[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 10 : 04
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 256 - Capítulo 10 - Criptografando arquivos e pastas

É possível criptografar arquivos individualmente, porém é recomendado que você utilize a criptografia sempre em pastas. Ao criptografar uma pasta, todos os novos arquivos que forem criados dentro da pasta já serão automaticamente criptografados. Com isso ficamos seguros de que todo o conteúdo da pasta está protegido.

Ao criptografar uma pasta e o seu conteúdo, somente o usuário que criptografou a pasta, terá acesso aos seus arquivos. Outros usuários poderão entrar na pasta e até mesmo verão uma listagem dos arquivos, porém ao tentar abrir um arquivo, receberão a mensagem indicada na Figura 10.5.


Figura 10.5
Mensagem de acesso negado.

Para impedir que outros usuários possam entrar em uma pasta que você criptografou e visualizar a listagem de arquivos, configure as permissões NTFS de tal maneira que somente você possa listar os arquivos desta pasta. Para maiores detalhes sobre a configuração de permissões NTFS, consulte o Capítulo 7.

Exemplo 1: Para criptografar uma pasta e todo o seu conteúdo, siga os passos indicados a seguir:

1.       Faça o logon com a sua conta de usuário. Somente você terá acesso aos arquivos da pasta que foi criptografada enquanto você estava logado com a sua conta de usuário.
2.       Usando o Meu computador ou o Windows Explorer, localize a pasta a ser criptografada.
3.       Clique com o botão direito do mouse na pasta a ser criptografada e, no menu de opções que é exibido, dê um clique na opção Propriedades. Será aberta a janela de propriedades da pasta, com a guia Geral selecionada.
4.       Dê um clique no botão Avançados. Será aberta a janela Atributos avançados.
5.       Para criptografar a pasta marque a opção “Criptografar o conteúdo para proteger os dados”, conforme indicado na Figura 10.6.


Figura 10.6
A opção Criptografar o conteúdo para proteger os dados.

6.       Dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela de propriedades da pasta.
7.       Dê um clique no botão OK. Surge uma janela perguntando se você deseja criptografar somente a pasta em questão ou todas as suas sub-pastas e arquivos. Selecione a opção Aplicar as alterações a esta pasta, sub-pastas e arquivos e dê um clique no botão OK.
8.       O Windows XP inicia o processo de criptografia da pasta e de todo o seu conteúdo. Dependendo da quantidade de arquivos e sub-pastas, o processo de criptografia pode demorar alguns minutos. Durante este processo é exibida uma janela com o progresso da criptografia.

Pronto. A pasta está criptografada e somente o usuário que a criptografou terá acesso à pasta.

Algumas observações:

  • As pastas e os arquivos compactados não podem ser, ao mesmo tempo, criptografados. Se você criptografar uma pasta ou um arquivo compactado, essa pasta ou esse arquivo será descompactado.
  • Os arquivos marcados com o atributo Sistema não podem ser criptografados, bem como os arquivos que se encontram na estrutura de diretórios raiz dos volumes, como por exemplo C:\, D:\ e assim por diante.
  • Ao criptografar um único arquivo, você poderá optar se deseja criptografar a pasta que contém o arquivo. Se você escolher essa opção, todos os arquivos e sub-pastas que forem adicionados posteriormente à pasta serão criptografados quando forem adicionados.
  • Ao criptografar uma pasta, você poderá optar se deseja que todos os arquivos e sub-pastas dentro da pasta também sejam criptografados. Se você escolher essa opção, todos os arquivos e sub-pastas atualmente na pasta serão criptografados, bem como quaisquer arquivos e sub-pastas que forem adicionados à pasta mais tarde. Se você optar por criptografar somente a pasta, todos os arquivos e sub-pastas que se encontram atualmente na pasta não serão criptografados. No entanto, quaisquer novos arquivos e sub-pastas que forem adicionados à pasta mais tarde serão criptografados quando forem adicionados. É aconselhável que você sempre opte por criptografar todo o conteúdo da pasta, conforme descrito no passo 7 do exemplo anterior. Com isso você não terá que manter um controle sobre quais pastas e/ou arquivos estão criptografados e quais não estão.

