WINDOWS SERVER 2008 - CURSO COMPLETO - JÚLIO BATTISTI - CLIQUE AQUI
Você está em: PrincipalTutoriaisArlindojunior : Geografia009
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 36 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o a Seguir

 grátis Windows 7 Básico

476h



Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

FILTRO DE TUTORIAIS:




GEOGRAFIA

 

A Geopolítica e Economia no pós-guerra

 

Resumo: esta lição visa mostrar as mudanças que ocorreram no mundo após a Segunda Guerra mundial. Neste período o mundo ficou dividido, a tal ponto que vemos traços disso ainda nos tempos modernos.

 

A Reorganização Geopolítica

 

A Alemanha foi o pivô no conflito que teve tanto na Primeira Guerra Mundial como na Segunda Guerra. O país mergulhou numa grande crise tanto econômica como social, em conseqüência da Primeira Guerra Mundial. Foi criado assim condições ideais para o surgimento do nazismo: grave crise econômica; revanchismo, principalmente contra a França, pelas humilhações impostas pelo Tratado de Versalhes; nacionalismo; racismo. Adolfo Hitler chegou no poder em 1933, lançando a Alemanha num processo expansionista. Com a derrota da Alemanha, Japão e Itália e o enfraquecimento do Reino Unido e da França, o mundo foi levado por mudanças econômicas e geopolíticas. Os Estados Unidos agora do bloco capitalista, e do outro lado, União Soviética, que expandiu sua influencia e seu território, definindo o bloco socialista.

 

Após a união entre Estados Unidos e União Soviética para derrotarem o eixo, foi acirrada uma disputa pela hegemonia no globo, dando inicio a Guerra Fria, que se estendeu no momento pós-guerra até o final dos anos 80.

 

Os Estados Unidos lançaram em 1947, a doutrina Truman e o Plano Marshall, sendo consenso, portanto, considerar este ano como inicio da Guerra fria.

 

A doutrina Truman tinha por objetivo a contenção do socialismo. Foi desenvolvido por George F. Kennan, e tinha como idéia básica impedir a expansão da União Soviética, fazer alianças com outros países para isola-la. Já o Plano Marshall, idealizado por George C. Marshall era um plano para ajudar países na Europa afetados pela guerra, e recuperar mercados para produtos e capitais norte-americanos.

 

O Plano Marshall também foi estendido a Alemanha (Ocidental) e Itália. A recuperação e regularização da economia e comercio mundial era necessária para a contenção do socialismo, e assegurar para os Estados Unidos em mercado que seria capaz de consumir sua elevada produção. O Plano Marshall contribui para expandir os ideais da sociedade de consumo, o chamado american way of life ( modo americano de viver ).

 

Em 1948 para administrar a ajuda recebida através do plano Marshall, foi criada a OECE ( Organização Européia de Cooperação Econômica ), em 1961, seu nome foi mudado para OCDE ( Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico ), visto que foram incluídos países não-europeus. Além do mais, seus objetivos foram ampliados: a geração de empregos, incentivar o crescimento econômico, expandir o comércio e a estabilidade financeira dos países membros. A OCDE, congrega alguns dos países mais ricos do mundo, é sediada em Paris.

 

Com a queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989, a reunificação da Alemanha, o desmantelamento do Pacto de Varsóvia em abril de 1991, e a dissolução do Império Soviético a Guerra fria chega ao seu fim.

 

A Guerra Fria foi marcada pela bipolarização de poder entre Estados Unidos e União Soviética, que competiam para conseguir zonas de influencia. Começaram a corrida armamentista, um querendo superar o outro em força militar. Portanto a paz era impossível de ocorrer, mas também a guerra não aconteceu. Isto porque cada país tinha um grande poder destrutivo, e se ocorresse uma guerra, era certo que esta guerra não teria vencedores, haveria uma mútua destruição.

 

O mundo ficou divido em blocos geopolíticos e ideológicos. De um lado o bloco ocidental, e do outro, o bloco oriental. O bloco ocidental designou os países capitalistas, apoiados pelos Estados Unidos. O bloco oriental designava os países socialistas, junto com a União Soviética.

 

As duas superpotências procuravam ter bastante poder bélico

 

Reordenando a economia

 

Em julho de 1944, na Conferencia de Bretton Woods, nos Estados Unidos, os 44 países aliados lançaram uma nova ordem econômica, um plano que visava estimular o desenvolvimento capitalista e a reconstrução e estabilidade econômica mundial. Apesar de vários países participarem quem dava as regras era os Estados Unidos, e também uma parcela o Reino Unido. Foram criados o Banco Mundial, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Gatt (Acordo Geral sobre tarifas Aduaneiras e Comércio).

 

Nessa reunião foi definido um novo padrão monetário, o padrão dólar-ouro. O banco central norte americano (Federal Reserve Board), garantiu uma paridade de 35 dólares por uma onça troy (31,1g) de ouro. Ou seja, quem quisesse trocar dólar por ouro, o governo dos Estados Unidos garantiu a troca nessa paridade. Nas duas décadas seguintes após o pós-guerra, essa situação levou as grandes potencias a aumentar as suas economias.

 

Já no final da década de 60 a economia norte americana dava sinais de crise. Isto ocorreu devido aos gastos na corrida armamentista, déficits orçamentários e desequilíbrio na balança comercial, o que levou o governo norte americano a emitir moeda sem lastro, isto quer dizer, sem a retenção de valor correspondente em ouro. Em 1973 numa reunião do FMI, foi decidido o fim do padrão dólar ouro. A partir daí os Estados Unidos passou a emitir dinheiro sem lastro, e teve que observar sua moeda se desvalorizar frente a outras moedas, como o ienes japonês.

 

O Banco Mundial (ou Bird) no começo foi criado com objetivo de ajudar os países europeus afeados pela guerra. Mas com o tempo passou a financiar criação de infra- estrutura nos países subdesenvolvidos:construção de estradas, construção de usinas de energia, instalação de industria de base e etc.

 

O FMI tem como objetivo estimular o comercio mundial e promover ajuda econômica aos países membros que apresenta, problemas econômicos, evitando que desequilíbrios econômicos em alguns países levassem a uma crise global. Na prática, o FMI atua resolvendo crises de países que apresentam problemas para equilibrar seus balanços de pagamentos. Com o FMI se estabeleceu regras básicas das relações financeiras internacionais. Os países membros converteram o valor de suas moedas ao dólar ou ao ouro, e isto a valorização da moeda norte americana.

 

Todos os países membros do FMI tem cotas de fundo proporcionais aos recursos eles contribuem. Os Estados Unidos tem a maior parte de cotas, o que leva ele a tomar as decisões finais em relação as políticas do FMI, visto que o poder de decisão é proporcional as cotas que cada país possui.

 

O Gatt também teve como objetivo estimular o comércio mundial e combater medidas protecionistas. Em 1995 o Gatt passou a denominar-se OMC (Organização Mundial de Comércio) e tem procurado aumentar sua influencia no comércio mundial.

 

Essa três instituições agem reciprocamente, ou seja, se um país não respeitar as regras estabelecidas pela OMC, não tem acesso aos recursos financeiros do FMI e do Banco Mundial. De modo similar, o Banco Mundial só libera recursos para países que orientam sua economia com as metas aceitas ou sugeridas pelo FMI.

 

Tentando reorganizar a política internacional

 

A ONU (Organização das Nações Unidas) foi criada em 1945, numa Conferencia em São Francisco (Estados Unidos), com o objetivo de garantir a paz mundial, e a cooperação entre os países, para se resolver problemas econômicos, sociais e humanitários. Sediada em Nova Iorque, a ONU substituiu a Liga das Nações criada após a Primeira Guerra Mundial.

 

A ONU é constituída por vário órgãos, por exemplo: Unesco (para Educação, Ciência e Cultura), FAO (para a Agricultura e Alimentação). Alem de vários programas e organizações, como: Unicef (Fundo das Nações Unidas para Infância). Nestes órgãos e programas participam quase todos os países do mundo. Apesar que, mesmo com a criação da ONU, não foi possível impedir a morte de milhões de pessoas em conflitos. Os dois órgãos mais importantes da ONU são, a Assembléia Geral e o Conselho de Segurança.
A Assembléia Geral faz recomendações, e não decide sobre questões de segurança internacional. É formada por todos os países membros, mas as resoluções feitas na Assembléia tem que ter pelo menos nove votos dos países que fazem parte do Conselho de Segurança; até 1990 qualquer resolução poderia ser vetada pelos EUA ou pela Rússia; atualmente o poder de veto foi estendido aos cinco membros permanentes.

 

O Conselho de Segurança é o órgão de maior poder da ONU. É formado por quinze países membros, sendo que cinco são permanentes, e os outros dez são eleitos a cada dois anos. Esse Conselho pode investigar conflito e disputas internas ou entre países. Pode recomendar acordos de paz ou sanções que envolvem corte de relações diplomáticas e até mesmo bloqueio econômico. Os cinco países permanentes são: Estados Unidos, Reino Unido, China, França e Rússia.

 

 

Na pratica, durante a Guerra Fria, a ONU ficou paralisada, visto que se as decisões tomadas contrariassem os EUA ou a União Soviética eles vetavam as resoluções.

 

Geopolítica no período pós-guerra

 

Neste período de Guerra Fria os interesses dos Estados Unidos se completaram, como exemplo a elaboração da Doutrina Truman e o Plano Marshall (já citados nesta lição).

 

A União Soviética, superpotência rival, desde a década de 1940 já mostrava sua liderança em muitos setores, superada apenas pelos EUA. Depois de 1945, passou a ter influencia em quase todos os continentes.

 

Os Estados Unidos, por sua vez, criaram blocos militares visando impedir que a influencia socialista se expandisse. Muitos setores norte-americanos acreditavam que se a União Soviética expandisse a sua influencia, além dos países do Leste europeu e a China, aos poucos todos iriam cair nas “mãos do inimigo”. Estabeleceu-se em “cordão sanitário” que isolava a potencia rival. Ao modo de ver dos ocidentais, o socialismo era uma doença e deveria ter sua expansão contida.

 

Em 1949 foi criado então, a OTAN ( Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança formada pelos Estados Unidos, Canadá, e vários outros países ocidentais. Sua sede fica em Bruxelas (Bélgica). A criação da OTAN foi uma resposta ao bloqueio feito por Stálin, a Berlim ocidental. Com a construção de várias bases militares, e um grande mercado de armamentos não só para a força militar dos Estados Unidos como também para a de seus aliados, se delimitou a zona de influencia norte-americana.

 

Em maio de 1949 foi proclamada a RFA (República Federal da Alemanha) ou Alemanha Ocidental, nas zonas ocupadas pelos EUA, Reino Unido e França. A resposta da União Soviética foi a criação, em outubro do mesmo ano, da RDA (República Democrática Alemã) ou Alemanha Oriental. Tinha como capital a parte oriental de Berlim, ocupada pelos soviéticos.

 

O Muro de Berlim foi construído em 1961. A Alemanha passava por crises econômicas, e muitas pessoas estavam deixando o setor oriental em busca de melhores condições na parte ocidental. Com o intuito de acabar com essa migração de trabalhadores e reafirmar a sua soberania, os lideres soviéticos construíram o Muro de Berlim. Esse muro que dividia a cidade de Berlim, era um dos símbolos que mostrava as tensões da Guerra Fria: o conflito leste x oeste (capitalismo x socialismo).

 

A resposta da União soviética depois da criação da Otan foi a formação do Pacto Varsóvia. Esse pacto tinha a mesma finalidade da Otan, a defesa militar de seus aliados. Em 1991 quando houve o fim da URSS, o Pacto de Varsóvia foi extinto.

 

Os Estados Unidos formaram outras alianças para deter a expansão socialista: a Anzus – acordo bilateral com Japão, as Filipinas, Austrália e Nova Zelândia; Otase – uma ambiciosa aliança militar asiática formada pelo Reino Unido, França, pelos países da Anzus, Tailândia e Paquistão.

 

Com o fim da Guerra Fria, as alianças que não foram extintas, se tornaram órgãos políticos. A Otan passou a ter um novo objetivo: manter a paz na Europa. Para isso foi criado o projeto Parceria para a Paz. A Otan ainda se expandiu com a entrada de países que faziam parte da ex-União Soviética. A Rússia tem sido contra essa política, afirmando que é uma ameaça à sua segurança. Mas se trata apenas dos últimos suspiros da Guerra Fria.

 

Exercício

 

Responda:

 

1) Quais os objetivos da criação da Doutrina Truman?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

2) O que pretendia o Plano Marshall?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

3) Como o mundo ficou dividido em meios geopolíticos e ideológicos após a segunda guerra mundial?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

4) Com que objetivo foi criada a ONU?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

5) O que visava a criação da OTAN?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Gabarito

 

1) Os Estados Unidos criaram essa doutrina em 1947 com objetivo de conter o socialismo. Fazer alianças com outros países para isolar a União Soviética.

 

2) Também criado pelos Estados Unidos, esse plano pretendia ajudar os países europeus que foram afetados pela guerra, também recuperar mercados para os produtos e capitais norte-americanos. A recuperação da economia era essencial para a contenção do socialismo. Esse plano ajudou muito para expandir os ideais de consumo.

 

3) Foi iniciado o conflito leste x oeste. De um lado, ocidental, ficavam os ideais capitalistas liderados pelos Estados Unidos. Do outro, oriental, estavam os conceitos socialistas, juntos com a União Soviética.

 

4) Foi criada para tentar reorganizar a política internacional, garantir a paz mundial, e a cooperação entre os países para resolver problemas sociais, econômicos e humanitários.

 

5) Era um bloco militar que visava impedir a expansão do socialismo. Com a criação de bases militares e um grande mercado de armas, foi delimitada a zona de influencia norte-americana.

 

Windows Server 2008 - Inscreva-se já -s Últimas Vagas! Curso Completo de SAP!

Universidade PHP - Inscreva-se já -s Últimas Vagas! Curso Online de Java para Iniciantes!

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®