[E-BOOK GRÁTIS]: Windows 7 Básico, 476 pgs - QUERO RECEBER!
Você está em: PrincipalTutoriaisKeniareis : Pagemaker7001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 36 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o e-book a Seguir

e-book grátis Windows 7 Básico

476 páginas



Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

FILTRO DE TUTORIAIS:




PAGER MAKER 7.0 - PARTE 1

 

Objetivos: O Objetivo desse tutorial é abordar conhecimentos básicos de Pager Maker , que é um software de editoração eletrônica , muito utilizada por profissionais de editoração .

 

Pré-requisito: Ter noções básicas de Informática.

 

Introdução

 

O Adobe Pager Maker é um dos softwares de editoração eletrônica de uso obrigatório para profissionais que precisam utilizar ou fazer tarefas ligadas à editoração eletrônica.

 

O Pager Maker se destacou pela sua facilidade de uso, por se tratar de um software simples e objetivo, onde se podem encontrar diversos recursos que tornarão seus trabalhos bastante atrativos. Recursos esses que integra imagens e fotos a textos facilitando assim a criação de anúncios ou livros.

 

Tela principal do Pager Maker 7.0

 

Ao iniciar o PageMaker pela primeira vez, você encontrará uma tela bastante simples e amigável, onde será exibida uma paleta de modelos onde disponibiliza modelos de documentos para serem utilizados com base na publicação a ser efetuada como mostrado na Figura 1.0.

 

Figura 1.0- Paleta de Modelos

 

Porem, não optaremos por nenhum modelo, porque através desse tutorial você vai aprender a criar seus próprios documentos, por isso você pode fechar a paleta de modelos clicando sobre o botão fechar ( ) na paleta de modelos. Ao fechar a paleta de modelos teremos a seguinte visão: barra de menus, paleta de controle e paleta de estilos e cor, caixa de ferramentas e uma janela de layout vazia, como mostrado na Figura 1.2.

 

Figura 1.2- Tela Principal Pager Maker 7.0

 

Criando Documentos

 

Podemos iniciar o trabalho abrindo um documento já existente ou, criar um novo documento, neste caso, basta seguir os seguintes passos:

 

1º Passo : Selecionar a opção Novo do menu Arquivo ou pressione as teclas Ctrl+N. Nesta opção vamos abrir uma nova publicação ou arquivo de modelo do Pager Maker.

 

2ºPasso: O Pagemaker exibirá uma caixa de diálogo chamada Configurar Documento , conforme mostrado na Figura 1.3.

 

Figura 1.3-Configurando Documento

 

Essa caixa permite a você configurar as paginas que ira trabalhar. Veja algumas opções :

  • Formato: Permite a configuração de um tamanho predefinido de folha.
  • Orientação : Permite configurar a orientação do papel( vertical ou horizontal.)
  • Opções : Habilitar o Pager Maker a trabalhar utilizando as duas faces do papel ( frente e verso ) ; permite visualizar no layout do documento duas paginas lado a lado( páginas duplas) ou ainda permite você a reiniciar a numeração da pagina.
  • Numero de paginas: Você digita o numero de paginas que devera Ter seu documento, caso não preencha este item o Pagermaker abre um documento de uma pagina , permitindo a você a inserir paginas mais tarde.
  • Pagina Inicial : Permite configurar o numero inicial para uma possível numeração de pagina.
  • Margens: Nesta opção você configura as margens de suas paginas. Você pode entrar com valores para margens interna e externa , superior e inferior.

Nota: Nunca ultrapasse a margem com objetos ou textos , pois a impressora só imprimirá o que estiver na área interna à margem que também não pode se menor que 5 mm.

  • Compor para impressora: Você seleciona o tipo de impressora que devera imprimir seu documento.

3º Passo:Vamos aceitar as opções padrão com exceção da opção Frente e verso, essa opção é mais comum na criação de livros. Após selecionar OK, é exibido uma página em branco para iniciarmos um trabalho, como mostrado na Figura 1.4. Caso você deseje ocultar a Paleta de Controle, pressione as teclas Ctrl + ’.

 

Figura 1.4 – Criando um documento

 

Pronto!! Parabéns você acabou de criar seu primeiro documento, viu como é simples e fácil. Agora para podemos trabalhar com esse documentos é preciso que você tenha alguns conhecimentos necessários que irão ser descritos a seguir.

 

Réguas e Guias

 

Quando você criou o documento, já foram definidos as réguas horizontal e vertical. Essas réguas nos ajudam de forma precisa a um posicionar texto e imagens na página. Caso você queira mudar a unidade de medida para cada régua, basta seguir os seguintes passo:

 

1º Passo: Selecionar a opção Preferências/Geral do menu Arquivo, ou pressionando as teclas Ctrl+K, como mostrado na Figura 1.5.

 

Figura 1.5- Alterando a unidade de régua.

 

Essa caixa controla varias especificações que se aplicam ao comportamento da publicação como um todo, como a substituição de fontes e visualização de texto e gráficos. Veja algumas opções :

  • Medidas em: Define o sistema de medidas adotado para uma publicação. Isto ocorre porque a régua horizontal também serve de referência para outros elementos como as endentações, margens e tabuladores.
  • Régua vertical: Define o sistema de medidas adotado para régua vertical.
  • Falhas no layout: Habilita ou desabilita as opções de exibir as linhas próximas ou afastadas e exibir as violações dos parágrafos.
  • Exibição de gráficos: Configura o modo de exibição dos gráficos em uma publicação. Escolhendo a opção Simulado , os gráficos da publicação serão exibidos simuladamente, de forma que os gráficos somem para dar lugar a uma imagem uniformemente cinza, assim economizando memória. Da mesma, a opção Alta resolução exibe os gráficos com uma resolução de melhor qualidade, assim gastando mais memória .
  • Paleta Controles: Ajusta configurações para a Paleta Controles.
  • Opções de Salvar: Ajusta a velocidade de salvamento de uma publicação.
  • Guias: Configura a ordem de sobreposição das linhas guias em relação as outros objetos.

Também podemos fazer as alterações no próprio documento, da seguinte forma :

 

2º Passo: Movimente o ponteiro do mouse e verifique as marcas de posição nas réguas. Outro detalhe é o ponto de origem. Na figura abaixo, temos o ponto de origem posicionado na borda da página, isto é, a posição zero na linha da borda superior e esquerda da página.

 

 

Para alterar o ponto de origem basta arrastar o ponteiro apartir do indicador de ponto de origem até a posição desejada, conforme mostrado na figura abaixo. Este recurso será útil no momento que desejarmos medir o tamanho dos objetos, caixas de linhas ou incluir linhas de guia para um posicionamento preciso.

 

 

Agora você deve estar se perguntado e estas linhas ? Vão sair no documento quando impresso ? Bom, não precisa se preocupar com as linhas , porque a linhas de guia são linhas não-imprimíveis e servem para alinhar texto e imagens em qualquer lugar da página. Para obtê-las, posicione o ponteiro sobre a régua (horizontal ou vertical) e arraste-a para a posição desejada, você poderá criar várias linhas-guias. Para eliminá-las, basta arrastá-las de volta à régua. Abaixo temos uma figura geométrica alinhada pelas guias, o alinhamento é obtido arrastando a figura para as guias, neste momento, a figura é atraída para as linhas-guias.

 

 

Caixa de Ferramentas

 

A caixa de ferramentas contém ícones que representam os instrumentos que você utiliza para criar o seu trabalho. O ícone quando selecionado, muda de cor e o ponteiro muda de tipo. Esta caixa de ferramentas poderá estar exibida ou não conforme a opção selecionada no menu Janela. A seguir, temos as ferramentas e seus respectivos tipos de ponteiros.

 

 

Abaixo, temos informações específicas sobre as funções de cada ferramenta.

 

Ferramenta ponteiro: Servirá basicamente para selecionar, redimensionar e mover figuras e blocos de texto. Outro recurso dessa ferramenta, é o redimensionamento de figuras e textos, clique sobre a borda de figuras geométricas ou sobre uma figura incorporada - para selecioná-la, em seguida, arraste um dos quadradinhos localizados sobre a borda, para aumentar ou diminuir o tamanho da figura.

 

Nota: A Ferramenta Ponteiro também é muito utilizada para cancelar outras opções de ferramentas selecionadas , os quais o usuário desistiu de utilizar.

 

Ferramenta de Texto :Ao selecionar essa ferramenta, clique em qualquer lugar para digitar o novo texto. Dê um clique no botão direito do mouse e escolha a opção Tamanho Real para obter uma ampliação rápida e digite alguma coisa. Com esta ferramenta poderemos também, selecionar o texto ou parte dele.

 

Ferramenta de Rotação: Essa ferramenta servirá para rotacionar blocos de texto e figuras. Basta clicar sobre a figura ou bloco de texto para selecioná-lo, logo após, posicionar o ponteiro no local onde servirá como eixo de rotação, e arraste-lo ao redor do eixo. Se você mantiver a tecla SHIFT pressionada antes do início da rotação, resultará em rotações precisas.

 

Ferramenta Corte: A ferramenta de corte permitirá a remoção de partes da imagem gráfica. Como exemplo, pressione a tecla PrintScreen (tira uma "foto" da tela e copia para a área de transferência), em seguida, pressione CTRL+V (cola o conteúdo da área de transferência na página). Agora, selecione a ferramenta recorte e posicione o ponteiro sobre um dos quadradinhos localizados na borda da imagem, arrastando-o para o interior, obteremos o recorte da figura.

 

Ferramenta de Linha e Linha restrita ou perpendiculares: Use a ferramenta Linha para desenhar linhas retas em qualquer direção , clicando e arrastando com o cursor do mouse do ponto inicial ao ponto final da linha e use a ferramenta Linha restrita para desenhar linhas verticais e horizontais.

 

Nota: A largura da linha é predefinida na opção Linha de contorno do menu Elementos.

 

Ferramentas retângulo, Eplise e Polígono: A ferramenta retângulo permite desenhar retângulos e quadrados, clicando e arrastando o cursor do mouse da aresta base ate a aresta oposta. A ferramenta elipse permite desenhar círculos e elipses, e a ferramenta polígono criará polígonos básicos. As três ferramentas quando utilizadas mantendo a tecla SHIFT pressionada, apresentarão formas precisas.

 

Ferramentas Quadro de Retângulo, Quadro de Elipse e Quatro de Polígono: Estas três ferramentas criam formas geométricas iguais as ferramentas anteriores, porém permitem a entrada de texto.

 

Ferramenta de mão ou deslocamento: Use esta ferramenta para rolar a página em qualquer direção.

 

Ferramenta Zoom - Use essa ferramenta para ampliar - clique sobre a região desejada, e para reduzir - dê o clique mantendo a tecla CTRL pressionada. Outra forma de ampliação, é arrastando o ponteiro sobre a região desejada.

 

Conclusão

 

Nessa primeira parte desse tutorial, abordei conhecimentos básicos de Pager Maker, onde é possível criar um documento e modifica-lo de acordo com a publicação que vai ser efetuada. Mostrei alguns recursos como réguas e guias e a caixa de ferramentas que possui varias ferramentas que serão utilizadas ao longo dos tutoriais. No próximo tutorial você vai aprender a salvar e abrir um documento já existente e outros recursos necessários para tornar sua tarefa atrativa e bem feita.

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



     

    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de entrega
  • Contato
  • O Autor

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®