Para criptografar um único arquivo, o processo é semelhante a criptografar uma pasta, conforme descrito nos passos a seguir:

1.       Utilizando o Windows Explorer ou o Meu computador, localize o arquivo a ser criptografado.
2.       Clique com o botão direito do mouse no arquivo a ser criptografado. No menu de opções que surge, dê um clique na opção Propriedades. Será aberta a janela de propriedades do arquivo, com a guia Geral selecionada por padrão.
3.       Na guia Geral, dê um clique no botão Avançados. Será exibida a janela Atributos avançados.
4.       Marque a opção “Criptografar o conteúdo para proteger os dados” e dê um clique no botão OK. Será aberta a janela Aviso de criptografia, perguntando se você deseja criptografar o arquivo e a pasta-pai (pasta onde está o arquivo) ou somente o arquivo, conforme indicado na Figura 10.7.


Figura 10.7
A janela Aviso de criptografia.

Se você não quiser mais receber este aviso e fazer com que o Windows XP faça sempre a criptografia somente do arquivo, marque a opção Sempre criptografar somente o arquivo.

5.       Na janela Aviso de criptografia selecione a opção desejada e dê um clique no botão OK. Você estará de volta à janela de propriedades do arquivo.
6.       Dê um clique no botão OK. O Windows criptografa o arquivo e, dependendo das opções que você selecionou, também a pasta onde está o arquivo.

Você também pode criptografar arquivos e pastas que estão em pastas compartilhadas, em outros computadores da rede. Basta mapear uma unidade para a pasta compartilhada, onde estão os arquivos e pastas a ser criptografados e utilizar os procedimentos descritos neste tópico, para criptografá-los.

Operações com Arquivos Criptografados

Ao copiarmos ou movermos arquivos criptografados, diferentes situações podem ocorrer dependendo de a pasta de destino ser ou não criptografada e de estar ou não em um volume formatado com NTFS. A seguir descrevo algumas situações envolvendo ações de copiar e mover com arquivos criptografados.

  • Ao copiar um arquivo não criptografado, para uma pasta criptografada, a cópia do arquivo será criptografada na pasta de destino. Por exemplo, você copia o arquivo não criptografado memo.doc, da pasta Meus documentos para a pasta Documentos pessoais, a qual está criptografada. O arquivo memo.doc copiado para a pasta Documentos pessoais será criptografado.
  • Ao copiar um arquivo criptografado, para um volume NTFS em outro computador com o Windows 2000, Windows Server 2003 ou Windows XP, o arquivo manterá a criptografia. Se o computador de destino estiver rodando o Windows NT ou o volume for formatado com FAT, a cópia do arquivo não será criptografada.
  • Se você mover um arquivo criptografado para outra pasta, no mesmo volume, o arquivo mantém a criptografia. Se você mover um arquivo criptografado para outro volume, o Windows XP considerará esta operação como sendo uma cópia, onde o arquivo é excluído na pasta de origem e copiado para a pasta de destino. Neste caso, o arquivo segue as regras explicadas no parágrafo anterior.
  • Se você renomear um arquivo criptografado, o arquivo continuará criptografado.
  • Ao excluir um arquivo, a cópia do arquivo que fica na Lixeira continuará criptografada.
  • Se você fizer uma cópia de segurança de arquivos criptografados para uma fita de Backup ou para um outro volume NTFS, a cópia de segurança permanecerá criptografada.
  • Se você quiser utilizar arquivos criptografados em outro computador, terá que importar o seu Certificado digital no computador a ser utilizado, conforme descrito no início deste capítulo.

Se você tentar mover um arquivo criptografado por outro usuário, para um volume formatado com FAT, na tentativa de obter uma cópia não criptografada do arquivo, você receberá uma mensagem de Acesso negado, pois para descriptografar o arquivo (o que é necessário para movê-lo para um volume FAT), você teria que ter acesso ao Certificado digital do usuário que criptografou o arquivo, conforme descrito no início deste capítulo.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI