode utilizar uma versão anterior para identificar as mudanças que foram efetuadas em um determinado arquivo.

Nota:

O recurso de Shadow copies é configurado através da janela de propriedades do volume (C:,D: e assim por diante), na guia Versões Anteriores, conforme mostrarei na parte prática mais adiante.

Dica:

É fundamental lembrar que o recurso de Shadow copies não é um recurso que irá substituir o backup. Principalmente porque as diferentes versões do mesmo arquivo são gravadas no mesmo disco onde está o arquivo original. Ou seja, se o disco for danificado você perderá a última versão e também todas as versões mantidas no recurso de Shadow copies. Nesta situação a única maneira de recuperar as informações é restaurando a partir de um backup atualizado.

Quando o espaço reservado para a manutenção de versões anteriores dos arquivos for preenchido, os arquivos mais antigos serão descartados, para que novos possam ser gravados. Você aprenderá a configurar o espaço reservado para o recurso de Shadow copies mais adiante, nos exemplos práticos.

As versões anteriores dos arquivos, mantidas pelo recurso Shadow copies são somente leitura, ou seja, você não poderá fazer alterações diretamente nestas cópias. Você poderá abrir estas cópias e salvar em uma nova pasta e fazer alterações, mas não diretamente nas cópias mantidas pelo recurso de Shadow Copies.

Como acessar versões anteriores de uma pasta ou arquivo:

Neste tópico mostrarei como acessar as versões anteriores de uma pasta ou arquivo. Como exemplo, vamos usar a pasta Documentos do usuário, para a qual são mantidas várias versões anteriores, automaticamente, através da criação automática de pontos de restauração diários.

Exemplo prático: Para acessar as versões anteriores de uma pasta, siga os passos indicados a seguir:

1.         Localize a pasta para o qual você deseja acessar as versões anteriores.

2.         Clique com o botão direito do mouse na pasta e, no menu de opções que é exibido, clique em Propriedades.

3.         Na janela de propriedades da pasta clique na guia Versões anteriores. Se houver uma ou mais versões anteriores para a pasta, estas serão exibidas na lista, com a informação sobre a data e o horário da respectiva versão, conforme exemplo indicado na Figura 17.36:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 17.36 – Lista de Versões Anteriores da pasta Documentos.

4.         Você pode marcar uma das versões anteriores e clicar no botão Abrir. Será aberta a pasta, com os arquivos da pasta nas versões em que eles se encontravam no momento em que foi gerada a versão anterior, conforme exemplo da Figura 17.37, onde abri uma versão do dia 20 de maio de 2007, as 15:30.

5.         Na pasta que é aberta você pode usar Copiar e colar para copiar um ou mais arquivos para uma pasta no HD do seu computador, para poder utilizá-los, normalmente. Esta opção é útil, por exemplo, se você deletou um arquivo sem querer e deseja recuperar um único arquivo e não todo o conteúdo da pasta.

6.         Além da opção Abrir, você também tem a opção Copiar... Ao clicar neste botão, será aberta uma janela para que você indique o local para onde deve ser feita uma cópia da versão anterior da pasta, selecionada na listagem.

7.         E, por último, temos a opção Restaurar... Muito cuidado com esta opção, pois ela irá restaurar a versão anterior selecionada e irá sobrescrever o conteúdo da pasta atual que está no HD do seu computador. Por exemplo, se você restaurar uma versão anterior da pasta Documentos, a versão anterior, que está sendo restaurada, irá sobrescrever o conteúdo da pasta atual. Esta opção só deve ser utilizada se você excluiu, por engano, a pasta atual ou se o seu conteúdo foi corrompido e você não tem um Backup mais atualizado do que as versões anteriores mais atualizadas disponíveis.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 17.37 – Versão anterior da pasta Documentos

Exemplo prático: Para acessar as versões anteriores de um arquivo, siga os passos indicados a seguir:

1.         Abra o Windows Explorer e localize arquivo para o qual você deseja acessar as versões anteriores do arquivo.

2.         Clique com o botão direito do mouse no arquivo e, no menu de opções que é exibido, clique em Propriedades.

3.         Na janela de propriedades do arquivo clique na guia Versões anteriores. Se houver uma ou mais versões anteriores para a pasta, estas serão exibidas na lista, com a informação sobre a data e o horário da respectiva versão.

4.         Para arquivos também estão disponíveis os botões Abrir, Copiar e Restaurar, cujo funcionamento já foi descrito anteriormente.

Muito bem, sobre o recurso de Shadow Copies era isso. No Windows Server 2003 o recurso de Shadow Copies tem mais opções de configurações, tais como configurar o espaço disponível para o recurso, o número de versões anteriores a serem mantidas e assim por diante. Para todos os detalhes sobre o Recurso de Shadow Copies, no Windows Server 2003, consulte o Capítulo 17 do livro Windows Server 2003 – Curso Completo, 1568 páginas, de minha autoria. Para mais detalhes sobre o livro, acesse: http://www.juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=CWIN000019


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI