[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosExcel Avançado › Módulo 2 : 16
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Excel Avançado - 120 Lições
Autor: Júlio Battisti
Módulo 2 - Lição 16 - Totalização de dados com o Microsoft Query

Neste item vamos editar a consulta criada na Lição 15. Vamos alterar alguns critérios. Também aprenderemos a utilizar mais algumas funcionalidades da interface do Microsoft Query. 

Exercício 22 Alterar a consulta criada na Lição 15. Adicionar a tabela Detalhes do pedido à consulta. Criar um campo que calcula o total por item da nota fiscal, usando a seguinte fórmula: 

(Quantidade*PreçoUnitário)*(1-Desconto)

Em seguida aprenderemos a agrupar todos os itens do mesmo pedido, para obter o total geral do pedido.

Fazer com que sejam retornados apenas os pedidos para os países onde a primeira letra do nome do país está na faixa da A-M. Retornar os dados para o Excel e salvar a planilha com o nome de Exemplo 22.xls, na pasta C:\ExcelAvançado. 

1. Você já deve estar com a planilha Exemplo 21.xls, conforme orientações da Lição anterior.

2. Para alterar a consulta clique em uma das células que contenha dados e selecione o seguinte comando: Dados -> Obter dados externos -> Editar consulta...

3. O Microsoft Query será aberto com a consulta criada na lição anterior.

4. Para adicionar uma nova tabela selecione o comando Tabela -> Adicionar tabelas...

5. Será exibida a janela Adicionar tabelas. Clique na tabela Detalhes do pedido para seleciona-la e depois clique no botão Adicionar. Clique no botão Fechar. A janela Adicionar tabelas será fechada, você estará de volta ao Microsoft Query e a tabela Funcionários já faz parte da consulta, conforme indicado na Figura 2.52. Observe que existe um relacionamento do tipo um para vários, entre a tabela Funcionários e Pedidos, ou seja, cada funcionário é cadastrado uma única vez (lado um do relacionamento), porém um mesmo funcionário pode emitir vários pedidos (lado vários do relacionamento). Também existe um relacionamento do tipo uma para vários entre a tabela Pedidos e Detalhes do pedido, ou seja, cada pedido é cadastrado uma única vez (lado um do relacionamento), porém um mesmo Pedido pode conter diversos itens (tabela Detalhes do pedidos, lado vários do relacionamento). 

Nota: Para maiores detalhes sobre tabelas e relacionamentos consulte o Módulo 1 do curso de Access Básico, disponível no seguinte endereço: http://www.juliobattisti.com.br/accbasico/accessbasico.asp

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 2.52 - Tabela Detalhes do Pedido já fazendo parte da consulta.

6. Agora queremos acrescentar um campo que faça o cálculo do total para cada item de cada pedido, usando a fórmula proposta anteriormente. Observe que este campo não existe diretamente na tabela Detalhes do Pedido, ou seja, teremos que acrescentar um campo que será calculado (montado) a partir de outros campos disponíveis em uma ou mais tabelas da consulta. No nosso exemplo vamos criar um campo calculado chamado Total Geral, o qual é composto pela seguinte fórmula: 

(Quantidade*PreçoUnitário)*(1-Desconto)

7. Para criar um campo calculado, basta digitar a expressão de cálculo diretamente na primeira coluna em branco, após o último campo da consulta. Não use um sinal de igual (=) no início da expressão . Por exemplo, para criar o campo Total Geral, utilize a expressão indicada anteriormente. Após digitar a expressão pressione Enter e observe que você já obtém os resultados indicados na Figura 2.53: 

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 2.53 - Campo para o cálculo do total por item do pedido.

8. Observe que a expressão torna-se o nome da coluna. Para atribuir um nome para a coluna, basta dar um clique duplo na expressão de cálculo. Será exibida a janela Editar coluna. Nesta janela preencha o campo Cabeçalho da coluna conforme indicado na Figura 2.54: 

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 2.54 - Definindo um cabeçalho para o campo Calculado.

9. Clique em OK para fechar a janela Editar coluna. Observe que a coluna já aparece com o Cabeçalho TotalGeral, ao invés da expressão de cálculo.

10. Agora vamos alterar os critérios. Na primeira linha temos o filtro para Brasil e primeiro trimestre de 1997. Vamos alterar este filtro para que sejam exibidos apenas os pedidos onde o primeiro nome do país está na faixa de A até M. Exclua os critérios da primeira linha de critérios. Para definir este critério utilizaremos o operador Like, descrito na Lição 14: Digite o seguinte critério: 

Like '[A-M]%'

11. Exclua os critérios da segunda linha. Exclua a segunda coluna de critérios. Sua janela deve estar conforme indicado na Figura 2.55: 

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 2.55 - Critério usando o operador Like.

12. Observe que são exibidos apenas os pedidos para os países em que a primeira letra do nome está na faixa de A até M. 

Nota: Para maiores detalhes sobre o uso do operador Like (Como), consulte a Lição 14. 

13. Agora temos que fazer com que o Query totalize por nota fiscal. Se você observar os resultados, verá que aparecem vários registros com o mesmo número de pedido. Cada registro é um item do pedido. Por exemplo, o Pedido número 10342 apresenta dois registros, isso significa que este pedido tem dois itens. O que queremos é que sejam agrupados todos os itens de cada pedido e calculada a soma destes itens, o que na prática será o total geral do pedido.

14. Para fazer este agrupamento vamos utilizar a função Soma, na coluna Total Geral. Dê um clique duplo em Total Geral (no nome da coluna). Será exibida a janela Editar coluna. Nesta janela, na lista Total selecione Soma, conforme indicado na Figura 2.56: 

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 2.56 - Fazendo a soma dos itens do pedido.

15. Clique em OK e observe os resultados, indicados na Figura 2.57. Cada pedido aparece uma única vez e é exibido o total geral por pedido: 

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 2.57 - Fazendo a soma dos itens do pedido.

16. O próximo passo é fechar o Microsoft Query, retornando estes dados para a planilha do Excel. Para fazer isso utilize o comando: Arquivo -> Retornar dados ao Microsoft Excel. O Excel abre a janela solicitando que você informe a faixa da planilha onde os dados da consulta devem ser exibidos. Por padrão o Excel sugere a partir da célula A1. Clique em OK. O Excel executa a consulta e dentro de alguns instantes os dados serão exibidos na planilha, conforme indicado na Figura 2.58: 

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Figura 2.58 - Resultados da consulta, retornados para o Excel.

17. Observe que é retornada somente uma linha para cada pedido, com o total geral do pedido e somente pedidos para os países em que a primeira letra do nome está na faixa de A até M. 

Nota: Você pode utilizar o comando Formatar -> Células para formatar os dados da coluna G, definindo um número de casas decimais e a exibição ou não do símbolo da moeda (R$). Para maiores detalhes sobre formatação de células no Excel, consulte o Curso de Excel em 120 Lições, disponível no seguinte endereço: http://www.juliobattisti.com.br/excel120/excel120.asp

18. Salve a planilha com o nome de Exercício 22.xls, na pasta C:\ExcelAvançado.

19. Mantenha o Microsoft Excel aberto, pois iremos alterar esta consulta na próxima lição .

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Excel 2010 Básico - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Excel 2010 Avançado - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010 - Passo a Passo

Livro: Macros e VBA no Excel 2010 - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Macros e VBA no Excel 2010 - Passo a Passo

A Bíblia do Excel 2010 - Curso Completo

Livro: Macros e VBA no Excel 2010 - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Macros e VBA no Excel 2010 - Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI