[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 08 : 09
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 206 - Capítulo 08 - Acessando uma impressora compartilhada através da rede

Após uma impressora ter sido compartilhada, esta pode ser acessada através da rede. Para que não seja necessário acessar a impressora cada vez que formos necessitar dela, podemos fazer com que a impressora apareça na pasta impressoras como se fosse uma impressora local, mas na verdade, na hora de imprimir, o trabalho é enviado para a impressora da rede. A impressora somente precisa ser instalada uma única vez, depois passa a estar disponível sempre que dela necessitarmos.

Temos três opções para acessar uma impressora da rede:

  • A opção Adicionar uma impressora da janela Impressoras e aparelhos de fax.
  • A opção Meus locais de rede da janela Meu computador.
  • O comando Iniciar -> Executar.

Nesta lição veremos como acessar a impressora hp660emxp01, a partir de outro computador da rede. Apresentaremos como fazer este acesso, utilizando os três métodos descritos anteriormente. Lembre que instalamos a impressora HP Deskjet 660C no computador chamado microxp01 e compartilhamos ela com o nome de hp660emxp01.

Método 1 – Usando a opção Meus locais de rede, para acessar uma impressora compartilhada através da rede.

Caso você tenha acesso a outro computador da rede, faça o logon como Administrador e acompanhe este exercício no outro computador. microxp01 é o nome do computador onde foi instalada e compartilhada a impressora HP Deskjet 660C. Caso você tenha criado um computador com outro nome, substitua microxp01 pelo nome do computador que você está utilizando.

1.       Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador no computador microxp02.

2.       Abra o Meu computador: Iniciar -> Meu computador.

3.       No painel de opções que aparece à esquerda, na janela Meu computador, dê um clique na opção Meus locais de rede.

4.       Será exibida a janela Meus locais de rede. Dê um clique na opção Exibir computadores do grupo de trabalho. Se o computador fizer parte de um domínio, será exibida a opção Exibir computadores do domínio.

5.       Será exibida a lista de computadores da rede. Dê um clique duplo no computador microxp01, que é o computador onde está compartilhada a impressora que queremos acessar.

6.       Será aberta uma janela com todos os recursos compartilhados do computador microxp01. Clique com o botão direito do mouse na impressora hp660emxp01. No menu de opções que surge dê um clique na opção Conectar... Neste momento o Windows XP se conecta com o computador microxp01 e copia o driver para a impressora diretamente de microxp01. Essa operação pode demorar alguns instantes.

Se o computador microxp02 tiver uma versão do Windows que não o Windows XP, e se o driver para esta versão não tiver sido instalado quando da instalação da impressora no computador microxp01, pode ser que o Windows solicite que seja inserido o CD-ROM de instalação do Windows, no drive de CD. Isto acontece quando o Windows não consegue copiar o driver da impressora diretamente do computador onde a impressora está compartilhada.

Pronto, a impressora será instalada no computador microxp02 como se fosse uma impressora local. A impressora é instalada com o nome de HP Deskjet 660 Local em – microxp01. Observe que abaixo da figura da impressora aparece a figura de um cabo de rede, para indicar que na verdade é uma impressora da rede, conforme indicado na Figura 8.15.


Figura 8.15
Impressora de rede instalada no computador microxp02.

7.       Selecione o comando Iniciar -> Impressoras e aparelhos.

8.       Observe que a impressora já foi instalada. Sabemos que essa é uma impressora da rede pelo ícone com a figura de um cabo de rede ligado à impressora, conforme indicado pela Figura 8.15.

Agora toda vez que um usuário logado em microxp02 imprimir para esta impressora, a impressão será enviada para a impressora compartilhada localizada em microxp01. Além disso as permissões que foram definidas continuam valendo.

9.       Feche a janela impressoras e aparelhos de fax.

10.     Faça o logoff do usuário Administrador.

Agora vamos aprender a utilizar os outros dois métodos.

Método 2 – Usando o comando Iniciar -> Executar, para acessar uma impressora compartilhada através da rede.

Caso você tenha acesso a outro computador da rede, faça o logon como Administrador e acompanhe este exercício no outro computador. microxp01 é o nome do computador onde foi instalada e compartilhada a impressora HP Deskjet 660C. Caso você tenha criado um computador com outro nome, substitua microxp01 pelo nome do computador que você está utilizando.

1.       Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador no computador microxp02.

2.       Selecione o comando Iniciar -> Executar.

3.       Será aberta a janela Executar. No campo Abrir digite: \\microxp01 e clique no botão OK. Lembre: microxp01 é o nome do computador onde está a impressora compartilhada que queremos acessar.

Será aberta uma janela com todos os recursos compartilhados no computador microxp01.

4.       Localize a impressora que você quer acessar, clique com o botão direito do mouse nesta impressora e no menu que é exibido dê um clique na opção Conectar...

O Windows XP copia o driver da impressora a partir do computador onde a impressora está compartilhada (no nosso exemplo o drive é copiado do computador microxp01) e disponibiliza a impressora como se fosse uma impressora local.

5.       Para conferir se a impressora foi realmente instalada execute o comando: Iniciar -> Impressoras e aparelhos. observe que a impressora já está disponível. Após o nome da impressora – Local, aparece: em microxp01, informando que a impressora está instalada e compartilhada no computador microxp01, conforme indicado na Figura 8.16. Quando mandamos imprimir, o Windows XP envia para esta impressora como se ela fosse local, porém, na prática, a impressão é enviada para a impressora que está instalada e compartilhada no computador microxp01.


Figura 8.16
A janela Impressoras e aparelhos de fax.

Método 3 – Usando o Assistente para adicionar uma nova impressora.

1.       Faça o logon com uma conta com permissão de Administrador no computador microxp02.

2.       Abra a janela Impressoras e aparelhos de fax.

3.       No painel da esquerda, no grupo de opções Tarefas da impressora, dê um clique na opção Adicionar uma impressora. Será exibida a tela inicial do Assistente para adicionar impressora.

4.       Dê um clique no botão Avançar (Next), para ir para a próxima etapa do assistente.

5.       Nesta etapa você deve informar se a impressora que está sendo adicionada é uma impressora instalada localmente ou se é uma impressora de rede. Dê um clique na opção Uma impressora de rede, ou uma impressora conectada a outro computador.

Pode parecer que não existe diferença entre uma “Impressora de rede” e uma “Impressora conectada a outro computador”. Mas existem sim diferenças. Uma Impressora de rede é uma impressora que tem instalada uma placa de rede e é ligada diretamente na rede, através desta placa de rede. Uma impressora de rede não é ligada diretamente a nenhum computador. Já uma impressora conectada a outro computador é uma impressora ligada na porta paralela de um computador que está ligado à rede. Esta impressora passa a estar acessível pela rede, quando ela é compartilhada.

6.       Dê um clique no botão Avançar (Next), para ir para a próxima etapa do assistente.

Nesta etapa temos diversas opções para informar o caminho para a impressora que queremos acessar:

  • Procurar impressora: Se você marcar esta opção e clicar no botão Próximo (Next), será exibida uma listagem com todos os computadores da rede que têm pelo menos uma impressora compartilhada. Ao clicar no sinal de +, ao lado do nome do computador, serão exibidas as impressoras compartilhadas. Para acessar uma destas impressoras, basta clicar para marcá-la.
  • Conectar-se à impressora (marque esta opção...): Podemos utilizar esta opção para digitar diretamente o caminho da impressora, no formato: \\nome_do_computador\nome_do_compartilhamento. Utilizamos esta opção quando sabemos o caminho exato para acessar a impressora.
  • Conectar-se a uma Impressora na Internet ou em uma rede doméstica ou no escritório: Esta opção é utilizada para conectar-se a uma impressora através da Internet.

7.       Marque a opção Procurar impressora (primeira opção) e dê um clique no botão Avançar (Next), para ir para a próxima etapa do assistente.

8.       Nesta etapa é exibida uma listagem dos computadores que possuem impressoras compartilhadas. Dê um clique duplo no sinal de + ao lado do nome do computador, para exibir a(s) impressora(s) compartilhada(s) disponíveis, conforme indicado na Figura 8.17.


Figura 8.17
Listagem de computadores com impressoras compartilhadas.

9.       Clique na impressora a ser acessada para marcá-la.

10.     Dê um clique no botão Avançar (Next), para ir para a próxima etapa do assistente.

11.     Nesta etapa o Windows pergunta se você deseja definir a impressora como padrão. Marque a opção desejada e dê um clique no botão Avançar (Next), para ir para a próxima etapa do assistente.

12.     Você chega na etapa final do assistente. Um resumo das opções selecionadas será exibido. Se você deseja alterar alguma opção, utilize o botão Voltar (Back). Dê um clique no botão Concluir (Finish) para instalar a impressora.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Capítulo anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI