[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 03 : Cap03_21
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 074 - Capítulo 03 - Usando o gerenciador de dispositivos

O Gerenciador de dispositivos é geralmente utilizado para verificar o status do hardware atualmente instalado no computador e para atualizar drivers de dispositivos de hardware do computador. Os usuários avançados com amplo conhecimento sobre hardware de computador podem também usar os recursos de diagnóstico do Gerenciador de dispositivos para solucionar conflitos entre dispositivos e alterar configurações de recursos, mas isso deve ser feito com extrema cautela.

Importante: A alteração incorreta de configurações de recursos pode desativar o hardware e fazer com que o computador não funcione direito ou fique inoperante. Apenas os usuários que têm experiência em hardware e em configurações de hardware devem alterar configurações de recursos.

Normalmente, não será necessário usar o Gerenciador de dispositivos para alterar configurações de recursos, pois estes são alocados automaticamente pelo Windows XP, durante a configuração do hardware, conforme descrito no começo deste módulo.

Importante: Somente contas com perfil de Administrador, terão permissão para gerenciar drivers de dispositivos de hardware.

Importante: Você pode usar o Gerenciador de dispositivos para gerenciar dispositivos apenas em um computador local. O Gerenciador de dispositivos funcionará apenas no modo somente leitura em um computador remoto.

Dica: Se você não puder acessar o Gerenciador de dispositivos a partir dos snap-ins de extensão do Gerenciamento do computador em um computador remoto, certifique-se de que o serviço Registro remoto tenha sido iniciado no computador remoto. O serviço de Registro remoto deve ter sido inicializado, para que você possa usar os consoles de gerenciamento remoto. Você precisa dispor das permissões apropriadas no computador remoto para iniciar o serviço. Você também poderá receber essa mensagem de erro se o computador remoto estiver executando o Microsoft Windows 95. O Gerenciamento do computador não oferece suporte a acesso remoto para computadores que estejam executando o Windows 95.

A seguir faremos um pequeno exemplo prático, passo-a-passo, onde mostrarei como executar algumas operações disponíveis no Gerenciador de dispositivos.

Exemplo: Para acessar o Gerenciador de Dispositivos, siga os passos indicados a seguir:

1.    Faça o logon com uma conta com permissão de administrador.

2.    Abra o Painel de controle.

3.    Dê um clique duplo no ícone Sistema, do Painel de controle
4.    Será aberta a opção Propriedades do sistema. Dê um clique na guia Hardware. Serão exibidas as opções indicadas na Figura 3.33:


Figura 3.33
A guia Hardware.

5.    Dê um clique no botão Gerenciador de dispositivos. Será aberto o Gerenciador dispositivos, onde é exibida uma árvore, onde são listados todos os dispositivos de hardware instalados no computador, conforme exemplo da Figura 3.34:


Figura 3.34
O Gerenciador de Dispositivos.

6.    Vamos acessar as propriedades de um driver instalado. No meu exemplo, vou clicar no sinal de +, ao lado da categoria Adaptadores de rede. Será exibida uma lista de todos os adaptadores de rede instalados. Dê um clique duplo em um deles, para exibir as propriedades do respectivo driver, conforme exemplo da Figura 3.35:


Figura 3.35
Acessando as propriedades de um driver.

7.    Dê um clique na guia Driver. Serão exibidas as opções indicadas na Figura 3.36, as quais serão detalhadas logo a seguir. Nesta guia, cabe destacar a função dos seguintes botões:

  • Detalhes de driver: Ao clicar neste botão, será aberta uma janela com informações detalhadas sobre o driver.
  • Atualizar driver: Clique para alterar ou atualizar o driver de dispositivo selecionado. Isso inicia o Assistente para atualização de hardware, no qual você pode informar a localização dos arquivos da nova versão do driver.
  • Reverter driver: Este é o famoso Roll back, ou seja, desinstalar a versão atual e voltar a versão anterior do driver. Conforme descrito anteriormente, esta função é útil em situações onde após a instalação de uma nova versão de um driver, o sistema começa a apresentar problemas de estabilidade ou de desempenho. Se você conseguir fazer o logon no modo normal ou no modo de segurança, será possível usar esta função, para voltar a versão anterior do driver e solucionar os problemas causados pela nova versão. Lembre-se bem desta função para o exame.
  • Desinstalar: Esta opção pode ser utilizada para desinstalar o driver de um dispositivo.


Figura 3.36
A guia Driver, das propriedades do driver.

8.    Dê um clique na guia Recursos. Nesta guia são exibidos os recursos de hardware utilizados pelo driver, tais como IRQ, Intervalo de memória e assim por diante. Nesta guia será informado se o dispositivo está em conflito com algum outro driver instalado no sistema. Por exemplo, se dois drivers tentarem utilizar a mesma IRQ, haverá um conflito de IRQs. Esta informação é fundamental para a detecção e resolução de problemas relacionados ao conflito de uso de recursos, quando dois ou mais dispositivos de hardware estão tentando utilizar o mesmo recurso.

9.    Clique em OK para fechar a janela de propriedades do driver. Você estará de volta ao Gerenciador de dispositivos.

10.  Ao clicar com o botão direito do mouse em um dispositivo, no gerenciador de dispositivos, você tem uma série de opções, conforme indicado na Figura 3.37:


Figura 3.37
Opções ao clicar com o botão direito do mouse.

A seguir descrevo estas opções:

  • Atualizar driver: Esta opção abre o Assistente para atualização de driver. Através deste assistente, você poderá pedir que o Windows use o Windows Update, para tentar localizar uma versão atualizada do driver, diretamente nos servidores da Microsoft ou poderá informar o local (disquete, CD-ROM, pasta no HD, etc.), onde está disponível a nova versão do driver, a ser instalada.
  • Desativar: Desativo o dispositivo, na Profile de hardware atual. Você aprenderá mais sobre Profiles de hardware, mais adiante, neste capítulo.
  • Desinstalar: Esta opção desinstala o driver do dispositivo. Se você reinicializar o computador e não tiver desinstalado, fisicamente, o dispositivo de hardware, o Windows poderá detectá-lo novamente e instalar novamenteo respectivo driver.
  • Verificar se há alterações de hardware: Esta opção faz uma varredura em todo o computador, tentando detectar novos dispositivos de hardware que ainda não estejam sendo exibidos no Gerenciador de dispositivos.
  • Propriedades: Exibe as propriedades do dispositivo selecionado. É equivalente a dar um clique duplo no dispositivo.

11.     Quando existe algum problema com um determinado dispositivo, o Windows exibe diferentes ícones, ao lado do dispositivo, para indicar o problema encontrado.

12.     Na Figura 3.34, temos uma exclamação amarela ao lado de dois dispositivos: Controlador de Vídeo e PCI Device. Normalmente, os dispositivos com algum tipo de problema e/ou conflito, são exibidos na categoria Outros dispositivos, conforme exemplo da Figura 3.34. A seguir descrevo os possíveis ícones que podem aparecer, ao lado dos dispositivos com problemas:

  • Ponto de exclamação amarelo: Este ícone, conforme exemplo da Figura 3.34, indica um problema com o respectivo dispositivo. Pode ser um conflito de recursos com outro dispositivo ou pode significar que o Windows não consegue localizer e/ou se comunicar com o dispositivo.
  • Um x vermelho: É exibido para dispositivos que foram desabilitados pelo administrador.
  • Uma letra i, minúscula, em azul: Indica que o dispositivo foi configurado manualmente, ao invés de automaticamente pelo Windows. Este tipo de ícone só será exibido quando for selecionada uma visualização do tipo Recursos por tipo ou Recursos por conexão. Os diferentes tipos de visualização, do Gerenciador de dispositivos, são selecionadas, usando o comando Exibir.
  • Um ponto de interrogação amarelo: Este ícone indica que o Windows localizou o dispositivo mas não foi capaz de determinar, automaticamente, que dispositivo é. A causa mais comum deste problema é um tipo incorreto de driver ou o driver ainda não ter sido instalado .

13.     Agora vamos analisar as diferentes guias que estão disponíveis, quando são exibidas as propriedades de um dispositivo. Para este exemplo, vamos exibir as propriedades do Adaptador de rede.

14.     Clique no sinal de +, ao lado da categoria Adaptadores de rede.

15.     Dê um clique duplo no primeiro adapatador que é exibido.

16.     Será exibida a janela de propriedades do Adaptador, com a guia Geral selecionada por padrão, conforme indicado na Figura 3.38:


Figura 3.38
A guia Geral das propriedades do dispositivo.

A guia Geral contém informações sobre o tipo de dispositivo, o fabricante e em qual slot PCI o dispositivo está conectado. Você pode usar o botão Solução de problemas..., para abrir um assistente de solução de problemas de hardware. O assistente irá conduzí-lo, passo-a-passo, na busca pela solução dos problemas relacionados ao dispositivo de hardware. Na guia Geral também está disponível a lista Uso do dispositivo:, na qual você pode ativar ou desativar o dispositivo, na profile atual de Hardware. Você entenderá, em detalhes o conceito de Profiles de Hardware, mais adiante, ainda neste módulo.

17.     Defina as configurações desejadas e clique na guia Avançado. Esta guia permite configurar parâmetros individuais do dispositivo de hardware. Esta guia só deve ser utilizada por técnicos de hardware, os quais conhecem em detalhes o dispositivo que está sendo configurado, pois configurações incorretas em um ou mais dos parâmetros de um dispositivo de hardware, poderão fazer com que ele deixe de funcionar, funcione incorretamente ou funcione com um desempenho muito ruim.

18.     Defina as configurações desejadas e clique na guia Driver. Esta guia, indicada na Figura 3.39, apresenta uma série de opções, conforme descrito a seguir:

  • Detalhes de driver: Ao clicar neste botão, será aberta uma janela com informações detalhadas sobre o driver.
  • Atualizar driver: Clique para alterar ou atualizar o driver de dispositivo selecionado. Isso inicia o Assistente para atualização de hardware, no qual você pode informar a localização dos arquivos da nova versão do driver.
  • Reverter driver: Este é o famoso Roll back, ou seja, desinstalar a versão atual e voltar a versão anterior do driver. Conforme descrito anteriormente, esta função é útil em situações onde após a instalação de uma nova versão de um driver, o sistema começa a apresentar problemas de estabilidade ou de desempenho. Se você conseguir fazer o logon no modo normal ou no modo de segurança, será possível usar esta função, para voltar a versão anterior do driver e solucionar os problemas causados pela nova versão. Lembre-se bem desta função para o exame.
  • Desinstalar: Esta opção pode ser utilizada para desinstalar o driver de um dispositivo.


Figura 3.39
A guia Driver das propriedades do dispositivo.

19.     Defina as configurações desejadas na guia Driver e clique na guia Recursos. Esta guia lista os recursos utilizados pelo dispositivo de hardware, tais como IRQ e endereços de acesso direto à memória. Esta guia é util para a detecção de conflitos no uso destes recursos. Se o dispositivo estiver tentando utilizar algum recurso que também está tentando ser utilizado por outro dispositivo, os recursos em conflito serão exibidos no campo “Lista de dispositivos em conflito”, desta guia. Se o dispositivo aceitar configuração manual, a caixa Usar config. Automática estará habilitada e você poderá desmarcá-la, para configurar os recursos do dispositivo, manualmente. Ao desmarcar a caixa Usar config. Automática, o botão Alterar configuração... será habilitado. Mas lembre-se de que, o uso das configurações manuais, só deve ser feito em último caso, quando por algum motivo, o Windows não foi capaz de detectar ou configurar, automaticamente, os recursos a serem utilizados pelo dispositivo. As configurações manuais só devem ser feitas por técnicos de hardware, os quais conhecem bem o dispositivo que está sendo configurado.

20.     Defina as configurações desejadas na guia Recursos e clique na guia Gerenciamento de energia. Serão exibidas as opções indicadas na Figura 3.40. Esta guia é utilizada para configurar o dispositivo em relação ao Gerenciamento de endergia. Por exemplo, se você quer que o Gerenciamento de energia não deva ser capaz de desligar o monitor, você deve acessar as propriedades do Monitor, no Gerenciamento de dispositivos, acessar a guia Gerenciamento de energia e desmarcar a opção “Computador pode desligar o dispositivo para economizar energia”. A guia Gerenciamento de energia, apresenta as opções descritas a seguir:

  • Computador pode desligar o dispositivo para economizar energia: Especifica se o sistema operacional desativará o dispositivo selecionado, se tal dispositivo puder ser desativado. Entretanto, se o dispositivo estiver ocupado com alguma tarefa (atendendo a uma chamada, por exemplo), o sistema operacional não desligará o dispositivo. Ele somente tentará desligar um dispositivo que possa ser desligado quando ele estiver hibernando. Alguns dispositivos devem ficar ligados o tempo todo. Se você precisar que o dispositivo fique ligado o tempo todo, não marque esta caixa.
  • Este dispositivo pode ativar novamente o computador: Especifica que o sistema operacional deve sair do estado de baixa energia para atender à ocorrência de um evento. Por exemplo, uma chamada de entrada de modem avisará ao sistema que ele deverá atender à chamada, mesmo que esteja em hibernação. Se essa opção não funcionar, pode ser que o hardware não ofereça suporte a esse recurso. Contate o fabricante do hardware para obter mais informações. Ao habilitar esta opção, a opção a seguir também será habilitada:
  • Só estações de gerenciamento podem ativar o computador: Especifica que o computador deve sair do estado de baixa energia somente quanto o dispositivo receber determinados tipos de tráfego de rede, geralmente enviados por um administrador de rede. Quando você seleciona essa caixa, o único tráfego de rede que faz com que o dispositivo tire o sistema operacional de um estado de baixa energia é o tráfego enviado por um administrador de rede. Desmarque a caixa de seleção para permitir que todo tráfego de rede faça com que o dispositivo tire o sistema operacional de um estado de baixa energia. Como regra geral, se o computador fornecer serviços a outros computadores, você deve desmarcar a caixa de seleção para que os outros computadores possam tirá-lo do estado de baixa energia.


Figura 3.40
A guia Gerenciamento de Energia das propriedades do dispositivo.

21.     Selecione as configurações desejadas e clique em OK. Pronto, a janela de propriedades do dispositivo será fechada e as novas configurações serão aplicadas.

22.     Feche o Gerenciador de dispositivos.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI