[E-BOOK GRÁTIS]: Windows 7 Básico, 476 pgs - QUERO RECEBER!
Você está em: PrincipalTutoriaisMarilanealmeida : Introducaonotes001
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Conheça o Júlio Battisti

Julio Battisti - Autor de mais de 25 livros de informática Júlio Battisti tem mais de 36 livros publicados, dezenas de e-books e é certificado Microsoft.

Ganhe o e-book a Seguir

e-book grátis Windows 7 Básico

476 páginas



Curta Nossa Fanpage

Loja Virtual do Site

Livros do Julio Battisti

FILTRO DE TUTORIAIS:




Lotus Notes - Módulo 1

 

Objetivos

 

Este é o módulo 1 de uma série de tutoriais sobre o Lotus Notes. Nesta série de tutoriais você aprenderá o que é o Lotus Notes , você verá também a Ferramenta e dará inicio a páginas de abertura.

 

Pré-requisitos: Para acompanhar esta lição você deve conhecer sobre informática, por exemplo: abrir e fechar programas. Conhecer um pouquinho o computador.

 

Introdução

 

Lotus Notes, é um software da IBM, avançado e instálavel para computadores Windows e Macintosh que adequar acesso acelerado a todos os dados que são importantes para você. Pode-se utilizar o Lotus Notes para programar compromissos, navegar na Web, enviar e receber correio da Internet, colaborar com grupos de notícias e beneficiar-se da nova Página de abertura (Página inicial de Bem vindo) para controle de todas as suas informações diárias que são importantes. A Página de abertura é um bom lugar para dar início. Ela proporciona acesso rápido ao correio, aos indicadores, à agenda e a outros itens.

 

Com o Lotus Notes, é possível formar uma conexão com servidores IBM Lotus Domino 6 e com servidores da Internet, como o seu provedor de serviços de Internet, para enviar e receber correio da Internet. Quando você quiser saber o endereço do correio eletrônico de alguém, o Lotus Notes lhe ajuda a pesquisar na Internet em busca da listagem de uma pessoa. Você pode enviar mensagens para grupos de notícias da Internet, visualizar HTML em qualquer servidor da Web e usar certificados especiais de segurança. E você pode fazer tudo isso a partir de uma interface consistente. Você necessita apenas executar seu trabalho e o Lotes Notes lida com o resto.

 

Este capítulo apresenta a construção do Lotus Notes. Ao contrário dos capítulos posteriores, esse capítulo não irá informá-lo sobre a execução de qualquer tarefa. Ele irá esclarecer somente o que você deve saber antes de utilizar o Lotus Notes.

 

Tem sido uma fase difícil determinar o Lotus Notes, pois é possível usá-lo na efetivação de um grande número de tarefas. Como você pode ver abaixo:

  • Remeter e receber mensagens de correio eletrônico, além disso de contas de correio da Internet.
  • Interpretar sobre as últimas notícias da empresa ou achar informações sobre um tema específico.
  • Controlar o fornecimento e citar novos pedidos automaticamente quando os estoques estiverem baixos.
  • Personalizar a página de Títulos, acrescentar links às tarefas utilizadas freqüentemente, como correio, entradas na agenda, bancos de dados e atualizações da Internet.
  • Colaborar em projetos com usuários em locais diferentes. É admissível trabalhar em conjunto para projetar seu trabalho, criar relatórios e bancos de dados, além de discutir alterações que podem ser feitas, sem você precisar sair do escritório, mesmo se cada usuário estiver em um lugar diferente.
  • Discutir e dividir informações importantes sobre sua empresa, trabalho. Tais métodos podem diminuir sensivelmente o número de reuniões às quais você deverá aparecer.
  • Você pode carregar seu computador e acessar os dados do Lotus Notes em qualquer lugar.

Definição

 

O Lotus Notes proporciona uma maneira de encontrar e dividir dados, facilitando a execução das tarefas e do trabalho em conjunto com outros usuários. Esses usuários podem estar dentro ou fora de sua empresa. Podem estar no seu país ou em qualquer outro lugar do mundo.

 

O Lotus Notes guarda dados em bancos de dados. E cada banco contém dados sobre um assunto característico, como artifício da Empresa ou documentos sobre Produtos. O usuário que designar o banco de dados decide o tipo de conteúdos que o banco de dados irá ter como: Relatórios que necessite preencher, relatórios de comparecimento ou de despesas. Normalmente, um banco de dados contém documentos. Cada um deles trata de um tópico característico. Em um banco de dados de artifício da Empresa, pode haver um tópico sobre funcionários, um sobre banco de horas e um sobre funcionamento da empresa. Alguns bancos de dados só permitem a leitura dos dados, enquanto outros permitem que você crie seus próprios documentos.

 

Você cria um documento ao preencher informações em um formulário contido no banco de dados. O formulário possui espaços para você preencher. Esses espaços são chamados de campos. Diversos formulários também possuem botões para você clicar e efetuar algumas ações.

 

Nota : Para acrescentar dados a um banco de dados, é imprescindível preencher um formulário e armazená-lo no banco de dados. Qualquer usuário com acesso apropriado ao banco de dados poderá ler os dados que você escreveu e criar documentos a mais. Para ler algo que outro usuário escreveu, basta ver os documentos no banco de dados.

 

Geralmente, um banco de dados possui tantos documentos que você pode ter dificuldade em encontrar a informação que necessitar. O Lotus Notes definie este problema deixando fazer muitas formas diferentes de exibição e armazenamento de documentos.

 

Vamos falar agora um pouco das visões: Uma visão é uma forma do Lotus Notes expor documentos em um banco de dados. Normalmente, uma visão mostra os documentos de uma maneira específica e, às vezes, mostra apenas uma parte dos documentos em um banco de dados. Uma Loja que usa um banco de dados para guardar dados sobre seus vendedores, por exemplo, criaria um documento para cada Vendedor.Esse banco de dados teria as seguintes visões:

  • Uma visão que mostrasse todos os vendedores listados por ordem alfabética.
  • Uma visão que indicasse todos os vendedores funcionários de acordo com o nome e sobrenome.
  • Uma visão que mostrasse todos os vendedores de acordo com o setor onde trabalham.
  • Uma visão que mostrasse os vendedores com menos de um ano de trabalho.

Você também pode utilizar a criação de pastas em um banco de dados. As pastas aceitam a disposição de documentos para torná-los mais simples na localização. No banco de dados de Informações do vendedores, por exemplo, você poderia criar uma pasta para guardar os documentos empregados freqüentemente, assim como os documentos do seu chefe,colegas de seção e amigos. Ao abrir a pasta, você veria apenas aqueles documentos que colocou na pasta. É possível colocar uma cópia do mesmo documento em mais de uma pasta, além de ver os documentos em mais de uma visão. Uma das diferenças entre pastas e visões é que você pode colocar qualquer documento dentro de uma pasta, mas uma visão possui um procedimento que gera o documento que será exibido. Você pode retirar um documento de uma visão, excluindo-o, mas também o exclui de todas as visões em que ele possa estar. Entretanto, pode retirar um documento de uma pasta sem que ele seja excluído ou removido de nenhuma outra pasta.

 

Normalmente, quando os usuários criam bancos de dados, incluem algumas pastas e visões para facilitar o uso dos bancos de dados.

 

Falando um pouquinho do Lotus Notes

 

O programa Lotus Notes está localizado no computador em: Iniciar -> Todos os Programas -> Aplicativos Lótus -> Lotus Notes, veja a figura 1.

 

 

Figura 1 - Inicialização do Lotus Notes .

 

Falando um pouco sobre Abertura (página Bem-vindo)

 

A página de abertura será o primeiro item mostrado se não existir uma visão de banco de dados configurada para abrir , quando você iniciar o Lotus Notes pela primeira vez. O Lotus Notes possui uma página de abertura padrão que fornece uma localidade central da qual é possível acessar o Correio, a Agenda, a Lista pessoal de endereços, a lista A fazer, o Diário pessoal e a Pesquisa. Pode-se também criar sua própria página de abertura, de acordo com sua preferência reunindo dados do Lotus Notes e da Web que lhe são ressaltante. Pode-se fazer alguns tipos de páginas de abertura, abaixo esta um exemplo.

 

A Figura 2 de ( Bem-vindo ) do Lotus Notes pode ser personalizada, portanto sua aparência pode ser diferente. A seguir será descrito todos os itens da figura 2.

 

 

Figura 2- Tela de abertura do Lotus Notes.

Menu - Admite escolher os comandos do Lotus Notes e as vezes dependo do que você estiver fazendo, esses comandos se modificam.

 

Botões de navegação universais - Admite a navegação em bancos de dados ou páginas da Web ou ir para o local anterior. Pode-se também interromper determinadas ações que estão sendo processadas, atualizar a página ou visão exibida, localizar ou pesquisar informações e abrir uma URL.

 

SmartIcons – Admite-se selecionar os comandos do Lotus Notes com um clique sobre o ícone. E algumas vezes, dependo do que você estiver fazendo os SmartIcons exibidos pelo Lotus Notes mudam.

 

Pastas de indicadores - Admite-se acessar, armazenar e gerenciar os indicadores.

 

Ícones da barra de indicadores - Admite abrir rapidamente os componentes usados com mais freqüência no LotusNotes: correio, agenda, notícias, lista A Fazer e lista de endereços.

 

Como abrir uma página de abertura existente

  1. Clique na opção da janela Página de abertura. Se a opção da janela Página de abertura não estiver visível, abra a pasta Indicadores favoritos na barra de indicadores e, em seguida, clique em Página de abertura.
  2. Outra opção é clicar na borda superior da página de abertura, onde aparece a frase “Clique aqui para ver mais opções da página de abertura”. Escolha a página de abertura que você deseja exibir na lista “Seleção de página de abertura atual”. Isso é opcional. Veja está opção na figura 3.

 

Figura 3 - Opção da página de abertura.

 

Dica Para você retornar à primeira página de configuração do Lotus Notes a partir de uma página de abertura, clique na borda superior da página de abertura, na frase “Clique aqui para ver mais opções da página de abertura” e, em seguida, escolha “Voltar primeira configuração” no canto superior esquerdo. Verifique isso na figura 4.

 

 

Figura 4 - Volta a configuração inicial.

 

Conclusão

 

Nesta parte do tutorial, mostrei para você o que é o Lotus Notes e também falei um pouco sobre Abertura, como abrir uma página de abertura . Na próxima parte deste tutorial você aprenderá a criar uma nova página de abertura e como excluir uma página de abertura que você criou. Espero que você tenha gostado desse primeiro módulo.

 

Dúvidas?

Utilize a área de comentários a seguir.

Me ajude a divulgar este conteúdo gratuito!

Use a área de comentários a seguir, diga o que achou desta lição, o que está achando do curso.
Compartilhe no Facebook, no Google+, Twitter e Pinterest.

Indique para seus amigos. Quanto mais comentários forem feitos, mais lições serão publicadas.

Quer receber novidades e e-books gratuitos?
›››

Vídeo-Aulas

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • E-books

  • Access
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Livros

  • Administração
  • Excel
  • Programação
  • Windows/Linux
  • Redes
  • + Todas as categorias
  • Cursos Online

  • Banco de Dados
  • Carreira
  • Criação/Web
  • Excel/Projetos
  • Formação
  • + Todas as categorias
  • Conteúdo Gratuito

  • +1500 Artigos e Tutoriais
  • ASP 3.0
  • ASP.NET
  • Access Básico
  • Access Avançado
  • Excel Básico - 120 lições
  • Excel Avançado - 120 lições
  • SQL Server 2005
  • Windows 7
  • Windows XP
  • Windows 2003 Server
  • Windows 2008 Server
  • Novidades e E-books grátis

    Fique por dentro das novidades, lançamento de livros, cursos, e-books e vídeo-aulas, e receba ofertas de e-books e vídeo-aulas gratuitas para download.



     

    Institucional

  • Quem somos
  • Garantia de entrega
  • Contato
  • O Autor

  • Atendimento: (51) 3717-3796 - webmaster@juliobattisti.com.br Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2014 ®