NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!
UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI
FILTRO DE TUTORIAIS:
Olá pessoal, meu nome é Maurício Júnior e estou disposto a mostrar como desenvolver criando arquivo XML a partir de um DataSet tipado usando a IDE Visual Studio.NET 2005.
Antes de começar, é importante primeiro baixar a ferramenta do site da Microsoft gratuitamente. (1.1 – XML).
Referência: 1.1- XML
Segue o link para baixar a ferramenta Express.
http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/default.aspx
Começando com o artigo, o primeiro de tudo é criar o projeto web, bom isso você deve estar enjoado de fazer. Criei apenas um projeto web normal, depois criei o arquivo .xsd. Cliquei com o botão direito do mouse em cima do projeto para adicionar mais um item. (1.2 – XML).
Referência: 1.2 – XML
Mudou um pouco a forma de adicionar mais um item em relação ao Visual Studio.NET 2005 e 2003. Só clicar com o botão direito e ir até a opção ADD NEW ITEM...
Depois desse passo, cliquei na opção DATASET, ou seja, o arquivo fica com a extensão .XSD. (1.3 – XML)
Referência: 1.3 – XML
Cliquei no botão OK, a IDE cria o mesmo dentro do projeto seguindo com a tela TABLEADAPTER CONFIGURATION WIZARD, onde é indicada uma base de dados que será usado para os campos ficarem iguais aos da tabela do banco de dados, ou seja, os campos serão idênticos, tanto do XSD quanto da tabela do banco de dados. (1.4 – XML)
Referência: 1.4 – XML.
É importante indicar a fonte do banco de dados para a configuração do arquivo DATASET. No meu caso, não estarei configurando a fonte de dados para esse XSD, ou seja, será manualmente para melhor entendimento. Quero deixar claro que criar com o WIZARD fica da mesma forma e dá menos trabalho. Depois de clicar no CANCEL, cliquei com o botão direito na parte XSD, busquei a opção ADD e depois DATATABLE. (1.5 – XML)
Referência: 1.5 – XML.
Na referência 1.6 – XML mostra como ficou a Table criada.
Referência: 1.6 – XML
Trate esse datatable como se fosse uma tabela no banco de dados. Agora é necessário criar as colunas dentro da tabela. Cliquei com o botão direito em cima da tabela, escolhi a opção ADD e em seguida escolhi COLUMN. (1.7 – XML).
Referência: 1.7 – XML
Com isso, consigo editar o nome da coluna, mudando as propriedades necessárias de tipo de dados e muito mais. Note as propriedades de cada coluna usando os properties da própria IDE. (1.8 – XML)
Referência: 1.8 – XML.
Essa primeira parte mostra como criar e montar um arquivo XSD, ou seja, um dataset tipado. Cada pessoa cria o dataset de acordo com sua tabela no banco de dados, ou o retorno do select do banco de dados. Criei todas as colunas que preciso dentro do arquivo. O mesmo ficou com alguns campos. (1.9 – XML)
Referência: 1.9 – XML
Bom, fico por aqui e no próximo passo é gerar o XML de acordo com esse dataset tipado. Até a próxima e espero ter ajudado alguma coisa.
Mauricio Junior
Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434
Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208
Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2025 ®
LIVRO: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2016 - CURSO COMPLETO E PRÁTICO
DOMINE A PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL - 878 PÁGINAS - CLIQUE AQUI