VOCÊ TEM SONHOS? APRENDA A USAR O FACEBOOK PARA ALGO ÚTIL - CLIQUE AQUI!
Você está em: PrincipalTutoriaisArlindojunior : Geografia004
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 36 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o a Seguir

 grátis Windows 7 Básico

476h



Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

FILTRO DE TUTORIAIS:




GEOGRAFIA

 

CLIMA

 

Resumo: muitas pessoas confundem clima com o tempo. Mas será que há diferença entre os dois? É o que veremos nesta lição, bem como os fatores que influenciam o clima e os seus elementos. Também será mostrado uma visão geral dos principais climas do mundo.

 

O Clima

 

O clima pode ser definido como sendo o comportamento da atmosfera ao longo do ano, é constante, em um ponto qualquer da superfície da Terra.

 

O clima não pode ser confundido com o tempo. Por exemplo: se dizemos que o dia ontem estava quente, estamos nos referindo ao tempo. Mas, se dissermos que na Amazônia o tempo é quente e úmido o ano inteiro, estamos nos referindo ao clima da região. O tempo portanto, é algo passageiro, é como o ar está naquele  momento.

 

Fatores do clima

 

Cada região tem seu próprio clima, isto porque os fatores climáticos modificam os elementos do clima. Os fatores climáticos são:

 

- Latitude

 

Quanto mais nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações. Quanto mais longe do Equador a incidência de luz solar é menor.

 

- Altitude

 

Quanto mais alto estivermos menor será a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de umidade à medida que aumenta a altitude, é menor, o que vai reduzir a retenção de calor nas camadas mais elevada da atmosfera. Há a questão também que o oceano ou continente irradiam a luz solar para a atmosfera, ou seja, quanto maior a altitude menos intensa será a irradiação.

 

- Massas de ar

 

Apresentam características particulares da região em que se originaram, como temperatura, pressão e umidade, e se deslocam pela superfície terrestre. As massas podem se polares, tropicais ou equatoriais.

 

As massas de ar tropicais se formam nos trópicos de Capricórnio e de Câncer.

 

Elas podem se formar na altura dos oceanos (oceânicas) e serem úmidas; serão secas se forem formadas no interior dos continentes (continental).

 

As massas polares são frias. Isto porque elas se formam em regiões de baixas temperaturas, como o nome já diz, nas regiões polares. Elas também são secas, visto que as baixas temperaturas não possibilitam uma forte evaporação das águas.

 

As massas equatoriais são quentes, se formam próximas a linha do Equador.

 

O encontro de duas massas, geralmente uma fria e outra quente, dá-se o nome de frente. Quando elas se encontram ocorre as chuvas e o tempo muda.

 

- Continentalidade

 

A proximidade de grandes quantidades de água exerce influencia na temperatura. A água demora a se aquecer, enquanto os continentes se aquecem rapidamente. Por outro lado, ao contrário dos continentes, a água demora irradiar a energia absorvida. Por isso, o hemisfério Norte tem invernos mais rigorosos e verões mais quentes, devido a quantidade de terras emersas ser maior, ou seja, sofre influencia da continentalidade, boa parte deste hemisfério.

 

- Correntes Marítimas

 

São massas de água que circulam pelo oceano. Tem suas próprias condições de temperatura e pressão. Tem grande influencia no clima. As correntes quentes do Brasil determina muita umidade, pois a ela está associada massas de ar quente e úmida que provocam grande quantidade de chuva.

 

- Relevo

 

O relevo pode facilitar ou dificultar as circulações das massas de ar, influindo na temperatura. No Brasil, por exemplo, as serras no Centro-Sul do país formam uma “passagem” que facilita a circulação da massa polar atlântica e dificulta a massa tropical atlântica.

 

- Vegetação

 

A vegetação impede a incidência total dos rios solares na superfície. Por isso, com o desmatamento há diminuição de chuvas, visto a umidade diminuir, e há um aumento da temperatura na região.

 

Elementos do clima

 

Falaremos sobre dois elementos do clima: umidade e pressão atmosférica.

 

Umidade

 

Corresponde à quantidade de vapor de água que encontramos na atmosfera.

 

A umidade é relativa ao ponto de saturação de vapor de água na atmosfera, que é de 4%. Quando a atmosfera atinge essa porcentagem, ou se satura de vapor, ocorre as chuvas.

 

Muitas vezes escutamos no jornal falarem que a umidade relativa do ar é, por exemplo, de 60%. Isto quer dizer que estamos a 60% da capacidade máxima de retenção de vapor de água na atmosfera. Quando está chovendo, a umidade relativa do ar está em 100%, ou 4% em termos absolutos. Portanto, quando a umidade relativa do ar está por volta de 60%, está em 2,4% de vapor em termos absolutos.

 

Mas para que chova é preciso que a água se condense, ou seja, passe do estado gasoso ao liquido, além de o vapor ter de atingir o ponto de saturação.

 

O ponto de saturação varia de acordo com a temperatura. Uma maior temperatura, maior o ponto de saturação, uma menor temperatura, menor o ponto de saturação.

 

As nuvens são constituídas por de água, ou cristais de gelo. Nuvem é o vapor d’ água condensado.

 

Pressão atmosférica

 

Pressão atmosférica é a força causada pelo ar sobre a superfície terrestre. Ela depende da latitude, altitude e temperatura.

 

Quanto maior a altitude, menor a pressão e vice-versa.

 

Quanto menor a latitude, menor a pressão. Nas regiões mais quentes, região equatorial, o ar se dilata ficando leve, por isso tem uma baixa pressão. Próximo aos pólos, o frio contrai o ar, deixando mais denso, tendo uma maior pressão.

 

Vimos então que a temperatura também tem forte influencia na modificação da pressão atmosférica. Isto porque o ar quente é leve, ou seja, sobe e como conseqüência diminui a pressão. E em regiões de baixa temperatura há maior pressão, visto que o ar frio tende a descer.

 

O movimento do ar decorre da diferença de pressão. Ele se movimenta das altas para as área de baixa pressão. Esse movimento do ar chamamos de vento.

 

Tipos de clima

 

Os principais tios são:

 

Climas polares

 

São climas de baixa temperatura o ano inteiro, chegando por volta, no máximo 10°.

 

Pois não há concentração de calor, o sol fica sempre baixo no horizonte na época do verão, e no inverno ele nem aparece. Portanto essas regiões polares (próximas aos círculos polares Ártico e Antártico) estão sempre cobertas de neve e gelo.

 

As temperaturas mais baixas foram registradas em Vostok, Antártida, -88°C.

 

Climas temperados

 

Os climas temperados são caracterizados por ser possível ver as quatro estações do ano de uma maneira bem clara, sendo possível as atividades humanas durante a maior parte do ano. Dividem-se em:

 

- marítimo: Sofre influencia  dos oceanos, por isso as temperaturas são constantes.

- continental: apresenta verões mais quentes e invernos mais frios e secos.

 

Clima mediterrâneo

 

Apresenta invernos mais brando e chuvosos, verões quentes e secos.

 

As chuvas ocorrem no outono e inverno. Algumas áreas de sua ocorrência são o sul da Califórnia, parte meridional da África do Sul e sul da Austrália.

 

Clima tropical

 

É considerado como transição entre o clima equatorial e o desértico. Apresenta temperatura elevada o ano inteiro. Tem duas estações bem definidas: verão, que ocorre as chuvas, e inverno ameno e seco.

 

Este tipo de clima ocorre na maior parte do território brasileiro.

 

Clima equatorial

 

Ocorre na zona climática mais quente do planeta, faixa Equatorial.

 

A temperatura média anual é superior a 24°C. As chuvas são abundantes, cerca de 2000mm, com pequena amplitude entre o dia e a noite.

 

Clima subtropical

 

Ocorre entre os climas tropicais e temperados. Apresentam chuvas abundantes, verões quentes e invernos frios. É característico das médias latitudes.

 

Clima desértico

 

Os desertos baixo índice pluviométrico, cerca de 250mm por ano. É comum uma temperatura acima de 42°C durante o dia, mas à noite pode chegar a menos de 0°C principalmente no inverno.

 

Algumas áreas de desertos são: África do Norte (Saara) e Ásia Ocidental (Arábia).

 

Clima semi-árido

 

Apresenta poucas chuvas, sendo mal distribuídas durante o ano. São climas de transição, encontrados tanto em regiões tropicais como em zonas temperadas.

 

Climas no Brasil

 

No Brasil predomina climas quentes e úmidos, por possuir maior parte do seu território na zona intertropical.

 

Equatorial

 

É um clima quente e úmido, que fica ao redor da linha do Equador. As chuvas são abundantes e maior parte de convecção.

 

Este tipo de clima fica na região Norte do Brasil.

 

Com temperaturas que variam de 24°C a 27°C.

 

Nessa região o índice pluviométrico é de 2000mm por ano.

 

 

Tropical úmido

 

Se situa na costa leste do Brasil, desde o Rio Grande do Norte até São Paulo.

 

No inverno se formam frentes frias e em alguns dias a temperatura fica baixa.

 

As chuvas ocorrem no verão, apenas no litoral nordeste que chove mais no inverno.

 

É um clima quente e úmido, apesar das “ondas de frios” que ocorrem as vezes.

 

Tropical típico ou semi-úmido

 

Este tipo de clima ocorre no região central do Brasil.

 

As médias de temperatura variam de 20° a 28°C.

 

Chove por volta de 1500mm por ano.

 

É um tipo de clima quente e semi-úmido, com chuvas no verão e seco no inverno.

 

Semi-árido

 

Ocorre no sertão nordestino. Com chuvas inferiores a 800mm por ano.

 

É seco e árido, mas não como o deserto.

 

Tem quatro massas que exercem influencia, duas equatoriais e duas tropicais, que terminam sua trajetória no sertão.

 

Subtropical

 

Este tipo de clima se localiza no sul do país até o sul do trópico de Capricórnio.

 

Tem temperaturas médias nem quentes e nem frias. Com chuvas abundantes e bem distribuídas durante todo o ano.

 

O verão é bem quente e o inverno é bem frio, em lugares mais altos ocorrem geadas. Em alguns lugares chegou a cair neve, mais é raro.

 

Exercício

 

Responda.

 

1) O que é clima? Que fatores influenciam?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

2) Quais os principais tipos de precipitações atmosféricas?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

3) Cite os principais tipos de climas do Brasil?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

4) Qual a diferença entre clima e tempo?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

5) Que influencia exerce a latitude e a altitude na temperatura de um lugar qualquer da superfície terrestre?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

6) Enumere a coluna corretamente.

 

Equatorial ( a )

Tropical úmido ( b )

Semi-árido ( c )

Semi-úmido ( d )

Subtropical ( e )

 

Leste do Brasil, desde o Rio Grande do Norte até São Paulo. (  )

Na região central do país, é um clima quente e úmido. (  )

Se situa no Norte do país, com média anual de chuvas de 2000mm. (  )

Se localiza no Sul do Brasil, tendo o verão bem quente e o inverno mais frio. (  )

Se localiza no sertão do país, sendo seco e árido, com chuvas inferiores a 800mm por ano. ( )

 

Gabarito

 

1) é o comportamento da atmosfera, ao longo do ano, em um determinado lugar.

Os fatores que a influenciam são, relevo, latitude, altitude, vegetação e massas de ar.

 

2) Chuva, neve e gelo.

 

3) Equatorial, Tropical Úmido, Tropical Típico, Semi-árido e Subtropical.

 

4) O tempo muda em dia. Mas o clima é constante todo o ano.

 

5) A latitude influi em quanto mais longe da linha do Equador menor a temperatura e quanto mais perto maior a temperatura.

E a altitude influi em quanto mais alto o lugar menor será a temperatura.

 

6) b – d – a – e – c

 

Windows Server 2008 - Inscreva-se já! Aprenda a usar seu Facebook para algo útil!

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®