[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows 7 › Capítulo 17 : 12
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 340 - Capítulo 17 - Configurações de Inicialização do Windows 7

Através da janela Propriedades do sistema, já descrita anteriormente, temos acesso a uma série de configurações avançadas do Sistema, as quais definem uma série de configurações do Windows 7, tais como o Arquivo de Paginação do Windows 7 e algumas opções de inicialização do Windows 7. Neste tópico, veremos através de um exemplo prático, passo-a-passo, com fazer estas configurações.

Configurações de Desempenho:

Através da guia Avançado, da janela de Propriedades do sistema, temos acesso a uma série de configurações que afetam o desempenho do Windows 7. Vamos aprender sobre as opções disponíveis com a utilização de um exemplo prático.

Exemplo Prático: Configurando opções de desempenho no Windows 7:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador e           Abra o Painel de controle. Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

2.         Abra a opção Sistema. No painel da esquerda clique no link Configurações avançadas do Sistema.

3.         Será aberta a janela Propriedades do sistema. Dê um clique na guia Avançado. Nesta guia temos o grupo de opções Desempenho, no qual está disponível o botão  Configurações.

4.         Clique no botão Configurações, no grupo Desempenho, bem na parte de cima da guia Avançado. Será exibida a janela Opções de Desempenho. Nesta janela temos as guias Efeitos visuais e Avançado. Na guia Efeitos visuais podemos habilitar/desabilitar várias das novas funcionalidades que compõem a interface do Windows 7, conforme já descrito nos capítulos iniciais deste livro. As opções desta guia já foram descritas em detalhes no Capítulo 16.

5.         Clique na guia Avançado da janela Opções de Desempenho. Será exibida a janela indicada na Figura 17.38.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 17.38 – A guia Avançado da janela de Opções de desempenho.

Nesta guia podemos configurar as seguintes opções:

  • Agendamento do processador: Utilizamos as opções deste grupo para especificar a distribuição dos recursos do processador entre programas sendo executados. A opção Programas é utilizada para definir que mais recursos do processador são dados ao programa em primeiro plano do que àqueles sem segundo plano. O programa que está em primeiro plano é o programa correspondente à janela ativa do Windows 7. A opção Serviços em segundo plano especifica que todos os programas recebem quantidades iguais de recursos de processador.
  • Memória virtual: Esta opção é utilizada para configurar o arquivo de paginação do Windows 7. No próximo item apresentarei o conceito de Arquivo de paginação (também conhecido por arquivo de troca – Swap) e aprenderemos a utilizar esta opção para configurar o arquivo de paginação do Windows 7. O arquivo de paginação também é chamado de Memória Virtual do Windows 7 ou Memória Virtual do Sistema.

6.         Após ter configurado as opções desejadas clique em OK para salvá-las e fechar a janela Opções de desempenho. Você estará de volta à janela Propriedades do sistema. Clique em OK para fechá-la.

Nota: A guia Prevenção de Execução de Dados foi descrita no Capítulo 16.

7.         Dependendo das alterações que foram feitas pode ser necessário reinicializar o computador para que as alterações passem a ter efeito. Se for necessária uma reinicialização será exibida uma janela pedindo confirmação. Clique em Sim para reinicializar o sistema.

Entendendo e Configurando a Memória Virtual do Sistema:

O Windows 7 utiliza um sistema de memória auxiliar, baseado em espaço no disco rígido. Um arquivo chamado Pagefile.sys,  o qual é criado durante a instalação do Windows 7, é gravado na raiz do drive onde o Windows 7 foi instalado, é utilizado como memória auxiliar. Quando o computador tem pouca memória RAM e precisa de mais imediatamente, o Windows usa o espaço em disco rígido (arquivo pagefile.sys) para simular memória RAM do sistema. Isso é conhecido como memória virtual e é frequentemente denominado arquivo de paginação ou arquivo de troca. O tamanho padrão do arquivo de paginação da memória virtual criado durante a instalação equivale à quantidade total de memória RAM do computador mais a metade desse total. Por exemplo, se o computador tiver 4 GB de RAM, será criado um arquivo pagefile.sys de 6 GB -> 4 + 2 (metade de 4).

O Windows divide a memória do computador em partes conhecidas como páginas. Quando o Windows 7 precisa de páginas da Memória RAM para carregar um novo programa ou para qualquer outro tipo de operação e não existe espaço disponível na memória, o Windows utiliza o arquivo da memória virtual (arquivo pagefile.sys) da seguinte maneira:

  • O Windows detecta as páginas que estão carregadas na memória e estão há mais tempo sem uso.
  • Estas páginas são retiradas da memória e gravadas no arquivo de paginação para liberar espaço na memória.
  • O espaço liberado na memória é utilizado pelo aplicativo que solicitou espaço na memória RAM do computador.
  • Quando uma das páginas que foi deslocada para o arquivo de paginação for necessária, o Windows a copia de volta para a memória para que ela possa ser utilizada. Se não houver espaço na memória, as páginas há mais tempo sem uso serão deslocadas para o arquivo de paginação para liberar espaço.
  • E este processo vai se repetindo sempre que for necessário.

Porém o uso contínuo do arquivo de paginação degrada muito o desempenho do sistema, uma vez que a velocidade do disco rígido é muito inferior à velocidade da memória RAM. Nestes casos é recomendado o aumento da memória RAM do sistema. Uma análise de desempenho pode ser feita para detectar a necessidade de aumento da memória RAM, conforme descrito em detalhes no Capítulo 14.

Podemos otimizar o uso da memória virtual dividindo o arquivo de paginação entre as várias unidades de disco (caso esteja disponível mais de uma unidade de disco rígido) e removendo-a de unidades mais lentas ou muito acessadas. Para melhor otimizar o espaço da memória virtual, divida-o entre o maior número possível de discos rígidos físicos. Ao selecionar unidades, tenha as seguintes diretrizes em mente:

  • Evite ter um arquivo de paginação na mesma unidade dos arquivos do sistema. Quando você tem um único disco rígido esta não é uma solução viável.
  • Evite colocar um arquivo de paginação em uma unidade tolerante a falhas, como um volume espelhado ou volume RAID-5. Os arquivos de paginação não precisam de tolerância a falhas e alguns sistemas tolerantes a falhas apresentam baixo desempenho na gravação de dados porque gravam dados em vários locais .
  • Não coloque vários arquivos de paginação em partições diferentes na mesma unidade física de disco. Quando você tem um único disco rígido esta não é uma solução viável.

Você pode otimizar o uso da memória do computador. Se você usa o computador basicamente como uma estação de trabalho, em vez de um servidor, é possível alocar mais memória para os programas, conforme descrito no item anterior. Os programas trabalharão mais rápido e o tamanho do cache do sistema será o tamanho padrão do Windows 7. Também é possível alocar mais memória do computador para um cache de sistema maior, caso o computador seja usado basicamente como servidor ou caso você use programas que precisem de um cache maior, conforme descrito no item anterior.

Agora veremos um exemplo prático sobre como configurar o tamanho e a localização do arquivo de paginação do Windows 7.

Exemplo Prático:  Para configurar o arquivo de paginação do Windows 7, siga os passos descritos a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de controle.

3.         Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

4.         Abra a opção Sistema. No painel da esquerda clique no link Configurações avançadas do Sistema.

5.         Será aberta a janela Propriedades do sistema. Dê um clique na guia Avançado.

6.         Clique no botão Configurações, no grupo Desempenho, bem na parte de cima da guia Avançado. Será exibida a janela Opções de desempenho. Nesta janela temos as guias Efeitos visuais, Avançado e Prevenção de Execução de Dados.

7.         Dê um clique na guia Avançado da janela de Opções de desempenho. Nesta guia dê um clique no botão  Alterar, logo abaixo da opção Memória virtual. Será exibida a janela Memória virtual, conforme indicado na Figura 17.45:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 17.39 – Configurações da Memória virtual.

