[E-BOOK GRÁTIS]: Windows 7 Básico, 476 pgs - QUERO RECEBER!
Você está em: PrincipalTutoriaisAdrienearaujo : Historia001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem 26 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o e-book a Seguir

e-book grátis Windows 7 Básico

476 páginas



Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

FILTRO DE TUTORIAIS:




Grécia clássica

Lição-1

 

OBJETIVO: aprender um pouco mais desta civilização, que contribuiu e muito para nossa civilização.veremos como surgiu esse povo, como funcionava sua sociedade, quais foram sua contribuição para nós hoje.analisaremos uma de suas cidades mais destacadas, ATENAS,como conseguiu chegar a supremacia da região e como seus governantes fizeram contribuições para a civilização.

 

GRÉCIA (quadro geral)

 

1500 a.C- Em pequenos reinos na Grécia Continental, a civilização se desenvolve depois da destruição dos minóicos em Creta.Aumenta o comércio grego no mediterrâneo. Tribos guerreiras do norte começam a invadir o mediterrâneo.

 

1200a.C- A civilização micênica se desagrega. Os Dórios invadem a Grécia.A população vive de uma agricultura de subsistência,em pequenas aldeias,governadas por chefes tribais.

 

900a.C- os camponeses deslocam-se para as cidades muradas. O alfabeto é inventado.Com a superpovoação das cidades surge as colônias.O comércio se desenvolve. Os tiranos apoiados pelo povo, afastam os aristocratas e dão ao povo maior participação no governo.

 

600a.C- Cidades-estados estabelecem governo oligárquico.Formam aliança e derrotam exercito Persa.Atenas e Esparta tornam-se as mais destacadas cidades.A Macedônia domina a Grécia e a transforma em federação.Alexandre empreendeu uma campanha de conquista.Após a vitória sobre a Pérsia, ele estendeu suas conquistas até a Índia ocidental. Em cada terra conquistada estabelecia –se uma colônia grega. Desta forma a língua e a cultura gregas espalharam-se pelo domínio.

 

300a.C- Após a morte de Alexandre, seu enorme império foi dividido em quatro territórios,cada um governado por um de seus generais,que lutam entre si para ter o poder. Muito gregos emigram para cidades orientais.Grécia enfraquece e torna-se província romana.

 

AS GUERRAS ENTRE GREGOS E PERSAS

 

No século V a.C, com a expansão dos persas pelo mar Egeu e a conquista das cidades gregas da Ásia Menor, ocorrem as Guerras Médicas(guerra entre Grécia e Pérsia).Em 500 a .C na primeira Guerra Médica, os persas invadiram a Grécia e foram derrotados pelos atenienses na Batalha de Maratona.Em 480a.C, com uma nova invasão persa, ocorre a segunda Guerra Médica. Nesta, a luta é tanto pela terra, com a resistência espartana, como pelo mar, com os navios atenienses. Navios estes que venceram na batalha de Salamina, a mais importante destas Guerras. Os persas saem da Grécia para Ásia Menor, onde sofrem derrota, em 479a.C.

 

A vitória sobre os persas, preservou a independência grega,sua supremacia no mar Egeu e libertou as cidades gregas na Ásia Menor. As principais conseqüências foram o apogeu econômico, político e cultural e também a decadência da pérsia.

 

O APOGEU DA GRÉCIA CLÁSSICA

 

Em 477 a.C surge a Liga de Delos, uma aliança marítima,formada pelas cidades gregas da Ásia Menor e as ilhas do mar Egeu lideras por Atenas.com a liderança , Atenas se tornou a mais poderosa cidade-estado grega.Com Péricles (443-429 a.c) tem seu apogeu. Nesta época, a política ateniense foi democrática e imperalista. As reformas aumentaram a participação dos cidadãos no governo e com esse desenvolvimento cultural, transformou-se a `` escola da Hélade.´´

 

Através de uma política externa imperalista, Atenas procurou dominar as outras cidades –estados e ser a suprema na Grécia. No auge, ela dominava, através da Liga de Delos, mais de 400 cidades – estados.

 

ATENAS VERSUS ESPARTA

 

Após as Guerras Médicas, a rivalidade econômica,política e cultura entre Atenas e Esparta aumentaram. A Liga de Delos entra em choque com a Liga do Peloponeso, liderada por Esparta. EM 431 a.C,surge a Guerra do Peloponeso, evento que destruiu internamente a Grécia. Em 404 a.C a guerra termina com a vitória de Esparta sobre Atenas.

 

Nota: a supremacia de Atenas ocorreu no apogeu da Grécia;a de Esparta se iniciou na fase de declínio da Grécia.

 

Em 371 a.C, Esparta é derrotada por Tebas, na batalha de Leutra.A decadência grega e a guerra do Peloponeso coincidiu com a ascensão macedônica, por Filipe II e em 338 a.C, a Macedônia domina a Grécia.

 

Vejamos agora sobre uma destas cidades.

 

ATENAS

 

Foi fundada pelos jônios.Localizada na Península da Àtica, próxima ao porto do Pireu.Atenas estava voltada para o mar Egeu e aberta às influências externas.Esta cidade-estado de navegadores comerciantes, estadistas,filósofos, poetas e artistas foi o berço da democracia grega. Democracia de cidadãos mas que não incluía os estrangeiros, as mulheres e os escravos.Com seu gênio intelectual e sua democracia política, Atenas foi a ``educadora da Hélade.``

 

1- SOCIEDADE ATENIENSE

 

A sociedade ateniense era formada por diversas classes.Os cidadãos, os estrangeiros e os escravos. A organização social foi conseqüência de suas atividades econômicas, que se baseavam na agricultura, no artesanato e no comércio marítimo.era dividida em três classes:

 

Cidadãos-homens livres, filhos de pais atenienses.Esta classes era formada por diversas camadas sociais.Amais destacada era a aristocracia de grandes proprietários rurais, os eupátridas( do grego, bem-nascido).Os latifundiários da nobreza localizavam-se na região mais fértil.Havia uma camada de pequenos agricultores, os “georgoi”,cujas as propriedades situavam-se nas regiões montanhosas.Existia um rico setor de artesões e comerciantes, os demiurgos , cujas as atividades eram concentradas no litoral. Os cidadãos tinham pleno direitos políticos.

 

Metecos- Era formada pelos estrangeiros residentes em Atenas .dedicavam-se ao artesanato e ao comércio.As leis atenienses proibiam aos metecos a compra de terras ou a participação no governo.

 

escravos- constituía a maioria da população.A economia ateniense baseava-se quase que toda na mão-de-obra escrava.Eles desempenhavam todas as atividades manuais, desde o mais simples serviço doméstico até o trabalho na agricultura.

 

2- AS INSTITUIÇÕES POLÍTICAS

 

Os ateniense não se limitavam a decidir como governar o seu estado. Tinham participação efetiva.Todo ano um quinto dos cidadãos – homens adultos- eram convocados para exercer as funções de juízes, funcionários públicos e membros do conselho. Cada indivíduo exercia o seu cargo por um ano.Quase todos os cargos públicos eram de meio-expediente. Com isso. Eles tinham tempo livre para suas propriedades agrícolas ou oficinas. A população menosprezava quem não manifestasse interesse por assuntos do governo.Mesmo que o ateniense não fizesse parte do governo, ele participava dele através da Assembléia( instituição que de fato governava). Nela os cidadãos se reuniam mensalmente.Todos sabiam como desempenhar cada cargo público, pois todos estes eram debatidos em assembléia.

 

Atenas com uma sucessiva mudança nas formas de governo, percorreu um ciclo que foi da monarquia até democracia.Constituindo assim o modelo acabado de uma evolução política que, foi a da maioria das polis gregas.

 

A EVOLUÇÃO INICIAL DA ATENAS: DA MONARQUIA ÀOLIGARQUIA. O BASILEUS,O ARCONTADO, O AREÓPAGO E A ECLÉSIA.

 

Monarquia- Foi a 1ª forma de governo. Nela a autoridade política era exercida por um rei, cujo título era BASILEUS. No período arcaico começa a haver a decadência da monarquia, pois a nobreza eupátrida se fortaleceu e pouco a pouco foi limitando o poder do Basileus. No século VII a.C , ocorreu a substituição da realeza pelo arcontado.

 

Arcontado- representado pela nobreza eupátrida. O governo passa a ser exercido por 9 arcontes eleitos anualmente pelo areópago. Deles ao mais importantes foram: arconte-basileus encarregado do culto;o arconte-epônimo responsável pela administração e o arconte-polemarco, comandante do exercito.

 

Areópago- era o conselho aristocrático, formado por representantes da nobreza.

 

Eclésia- assembléia popular, formada pelos cidadãos, cuja função era aprovar ou rejeitar as leis propostas pelo areópago. Os eupátridas implantaram em Atenas, um governo oligárquico-aristocrático.

 

A participação da Atenas no movimento da colonização provocou uma série de transformações na sociedade ateniense.O intercâmbio com suas colônias aumenta a prosperidade de sua indústria e de seu comércio marítimo, enriquecendo a classe de artesãos e comerciantes.mas a importação de produtos agrícolas a baixo custo arruinou os georgoi , que acabaram por perder suas terra para os eupátridas.Além da hipoteca sobre ass terras,escravidão por dívidas e o desemprego para aumentar a crise.Com isso aumenta as lutas internas entre o Demos e os eupátridas. Havia dois partidos:

 

Partido aristocrático: formado pela nobreza, que se recusava a fazer concessões ao povo.

 

Partido popular: formado pelo Demos, que queria o fim da escravidão por dívidas, a redistribuição de terras e participação no governo ateniense.

 

Com essa crise surgem os legisladores e os tiranos.

 

LEGISLADORES

 

Dentre esta classe, dois se destacaram: Sólon e Drácon.Em 624a.C, Drácon, arconte eupátrida, elaborou uma legislação escrita.Suas leis eram extremamente rigorosas, com duras punições para quem as violassem.Seu código, estabeleceu normas comuns válidas para todos os cidadãos atenienses, independente das diferenças de fortuna ou nascimento. Mas este código não solucionou a crise.

 

Em 594a.C, foi a vez de Sólon, magistrado e poeta,entrou para fazer reformas. Eupátrida por nascimento e comerciante por profissão.Entre suas reformas estão a abolição da escravidão por dívidas e o fim da hipoteca sobre as terras.limitou a extensão das grandes propriedades rurais, adotou medidas de incentivo para a indústria e o comércio.Substituiu o critério de nascimento pelo de riqueza para o acesso aos cargos públicos. Com base na riqueza dos cidadãos,Sólon redividiu em quatro classes a sociedade ateniense.

 

Da 1ª classe participava no arcontado e do areópago. A bulé era um conselho com 500 membros, integrados por representantes das três primeiras classes.última classe era de cidadãos de renda mais baixa, que participava da assembléia popular, da Eclésia e da heléia.

 

TIRANOS

 

O era usado para designar todo aquele que conquistasse o poder pela violência. A tirania era o exercício do governo por meios contrários à tradição.

 

Em 560a.C, Psítrato,subiu ao poder por meio de uma insurreição popular.Com o apoio da Demos, ele realizou a reforma agrária e limitou os poderes da nobreza.

 

Clístenes, o pai da democracia, entra no governo após uma nova insurreição popular, revolta do povo.ele completou as reformas de Sólon, estabeleceu o regime democrático.reorganizou a população da Àtica em dez tribos. Cada tribo tinha 50 representantes na Bulé( número este que depois aumentou para 500).Eles, em sistema de rodízio, exerciam o governo por um mês.isto era possível porque o ano ateniense era formado de dez meses.Clístenes criou o ostracismo, lei que exilava por dez anos as pessoas que eram consideradas perigo para o estado, e isto poderia acontecer para qualquer indivíduo.

 

Os estrangeiros, as mulheres e os escravos não tinham cidadania e nem participavam do regime democrático.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



     

    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de entrega
  • Contato
  • O Autor

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®