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Demonstração do Resultado do Exercício – 5.ª Parte

 

Correção do Exercício:

 

Vamos corrigir os dois exercícios deixados no tutorial passado.

 

O primeiro era esse:

 

Então considere o seguinte balanço:

 

 

E faca as seguintes operações do mês de setembro (veja que eliminei as operações de simples recebimentos, se houvesse, e de simples pagamentos)

 

1 – Venda de R$ 300,00 de mercadorias, por R$ 1.000,00 a prazo.

2 – Contabilização do aluguel (R$ 300,00), do salário (R$ 250,00) do mês de setembro.

3 – Apuração do Imposto do mês de Setembro, 15% sobre o valor das vendas.

4 – Pagamento de despesas bancarias no valor de R$ 200,00.

5 – Pagamento de despesas de Correio no valor de R$ 50,00 a vista.

 

Faca a contabilização e a apuração do resultado, e verá que o prejuízo será o mesmo, porém o balanço ficará diferente, isso não é importante, o importante é que vocês cheguem ao mesmo resultado. (prejuízo de R$ 250,00).

 

Vamos abrir os razonetes, e proceder a contabilização:

 

 

 

Resumo: No presente exercício, foi idêntico ao efetuado no tutorial passado, a única diferença é que desconsideramos os pagamentos das despesas que já haviam sido provisionadas, para demonstrar que não influenciam no resultado, ou seja, os pagamentos e os recebimentos de valores já provisionados não alteram o lucro ou prejuízo do mês corrente.

 

Vamos ao segundo exercício:

 

Então analise o balanço e a DRE abaixo, e respondam as perguntas.

 

 

Perguntas

 

1 – Qual é o total do passivo da empresa?

2 – Qual é o total do Patrimônio Liquido da empresa?

3 – Quanto a empresa tem de estoque?

4 – Quais são os bens que a empresa tem? E quanto valem?

5 – Quais são os direitos que a empresa tem? E quanto valem?

6 – Qual o total da divida de impostos da empresa?

7 – Qual o total da despesa com imposto no período da empresa?

8 – Qual o total da divida de aluguel da empresa?

9 – Qual o total da despesa com aluguel da empresa?

10 – Você acha que a empresa está atrasando o pagamento dos impostos? E o pagamento dos Alugueis?

11 – O custo da mercadoria é muito alto?

12 – A empresa tem algum empréstimo? De quanto?

13 – E quanto custou esse empréstimo a empresa no período?

14 – Se não tivesse esse empréstimo quanto seria o lucro da empresa?

 

Correção:

 

1 – Qual é o total do passivo da empresa?

 

Resposta: Apesar do Patrimônio Liquido ficar no mesmo lado do passivo no balanço, não podemos confundir um com o outro, passivo é passivo, patrimônio liquido é outra coisa, para responder tal pergunta basta somar o saldo de todos os valores que compõem o passivo da empresa, ou seja, o valor de: FORNECEDORES, IMPOSTOS A PAGAR, SALÁRIOS A PAGAR, ALUGUEIS A PAGAR, E DE EMPRESTIMOS que totalizam R$ 14.600,00.

 

2 – Qual é o total do Patrimônio Liquido da empresa?

 

Resposta: Basta somarmos os saldos das contas que compõem esse grupo, que são CAPITAL SOCIAL E LUCROS DO EXERCICIO, o resultado é R$ 7.200,00

 

3 – Quanto a empresa tem de estoque?

 

Resposta: R$ 15.500,00 (bem fácil essa não?)

 

4 – Quais são os bens que a empresa tem? E quanto valem?

 

Resposta: Primeiramente temos que nos atentar que o ATIVO é grupo que registra o BENS E DIREITOS, logo temos dois item, o que nos interessa na pergunta são os bens, temos como BENS apresentados no balanço, CAIXA, MERCADORIAS e VEICULOS, logo a soma deles totalizam R$ 19.800,00. Em caso de duvida quanto a bem e direito, reveja os primeiros tutoriais.

 

5 – Quais são os direitos que a empresa tem? E quanto valem?

