[A BÍBLIA DO VBA NO ACCESS]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO ACCESS - CURSO COMPLETO

Páginas: 1164 | Autor: Júlio Battisti | 50% de Desconto e 21 Super Bônus

Você está em: PrincipalArtigosExcel Avançado › Módulo 6 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
Excel Avançado - 120 Lições
Autor: Júlio Battisti
Módulo 6 - Lição 05 - Trabalhando com o Objetos Workbook

Na lição anterior fizemos uma pequena introdução ao objeto Application. Vimos que esse objeto é utilizado para fazer referência a uma pasta de trabalho do Excel (arquivo .xls). Uma vez tendo feito referência à pasta de trabalho, podemos acessar os elementos dessa pasta de trabalho, tais como as várias planilhas e, dentro de cada planilha, os valores contidos nas células da respectiva planilha.

Para termos acesso a uma planilha específica, utilizamos os objetos Workbook e Worksheet. Nessa lição veremos alguns exemplos de uso do objeto Workbook. Também falaremos sobre a coleção Workbook. Na próxima lição trataremos do objeto WorkSheet e da respectiva coleção Worksheets.

O objeto Workbook e a coleção Workbooks:

O objeto Workbook representa uma pasta de trabalho do Microsoft Excel. O objeto Workbook é um membro da coleção Workbooks. A coleção Workbooks contém todos os objetos Workbook atualmente abertos no Microsoft Excel.

Vamos apresentar alguns exemplos simples de uso do objeto Workbook, nos quais ilustramos o uso das seguintes propriedades do objeto Workbook:

:: Propriedade Workbooks

:: Propriedade ActiveWorkbook

:: Propriedade ThisWorkbook

:: Propriedade Workbooks

Use Workbooks(índice), onde índice é o número de índice ou o nome da pasta de trabalho, para retornar um único objeto Workbook. O exemplo seguinte ativa a pasta de trabalho um.

Workbooks(1).Activate

O número de índice denota a ordem na qual as pastas de trabalho foram abertas ou criadas. Workbooks(1) é a primeira pasta de trabalho criada e Workbooks(Workbooks.Count) é a última criada, onde a propriedade Count retorna o número de pastas de trabalho (arquivos .xls) abertas. A ativação de uma pasta de trabalho não altera seu número de índice. Todas as pastas de trabalho são incluídas na contagem do índice, mesmo que elas estejam ocultas.

A propriedade Name retorna o nome da pasta de trabalho. Você não pode definir o nome usando essa propriedade; se você precisa alterar o nome, use o método SaveAs para salvar a pasta de trabalho com um nome diferente. O seguinte exemplo ativa a planilha Plan1 na pasta de trabalho chamada "Teste.xls" (a pasta de trabalho precisa já estar aberta no Microsoft Excel).

Workbooks("Teste.xls").Worksheets("Plan1").Activate

Para quem não está acostumado com o VBA, pode parecer um pouco estranha essa sintaxe. Uma dica é fazer a leitura de trás para frente, ou seja, da direita para a esquerda. No nosso exemplo, começando da direita para a esquerda, teríamos a seguinte leitura, do comando anterior:

"Ativar (Activate) a planilha cujo nome é Plan1 (Worksheets("Plan1"), sendo que esta planilha está na pasta de trabalho Teste.xls (Workbooks("Teste.xls").

Propriedade ActiveWorkbook: A propriedade ActiveWorkbook retorna a pasta de trabalho que está ativa no momento. O exemplo seguinte define o nome do autor da pasta de trabalho ativa.

ActiveWorkbook.Author = "José da Silva"

Propriedade ThisWorkbook: A propriedade ThisWorkbook retorna a pasta de trabalho onde há código do Visual Basic sendo executado. Na maioria dos casos, esta é a própria pasta de trabalho ativa. Entretanto, se o código do Visual Basic for parte de um suplemento, a propriedade ThisWorkbook não retornará a pasta de trabalho ativa. Nesse caso, a pasta de trabalho ativa é a pasta de trabalho que está chamando o suplemento, enquanto que a propriedade ThisWorkbook retorna a pasta de trabalho do suplemento.

A coleção Workbooks:

Uma coleção de todos os objetos Workbook que estão no momento abertos no aplicativo Microsoft Excel.

Use a propriedade Workbooks, do objeto Application, para retornar a coleção Workbooks. O exemplo seguinte fecha todas as pastas de trabalho abertas.

Workbooks.Close

Use o método Add para criar uma nova pasta de trabalho vazia e adicioná-la à coleção. O exemplo seguinte adiciona uma nova pasta de trabalho vazia ao Microsoft Excel.

Workbooks.Add

Use o método Open para abrir um arquivo. Isto cria uma nova pasta de trabalho para o arquivo aberto. O exemplo seguinte abre o arquivo Array.xls como uma pasta de trabalho somente leitura.

Workbooks.Open fileName:="array.xls", readOnly:=True

Vamos ver mais alguns exemplos de código com o objeto Workbook e com a coleção Workbooks.

A propriedade Count: Essa propriedade informa o número de pastas de trabalho (arquivos .xls) abertas no momento. No exemplo de código a seguir, usamos essa propriedade para exibir uma mensagem que informa quantas pastas estão abertas no momento:

Dim wrkb As Workbooks

Set wrkb = Application.Workbooks

MsgBox "Pastas atualmente abertas: " & wrkb.Count

Esse exemplo cria um objeto do tipo Workbooks. Em seguida utilizo a propriedade Workbooks, do objeto Application, para associar a variável wrkb com a coleção Workbooks da pasta de trabalho onde o código esta sendo executado. Na último linha utilizo a propriedade Count para exibir uma mensagem informando o número de elementos da coleção Workbooks. Na figura a seguir temos um exemplo da mensagem que é gerada, quando esse código é executado:

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Exibindo o nome de todas as pastas de trabaho abertas o Excel: No exemplo de código a seguir, usamos a coleção Workbooks e a estrutura For...Each, para exibir o nome de todas as pastas de trabalho, atualmente abertas no Excel:

Dim pastas As Workbooks

Dim pasta As Workbook

Set pastas = Application.Workbooks

For Each pasta In pastas

MsgBox "Nome da planilha: " & pasta.Name

Next

Inicialmente criamos duas variáveis, uma do tipo Workbooks (variável pastas) e outra do tipo Workbook (variável pasta). Em seguida usamos uma estrutura do tipo For...Each para percorrer todos os elementos da coleção Workbooks. A cada passagem da estrutura For...Each, exibimos o nome da respectiva pasta. Isso é feito usando a propriedade Name, do objeto Workbook.

A seguir temos uma seqüência de telas que exemplifica a execução desse código:

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Excel Avançado em 120 Lições - Júlio Battisti

Nesse exemplo tínhamos quatro pastas de trabalho abertas. O excel foi percorrendo a coleção de pastas abertas (coleção Workbooks) e exibindo o nome da cada elemento da coleção (cada Workbook).

Existem dezenas de métodos e propriedades do objeto Workbook e da coleção Workbooks. Você encontra exemplos de cada método e propriedade na Ajuda do Excel. No curso de Programação VBA e Criação de Aplicativos como Excel, estudaremos mais o objeto Workbook e a coleção Workbooks.

« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »

Best Sellers de Excel do Julio Battisti

Todos com Vídeo Aulas, E-books ou Exemplos de Brinde!

Excel 2010 Básico - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 540 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Excel 2010 Avançado - Passo a Passo

 Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado - Através de Exemplos Práticos

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 952 | Editora: Instituto Alpha

 

[Livro]: Aprenda com Júlio Battisti: Access 2010 Básico em 140 Lições - Através de Exemplos Práticos

Macros e VBA no Excel 2010 - Passo a Passo

Livro: Macros e VBA no Excel 2010 - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1124 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Macros e VBA no Excel 2010 - Passo a Passo

A Bíblia do Excel 2010 - Curso Completo

Livro: Macros e VBA no Excel 2010 - Passo a Passo

 

Autor: Júlio Battisti | Páginas: 1338 | Editora: Instituto Alpha

 

Livro: Macros e VBA no Excel 2010 - Passo a Passo

Todos os livros com dezenas de horas de vídeo aulas de bônus, preço especial (alguns com 50% de desconto). Aproveite. São poucas unidades de cada livro e por tempo limitado.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Novidades e E-books grátis

Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • CNPJ: 08.916.484/0001-25
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208
  • Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2017 ®

    [LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

    APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI