[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosWindows XP › Capítulo 10 : 14
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
WINDOWS XP - CURSO COMPLETO
Autor: Júlio Battisti


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


Lição 266 - Capítulo 10 - Configurando cotas de disco em um volume NTFS

Vamos ver um exemplo prático sobre a configuração de cotas de disco em um volume NTFS.

Exemplo: Configurar cotas no drive C:

1.       Abra o Meu computador.
2.       Clique com o botão direito do mouse no drive C: e, no menu de opções que é exibido, dê um clique na opção Propriedades. Será aberta a janela de propriedades do drive C:
3.       Dê um clique na guia cota.
4.       Para ativar o gerenciamento de cotas de disco, marque a opção Ativar gerenciamento de cota, conforme indicado na Figura 10.18.


Figura 10.18
A opção Ativar gerenciamento de cota.

Ao marcar a opção Ativar gerenciamento de cota, as demais opções desta guia serão habilitadas. A seguir descrevemos estas opções:

  • Negar espaço em disco para limites de cota excedidos: Ao marcar esta opção, o usuário não poderá mais gravar no disco quando a sua cota de disco tiver sido atingida. Para gravar novas informações no disco, o usuário terá que excluir arquivos ou movê-los para outros volumes.
  • Não limitar uso do disco: Se você marcar esta opção, o gerenciamento de cotas continua habilitado, porém não existe limite de espaço em disco para os usuários, a não ser o próprio tamanho do volume. Esta opção é utilizada quando queremos apenas gerenciar o quando de espaço em disco cada usuário está ocupando, sem definir uma cota de espaço para cada usuário.
  • Limitar espaço em disco a: Esta opção é utilizada para definir uma cota de disco padrão, ou seja, uma cota que será aplicada para todos os usuários, com exceçao dos usuários para os quais o Administrador, explicitamente, definiu um outro valor para a cota em disco, conforme veremos logo a seguir. Ao selecionar esta opção, automaticamente é habilitada a opção Definir nível de notificação. Esta opção define um valor de espaço que, quando atingido, faz com que um evento seja gravado no log de eventos do Windows XP. O Administrador pode acompanhar estes eventos, para notificar usuários que estejam próximos de atingir o limite de espaço definido na sua cota de disco.
  • Registrar evento quando o limite de cota exceder: Selecione para gerar uma entrada no log de eventos do Windows XP, quando o uso de espaço em disco por um usuário ultrapassar o limite de cota de disco atribuído a ele.
  • Registrar evento quando o nível de notificação exceder: Selecione para gerar uma entrada no log de eventos do Windows XP, quando o uso de espaço em disco por um usuário ultrapassar o nível de notificação de cota atribuído a ele.

5.       Configure as opções desejadas de acordo com as necessidades do computador que você está administrando.
6.       Para definir cotas personalizadas para determinados usuários, dê um clique no botão Entradas de cota...
7.       Será exibida a janela Entradas de cota de disco local (C:).
8.       Para adicionar uma cota personalizada para um novo usuário, utilize o comando Cota -> Nova entrada de cota.
9.       Será aberta a janela Selecionar usuários, já explicada no Capítulo 6. Você pode digitar o nome do usuário para o qual será definida uma cota ou clicar no botão Avançado, para selecionar o usuário em uma lista de usuários. Vamos definir uma nova cota de disco para o usuário user1, conforme indicado na Figura 10.19.


Figura 10.19
Definindo uma cota para o usuário user1.

10.     Clique no botão OK. Será aberta a janela Adicionar nova entrada de cota. Nesta janela podemos optar por limitar ou não o uso do espaço em disco, para o usuário user1. Se optarmos por limitar, podemos definir o espaço que o usuário pode utilizar, bem como um limite de aviso. Defina os valores indicados na Figura 10.20 e dê um clique no botão OK.


Figura 10.20
Configurando a cota para o usuário user1.

11.     Você estará de volta à janela Entradas de cota de Disco local (C:). Observe que a entrada de cota para o­­­­ usuário user1 já aparece na listagem, bem como informações sobre a cota já utilizada pelo usuário, o limite de cota e o limite de aviso, conforme indicado na Figura 10.21. Repita os passos de 6 a 10 para definir cotas para outros usuários.


Figura 10.21
Cota já definida para o usuário user1.

Na janela Entradas de cota de Disco local, você pode realizar uma série de operações referentes a cotas, conforme descrito a seguir:

  • Para adicionar uma nova cota utilize o comando Cota -> Nova entrada de cota.
  • Para atualizar as informações da listagem de cotas pressione a tecla F5.
  • Para excluir a definição de uma cota, clique na cota a ser excluída e pressione a tecla Delete.
  • Você pode exportar a listagem com as informações sobre as definições de cotas, para uma planilha do Excel. Com isso fica mais fácil classificar e analisar as informações. Para gerar uma planilha do Excel, com as informações de cotas, faça o seguinte: Na janela Entradas de cota de Disco local, selecione o comando Editar -> Selecionar tudo. Todas as entradas de cota serão selecionadas. Selecione o comando Editar -> Copiar. Abra o Excel e selecione o comando Editar -> Colar. Salve a planilha e utilize os comandos do Excel para fazer as análises desejadas.
  • Se você tiver um grande número de entradas, você pode utilizar o comando Editar -> Localizar, para encontrar definições de cota para um usuário específico. Na janela Pesquisar, o nome do usuário deve ser digitado no seguinte formato: NOME DO COMPUTADOR\NOME DE LOGON. Por exemplo: microxp01\user1, microxp01\jsilva e assim por diante.

Você pode classificar a listagem de cotas de diferentes maneiras, utilizando o comando Exibir -> Organizar itens.

12.     Feche a janela Entradas de cota de Disco local, para isso utilize o comando Cota -> Fechar. Você estará de volta à guia Cota, da janela de propriedades do drive C:
13.     Dê um clique no botão Aplicar. Surge uma mensagem avisando que as informações sobre cotas serão atualizadas e que isso poderá demorar alguns minutos. Dê um clique no botão OK. As informações serão atualizadas e você estará de volta à janela de propriedades do drive C:. Dê um clique no botão OK para fechar a janela de propriedades.
14.     Você estará de volta ao Meu computador. Feche-o.

Você pode fazer alterações nas cotas a qualquer momento que for necessário, para isso bastando acessar a janela de propriedades do drive onde as alterações devem ser feitas e utilizar os comandos adequados, conforme descrito neste exemplo prático.

As cotas de disco funcionam com todos os volumes NTFS nos sistemas Windows 2000, Windows Server 2003 ou Windows XP. No entanto, os arquivos em volumes que tiverem sido convertidos de FAT ou FAT32 em NTFS pertencerão automaticamente ao administrador e, portanto, a cota nesses arquivos é debitada da conta do administrador. Isso raramente é um problema porque os administradores podem utilizar o volume de forma ilimitada. Isso só se aplica aos arquivos que existiam antes da conversão em NTFS; os arquivos criados após a conversão pertencem ao usuário que criou e/ou copiou o arquivo para o volume.

Para converter um volume de FAT para NTFS, utilizamos o comando convert. Por exemplo, para converter o drive C: de FAT para NTFS, utilizamos o seguinte comando:

convert C: /FS:NTFS

para uma descrição detalhada das opções do comando convert, utilize o seguinte comando:

convert /?

Para desativar as cotas de disco, basta acessar a guia Cota, das propriedades do volume no qual as cotas serão desativadas e desmarcar a opção: Ativar gerenciamento de cota.


Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory - Curso Completo, 2100 Páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!

Promoção: Livro Windows Server 2012 R2 e Active Directory

Curso Completo, 2100 páginas. Tudo para você se tornar um administrador de redes altamente qualificado para o mercado de trabalho e levar a sua carreira para o próximo nível!


« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Livros Que O Júlio Battisti Indica:

Todos com excelentes bônus e pode parcelar no cartão!

Windows Server 2012 R2 e Active Directory

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 2100 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Redes

Curso Online: Universidade de Redes

 

Autor: André Stato | Carga horária: 170h

 

Curso Online: Universidade de Redes

A Bíblia do Excel

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Access 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1164 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Universidade Java

 Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Neri Zeritzke | Duração: 250h | Aulas: 1922

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI