[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 05 : Cap05_16
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 150 - Capítulo 05 - Criando os seus próprios CDs usndo o Windows Media Player

Em primeiro lugar você deve ter um drive gravador de CD instalado no equipamento. Uma vez disponível o drive gravador de CD, é possível copiar faixas de um ou mais CDs, gravá-las em uma pasta e depois gerar um CD com as faixas selecionadas. É o que chamávamos de “fazer uma seleção”, na época da boa e velha fita K7. A possibilidade de gerar CDs utilizando o Windows Media Player, sem a necessidade de um programa específico para a gravação de CDs é uma das novidades do Windows XP, conforme já descrito no Capítulo 1.

Nunca é demais lembrar que você deve estar atento às questões legais envolvidas com os direitos autorais. É evidente que você não pode sair gravando CDs com uma seleção de músicas de diversos artistas, em grande quantidade, para revender.

Agora vamos, através de um exemplo prático, aprender a gravar um CD de áudio, utilizando o Windows Media Player. Para acompanhar o exemplo o computador que você está utilizando deve ter um drive gravador de CD e um CD “virgem” para gravação. Para o exemplo vou gravar músicas que estão no Meus documentos, no formato .mp3 . Na hora de gravar o CD, o Windows Media Player converte do formato .mp3 para o formato de áudio de CD.

O Windows Media Player é capaz de reconhecer e executar diversos tipos de arquivos. Na Tabela 5.1 temos a listagem dos formatos de arquivos reconhecidos pelo Windows Media Player.

Tabela 5.1 Tipos de arquivos com suporte do Windows Media Player.

Tipo Extensão
Áudio de CD .cda
Tecnologia de vídeo Indeo da Intel .ivf
Formato de arquivo de intercâmbio de áudio (AIFF) .aif, .aifc e .aiff
Arquivos de áudio e vídeo Windows Media .asf, .asx, .wax, .wm, .wma, .wmd, wmv, .wvx, .wmp e .wmx
Arquivos de áudio e vídeo do Windows .avi e .wav
Capas do Windows Media Player .wmz e .wms
Formatos MPEG .mpeg, .mpg, .m1v, .mp2, .mpa, .mpe, .mp2v e .mpv2
Arquivos MIDI .mid, .midi e .rmi
Au (UNIX) .au e .snd
Vídeo de DVD .vob

Olhando a tabela anterior você deve estar se perguntando: “Então posso utilizar arquivos .mp3, o formato de arquivos de áudio mais popular, para gravar meus CDs de música”? A resposta é sim, mas tenho que novamente lembrar que sempre devemos levar em consideração os aspectos legais.

Com o Windows Media Player, você pode criar (gravar) seus próprios CDs a partir das faixas que armazenou na Biblioteca de mídia. Transmissões ao vivo, como estações de rádio, não podem ser copiadas para CDs.

Você pode copiar faixas para um CD gravável (CD-R) ou para um CD regravável (CD-RW). Com CD-Rs, é possível copiar faixas somente uma vez, mas você pode executá-las usando qualquer CD player. Com CD-RWs, pode-se copiar faixas muitas vezes, mas, geralmente, só é possível executá-las usando uma unidade de CD-ROM. Para copiar faixas para um CD-RW usado anteriormente, use outro programa ou Meu computador para apagar o disco antes de usar o Windows Media Player para copiar faixas para o CD-RW novamente. O processo de “apagar” um CD-RW é bastante demorado, dependendo do drive pode demorar até uma hora ou mais.

Observação: Como você pode copiar somente uma vez para um CD-R, esteja certo sobre o que deseja copiar e a respectiva duração, para que possa usar o máximo de espaço no CD. Você deve copiar todas as faixas ao mesmo tempo, ou seja, não pode copiar duas faixas, depois mais cinco e assim por diante.

A lista de reprodução ou lista de faixas que você seleciona para copiar não pode ser maior que o limite de tempo do CD-R. A frase “Não caberá” é exibida na coluna Status de uma faixa mesmo que você tenha exatamente 74 ou 80 minutos de áudio selecionados, porque o player insere segundos (espaços) entre as faixas. As faixas que foram marcadas com o status “Não caberá” não são copiadas para o CD.

Você pode copiar os seguintes tipos de arquivos de áudio para um CD em branco:

  • Windows Media com uma extensão .wma
  • .mp3
  • .wav

Ao copiar uma faixa para o CD, o Windows Media Player segue algumas etapas, para garantir que a cópia seja feita livre de erros. À medida que cada faixa é processada, as diferentes etapas são as seguintes:

  • Abrindo: Nesta etapa o Windows Media Player inspeciona as faixas selecionadas para ver se existem erros, como por exemplo um arquivo corrompido.
  • Convertendo/Convertido (inclui a porcentagem de conversão feita): Cada arquivo é convertido para o nível de qualidade ou taxa de compactação, selecionado e armazenado em uma pasta temporária no disco rígido. Cada arquivo é convertido para o formato de CD de áudio, antes que a cópia comece.
  • Copiando para CD (inclui a porcentagem de cópia feita): Copia o arquivo para o CD.
  • Concluído: O CD não estará terminado até que Concluído seja exibido na coluna Status de cada faixa. Quando a última faixa for copiada, Fechando disco será exibido brevemente para a última faixa.

Você pode redimensionar os painéis Músicas para copiar e Músicas no dispositivo, arrastando a barra entre eles. Também pode redimensionar qualquer coluna em qualquer painel selecionando o separador entre as colunas e, depois, arrastando-o.

A qualidade de compactação usada para copiar faixas de CD para o computador afeta a qualidade de som da faixa, mas não afeta a duração da faixa ao copiá-la do computador para um CD. Quanto melhor for a qualidade de som que você usar para copiar uma faixa para o computador, melhor será a qualidade de som quando você copiá-la de seu computador para outro CD. Se você usar a melhor qualidade de som para copiar uma faixa para o computador, mais espaço em disco será necessário. Outras variáveis, como a velocidade da unidade de CD-ROM, também podem afetar a qualidade da cópia.

Antes de gravar arquivos .mp3 no CD, você deve adicioná-los à biblioteca de mídia, pois somente podemos gravar no CD recursos e listas de execução que fazem parte da biblioteca de mídia.

Exemplo: Gravando um CD de música a partir de arquivos .mp3.

1.        Insira o CD em branco no drive gravador de CD. Pode ser que um programa gravador de CD que acompanha o drive seja aberto automaticamente. Se isto acontecer feche este programa.

2.        Abra o Windows Media Player.

3.        Nas opções da barra de opções do lado esquerdo, dê um clique na opção Copiar para.

Ou utilize o comando Arquivo -> Copiar -> Copiar para CD de áudio.

4.        Na lista Músicas para copiar será exibida uma lista de itens de áudio disponíveis na biblioteca de mídia. Por isso você precisa adicionar os arquivos à biblioteca de mídia, antes de poder copiá-los para o CD. Selecione o item que contém as músicas a serem copiadas, conforme indicado na Figura 5.17.


Figura 5.17
Selecionando a lista de músicas que serão copiadas.

Observe que ao lado de cada faixa é exibido o status Pronto para copiar. Na parte de baixo da janela é exibida a quantia de faixas e o tempo total. No exemplo da Figura 5.17 são 18 faixas e um tempo total de 59 minutos. Você pode optar por não copiar alguma das faixas, para isso bastando desmarcar a caixa de seleção ao lado da faixa.

5.        Dê um clique no botão Copiar música.

O Windows Media Player começa a copiar as músicas para o CD. Observe que são executadas, para cada faixa, as etapas descritas anteriormente. Primeiro as faixas são convertidas para o formato de CD (Convertendo), em seguida copiadas para o CD e assim por diante. O processo de cópia pode demorar meia hora ou mais, dependendo da velocidade do seu drive de gravação e da quantia de faixas que serão copiadas.

Algumas observações sobre a gravação de CDs:

  • Não tente executar nenhuma outra ação enquanto estiver criando um CD porque o player pode parar de funcionar.
  • Não é possível copiar faixas adicionais para o CD depois que a cópia estiver concluída. Se você estiver usando um CD-RW, poderá usar outro programa ou Meu computador para apagar o CD-RW antes de usar o player para copiar novas faixas para o CD-RW.
  • As faixas devem estar na Biblioteca de mídia antes que possam ser copiadas para um CD. A lista de faixas que se pode escolher está organizada por listas de reprodução, discos, gênero, áudio ou clipes de vídeo. Clique na caixa de seleção na parte superior da lista para desmarcar ou selecionar todos os itens do painel Músicas para copiar. Por padrão, todas as faixas do painel são selecionadas.
  • Você pode reorganizar a ordem das faixas em uma lista de reprodução, arrastando-as para a posição em que deseja copiá-las.
  • São utilizadas configurações padrão em relação à qualidade dos arquivos e a gravação destes no CD. Para acessar/alterar estas opções utilize o comando Ferramentas -> Opções. Na janela que é aberta dê um clique na guia Dispositivos. Será exibida uma lista com os drives de CD instalados no computador. No exemplo da Figura 5.18 temos o exemplo onde está instalado um drive de CD-ROM e um drive gravador de CD.


Figura 5.18
Computador com dois drives de CD.

Clique no dispositivo que corresponde ao drive de gravação de CD e depois dê um clique no botão Propriedades. Será exibida a janela com as propriedades do dispositivo. As opções desta janela variam dependendo da marca/modelo do drive de gravação de CD. Selecione as opções desejadas e dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela Opções. Dê um clique no botão OK para fechá-la e voltar ao Windows Media Player. Os próximos CDs que você gravar irão utilizar as novas configurações definidas. Ao final do processo de cópia o CD será ejetado do drive.

6.        Feche o Windows Media Player.

Agora vamos testar se o CD foi criado com sucesso.

1.        Insira o CD recém-criado no drive de CD.

2.        O Windows Media Player será aberto e inicia a execução do CD. Isto indica que o CD foi criado com sucesso.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI