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Algoritmos – Identificadores, Variáveis, Constantes e Tipos de Dados – Parte 2

 

Objetivos:

 

Esta é a Parte 2 de uma série de tutoriais sobre Algoritmos. Nesta parte você ira conhecer sobre identificadores o que são e qual a sua importância para o bom entendimento de algoritmos, também estudaremos sobre variáveis e quais as diferenças entre variáveis e constantes além de suas semelhanças. Analisaremos posteriormente os tipos de dados que podem ser atribuídos a cada uma destas variáveis e constantes.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve dominar os conceitos apresentados no Algoritmos Parte 1.

 

Nota: Este tutorial faz parte do Curso: Técnicas de Programação.

 

Algoritmos – Identificadores, Variáveis, Constantes e Tipos de Dados – Parte 2

 

IDENTIFICADORES

 

Identificadores são conjuntos de caracteres regido por determinadas leis que representam constantes, variáveis, tipos, procedimentos, unidades, programas e campos de um registro (estes itens serão analisados mais adiante no curso). As leis que regem este conjunto de caracteres são:

  • Podem ter qualquer tamanho, mas somente os 63 primeiros caracteres são significativos, porém recomenda-se o uso de no máximo 8 caracteres;
  • O primeiro caracter do identificador obrigatoriamente tem que ser uma letra;
  • No conteúdo do identificador não pode conter caracteres especiais (!@#$%&*/-+<>?), ou seja no identificador só podemos ter, após o primeiro caracter, letras, números e sublinhada ( _ );
  • Nos identificadores não pode conter espaços em branco;
  • Não podem haver nenhum identificador repetido;
  • E também não ter o mesmo nome de palavras reservadas.

Palavras Reservadas

 

Palavras reservadas, são identificadores que já foram usados pelo programa, ou seja se caso utilizarmos uma destas palavras iremos infringir a regra de que não se pode haver identificadores repetidos. Segue abaixo uma tabela de palavras reservadas pelo Pascal (programa utilizado para estudo de algoritmos em nosso curso), que já foram destinadas a identificar outros elementos.

 

ABSOLUTE AND ARRAY BEGIN CASE
CONST DIV DO DOWTO ELSE
EXTERNAL FILE FOR FORWARD FUNCTION
GOTO IF IMPLEMENTATION IN INTERFACE
INTERRUPT LABEL MOD NIL NIT
OF OR PACKED PROGRAM RECORD
REPEAT SET SHL SHR STRING
THEN TO UNIT UNTIL USES
VAR WHILE WITH XOR  

 

Estes são apenas alguns exemplos de identificadores contidos do Pascal, mais adiante será apresentados algumas funções onde seu nomes se enquadram nesta lista.

 

VARIÁVEIS

 

Na matemática o termo “variável”, pode assumir valores diferente dependendo do cálculo empregado, ou seja como o próprio nome diz variável tem em seu conteúdo valores variáveis. Na programação a teoria de variáveis tem o mesmo conceito e com alguns diferenciais; o valor da variável sempre conterá somente um valor e ocupara um determinado espaço na memória.

 

O tamanho que a variável ira ocupar na memória dependerá do tipo de dados que esta variável ira suportar, mas o espaço reservado a uma variável sempre estará reservado a ela, ou até que o programa se finalize, ou seja mesmo o valor de uma variável não ocupar todo o espaço reservado a ela, este espaço continuará reservado, dai a necessidade de se conhecer os “Tipos de Dados”, para podermos analisar qual o tipo de dado mais apropriado para cada variável.

 

Ex.:

 

Variável Descrição Tipo Valores Permitidos
CODFUN Código Funcionário Inteiro 1, 2, 100, 153 etc
NOME Nome da Pessoa Texto Maria, João, José, etc
VALOR Salário da Pessoa Real 260,62 - 12.983,57, etc

 

 CONSTANTES

 

Diferente das variáveis, as constantes receberão um valor ao iniciar o programa e este valor é inalterável durante a execução do programa. As constantes são muito utilizadas quando temos que fazer referência a um determinado termo várias vezes; o que dificulta na hora da atualização do programa.

 

Imagine que você tenha um programa financeiro de 2500 linha de programação que faça cálculos de juros sobre salário, sobre rendimentos, sobre aplicações e posteriormente esta taxa de juros muda; se você não faz o uso de constantes você tem que percorrer todas as linha de comando do seu programa localizar onde estão os valores correspondentes as taxas de juros e alterá-las, um trabalho extremamente cansativo, mas se você faz o uso de constantes basta mudar o valor da taxa de juros contido na declaração da constante no inicio dos comando que todo o seu programa esta atualizado automaticamente, já que durante a execução ele fará referência a uma constante que esta com o valor dos juros alterados. As constantes obedecem às mesmas leis de identificadores das variáveis.

 

TIPOS DE DADOS

 

Como já dissemos para declararmos as variáveis precisamos indicar ao programa qual tipo de dados esta variável ira receber, para que não falte e nem sobre espaço na memória pois isto limita a eficiência e velocidade de execução de um programa, ou ainda determinar um tipo errado a sua variável.

 

Embora uma variável de tipo ‘TEXTO’ aceitar um número, não conseguimos executar cálculos com esse número já que a propriedade do tipo “TEXTO” não nos permite, tão operação. Devido a isto o estudo de “Tipos de Dados” é muito importante para a programação.

 

Basicamente possuímos três classes de dados; simples, lógica e estruturadas. Veremos estas classes.

 

Classe de dados “Simples”

 

Integer – recebe números inteiros. Neste tipo de dados temos outros subtipos que seguem a mesma teoria de dados, com algumas diferencias. Veja o quadro

 

Tipo Valor mínimo Valor máximo Bytes ocupados
INTEGER -32768 32767 2
SHORTINT -128 127 1
BYTE 0 255 1
WORD 0 65535 2
LONGINT -2147483648 2147483647 4

 

Real – recebe números reais. Da mesma forma que as do tipo “integer” as variáveis do tipo real possui as seus subtipos. Vejamos o quadro.

 

Tipo Valor Mínimo Valor Máximo Bytes Ocupados Dígitos Significativos
REAL 2,9 x 10 -39 1,7 x 10 38 6 11-12
SINGLE 1,5 x 10 -45 3,4 x 10 38 4 7-8
DOUBLE 5,0 x 10 -324 1,7 x 10 308 8 15-16
EXTENDED 3,4 x 10 -4932 1,1 x 10 4932 10 19-20
COMP -2 63 + 1 2 63 – 1 8 19-20

 

Char – representa um único caracter, escrito entre apóstrofos ( ‘ ). A maioria dos computadores utilizam a tabela de códigos ASCII para representar todos os caracteres disponíveis. Exemplos:

 

‘A’, ‘a’, ‘1’, ‘%’

 

Classe de dados “Lógica”

 

Boolean – recebe apenas valores lógicos. True (verdadeiro) ou False (falso).

 

Ex.: Casado := Sim ou Não.

 

Classe de dados “Estruturados”

 

String – recebe dados alfanuméricos. Ou seja, recebe um conjuntos de dados simples (Char). O tamanho máximo deste tipo de dados é de 255 caracteres.

 

Ex.:

 

‘anna’, ‘paula’, ‘teste123’

 

Estudaremos strings em módulos especifico mais adiante.

 

Os tipos de dados estruturados Array, Record, File, Set e Text serão também estudados mais adiante.

 

EXERCICIOS RESOLVIDOS

 

01 – Marque (C) para correto e (I) para incorreto dente os identificadores abaixo; justificar os Incorretos.

  • X1YZ;
  • Resp.: (C)

     

  • A9PQ;
  • Resp.: (C)

     

  • GF,3W;
  • Resp.: (I) – No identificador não pode haver caracteres especiais.

     

  • 123mudar;
  • Resp.: (I) – Os identificadores não podem iniciar com números.

     

  • Lápis.cor;
  • Resp.: (I) – No identificador não pode haver caracteres especiais.

     

  • Hoje amanha;
  • Resp.: (I) – No identificador não pode haver espaços em branco.

     

  • Xor;
  • Resp.: (I) Palavra reservada não pode ser usada como identificador.

 

2 – Escreva o tipo de dado ideal par se representar as seguintes informações.

  • O número de telefone;
  • Resp.: String. Pois somente string aceita caracteres especiais. Ex.: (34) 3222-1111

     

  • Número de moradores de um prédio;
  • Resp.: Integer. Número inteiro. Ex.: 25

     

  • Se uma pessoa gosta de bala ou não.
  • Resp.: Boolean. Somente valores verdadeiros (sim) ou falsos (não).

     

  • O valor de um casa.
  • Resp.: Real. Números decimais. Ex.: R$ 25.583,28.

     

  • A cor de um carro.
  • Resp.: String. Valores alfanuméricos. Ex.: Preto.

     

  • Resultado de uma divisão.
  • Resp.:Real. Números decimais. Ex.: 5 / 2 = 2,5.

     

  • Alunos de uma escola.
  • Resp.: Integer. Números inteiros

3 – Identificar os tipos dos seguintes dados.

  • ‘Anna Paula’;
  • Resp.: String;

     

  • 0.8;
  • Resp.: Real;

     

  • ‘5.8E10’;
  • Resp.: Real;

     

  • True;
  • Resp.: Boolean;

     

  • ‘?’;
  • Resp.: Char;

     

  • ‘ ‘;
  • Resp.: String;

     

  • 25;
  • Resp.: Integer;

CONCLUSÃO:

 

Neste tutorial ficou exemplificado como funciona as leis dos identificadores, o que é e para que serve constantes e variáveis, além de suas diferenças e semelhanças. E logo após entramos em um tópico importantíssimo para a programação que é os tipos de dados que as variáveis e constantes podem receber, listamos todos os tipos e exemplificamos. No próximo tópico falaremos sobre o operadores: Atribuição, Aritiméticos e Lógicos, além de exemplos para entendimento do conteúdo.

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