[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

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WINDOWS 7 - CURSO COMPLETO - 2400 páginas
Autor: Júlio Battisti


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Lição 362 - Capítulo 19 - Grupos de Usuários em um Domínio

Neste item vamos ver um pouco de teoria sobre grupos de usuários. No próximo item vamos praticar criando alguns grupos e adicionando usuários aos grupos criados.

Um grupo de usuários é uma coleção de contas de usuários. Por exemplo, podemos criar um grupo chamado Contabilidade, do qual farão parte todos os usuários do departamento de Contabilidade. Quando eu digo “do qual farão parte todos os usuários do departamento de Contabilidade”, significa que as contas de todos os usuários do departamento de Contabilidade, serão colocadas como membros do grupo Contabilidade.

A principal função dos grupos de usuários é facilitar a administração e a atribuição de permissões para acesso a recursos, tais como: pastas compartilhadas, impressoras compartilhadas e demais serviços disponíveis nos servidores do domínio.

Ao invés de darmos permissões individualmente, para cada um dos usuários que necessitam acessar um determinado recurso, podemos criar um grupo e atribuir permissões para o grupo. Para que um usuário tenha permissão ao recurso, basta incluir o usuário no grupo, pois todos os usuários de um determinado grupo herdam as permissões do grupo.

Quando um usuário troca de seção, por exemplo, basta trocar o usuário de grupo. Vamos supor que o usuário jsilva2 trabalha na seção de contabilidade e pertence ao grupo Contabilidade. Ao ser transferido para a seção de marketing, basta retirarmos o usuário do grupo Contabilidade e adicioná-lo ao grupo Marketing. Com isso o usuário jsilva2 deixa de ter as permissões atribuídas ao grupo Contabilidade e passa a ter as mesmas permissões que tem o grupo Marketing. Veja o quanto a utilização de grupos pode facilitar a atribuição de permissões.

Podemos inclusive ter situações mais específicas. Vamos supor que exista um sistema chamado SEDEU, para o qual somente um número restrito de usuários deve ter acesso, sendo que são usuários de diferentes seções. A maneira mais simples de administrar esta questão é criar um grupo chamado, por exemplo, SEDEU e dar permissões para esse grupo. Assim cada usuário que precisar acessar o sistema SEDEU deve ser incluído no grupo SEDEU. Quando o usuário não deve mais ter acesso ao sistema SEDEU, basta removê-lo do grupo SEDEU.

Quando estiver trabalhando com grupos de usuários, considere as seguintes observações:

  • Um Grupo de Usuários é uma coleção de contas de usuários.
  • Os membros de um grupo herdam as permissões atribuídas ao grupo.
  • Os usuários podem ser membros de vários grupos.
  • Grupos podem ser membros de outros grupos.

Agora vamos dar uma olhada nos tipos de grupos existentes em um domínio baseado no Windows 2000 Server. Para uma descrição detalhada sobre os Grupos que podem existir em um domínio baseado no Windows Server 2003, consulte o seguinte livro, de minha autoria: “Windows Server 2003 – Curso Completo”, 1568 páginas:

http://www.juliobattisti.com.br/loja/detalheproduto.asp?CodigoLivro=CWIN000019  

Podemos ter dois tipos de grupos:

  • Grupos de segurança (Security Groups).
  • Grupos de distribuição (Distribution Groups).

Grupos de segurança são normalmente utilizados para atribuir permissões de acesso a recursos da rede. O Windows 2000 somente utiliza Grupos de segurança para configurar permissões de acesso aos recursos do domínio. Um grupo de segurança também pode ser utilizado como um grupo de distribuição, embora essa não seja uma situação muito comum. Esses grupos, assim como as contas de usuários, são armazenados no banco de dados do Active Directory.

Grupos de distribuição são utilizados para funções não relacionadas com segurança (atribuição de permissões). Uma das utilizações típicas para um Grupo de distribuição é o envio de mensagens de e-mail para um grupo de usuários de uma só vez. Somente programas que foram programados para trabalhar com o Active Directory poderão utilizar Grupos de distribuição. Provavelmente as novas versões dos principais sistemas de correio eletrônico estarão habilitadas para trabalhar com o Active Directory. Não podemos utilizar grupos de distribuição para funções relacionadas com segurança.

Tipos de Grupo Quanto ao Escopo:

Quando criamos um grupo de usuários, devemos selecionar um tipo e um escopo. Os tipos foram descritos anteriormente. O escopo permite que o grupo seja utilizado de diferentes maneiras para a atribuição de permissões. O escopo de um grupo determina em que partes da rede poderemos usar o grupo para atribuir permissões. Existem três escopos para grupos de usuários, conforme descrito a seguir:

Grupos globais (Global group):

  • Somente pode conter membros do domínio no qual o grupo é criado.
  • Pode receber permissões para recursos localizados em qualquer domínio.

Grupos locais do domínio (Domain local group):

  • Pode conter membros de qualquer domínio.
  • Somente pode receber permissões para o domínio no qual o grupo é criado.

Grupos universais (Universal group):

  • Pode conter membros de qualquer domínio.
  • Pode receber permissões para recursos localizados em qualquer domínio.

O escopo de um grupo também determina quem pode ser membro do grupo. Tanto usuários como outros grupos podem ser membros de um determinado grupo. Considere a descrição a seguir, onde são apresentadas as regras para membros de grupos:

Grupo global:

  • Pode conter: Contas de usuários e grupos globais do mesmo domínio.
  • Pode ser membro de: Grupos universais e grupos locais do domínio em qualquer domínio.

Grupo local do domínio:

  • Pode conter: Contas de usuários, grupos universais e grupos globais de qualquer domínio.
  • Pode ser membro de: Grupos Globais do domínio

Grupo universal:

  • Pode conter: Contas de usuários, grupos universais, e grupos globais de qualquer domínio.
  • Pode ser membro de: Grupos locais do domínio ou grupos universais de qualquer domínio.

Bem, agora chega de teoria e vamos praticar um pouco.

Criando Grupos de Usuários e Adicionando Usuários aos Grupos:

Primeiro vamos criar um grupo, e depois vamos adicionar alguns usuários ao grupo recém-criado.

Exemplo Prático: Para criar um grupo Global chamado Grupo1, siga os passos indicados a seguir:

1.         Efetue o logon com uma conta com permissão de Administrador no domínio GROZA.

2.         Selecione o comando Iniciar -> Ferramentas administrativas -> Usuários e computadores do Active Directory. Será carregado o console Usuários e computadores do Active Directory.

3.         Dê um clique na setinha para a direita ao lado de groza.com (provavelmente o nome do seu domínio seja diferente, dê um clique na setinha para a direita, ao lado do nome do seu domínio).

4.         Abaixo de groza.com surgem diversas opções. Dê um clique na opção Users. No painel da direita é exibida uma listagem com o nome de todos os usuários e grupos já cadastrados. Observe a coluna Tipo: Usuário indica uma conta de usuário e Grupo de Segurança – Global – indica um grupo de segurança global.

5.         Dê um clique com o botão direito do mouse, na opção Users.

6.         No menu de opções que surge, aponte para Novo e dentro do menu Novo, dê um clique em Grupo. Surge a janela Novo objeto – Grupo. Preencha as informações conforme indicado na Figura 19.31.

7.         Dê um clique no botão OK para criar o grupo.

8.         Você estará de volta ao console Usuários e computadores do Active Directory. Observe no painel da esquerda que já aparece o grupo chamado Grupo1.

9.         Mantenha este console aberto.

Curso Completo de Windows 7 - Júlio Battisti

Figura 19.31 – Criando um grupo de segurança com escopo global.

Exemplo Prático: Para alterar o Grupo1 e adicionar os usuários jsilva2, maria e paulo a este grupo, siga os passos indicados a seguir:

1.         Você deve estar com o console Usuários e computadores do Active Directory aberto do exemplo anterior. No painel da direita, localize Grupo1 e dê um clique duplo para abrir as propriedades do grupo. Surge a janela indicada na Figura 19.32, onde a guia Geral vem selecionada por padrão. Preencha os campos Descrição e Comentários, conforme indicado na Figura 19.32.

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Figura 19.32 – Alterando as propriedades do Grupo1.

2.         Dê um clique na guia Membros. Vamos utilizar esta guia para adicionar os usuários jsilva2, maria e paulo como membros de Grupo1.

3.         Para adicionar membros ao grupo, dê um clique no botão Adicionar.  Surge a janela Selecione usuários, Contatos ou Computadores, já descrita no Capítulo 6.

4.         Clique no botão Avançado. Será exibida a janela Selecione Usuários, Contatos ou Computadores.

5.         Clique no botão Localizar agora. Será exibida a listagem de todos os usuários e grupos do domínio groza.com.

6.         Pressione e mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique no usuário José da Silva, depois em Maria do Socorro e depois em Paulo Pereira para selecioná-los. Estes serão os usuários adicionados ao grupo Grupo1. Clique em OK.

7.         Você estará de volta à janela Selecione Usuários, Contatos ou Computadores, com os três usuários já adicionados. Clique em OK.

8.         Você estará de volta à guia Membros, com os três usuários já adicionados, conforme indicado na Figura 19.33:

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Figura 19.33 – Três usuários adicionados como membros do grupo Grupo1.

9.         Dê um clique em OK para fechar a janela de propriedades do grupo Grupo1.

10.       Feche o console Usuários e computadores do Active Directory.

A partir deste momento, qualquer permissão que for atribuída ao grupo Grupo1 será herdada por todos os seus membros, no nosso exemplo, pelos usuários jsilva2, maria e paulo.

Exercício: Crie um grupo de escopo global, do tipo segurança, chamado de Contabilidade. Adicione os usuários maria e paulo ao grupo Contabilidade. Como descrição coloque: Grupo para receber permissões aos sistemas de contabilidade.

Nota: Existem algumas contas de usuário que são criadas no momento em que o Windows Server 2003 é instalado. Essas contas são conhecidas como “Built-in Accounts”. A mais importante delas é a conta Administrador. Essa conta tem poderes totais sobre o domínio, não possuindo nenhuma restrição de segurança. Muito cuidado com quem vai usar essa conta em um ambiente de produção. Precisa ser uma pessoa qualificada e que tenha tido o treinamento adequado. A conta Administrador pode ser renomeada, porém não pode ser excluída nem bloqueada.

Outra conta que é criada quando da instalação do Windows Server 2003 é a conta de usuário Convidado (Guest). Esta conta normalmente é utilizada para acesso de usuários que não possuem uma conta cadastrada no domínio. Por padrão esta conta está desabilitada. O Administrador pode habilitar a conta Convidado. Porém isso deve ser feito com cuidado. Sempre que um usuário precise acessar algum recurso, o ideal é cadastrar o usuário e incluí-lo no grupo (ou grupos), que tem permissão para acessar o recurso desejado.

Existem também alguns grupos criados quando da instalação do Windows Server 2003, que são os chamados “Built-in Groups”. O mais importante de todos é o grupo Administradores. Todo membro deste grupo tem plenos poderes no domínio. No console Usuários e computadores do Active Directory, existe uma opção chamada Built-in. Ao clicar nessa opção será exibida uma listagem com diversos grupos criados durante a instalação do Windows Server 2003. Observe, na coluna tipo, que o tipo destes grupos é “Grupo de segurança – Domínio Local” e na coluna descrição podemos ver um resumo das permissões de cada um dos grupos.


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