WINDOWS SERVER 2008 - CURSO COMPLETO - JÚLIO BATTISTI - CLIQUE AQUI
Você está em: PrincipalTutoriaisArlindojunior : Geografia002
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 36 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o a Seguir

 grátis Windows 7 Básico

476h



Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

FILTRO DE TUTORIAIS:




GEOGRAFIA

 

CARTOGRAFIA

 

Resumo: esta lição tem por objetivo ajudar na compreensão de mapas e suas escalas, bem como o porque de haver mudança de horários em todo mundo, mostrando um pouco sobre as coordenadas geográficas do nosso planeta.

 

Oriente-se

 

Se orientar no espaço terrestre, sempre foi uma preocupação do ser humano.

 

Desde o começo da humanidade, tinha a necessidade de traçar rotas comerciais, rotas de navegação, e daí em diante as necessidades iam aumentando. Por isso, a localização dos fenômenos geográficos sempre foi uma verdadeira necessidade ao homem. Daí entra a cartografia.

 

Cartografia é a ciência e arte que estuda como preparar, organizar, elaborar e interpretar mapas ou cartas geográficas.

 

Mapa é uma imagem reduzida dos elementos que constituem certa superfície terrestre. Com um pouco de imaginação e interpretação é possível ler e saber o que o mapa nos apresenta.

 

Linhas astronômicas

 

Filósofos gregos chegaram a conclusão de que a Terra é redonda, a partir de observações astronômicas. Foi observado também, os navios que desapareciam no mar em um horizonte uniformemente circular, essa observação também deu base para essa idéia.

 

Esse fato, é responsável pela existência das diferentes zona climáticas em nosso planeta; seguindo uma lógica: a inclinação com que os raios solares incidem na superfície terrestre aumenta quando nos afastamos do Equador, e portanto, maior será a área aquecida pela mesma quantidade de energia, o que torna as temperaturas mais baixas.

 

A Terra é inclinada em relação ao seu próprio eixo, seguindo a sua órbita ao redor do Sol.

 

Essa inclinação e movimentação da Terra trás conseqüências, como, por exemplo, as estações do ano. Por volta de 21 de dezembro, ocorre o solstício de verão no hemisfério sul, pois nessa data ele está recebendo os raios solares perpendicularmente ao Trópico de Capricórnio, e no hemisfério norte está acontecendo o solstício de inverno.

 

Após 6 meses, por volta de 21 de junho, as posições se invertem, já que o trópico de Câncer que recebe os raios solares perpendicularmente, se tornando o centro da parte da Terra iluminada pelo Sol, assim no hemisfério norte ocorre o solstício de verão.

 

Entre os dias 21 e 23 de março ou setembro ocorre o que chamamos de equinócio. É quando os raios solares incidem sobre a superfície da Terra perpendicularmente ao Equador. Nessa situação se caracteriza o início da primavera ou outono.

 

Concluímos que, os raios solares incidem perpendicularmente apenas nos trópicos do planeta.

 

Uma outra conseqüência da inclinação da Terra, é a diferença do dia e da noite durante o ano. Em dias de solstício de verão, o dia é mais longo e a noite mais curta; em solstícios de inverno temos o dia mais curto que a noite. Nos dias de equinócio, tanto o dia como a noite tem a mesma duração em qualquer parte do planeta, ou seja 12 horas.

 

Nos círculos polares, existem dias e noites que duram meses. Isto é devido ao fato de que o pólo, seja ele norte ou sul, só irá raiar o dia à medida que o planeta for avançando em seu movimento de translação, e não de rotação.

 

Coordenadas Geográficas

 

O nosso planeta é cortado por linhas imaginarias que tem como função localizar qualquer lugar na superfície terrestre. Para isso, foi determinado as coordenadas geográficas, a latitude e longitude.

 

Latitude

 

É a distancia, em graus, de qualquer lugar da superfície até o Equador, distancia que varia de 0 a 90° N ou S. Podemos a partir do Equador, traçar círculos paralelos (imaginários), diminuindo de tamanho conforme se afastam para o norte ou para o sul.

 

Longitude

 

É a distancia de qualquer lugar da superfície ao meridiano de Greenwich, variando de 0 a 180° para o leste ou para o oeste.

 

Isto se dá, porque o meridiano 0° divide a Terra em 2 hemisférios, ocidental (oeste) e oriental (leste). O meridiano de 0° passa pelo observatório astronômico de Greenwich, por isso o nome de meridiano de Greenwich. Todos os meridianos tem o mesmo comprimento, pois se encontram nos pólos.

 

Se você quer encontrar qualquer lugar em nosso planeta, pode fazer isso tendo as coordenadas geográficas. Bem que se for uma rua, é mais fácil ter o mapa da cidade.

 

Fusos horários

 

O movimento de rotação da Terra gera o dia e a noite, e também a diferença de horário nos diversos pontos longitudinais da Terra.

 

O globo terrestre é dividido em 24 pontos longitudinais. Cada ponto corresponde a 1 hora. Assim dividindo os 360° do globo, em 24 horas de duração o resultado é 15°, ou seja, a cada 15° que a Terra gira, passa-se 1 hora. Cada um dos 24 pontos longitudinais corresponde a um fuso horário.

 

O meridiano de Greenwich é o meridiano de referencia, a partir dele se acertam os relógios, pode ser horas a mais se nos direcionarmos para um fuso horário ao leste, ou horas a menos se mudarmos a um fuso ao oeste. Isto ocorre porque a Terra gira de oeste para leste.

 

Por exemplo: a hora oficial do Brasil está atrasada 3 horas em relação a Greenwich.

 

esta gravura mostra como é dividido os pontos longitudinais da Terra.

 

Os mapas

 

Com a necessidade de se orientar na superfície da Terra, os homens elaboraram vários tipos de mapas. O mapa é a mais antiga forma de comunicação, antes até mesmo da escrita.

 

Os mapas antigos ou medievais, eram feitos sob a influencia religiosa, por isso tinha apenas representações idealizadas da Terra e do céu. Hoje os mapas são feitos com base em fotos de satélite e processados pela informática, sendo bem mais precisos.

 

Representar todos os fenômenos físicos, políticos, econômicos e humanos em um único mapa seria impossível. Por isso, há os mapas temáticos, nos quais se representam apenas os temas que interessam ao usuário.

 

Projeção cartográfica

 

É uma representação, dos fenômenos inscritos numa esfera, num plano de carta.

 

De acordo com as propriedades geométricas apresentadas na relação globo-mapa, as projeções podem ser conformes, equivalentes ou eqüidistantes. Dependendo da figura geométrica empregada em sua construção podem ser: cilíndricas, cônicas e azimutal.

 

Projeção cilíndrica

 

Serve para representar as regiões de baixa latitude, já que apresenta paralelos e meridianos retos, deforma e exagera as regiões polares.

 

Projeção cônica

 

Tem meridianos retos e paralelos curvos, usada para representar regiões de latitudes médias.

 

Projeção azimutal

 

Tem paralelos em círculos concêntricos e meridianos retos, bom para representar as regiões polares (de altas latitudes).

 

Os mapas ainda são classificados seguindo vários critérios:

 

- Espécie: celestes (planetas e constelações)

                terrestres (países, portos)

 

- Escala: plantas comuns (de escalas grandes)

              cartas topográficas (de escala média)

              mapas geográficos (de escalas pequenas)

 

- Ao uso: didáticos e de interesse geral

 

- Ao fim ou conteúdo: propriamente ditos

                                  físicos, biológicos, políticos

                                  de viação e estatísticas, e de economia

 

Escalas

 

A escala expressa o quanto a realidade foi reduzida para se caber em um mapa. Sua representação pode ser de dois tipos: numérica e gráfica.

 

Escala numérica

 

Sua representação é expressa através de uma fração ordinária.

 

Exemplo: 1:10.000 – um por dez mil. Um mapa que tem essa escala indica que a distancia real é 10 mil vezes maior do que no mapa. 1cm tem 100m, ou 1km.

 

Escala gráfica

 

É expressa através de um gráfico que já vem dividido em certa quantidade de quilômetros. Exemplo: [------100------200------300m] a cada parte do mapa é equivalente a 100m no espaço representado.

 

Como usar a escala?

 

Adotando E=escala; D=distancia da realidade; d= distancia do mapa.

 

Ex.1) Qual a distância real aproximada entre a grande São Paulo e Santo André?
Sabe-se que no mapa a escala é 1:1 000.000, a distancia mede 1,5cm no mapa em linha reta.

 

E= 1: 1 000.000; logo 1cm= 10km

 

D= 1,5cm

 

Aplica-se a fórmula: D= d.E (ou d x E)

 

1,5 x 10 = D= 15km.

 

Resposta: A distancia real é 15km aproximadamente.

 

Ex.2) Invertendo o processo descobrimos a distância no mapa.

 

d= D : E = 15 : 10 =

 

d= 1,5cm

 

Ex.3) Para descobrir a escala basta dividir D por d.

 

D : d = 15 : 1,5 = E= 10.

 

Ou seja, cada 1cm equivale a 10km.

 

Alguns mapas apresentam tanto escala gráfica como numérica. Caso apresente gráfico, lembre-se que não necessidade de fazer cálculos.

 

Exercício

 

Marque a alternativa correta.

 

1. Quando os raios solares atingem perpendicularmente ao trópico de Capricórnio, ocorre:

 

a) solstício de verão no hemisfério sul

b) solstício de inverno no hemisfério sul

c) solstício de verão no hemisfério norte

d) equinócio

 

2. É solstício de inverno no hemisfério sul, quando:

 

a) quando os raios solares incidem perpendicularmente ao tropico de Capricórnio

b) quando o tropico de Câncer se torna o centro da face da Terra iluminada pelo sol

c) quando o tropico de Capricórnio se torna o centro da face da Terra iluminado pelo sol.

d) Quando os raios solares atingem a superfície da Terra perpendicularmente ao Equador

 

3. Às linhas imaginárias que tem como função localizar qualquer ponto da superfície terrestre, dá-se o nome de:

 

a) cartografia

b) projeções cartográficas

c) coordenadas geográficas

d) linhas astronômicas

 

4. Marque V (verdadeiro) ou F(falso).

 

a) o movimento de rotação da Terra gera o dia e a noite, e diferenças no horário dos diversos pontos longitudinais da Terra (  )

b) o meridiano de Greenwich, é referencia para a latitude (  )

c) latitude é a medida, em graus, de qualquer lugar até o Equador (  )

d) a escala expressa o quanto a realidade foi reduzida para se caber em um mapa. Ela pode ser numérica ou gráfica. (  )

 

5. resolva:

 

Imagine: você está no inicio de uma avenida, e quer chegar até um cinema nesta avenida. Você quer saber o quanto deverá caminhar, por isso olha num mapa da cidade.

 

Este mapa tem escala 1:8000, e de onde você se encontra até o cinema mede-se 20cm, portanto quanto deverá caminhar?

 

Gabarito

 

1. a

2. b

3. c

4. V, F, V, V

5. D=1600m

 

Windows Server 2008 - Inscreva-se já -s Últimas Vagas! Curso Completo de SAP!

Universidade PHP - Inscreva-se já -s Últimas Vagas! Curso Online de Java para Iniciantes!

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®