[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

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WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


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Lição 360 - Capítulo 19 - O Console Usuários e Computadores do AD

O console Usuários e Computadores do Active Directory é utilizado para administrar contas de usuários, contas de computador e os grupos do domínio. O console também pode ser utilizado para a criação de contas de usuários, contas de computadores, grupos de usuários, criação e administração de Unidades Organizacionais (OUs – Organizacional Units), gerenciamento das Políticas de Segurança do domínio (GPOs) e diversas outras tarefas. Para informações detalhadas sobre todos estes usos do console Usuários e Computadores do Active Directory, com exemplos detalhados, passo-a-passo, consulte o livro Windows Server 2003 – Curso Completo, 1568 páginas, de minha autoria. Todos os detalhes no seguinte endereço:

Uma conta de usuário do domínio é válida em todos os servidores e computadores do domínio, ou seja, se criamos uma conta jsilva, no domínio groza.com, esta conta poderá ser utilizada para fazer o logon em qualquer computador que faça parte do domínio, a não ser que existam restrições de segurança em relação aos horários em que a conta pode fazer o logon ou restrições sobre em quais estações a conta pode fazer o logon.

Neste tópico vamos falar sobre contas de domínio, sobre os tipos de grupos que podem ser criados em um domínio baseado no Windows Server e no Active Directory. Também trataremos da parte prática, ou seja, da criação de contas de usuários e grupos em um domínio.

Um Pouco de Teoria Sobre Contas e Grupos em um Domínio do Active Directory:

Quando trabalhamos com uma rede de computadores, o assunto segurança é um dos itens de maior importância. O Administrador deve ser capaz de permitir que cada usuário somente tenha acesso aos recursos – sejam eles arquivos, impressoras ou serviços – os quais sejam necessários para a realização do seu trabalho. Por exemplo, um usuário que trabalha no departamento de carga e descarga não deve ser capaz de acessar informações sobre salários, contidas nos arquivos de um servidor do departamento de Recursos Humanos.

Em redes com servidores baseados no Windows Server, podemos limitar os recursos aos quais cada usuário tem acesso, através do uso de permissões – de compartilhamento e permissões NTFS. Conforme vimos no Capítulo 7, as permissões de acesso podem ser atribuídas para um usuário individualmente, ou para um Grupo de Usuários. Para que possamos atribuir permissões, cada usuário deve ser cadastrado no domínio, ou em outras palavras: deve ter uma conta de usuário cadastrada no domínio. Cadastrar o usuário significa criar uma “Conta de Usuário” para ele. Com uma conta o usuário pode efetuar o logon e receber permissões para acessar os mais variados recursos disponibilizados pelos servidores Windows Server.

Uma conta pode ser criada em um Controlador de Domínio – situação em que a conta é válida e reconhecida em todo o domínio; ou a conta pode ser criada em um Servidor Membro – situação em que a conta somente é válida e reconhecida no Servidor Membro onde ela foi criada (uma conta deste tipo é denominada de conta local). Ou ainda uma conta pode ser criada em uma estação de trabalho com o Windows 7, conta esta que somente poderá ser utilizada no computador onde ela foi criada.

Contas criadas em um Controlador de Domínio são chamadas de “Domain User Accounts” (Contas de Usuários do Domínio). Estas contas permitem que o usuário faça o logon em qualquer computador que esteja configurado para pertencer ao domínio e receba permissões para acessar recursos em qualquer computador do domínio.

Nota: Nos exemplos deste tópico trataremos sobre contas em um domínio chamado GROZA, com um domínio DNS chamado groza.com, que foi o domínio que utilizamos nos exemplos do início do capítulo. Se você estiver utilizando um domínio diferente, o que é bastante provável, substitua o nome de domínio groza.com pelo nome que você está utilizando.

Nota: Para acompanhar os demais exemplos deste capítulo, você deve ter acesso a um domínio e também deve ter instalado as Ferramentas administrativas, conforme descrito no tópico anterior.

Para criar contas em Servidores Membro, o procedimento é bastante semelhante, e apenas a quantidade de campos de informação de cada conta é um pouco menor. Contas criadas em um Servidor Membro são chamadas de “Local User Accounts” (Contas de Usuários Locais). Estas contas somente permitem que o usuário faça o logon e receba permissões para acessar recursos do computador onde a conta foi criada. Sempre que possível evite criar Contas Locais em servidores que fazem parte de um domínio (nos Member Servers). Utilizar as contas do Domínio, as quais ficam armazenadas no Active Directory, torna a administração bem mais fácil, conforme já descrito anteriormente.

Outro detalhe que você deve observar é a utilização de um padrão para o nome das contas de usuários. Você deve estabelecer um padrão para a criação de nomes, pois não podemos ter dois usuários com o mesmo nome de logon dentro do mesmo domínio. Por exemplo se tivermos no mesmo domínio dois usuários José da Silva e os dois resolverem utilizar como logon “jsilva”, teremos um problema de conflito de nomes. Para isso é importante que seja definido um padrão e no caso de nomes iguais deve ser definida uma maneira de diferenciá-los. Por exemplo poderíamos usar como padrão a primeira letra do nome e o último sobrenome. No caso de nomes iguais, acrescenta-se números. No nosso exemplo o primeiro José da Silva cadastrado ficaria como jsilva, já o segundo a ser cadastrado ficaria como jsilva1. Caso no futuro tivéssemos mais um José da Silva dentro do mesmo domínio, este seria o jsilva2 e assim por diante.

Quando formos criar nomes de logon para os usuários, devemos levar em consideração os seguintes detalhes:

  • Nomes de Usuários do Domínio devem ser únicos.
  • Podem ter no máximo 20 caracteres.
  • Os seguintes caracteres não podem ser utilizados como parte do nome de logon do usuário: “ / \ : ; [ ] | = , + * ? < >

Sempre que você for cadastrar um usuário também deve ser cadastrada uma senha para o usuário; além disso podemos especificar um número mínimo de caracteres aceitos para a senha, conforme veremos mais adiante neste tópico. O número máximo de caracteres da senha é 128.

Nota: Para as senhas, é feita a distinção entre letras maiúsculas e minúsculas. Por exemplo a senha “ABC123” é diferente da senha “abc123”, a qual por sua vez é diferente da senha “abC123”.

Vamos praticar um pouco. Vamos criar algumas contas de usuários (lembrando que as telas de exemplo mostram a criação de contas em um Controlador de Domínio, em um domínio chamado GROZA), e depois vamos alterar algumas propriedades destas contas.

Exemplo: Criar as seguintes contas de usuários com as respectivas senhas:

Nome de logon

Senha

Nome completo

Jsilva

senha;123

José da Silva

Maria

senha;123

Maria do Socorro

Paulo

senha;123

Paulo Pereira

Dica: Observe que na senha tem um ponto-e-vírgula. O uso de caracteres especiais na senha é uma dica importante de segurança, pois o uso de caracteres especiais cria senhas mais fortes, mais seguras, mais difíceis de serem descobertas.

Exemplo Prático 01: Para criar a conta para o usuário José da Silva, siga os passos indicados a seguir:

1.         Efetue o logon como Administrador do domínio GROZA (groza.com).

2.         Selecione o comando Iniciar -> Ferramentas administrativas -> Usuários e computadores do Active Directory. Será carregado o console Active Usuários e computadores do Active Directory, conforme indicado na Figura 19.14:

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Figura 19.14 – O console Usuários e computadores do Active Directory.

3.         Dê um clique no setinha para a direita ao lado de groza.com (provavelmente o nome do seu domínio seja diferente; dê um clique na setinha para a direita, ao lado do nome do domínio que você está utilizando).

4.         Abaixo de groza.com surgem diversas opções. Dê um clique na opção “Users”. No painel da direita é exibida uma listagem com o nome de todos os usuários e grupos já cadastrados no domínio groza.com, conforme indicado na Figura 19.15:

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Figura 19.15 – Listagem com todos os usuários do domínio groza.com.

Nota: Observe a coluna Tipo: O valor Usuário nesta coluna indica uma conta de usuário e o valor Grupo de Segurança – Global, indica um grupo de segurança global. Mais adiante falaremos sobre os diversos tipos de grupos que podem existir em um domínio baseado no Windows Server 2003 e no Active Directory.

5.         Dê um clique com o botão direito do mouse, na opção Users.

6.         No menu que surge, aponte para a opção Novo e no menu que surge dê um clique em Usuário. Surge um assistente para ajudá-lo a criar um novo usuário. Digite as informações para criar o usuário jsilva, conforme indicado na Figura 19.16.

Nota: Nome de logon do usuário é o nome que o usuário utiliza para efetuar o logon em computadores com o Windows 2000, Windows Server 2003, Windows Server 2008, Windows Server 2012, Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. Já Nome de logon do usuário (anterior ao Windows 2000) é o nome que o usuário utiliza para efetuar o logon em computadores com versões mais antigas do Windows, tais como o Windows NT 4.0 e o Windows 95/98/Me. Por simplicidade estes dois nomes devem ser iguais; observe que à medida que você digitar o primeiro, o segundo será automaticamente preenchido.

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Figura 19.16 – Criando o usuário jsilva, no domínio groza.com.

Nota: À medida que você for digitando o Nome, Iniciais e Sobrenome, o Windows vai preenchendo o campo Nome completo. Caso você queira é possível alterar o Nome completo, sem que isso provoque mudança nos demais campos.

7.         Dê um clique no botão Avançar, para ir para a próxima etapa do assistente.

8.         Nesta etapa você deve digitar a senha do usuário duas vezes, para confirmação: uma no campo Senha e outra no campo Confirmar senha. Digite senha123 nos campos Senha e Confirmar senha. Observe que à medida que você digita a senha, o Windows exibe apenas pontos grandes nos campos Senha e Confirmar senha, conforme indicado na Figura 19.17:

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Figura 19.17 – Definindo a senha para o usuário jsilva.

A seguir apresento uma descrição detalhada, das demais opções que podem ser configuradas nesta tela:

  • O usuário deve alterar a senha no próximo logon: Se esta opção estiver marcada, na primeira vez que o usuário fizer o logon, será solicitado que ele altere a sua senha. Esta opção é utilizada para que o usuário possa colocar uma senha que somente ele conhece, pois na primeira vez que o usuário é cadastrado, a senha é digitada pelo Administrador, o qual fica sabendo a senha do usuário. No próximo logon o usuário altera a senha de tal maneira que somente ele saiba a senha da sua conta.
  • O usuário não pode alterar a senha: A senha somente poderá ser alterada pelo Administrador. Normalmente utilizada para contas de empregados temporários e para estagiários.
  • A senha nunca expira: Independente das políticas de segurança do domínio, se esta opção estiver marcada, o usuário nunca precisa trocar a sua senha. Caso contrário, de tempos em tempos (conforme configurado nas políticas de segurança do domínio), o usuário terá que alterar a sua senha.
  • Conta desativada: O Administrador marca esta opção para bloquear a conta de um usuário. Usuários com a conta bloqueada não podem mais efetuar logon e, consequentemente, não podem mais acessar nenhum recurso dos computadores do domínio. Esta opção normalmente é utilizada para desativar, temporariamente, a conta de empregados que estão em férias. Quando o empregado retorna ao serviço, o Administrador libera a sua conta, simplesmente acessando as propriedades da conta do usuário e desmarcando esta opção.

9.         Certifique-se de que as quatro opções acima descritas estão desmarcadas e dê um clique no botão Avançar, para seguir para a próxima etapa do assistente.

10.       Surge uma tela informando que um novo objeto será criado. Lembre-se que todos os elementos do Active Directory são chamados de objetos, conforme descrito anteriormente. Dê um clique no botão Concluir. Feito isso o usuário José da Silva já aparece na listagem de usuários, conforme indicado na Figura 19.18:

11.       Feche o console Usuários e Computadores do Active Directory.

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Figura 19.18 – Usuário José da Silva já cadastrado.

Exemplo Prático 02: Agora vamos efetuar o logoff do usuário Administrador e fazer o logon com a conta jsilva, para verificar se a conta está funcionando corretamente.  Para efetuar o logoff do usuário Administrador e fazer o logon como jsilva, siga os passos indicados a seguir:

1.         Feche todos os programas que você tiver aberto.

2.         Faça o log off do usuário atual

3.         Na tela de logon do Windows 7, para logon no domínio (a qual já foi descrita anteriormente), tente fazer o logon como usuário jsilva, do domínio GROZA, ou seja, no campo nome do usuário digite GROZA\jsilva e digite a respectiva senha.

4.         Após digitar o nome do usuário e a respectiva senha tecle Enter e pronto, você terá se logado com a conta de usuário jsilva, recém-criada.

5.         Faça o logoff do usuário jsilva.

Exercício: Crie as contas para os usuários maria e paulo, com as senhas indicadas na tabela no início deste tópico, e depois faça o logon com cada uma das contas, para testar se estas foram criadas corretamente no domínio.

Alterando Propriedades Importantes das Contas de Usuários do Domínio:

Neste item aprenderemos a alterar uma conta de usuário, depois de a conta ter sido criada e também veremos algumas propriedades importantes que podem ser alteradas pelo Administrador. Também veremos como renomear uma conta de usuário e como definir as políticas de segurança relativas às senhas dos usuários do domínio, tais como tamanho mínimo da senha, período para expiração das senhas, etc.

Exemplo Prático: Para alterar a conta do usuário jsilva, criada anteriormente, siga os passos indicados a seguir:

1.         Efetue o logon com uma conta com permissão de Administrador no domínio GROZA.

2.         Selecione o comando Iniciar -> Ferramentas Administrativas -> Usuários e computadores do Active Directory. Será carregado o console Usuários e computadores do Active Directory.

3.         Dê um clique na setinha para a direita ao lado de groza.com (provavelmente o nome do seu domínio seja diferente, dê um clique na setinha para a direita, ao lado do nome do seu domínio).

4.         Abaixo de groza.com surgem diversas opções. Dê um clique na opção Users. No painel da direita é exibida uma listagem com o nome de todos os usuários cadastrados no domínio.

5.         Localize o usuário José da Silva e dê um clique duplo nele para abrir as propriedades da conta do usuário. Surge uma janela, com diversas guias, através das quais podemos configurar uma série de propriedades, conforme indicado na Figura 19.19. Ao abrir as propriedades de uma conta de usuário, a guia Geral já vem selecionada por padrão. Observe que o número de opções (guias e campos em cada guia), para uma conta de domínio, é bem maior do que o número de opções para uma conta local como as criadas no Capítulo 6.

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Figura 19.19 – Propriedades de uma conta do domínio – jsilva.

6.         Digite as informações para os campos Descrição, Escritório, Telefone e Correio eletrônico, conforme sugerido na Figura 19.19.

7.         Dê um clique no botão OK para fechar a janela de propriedades e salvar as alterações.

8.         Você terá voltado à janela Usuários e computadores do Active Directory. Observe que a coluna Descrição para o usuário José da Silva já aparece com o valor que você digitou no campo Descrição da guia Geral, no passo 6 deste exemplo. Feche o console Usuários e computadores do Active Directory.

Exercício: Altere as propriedades das contas maria e paulo, criadas no item anterior. Preencha os campos Descrição, Escritório, Telefone e Correio eletrônico. Invente valores para esses campos; o objetivo é fixar os passos para alterar as propriedades de uma conta de usuário.

Exemplo: Agora vamos aprender o significado e como alterar algumas propriedades mais avançadas das contas de usuários do domínio groza.com. Vamos aprender a limitar as horas em que o usuário pode efetuar o logon, bem como limitar os computadores nos quais o usuário pode efetuar o logon.

Exemplo Prático: Para alterar propriedades avançadas do usuário jsilva, siga os passos indicados a seguir:

1.         Efetue o logon com uma conta com permissão de Administrador no domínio GROZA.

2.         Selecione o comando Iniciar -> -> Ferramentas administrativas -> Usuários e computadores do Active Directory. Será carregado o console Usuários e computadores do Active Directory.

3.         Dê um clique na setinha para a direita ao lado de groza.com (provavelmente o nome do seu domínio seja diferente, dê um clique na setinha para a direita, ao lado do nome do seu domínio).

4.         Abaixo de groza.com surgem diversas opções. Dê um clique na opção Users. No painel da direita é exibida uma listagem com o nome de todos os usuários cadastrados no domínio.

5.         Localize o usuário José da Silva e dê um clique duplo nele para abrir as propriedades da conta do usuário. Surge uma janela, com diversas guias, através das quais podemos configurar uma série de propriedades da conta do usuário.

6.         Dê um clique na guia Endereço. Preencha os campos conforme indicado na Figura 19.20:

7.         Dê um clique na guia Conta. Nesta guia você pode alterar as informações básicas sobre a conta do usuário, conforme indicado na Figura 19.21. Um administrador pode utilizar essa guia, por exemplo, para desativar a conta de um empregado em férias. Para isso basta marcar a opção “A conta está desativada” na lista Opções de conta.

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Figura 19.20 – Preenchendo os campos da guia Endereço.

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Figura 19.21 – Alterando as propriedades avançadas da conta do usuário.

8.         Na guia Conta você também pode estipular em que horários do dia o usuário pode fazer o logon. Por padrão o logon é permitido durante as 24 horas do dia, durante os sete dias da semana. Podem existir situações em que determinados usuários somente devem ter permissões para fazer o logon durante um certo período do dia e somente em determinados dias da semana. Para definir o período em que o usuário pode fazer o logon, na guia Conta, dê um clique no botão Horário de logon... Será exibida a janela indicada na Figura 19.22:

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Figura 19.22 – Configurando os horários de logon permitidos para a conta jsilva.

9.         Observe que por padrão o logon é permitido durante as 24 horas de todos os dias. Vamos alterar essa configuração de tal forma que o usuário jsilva somente possa fazer o logon das 8 da manhã às 18 horas da tarde, de segunda à sexta-feira. Quadradinho azul indica horário permitido e quadradinho branco, horário não permitido. Para alterar a cor de um quadradinho, basta clicar no respectivo quadradinho, manter o mouse pressionado e ir arrastando para marcar um ou mais quadradinhos. À medida que você vai arrastando, os quadradinhos vão sendo selecionados. Depois de selecionados basta dar um clique na opção desejada: Logon permitido ou Logon negado, que o Windows altera a cor do quadradinho, de acordo com a opção escolhida. Utilize a técnica de arrastar, para configurar os horários permitidos conforme indicado na Figura 19.23, e depois dê um clique no botão OK. Você estará de volta à guia Conta.

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Figura 19.23 – Logon permitido somente de segunda à sexta, das 8:00 às 18:00 hs.

Nota: Para selecionar um dia todo, por exemplo Domingo, basta clicar no botão Domingo. Isso é muito mais fácil do que arrastar o mouse sobre todos os quadradinhos do Domingo. O mesmo é válido para o botão das horas. Se você clicar no botão 8, irá selecionar o quadradinho correspondente às 8 horas de todos os dias.

10.       Agora vamos limitar os computadores nos quais o usuário jsilva pode efetuar o logon no Domínio. Esse procedimento normalmente é adotado com empregados temporários ou estagiários, de tal forma que o Administrador possa controlar em quais computadores esses usuários podem efetuar o logon. Ainda na guia Conta, dê um clique no botão Fazer logon em... Surge a janela indicada na Figura 19.24. Observe que por padrão o usuário pode efetuar o logon em qualquer computador do domínio.

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Figura 19.24 – Logon permitido em todos os computadores do domínio por padrão.

11.       Para limitar o logon a um número restrito de computadores, dê um clique na opção Os seguintes computadores.

12.       No campo Nome do computador digite o nome de um computador onde o usuário poderá efetuar o logon e clique no botão Adicionar.

13.       Repita a operação do passo anterior para cada computador que você quiser adicionar. Observe no Exemplo da Figura 19.25, onde demos permissões para o usuário jsilva fazer o logon somente em dois computadores: server1 e server2. Para remover um computador da lista, dê um clique no nome do computador para marcá-lo, e depois dê um clique no botão Remover.

14.       Após ter adicionado os computadores desejados, dê um clique no botão OK.

15.       Você estará de volta à guia Conta. Dê um clique no botão OK para fechar as propriedades da conta jsilva.

16.       Feche o Console Usuários e computadores do Active Directory.

Com as modificações que acabamos de fazer, o usuário jsilva somente poderá fazer o logon no período das 8:00 às 18:00 horas, e somente nos computadores server1 e server2.

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Figura 19.25 – Adicionando computadores à lista.

Exercício: Altere as propriedades das contas maria e paulo. Invente informações para os endereços destes usuários. Configure as contas para que estas somente possam efetuar o logon das 7:00 às 12:00, de terça à sexta-feira. Limite o logon destas contas apenas ao computador com o nome de server1.

Agora vamos aprender a realizar mais algumas operações com as contas de usuários de um domínio.

Vamos aprender a renomear uma conta de usuário.

Nota: Quando falamos em renomear um usuário, isso significa renomear o Nome de logon do usuário. No nosso exemplo vamos alterar o nome de logon de jsilva para jsilva2.

Exemplo Prático: Para renomear uma conta de usuário, siga os passos indicados a seguir:

1.         Efetue o logon com uma conta com permissão de Administrador no domínio GROZA.

2.         Selecione o comando Iniciar -> Ferramentas administrativas -> Usuários e computadores do Active Directory. Será carregado o console Usuários e computadores do Active Directory.

3.         Dê um clique na setinha para a direita ao lado de groza.com (provavelmente o nome do seu domínio seja diferente, dê um clique na setinha para a direita, ao lado do nome do seu domínio).

4.         Abaixo de groza.com surgem diversas opções. Dê um clique na opção Users. No painel da direita é exibida uma listagem com o nome de todos os usuários cadastrados no domínio.

5.         Localize o usuário José da Silva e dê um clique duplo nele para abrir as propriedades da conta deste usuário.

6.         Dê um clique na guia Conta. Altere os campos Nome de logon do usuário e Nome de logon do usuário (anterior ao Windows 2000), de jsilva para jsilva2, conforme indicado pela Figura 19.26:

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Figura 19.26 – Alterando o nome de logon de jsilva para jsilva2.

7.         Dê um clique em OK para fechar a janela com as propriedades do usuário e depois feche o console Usuários e computadores do Active Directory.

8.         Efetue o logoff do usuário Administrador.

9.         Faça o logon como jsilva2 e para a senha digite senha;123, para testar que o usuário jsilva foi renomeado com sucesso para jsilva2.

10.       Faça o logoff do usuário jsilva2.

Exercício: Faça o logon como Administrador do domínio GROZA e Renomeie o usuário maria para maria2 e tente efetuar o logon como maria2 e para a senha digite senha;123, para verificar se o usuário maria foi renomeado com sucesso para maria2. Lembre que renomear o usuário é alterar o seu nome de logon.


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