8.         Observe que, por padrão, vem marcada a opção: “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”. Com esta opção marcada, o Windows 7 define automaticamente o tamanho e demais configurações do arquivo de troca. Para que você possa configurar manualmente estas opções, você deve desmarcar esta opção. Desmarque-a. Uma vez desmarcada esta opção, todos os demais campos da janela serão habilitados.

9.         Nesta janela temos uma lista com os volumes disponíveis no seu computador (C: D: E: e assim por diante). Nesta lista você pode selecionar a unidade na qual o arquivo de paginação será criado. Na lista de unidades são exibidos todos os volumes disponíveis no computador. É importante lembrar que em um mesmo disco rígido é possível criar vários volumes, sendo que com cada volume temos uma letra associada. Também é possível criar um arquivo pagefile.sys distribuído ao longo de dois ou mais volumes, sendo que o mais indicado é distribuir este arquivo em volumes de diferentes discos rígidos, para otimizar as operações de gravação e leitura, conforme já descrito anteriormente.

Nota: Em situações em que você tem o arquivo de paginação distribuído entre diferentes unidades, e uma das unidades apresenta problemas, é possível que o Windows 7 não inicialize corretamente. Nestas situações, teremos que utilizar um dos recursos de recuperação a falhas que foram vistos nos tópicos anteriores deste capítulo.

10.       Na lista de unidades você marca uma unidade. Ao marcar uma unidade, você tem que marcar uma das seguintes opções:

  • Tamanho Personalizado:  Caso você queira especificar o tamanho do arquivo de troca, na unidade selecionada, você tem que marcar esta opção e nos campos Tamanho inicial e Tamanho máximo, definir os limites de tamanho para o arquivo de paginação, na unidade selecionada. É recomendado que o tamanho inicial seja pelo menos o dobro da memória RAM. Por exemplo, para um computador com 256 MB de RAM é recomendado um tamanho inicial de 512 MB para o tamanho inicial do arquivo de trocas. Se você quiser distribuir o arquivo de paginação por várias unidades, o tamanho inicial será a soma dos tamanhos iniciais definidos em cada unidade, e o tamanho máximo será a soma dos tamanhos máximos das várias unidades.
  • Tamanho gerenciado pelo sistema: Você pode utilizar esta opção para que o Windows escolha o melhor tamanho para o arquivo de paginação.
  • Sem arquivo de paginação: Esta opção não é recomendada. Esta opção é utilizada para desativar a memória virtual do Windows 7. Você deve ter, em pelo menos uma unidade, um arquivo de paginação com, pelo menos, 1,5 vezes o tamanho da memória RAM do sistema. Você pode usar esta opção para desativar o arquivo de paginação em um dos volumes, mas é importante que haja arquivos de paginação em um ou mais dos demais volumes do computador e que a soma do tamanho mínimo de todos os arquivos de paginação ativados seja, pelo menos, 1,5 vezes o tamanho da memória RAM instalada.

11.       Após alterar as configurações para uma determinada unidade, clique no botão Definir. É importante que você clique neste botão após ter feito alterações em qualquer uma das unidades, caso contrário as alterações não serão salvas.

12.       Tendo feito as configurações desejadas clique em OK.

13.       Você estará de volta à janela Opções de desempenho. Clique em OK para fechá-la.

14.       Você estará de volta à janela Propriedades do sistema. Clique em OK para fechá-la.

Configurações de Inicialização:

Neste tópico veremos algumas configurações de inicialização do Windows 7. Aprenderemos a configurar opções que alteram a inicialização do Windows 7. Estas opções são acessadas através da guia Avançado, da janela Propriedades do sistema. Esta janela é acessada através do ícone Sistema, do Painel de controle. Também pode ser acessada clicando-se com o botão direito do mouse em Computador e, no menu que é exibido, clicando em Propriedades. Será aberta a janela Sistema. No painel da esquerda clique no link Configurações avançadas do Sistema. Vamos à prática.

Exemplo Prático: Para alterar as opções de Inicialização do Windows 7, siga os passos indicados a seguir:

1.         Faça o logon como Administrador ou com uma conta com permissão de Administrador.

2.         Abra o Painel de controle.

3.         Na lista Exibir por selecione a opção Ícones pequenos.

4.         Abra a opção Sistema. No painel da esquerda clique no link Configurações avançadas do Sistema.

5.         Será aberta a janela Propriedades do sistema. Dê um clique na guia Avançado.

6.         Clique no botão Configurações..., no grupo Inicialização e Recuperação, bem na parte de baixo da guia Avançado. Será exibida a janela Inicialização e Recuperação, indicada na Figura 17.40:

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 17.40 – Opções de Inicialização e Recuperação.

7.         Sistema Operacional Padrão: Nesta lista estão disponíveis as versões do Windows instaladas no seu computador. Caso você tenha um sistema com mais de uma versão do Windows instalada, as diferentes versões serão exibidas nesta lista. Ser o Sistema Operacional Padrão significa ser a versão que será carregada se, dentro do tempo definido no campo “Tempo para exibir lista de sistemas operacionais”, o usuário não selecionar outra opção. Se o seu computador tiver somente o Windows 7 instalado, evidentemente que esta será a única opção exibida nesta lista e não será apresentado um menu de opções para o usuário, durante o Boot do sistema, conforme descrevi no tópico sobre o Boot do Windows 7, anteriormente, neste capítulo.

8.         Nesta janela também temos o campo Tempo para exibir opções de recuperação, se necessário. Caso o Windows 7 encontre problemas para inicializar, ele poderá exibir um menu com opções para recuperação do sistema. Neste campo você pode determinar o tempo máximo que este menu deverá ser exibido para o usuário.

9.         Falha no Sistema: Neste grupo você tem opções para definir como deverá ser o comportamento do Windows 7, no caso de falhas graves do sistema. Falhas graves são quando é exibida a temida “Tela Azul da Morte”, a qual já foi descrita anteriormente. É uma tela em modo texto, onde são exibidos apenas códigos e uma descrição bem sucinta sobre a possível causa do erro. Este tipo de erro normalmente ocorre por problemas graves de hardware. Nas opções deste grupo, você define como o Windows deve se comportar, na ocorrência deste tipo de erro. Temos as opções descritas a seguir:

  • Gravar um evento no log do sistema: Esta opção vem marcada por padrão. Quando marcada, em caso de uma falha grave, um evento será gravado no log. Em algumas situações, este evento poderá ajudar na descoberta de qual está sendo a causa do problema.
  • Reiniciar automaticamente: Esta opção também vem marcada, por padrão: Com esta opção marcada, após a ocorrência do erro, a tela azul da morte é exibida por alguns instantes e depois o sistema é automaticamente reinicializado. Se na lista “Gravando informações de depuração”, estiver selecionada a opção Despejo de memória kernel, o Windows irá gravar todo o conteúdo da memória em um arquivo no HD do computador (no seguinte caminho %SystemRoot%\MEMORY.DMP), onde %systemroot% é o volume onde está instalado o Windows 7. Somente após a gravação do conteúdo da memória no arquivo Memory.Dmp é que o sistema será inicializado. Dependendo da quantidade de memória RAM disponível no seu computador, este processo poderá demorar vários minutos. O sistema só será reinicializado, após a conclusão da gravação do conteúdo da memória no arquivo Memory.dmp. Neste grupo ainda temos a opção Substituir arquivo existente. Esta opção, que vem marcada por padrão, faz com que seja substituído o arquivo Memory.dmp, caso ele já exista.

10.       Tendo feito as configurações desejadas clique em OK.

11.       Você estará de volta à janela Propriedades do sistema. Clique em OK para fechá-la.

Muito bem, sobre configurações de inicialização e de memória virtual era isso.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI