[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 04 : Cap04_03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 084 - Capítulo 04 - Configurando uma Conexão com o Provedor de Acesso via Conexão Discada

Para ter acesso à Internet você precisa de um provedor de acesso. Um provedor de acesso é uma empresa que conecta usuários domésticos e empresariais à Internet. Você cria uma conta com um provedor, conta esta que apresenta um custo mensal (ou é gratuita no caso de provedores de acesso gratuito). Ao criar a conta é fornecido um nome de usuário e uma senha, informações estas que devem ser fornecidas no momento da conexão. Em resumo, o provedor é o seu “caminho” para chegar à Internet. Ao criar uma conta em um provedor também é fornecido um número de telefone de discagem. No caso de conexão via Fax/Modem, a conexão é configurada para discar para o número fornecido pelo provedor. Hoje, na prática, a maioria dos provedores já fornecem programas discadores. Estes programas facilitam, bastante, a configuração de uma conexão discada. Ao usar um discador, tudo o que o usuário precisa fazer é selecionar a cidade na qual ele está e pronto, o próprio discador já faz todas as configurações necessárias e estabelece a conexão.

No caso de conexões de alta velocidade, como conexões via Cabo ou ADSL é comum a conexão ser mantida permanentemente, 24 horas por dia. Ou seja, você liga o computador e já está conectado à Internet, não sendo necessário discar para o provedor, para estabelecer uma conexão, como no caso do acesso via Fax/Modem.

A seguir veremos um exemplo, passo a passo, de como estabelecer uma conexão com o provedor de acesso. Para o exemplo proposto, a placa de Fax/Modem já deve estar instalada e funcionando. Além disso você já deve ter criado a sua conta de acesso com o provedor de sua preferência. A seguir coloco uma lista de provedores de acesso gratuitos:

  • www.ig.com.br
  • www.ibest.com.br
  • www.yahoo.com.br
  • www.clicrbs.com.br

A seguir coloco o telefone de contato dos provedores de acesso mais conhecidos e que prestam serviços em centenas de cidades brasileiras. Este detalhe é importante; você deve selecionar um provedor de acesso que forneça um número de discagem local, pois caso contrário você pagará interurbano pelo tempo que permanecer conectado, o que implicará em um custo muito elevado. Dificilmente você encontrará um provedor que trabalha com números 0800.

Principais provedores de acesso à Internet:

Provedor       Web Site          Telefone
Terra       www.terra.com.br     0800 707 57 57
UOL       www.uol.com.br        0800 7033333

Os telefones são para suporte técnico e para criação de contas com o provedor. Após criar a conta, o provedor fornecerá o número de discagem para você estabelecer uma conexão com o provedor.

Exemplo: Criando uma conexão com a Internet.

Algumas das opções mostradas neste exemplo não estão disponíveis no Windows XP Home Edition.

1.    Para criarmos e configurarmos uma conexão, utilizamos a opção Conexões de rede, do Painel de controle. Abra o Painel de controle e dê um clique duplo no ícone Conexões de rede. Será exibida a janela Conexões de rede.

2.    Nas opções que aparecem no painel da esquerda, dê um clique na opção Criar uma nova conexão.

Será aberto o Assistente para novas conexões. Com este assistente podemos:

  • Conectar com a Internet.
  • Conectar com a rede da empresa.
  • Configurar uma rede doméstica ou de uma pequena empresa.

A tela inicial do Assistente para novas conexões é apenas informativa.

3.    Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa temos quatro opções:

  • Conectar-me à Internet: Permite que você configure uma conexão com o seu provedor de Internet. Neste exemplo utilizaremos esta opção. Certifique-se de que esta opção está marcada.
  • Conectar-me a uma rede em meu local de trabalho: Conecta a uma rede comercial (usando dial-up ou VPN), para poder trabalhar de casa, de um escritório temporário ou de qualquer lugar que tenha uma linha de acesso. Esta opção é utilizada por funcionários que trabalham em casa e, de casa, conectam-se com a rede da empresa.
  • Configurar uma rede doméstica ou de pequena empresa: Facilita a criação de pequenas redes, com um número reduzido de computadores, tipicamente até cinco computadores.
  • Configurar uma conexão avançada: Permite uma conexão direta com outros computadores, através de uma conexão via porta serial ou através de uma porta de infravermelho. Também pode ser usada para configurar o computador para aceitar conexões remotas de outros computadores.

4.    Certifique-se de que a opção Conectar-me à Internet esteja marcada.

5.    Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa temos três opções:

  • Escolher um provedor em uma lista: Esta opção faz uma conexão com o site MSN da Microsoft, o qual tenta identificar uma lista de provedores de acordo com a localidade e idioma configurados para o computador.
  • Configurar minha conexão manualmente: É utilizada quando você já criou uma conta com um provedor de acesso e recebeu o número de telefone para a discagem, o seu nome de usuário e senha. Utilizaremos esta opção. Certifique-se de que ela esteja marcada.
  • Usar o CD do provedor de serviços de Internet: É muito comum os provedores distribuírem CDs com programas que facilitam a criação de uma conexão através do provedor. Se você for utilizar um destes CDs, utilize esta opção.

6.    Certifique-se de que a opção Configurar minha conexão manualmente esteja marcada.

7.    Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa temos três opções:

  • Conectar-me usando um modem dial-up: É o caso do nosso exemplo. Faremos a conexão utilizando um modem e uma linha telefônica para discar para o número do provedor de acesso. Certifique-se de que esta opção esteja marcada.
  • Conectar-me usando uma conexão de banda larga que exija um nome de usuário e senha: Utilizada para conexões de alta velocidade, via modem a cabo ou DSL.
  • Conectar-me utilizando uma conexão de banda larga sempre ativa: Utilizada para conexões de alta velocidade, disponíveis 24 horas por dia ou para uma conexão de rede local, como é o caso do acesso fornecido por algumas empresas de TV a cabo.

8.    Certifique-se de que a opção Conectar usando um modem dial-up esteja marcada.

9.    Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente. Nesta etapa vamos digitar um nome para a nossa conexão.

10.  No campo Nome do provedor digite: Conexão discada. Se necessário você pode alterar este nome quando quiser.

11.  Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente. Nesta etapa você deve digitar o número que será discado pela conexão. Este número é fornecido pelo provedor de acesso, quando você cria uma conta com o provedor.

12.  Digite o número de conexão fornecido pelo provedor.

13.  Dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

14.  Surge uma tela pedindo que você digite o nome de usuário e a senha para acesso à sua conta no provedor. Estas informações são fornecidas pelo provedor quando você criou a sua conta. Digite o nome de usuário e a senha duas vezes, conforme indicado na Figura 4.1.


Figura 4.1
Nome do usuário e senha de acesso ao provedor.

Nesta etapa você também tem as seguintes opções:

Usar este nome de conta e senha quando qualquer usuário se conectar à Internet deste computador: Esta opção faz com que sejam utilizados o nome e a senha informados para qualquer usuário que faça o logon no computador. Se cada usuário que faz o logon deve utilizar uma conta separada no provedor de acesso, esta opção deve ser desmarcada.

  • Tornar esta conexão padrão com a Internet: Faz com que esta conexão seja inicializada toda vez que for feita uma tentativa de acesso à Internet e não houver uma conexão já estabelecida.
  • Ativar o firewall de conexão com a Internet para esta conexão: O firewall de conexão com a Internet é um sistema que adiciona proteções quando você está navegando na Internet. O Firewall é capaz de reconhecer os principais ataques e perigos originados na Internet.

15.  Após digitar o nome de usuário e a senha, dê um clique no botão Avançar, seguindo para a próxima etapa do assistente.

Agora estamos na etapa final do assistente, onde um resumo das opções selecionadas é exibido. Se você quiser que um atalho para a conexão seja adicionado à área de trabalho, marque a opção Adicionar um atalho para a conexão à área de trabalho. Se você precisa alterar alguma opção é só utilizar o botão Voltar, para ir até a etapa do assistente onde está a opção a ser alterada.

16.  Dê um clique no botão Concluir. Surge a tela Conectar conexão discada, indicada na Figura 4.2.


Figura 4.2
Tela de conexão com o provedor.

17.  Neste momento você ainda pode alterar as propriedades de conexão, para isto bastando dar um clique no botão Propriedades.

18.  Para estabelecer a conexão com o provedor dê um clique no botão Discar. O Windows XP disca para o número configurado e estabelece uma conexão com o provedor de acesso. Após estabelecida a conexão, um indicador da conexão é exibido ao lado do relógio do sistema, conforme indicado na Figura 4.3.


Figura 4.3
Indicador de conexão ativa.

19.  Se você der um clique duplo no indicador de conexão, será exibida uma janela de informações sobre a conexão – Status da conexão discada, tais como: O tempo em que a conexão está ativa, a quantidade de bytes enviados e recebidos e assim por diante, conforme indicado na Figura 4.4. Para encerrar a conexão você pode dar um clique no botão Desconectar. Para fechar a janela de Status dê um clique no botão Fechar


Figura 4.4
Detalhes da conexão com a Internet.

Agora estamos com uma conexão com a Internet e prontos para navegar. Como configuramos esta conexão como sendo a conexão padrão, toda vez que abrirmos o Internet Explorer ou o Outlook Express e tentarmos acessar a Internet, se não houver uma conexão ativa, a conexão padrão será automaticamente chamada e a conexão com o provedor, estabelecida.

20.  Se você precisar alterar as propriedades de uma conexão é só acessar a janela Conexões de rede, através do Painel de controle. Clique com o botão direito do mouse na conexão a ser alterada e, no menu que surge, dê um clique na opção Propriedades.

21.  Para encerrar a conexão, clique com o botão direito do mouse no indicador de conexão, ao lado do relógio. No menu que surge dê um clique na opção Desconectar.

Agora estamos prontos para aprender a utilizar o Internet Explorer e o Outlook Express, mas isto é assunto para os próximos tópicos.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI