[E-BOOK GRÁTIS]: Windows 7 Básico, 476 pgs - QUERO RECEBER!
Você está em: PrincipalTutoriaisArlindojunior : Geografia001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 36 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o e-book a Seguir

e-book grátis Windows 7 Básico

476 páginas



Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

FILTRO DE TUTORIAIS:




GEOGRAFIA

 

VEGETAÇÃO

 

Resumo: as florestas são importantes para todos os seres, por isso nesta lição mostraremos as formações vegetais em todo mundo e no Brasil, bem como a biosfera e os problemas de não se cuidar do meio em que vivemos.

 

O solo e um clima de um lugar, são responsáveis pelo tipo de vegetação que ocorre. Os elementos climáticos são determinantes para o tipo de vegetação em uma certa área.

 

O clima pode definir a sua fisionomia, e a vegetação de acordo com a sua forma pode ser classificada em:

 

- Xerófilas: plantas que são adaptadas a aridez, como os cactos.

- Tropófilas: são adaptadas a uma rotação seca, e outra úmida.

- Higróficas: plantas adaptáveis a muita umidade.

- Aciculifoliadas: tem folhas em forma de agulhas, como os pinheiros.

- Latifoliadas: são de regiões úmidas, com folhas largas. Permitindo intensa transpiração.

- Caducifólias: elas perdem as folhas em épocas frias ou secas do ano.

 

Formações vegetais

 

No planeta há diversas formações vegetais, tanto quanto a diversidade climática. E a situação geográfica também influencia na classificação que mostraremos a seguir.

 

Floresta Temperada

 

Ela é típica na zona climática temperada. Surge em latitudes mais baixas. São abertas, com pequena variedade de vegetais. As flores temperadas aparecem na América do Norte e Europa, como a floresta negra (Alemanha).

 

Floresta de Coníferas

 

É típica da zona temperada, ocorrendo em altas latitudes.

 

Abrange o norte da Eurásia. Nas regiões frias, Rússia e Sibéria, desenvolve-se a Taiga, vegetação de coníferas anãs, predominando o pinheiro. Nestas regiões são bem úteis como fonte de matéria-prima.

 

Floresta Tropical

 

É típica de climas úmidos e quentes. Surge em baixas latitudes na América, África e na Ásia. As florestas tropicais são ricas em espécies de vegetais. São fechadas e heterogênea, com uma formação vegetal higrófila e latifoliada. Nelas aparecem arvores de grande e médio porte.

 

Vegetação desértica

 

São adaptadas a falta de água, que é a situação em climas árido e semi-árido. Por isso, as espécies são xerófilas.

 

Aparecem em todos os continentes, com exceção da Europa.

 

Tundra

 

Vegetação rasteira, formada de liquens e musgos que aparecem na zona próxima as circulo polar Ártico. Crescem nos alagados na primavera e verão. E durante o inverno fica encoberta pelo gelo.

 

Vegetação Mediterrânea

 

Se desenvolve em regiões de clima mediterrâneo. É uma vegetação esparsa com características xerófilas e as formações dominantes são os maquis e garigues.

 

Pradaria

 

É composta  basicamente de capim. Aparece em regiões de clima temperado continental. Embora muito usada como pastagem, é importante pelo solo rico em matéria orgânica. Surge na Europa na Europa Central e na Rússia, nos Pampas argentinos, e nas Grandes Planícies Americanas e na Grande Bacia Australiana.

 

Estepe

 

Vegetação herbácea, constituída por tufos ou colônias de plantas afastadas umas das outras, deixando o solo parcialmente descoberto. Surge em climas semi-áridos.

 

Cobre regiões na Ásia Central, oeste dos Estados Unidos e Argentina.

 

Savana

 

A vegetação é variada, com arbustos, plantas herbáceas e gramíneas.

 

Ocorre em regiões de clima tropical, onde existe estações bem definidas: o verão úmido e o frio seco. Aparece no Brasil, África Centro Oriental.

 

Nas savanas vive um grande número de herbívoros e amimais de grande porte, principalmente na África.

 

Em meio a outros tipos de vegetações, podemos encontrar pequenas formações florestais, como:

 

- mata galeria: é um tipo de mata que fica as margens do rios que cortam o cerrado e a caatinga. Isto ocorre porque às margens do rio, o solo é fértil criando condições propicias para o desenvolvimento da mata.

 

- capão: surge nas depressões das áreas secas, aonde o nível hidrostático chega próximo a superfície, criando boas condições para se desenvolver a mata, visto que o solo é úmido.

 

Vegetação no Brasil

 

O Brasil apresenta várias formações vegetais, devido as diversidades no clima. Temos um território extenso, por isso algumas regiões são ou próximas aos trópicos, ou a linha do Equador. E isso influi no clima, e portanto na vegetação.

 

No Brasil existe desde grandes florestas tropicais, até formações xerófilas, como a caatinga.

 

A seguir mostraremos as principais formações florestais no território nacional.

 

Floresta Amazônica

 

Possui a maior diversidade em espécies de vegetais e animais do planeta. Formada por plantas latifoliadas equatoriais, a floresta é densa.

 

O solo está constantemente coberto por camadas de folhas, galhos caídos, frutos apodrecidos, tudo úmido e em decomposição.

 

A floresta apresenta três estratos:

 

- Várzea: com vegetação de médio porte, uma área que está sobre inundações periodicamente.

 

- Caaigapó: áreas com vegetações de pequeno porte, como a vitória régia, pois fica permanentemente alagada ao longo dos rios.

 

- Caaetê: área que não inunda, possuindo vegetações de grande porte, como a castanheira. É a mais afetada pelo desmatamento e as queimadas.

 

Floresta latifoliada tropical

 

Foi grandemente destruída ao longo da história do Brasil. Se estende do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul. Sofre ação intensa das massas de ar úmido que vem do oceano Atlântico.

 

Mata de araucárias ou pinhais

 

Nessa forma de vegetação predomina a araucária angustifólia, espécie que é adaptável ao clima subtropical ou temperado. Se encontra em várias áreas, região Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais.

 

No interior desse tipo de floresta pode se encontrar erva-mate, canela, cedros entre outros.

 

Mata dos cocais

 

Esta formação vegetal se situa entre a floresta amazônica, caatinga e o cerrado. É constituída por palmeiras, destaque ao babaçu, e carnaúba.

 

Caatinga

 

O nome caatinga vem do tupi-guarani e significa ‘mata branca’, que é cor predominante na época da seca. A vegetação é xerófila, na qual predomina arbusto caducifoliado e espinhoso.

 

Cerrado

 

Sua formação florestal é constituída por uma vegetação caducifólia. Tem uma formação adaptada ao clima tropical, com raízes profundas, casca grossa e galhos retorcidos.

 

Complexo do pantanal

 

O pantanal ele agrupa várias formações vegetais em seu interior, dentre elas está a floresta tropical, cerrado e lugares inundáveis.

 

Por isso o nome de complexo do pantanal, pois é uma floresta de transição, várias formações florestais juntas.

 

Campos naturais

 

Tem uma formação rasteira ou herbácea, constituída por gramíneas.

 

Pode se achar esse tipo de vegetação no extremo sul do país, em poucos pontos do Mato Grosso do Sul e na Amazônia.

 

Alguns associam a sua origem a solos rasos, temperaturas baixas, áreas sujeitas a inundações ou solos arenosos.

 

Vegetação Litorânea

 

No litoral surge vegetação rasteira, que é responsável pela fixação da área, impedindo que seja transportada pelo vento. Os mangues também são comuns, responsáveis pela reprodução de espécies de peixes, moluscos e crustáceos. São áreas inundadas pela água do mar, quando este está em maré alta; e na maré baixa as raízes ficam expostas.

 

 

Biosfera

 

Nas lições anteriores falamos sobre a fisiologia da Terra, do clima, e nesta ultima sobre a vegetação. Por isso falaremos um pouco sobre a biosfera.

 

Biosfera é a interseção da litosfera (parte sólida da terra), hidrosfera e atmosfera (parte gasosa).

 

A biosfera é o conjunto dos ecossistemas.

 

A mudança, destruição de apenas um único elemento que constitui o ambiente ecológico pode causar um grande desequilíbrio, trazendo graves conseqüências para o planeta e é claro, o homem.

 

Flora e Fauna

 

Flora é o conjunto de plantas que se formam e cobrem quase toda superfície terrestre.

 

Luz, temperatura, umidade e solo fértil, são as condições necessárias para se formas as vegetações.

 

Fauna é o conjunto de animais que habitam certa zona geográfica.

 

Zoogeografia estuda a distribuição dos animais na biosfera, e explica os motivos que levam a isso.

 

Os animais sofrem uma distribuição geográfica determinadas por barreiras naturais, como montanhas e oceanos, apesar de eles possuírem mobilidade.

 

Alterações ambientais

 

As alterações ambientais estão ocorrendo em toda parte. São rios poluídos que estão desaparecendo, terremotos e vulcões, temporais que inundam cidades, e furacões que ocorrem em toda parte.

 

Mas as alterações que mais preocupam, ocorrem na atmosfera.

 

Buraco de ozônio

 

O gás de ozônio tem muita importância, visto que ele tem como função filtrar os raios ultravioletas do Sol que são nocivos a vida.

 

O gás de ozônio ocupa uma camada, estratosfera, e aos poucos está ocorrendo uma destruição nessa camada, principalmente na região Polar Antártica, pelo excesso de clorofluorcabono na atmosfera.

 

Chuva ácida

 

O excesso de enxofre e azoto na atmosfera se formam grandes quantidades de ácido nítrico e sulfúrico, que vão ser precipitados pelas chuvas. As chuvas ácidas que possuem um pH fora do normal que causam vários danos, principalmente para a vegetação.

 

Efeito estufa

 

O efeito estufa, é resultante da maior concentração de gás carbônico e outras substancias na atmosfera.

 

Uma pequena quantidade de gás carbônico na atmosfera, cerca de 0,03%, já é suficiente para absorver e reter calor, mantendo uma boa temperatura na Terra. Mas as atividades humanas vem aumentando essa concentração de gás carbônico, que vai por sua vez, provocando ema elevação na temperatura global.

 

As florestas absorvem boa parte desse gás, mas com a derrubada das arvores e florestas, não só sobra gás como a ele se ajuntam porções produzidas pelas queimas das florestas.

 

Exercício

 

Assinale a alternativa correta.

 

1. A formação vegetal que surge nas depressões de áreas secas, aonde cria boas condições para se desenvolver a mata.

 

a) Floresta

b) Capão

c) Campo

d) Mangue

 

2. Plantas que são adaptadas à aridez, como os cactos.

 

a) xerófilas

b) tropófilas

c) aciculifoliadas

d) latifoliadas

 

3. Floresta que é típica na zona climática temperada. Surge em latitudes mais baixas. E aparecem na América e Europa.

 

a) Floresta de coníferas

b) Floresta tropical

c) Floresta temperada

d) Tundra

 

Responda

 

4. Quais os principais tipos de vegetação do Brasil?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

5. Qual o papel do gás de ozônio?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

6. Como é formada a vegetação da floresta amazônica?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Gabarito

 

1) b;

2) a;

3) c

4) Floresta amazônica, floresta latifoliada tropical, mata de araucária ou pinhais, mata dos cocais, caatinga, cerrado, complexo do pantanal, campos naturais e vegetação litorânea.

5) Tem um papel fundamental na regulação da vida na Terra, ao filtrar a maior parte dos perigosos raios ultravioletas emitidos pelo Sol.

6) É formada por plantas de diversos tamanhos, possuindo a maior biodiversidade do Planeta. A mata é densa, formada por plantas latifoliadas equatoriais.

 

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®