WINDOWS SERVER 2008 - CURSO COMPLETO - JÚLIO BATTISTI - CLIQUE AQUI
Você está em: PrincipalTutoriaisEricogoncalves : Editorvbaexcel001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 36 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o a Seguir

 grátis Windows 7 Básico

476h



Windows Server 2008 - Inscreva-se já!

Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

FILTRO DE TUTORIAIS:




Utilizando Editor do Visual Basic do Excel. Parte 1

 

Objetivo:

 

O objetivo deste tutorial é conhecer o editor de Visual Basic do próprio excel e todas as ferramentas necessárias para desenvolver os aplicativos ensinados por mim, ou seja, a partir do próximo aplicativo toda vez que tiver que inserir um objeto ou modificar uma propriedade, irei fazer referencia a esta parte do tutorial.

 

Pré-requisito:

 

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo do “ Curso Básico de Excel”.

 

Nota:

 

Vamos aprender a conhecer os controles e suas ferramentas de uma forma objetiva,ou seja, e alguns controles vou usar exemplos para que você possa compreender melhor a sua utilização.

 

Editor de Visual Basic VBA do Excel

 

Vamos aprender os menus e os objetos do Editor de Visual Basic do Excel de uma forma direta e bem simples. Iniciaremos fazendo a seguintes perguntas:

 

O que é um Editor de Visual Basic? Podemos dizer que é um ambiente de desenvolvimento que possibilita você trabalhar com formulários e objetos.

 

Para que é Utilizado? Para que possamos através deste formulários e objetos criarmos código de programação para facilitar a criação de soluções de uma maneira mais significativa.

 

Iniciaremos aprendendo a abrir o ambiente de programação do excel para estudarmos as menus e objetos que utilizaremos para criar os aplicativos. Acompanhe as seguintes instruções :

 

* Primeiramente inicie o excel;

*Segundo selecione o menu ferramenta, sub menu macros e em seguida Editor do Visual Basic ou simplesmente utilize as teclas de atalho (Alt + F11) , veja o procedimento partir desta segunda instrução todo descrito nas telas a baixo.

  • Selecionando o Editor do Visual Basic através do menu ferramentas.

Tela:001

  • Veja o ambiente de desenvolvimento do editor do Visual Basic na Tela baixo.

Tela:002

 

Vamos começar a aprender a utilizar o Menu Arquivo, na qual sua função é bem simples, neste menu vamos apenas ver o comando salvar. Veja o procedimento abaixo:

 

Menu Arquivo

 

Salvar Pasta: Como o próprio nome já diz este comando serve para salvar a pasta de trabalho e conseqüentemente salvar o projeto, então toda vez que quisermos salvar um desses itens citados anteriormente devemos utilizar este menu, como mostra a Tela 003.

 

Tela: 003

 

Agora vamos conhecer o Menu Exibir:

 

Menu Exibir

 

Código: Este comando ativa uma janela de código do objeto mas precisamos estar com este objeto selecionado, como mostra a Tela 004 onde estamos ativando a janela de código de um formulário.

 

Tela: 004 (Objeto Userform1 selecionado)

 

Tela: 005 (Janela de Código Ativada)

 

Objeto : Este comando é utilizado para exibir o objeto novamente, como por exemplo na janela de código mostrada na Tela 005, iremos exibir o objeto userform1 novamente.

 

Tela: 006 (Exibir objeto novamente)

 

Tela: 007 (Ativamos o objeto useform1 novamente)

 

Project Explorer : Este comando exibi uma janela onde podemos visualizar nossos projetos abertos, sendo somente uma ferramenta que nós auxilia gerenciamento dos mesmos esta localizada do lado esquerdo formulário podendo ser inserida em qualquer lado do formulário.

 

Tela: 008 (Para inserir a janela project quando ela não esta visível)

 

Tela: 009 (Janela project ao lado esquerdo do formulário)

 

Janela Propriedades : Lista varias propriedades dos controles permitindo que possamos alterar fonte, cor,name, altura, largura, caption tamanho entre outros, sendo que para ser ativada temos que primeiro selecionar um objeto, no caso abaixo selecionamos o objeto formulário.

 

Tela: 010 (Ativando a janela propriedade da formulário)

 

Tela: 011 (Ativado a janela de propriedades do formulário)

 

Caixa de Ferramentas : Contem varias ferramentas que precisamos para desenvolver nossos aplicativos, portanto, iremos dar uma atenção especial vamos conhecer todas estas ferramentas necessárias para o desenvolvimento dos aplicativos.

 

Tela: 012 (Ativamos a caixa de ferramenta)

Tela: 013 (Utilizaremos freqüentemente esta caixa)

 

Ponteiro: Esta ferramenta que tem aparência de uma seta, tem como função selecionar os objetos a serem utilizados, bem como mover os mesmos após estarem no formulário.

 

Tela: 014 (Utilizaremos freqüentemente para atribuir e mover os objetos)

 

Label: Este objeto é utilizado para escrevermos textos e esta representa por a letra A, onde o texto não pode ser alterado quando o aplicativo esta sendo executado.

 

Tela: 015(Este objeto pode ser chamado também de rotulo)

 

Textbox: Esta é uma caixa de texto a ser utilizada para inserir textos, mas podemos inserir outros tipos de dados, como por exemplo números, esta representa pelas letras ab.

 

Fig: 016 (Caixa de Texto colocada no formulário)

 

Botão de Comando: Esta é utilizado para que possamos dar cliques para executar comandos designados por nós, esta representado pelo ícone parecido com um retângulo.

 

Tela: 017 (Botão de comando colocado no formulário)

 

Caixa de Combinação: Conhecida também de combobox, esta ferramenta serve para toda vês que tivermos uma lista de nomes ou uma lista de qualquer item, podemos utilizá-la para facilitar o acesso, ou seja, se tivéssemos uma lista de nomes Maria, Paulo,Sandra e Carla, se precisássemos ter acesso a estes nomes não iríamos precisar digitar, e sim apenas selecioná-los na caixa de listagem.

 

Tela 018 (Caixa de Combinação inserida no formulário com o nome selecionado)

 

Caixa de Seleção: A caixa de listagem tem quase a mesma função da caixa de combinação a única diferença é que na caixa de listagem em vez de aparecer os nomes em forma de janela, como mostrado na figura anterior, na caixa de listagem aparece uma barra vertical onde temos que pressiona-la para ver os nomes que desejamos.

 

Tela 019 (Na caixa de combinação aparece apenas um nome de cada fez, para ver os outros pressione as setas da direita)

 

Caixa de Seleção: Esta ferramenta possibilita selecionar mais de uma opção,ou seja, digamos que em um de dos aplicativos a serem criados precisamos fazer uma pergunta na qual tem três respostas, podendo o usuário optar pelas três ao mesmo tempo, nesta hora é que utilizamos esta ferramenta.

 

Tela 020 (Você pode selecionar as três opções ao mesmo tempo)

 

Caixa de Opção: Praticamente faz a mesma função que caixa de seleção a única diferença é que podemos selecionar apenas um item de cada vez, ou seja usando o exemplo acima só poderia ser selecionado apenas uma das resposta.

 

Tela 021 (Pode ser selecionado apenas uma opção de cada vez)

 

Botão de Ativação: Este botão pode ser usado para ativar algum comando, quando clicamos sobre o botão ele permanece ativado.

 

Tela 022 (Veja que após ser clicado o botão permanece ativado)

 

Controle Moldura ou Frame : Utilizado para criar controles funcionais e visuais,vamos utilizar este controle para dar um designer mais criativo ao nosso aplicativo.

 

Tela 023 (Controle Moldura inserido no formulário)

 

Multi Page: Podemos utilizar este controle para visualizar vários tipos de informações usando diferentes page ou telas.

 

Tela 024 (No page1 podemos colocar varias informações)

 

Tela 025 (No page2 aprece outras informações)

 

Barra de rolagem: Como o próprio nome já diz podemos utilizá-la para uma rolagem de números dentro de um objeto label entre outros.

 

Tela 026 ( Barra de rolagem inserida no formulário)

 

Botão de Rotação: Este botão pode servir por exemplo para atualizar uma determinada data.

 

Tela 027 (Podemos alterar data com este comando entre outras funções)

 

Controle Imagem: Este controle é utilizado para exibir imagens.

 

Tela 028 ( Controle imagem inserido no formulário )

 

Controle Ref Edit: Este controle pode ser utilizado para selecionarmos células da planilhas para ser inserido dados.

 

Tela 029 ( Esta comando ref edit vai ser útil em algum dos nossos aplicativos)

 

Menu Inserir

 

Userform: Este comando utilizamos para inserir formulário em nosso projeto, a partir dele criaremos uma interface e de fácil interatividade com usuário.

 

Tela: 030 (Inserir Formulário)

 

Tela: 031 ( A partir do formulário criaremos a interface da nossa agenda)

 

Menu Executar

 

Executar sub/Userform: É utilizado para executar o procedimento atual do aplicativo quando houver um formulário ativo e também é utilizado quando queremos interromper o aplicativo, quando o aplicativo estiver interrompido este mesmo executar assumi o comando de continuar.

 

Tela: 032 ( Executaremos o aplicativo)

 

Tela: 033 (Aplicativo executado, para interromper o mesmo clicamos no X no canto superior direito)

 

Menu Ferramentas

 

Referência: Este comando vai ser utilizado quase sempre no desenvolvimento dos aplicativos, serve para acessar uma biblioteca chamada Microsoft DAO Object Library entre outras.

 

Tela 034 (Esta ferramenta é bem fácil de ser utilizada)

 

Tela 035 ( Janela de referências com a biblioteca selecionada)

 

Controles Adicionais: Disponibiliza adicionar mais controles a caixa de ferramentas, basicamente utilizaremos uma ferramenta chamada Msflexgrid.

 

Tela 036 (Selecione o comando controle adicionais)

 

Tela 037 (Selecione o controle Microsoft FlexGrid Control )

 

Tela 038 (Controle inserido na caixa de ferramentas)

 

Basicamente estes são os menus e comandos que precisaremos aprender para que possamos desenvolver os aplicativos.

 

Na próxima parte do tutorial iremos aprender de forma simples e objetiva a conhecer as principais propriedades dos controles.

 

Conclusão:

 

Nesta primeira parte do tutorial, mostrei a você o Editor do Visual Basic do excel e as principais menus e controles que utilizaremos para desenvolver os aplicativos tudo mostrado passo a passo com acompanhamento de telas.Bom estudo e até a próxima parte.

Windows Server 2008 - Inscreva-se já -s Últimas Vagas! Curso Completo de SAP!

Universidade PHP - Inscreva-se já -s Últimas Vagas! Curso Online de Java para Iniciantes!

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de Entrega
  • Formas de Pagamento
  • Contato
  • O Autor
  • Endereço

  • Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda
  • Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 Universitário
  • Santa Cruz do Sul/RS
  • CEP 96816-208

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®