 

Resposta: A empresa apresenta um único DIREITO em seu balanço, demonstrado pelo saldo da conta de CLIENTES, que totaliza R$ 2.000,00.

 

6 – Qual o total da divida de impostos da empresa?

 

Resposta: R$ 2.450,00

 

7 – Qual o total da despesa com imposto no período da empresa?

 

Resposta: A despesa com imposto do período é a que foi demonstrada na DRE, e não no balanço. O total é de R$ 1.000,00. Isso indica que a empresa não pagou alguns impostos de outros meses, pois o saldo da conta no balanço é de R$ 2.450,00.

 

8 – Qual o total da divida de aluguel da empresa?

 

Resposta: R$ 900,00

 

9 – Qual o total da despesa com aluguel da empresa?

 

Resposta: R$ 300,00.

 

10 – Você acha que a empresa está atrasando o pagamento dos impostos? E o pagamento dos Alugueis?

 

Resposta: A principio podemos dizer que sim, pois vemos que houve um acumulação no total dos dois itens, a despesa de aluguel do mês é de R$ 300,00, porém a empresa esta demonstrando que a divida dela é de R$ 900,00. O mesmo acontece com os impostos, a despesa do mês dela com impostos foi de R$ 1.000,00, e a divida apresentada no balanço é de R$ 2.450,00.

 

11 – O custo da mercadoria é muito alto?

 

Resposta: O custo da mercadoria foi de R$ 3.000,00, enquanto que a venda foi de R$ 5.000,00. Fazendo uma análise podemos perceber que do preço de venda, o custo da mercadoria corresponde a 60%. Sem entrarmos em mais detalhes, poderíamos dizer que o custo da mercadoria esta num nível bom.

 

12 – A empresa tem algum empréstimo? De quanto?

 

Resposta: Sim, de R$ 2.600,00.

 

13 – E quanto custou esse empréstimo a empresa no período?

 

Resposta: O empréstimo custou R$ 500,00 (dados extraído da DRE, na linha de Juros sobre Empréstimos)

 

14 – Se não tivesse esse empréstimo quanto seria o lucro da empresa?

 

Resposta: Bastaríamos somar ao lucro liquido o valor da dívida de juros, pois se assim fosse, a empresa deixaria de ter uma despesa, como a despesa diminui o lucro, concluímos que se retirássemos uma despesa, aumentaríamos o lucro, logo chegaríamos a quantia de R$ 520,00.

 

Conclusão

 

Apesar de um exercício simples, podemos ver que conseguimos extrair uma grande quantidade de informações dos demonstrativos contábeis acima, com o passar do tempo e o decorrer dos demais tutoriais, começaremos a analisar os demonstrativos mais profundamente. O que gerará uma quantidade de informações adicionais.

 

Afim de finalizar a série de tutoriais sobre a Demonstração do Resultado, vamos fazer juntos, mais dois exercícios, bem simples com poucos lançamentos pois a idéia aqui é desmistificar um assunto polemico.

 

É bem comum as pessoas que não tem conhecimento de contabilidade associarem o lucro com dinheiro, isto que quer dizer que, as pessoas quando percebem que a empresa deu lucro no período acham logo que ela aumentou a quantidade de dinheiro dentro da empresa, só que não é bem assim.

 

Podemos dizer o mesmo quando uma empresa tem prejuízo, as pessoas acham que aquela empresa está ficando sem dinheiro.

 

Vamos fazer os exercícios, como esse exercício será somente para analise do exposto acima, vamos somente contabilizar, e apurar o resultado e efetuar o balanço sem montar a DRE.

 

Considere o seguinte balanço.

 

 

Em Fevereiro foram efetuadas as seguintes operações:

 

1 – Venda de R$ 500,00 de mercadoria por R$ 1.700,00 a prazo.

2 – Pagamento de R$ 2.300,00 de fornecedores.

3 – Pagamento dos Impostos e salários que estavam a pagar.

4 – Compra de moveis para o escritório por R$ 1.000,00 a vista.

5 – Contabilização das despesas de impostos, 10% sobre as vendas.

6 – Contabilização da Despesa de Aluguel, R$ 300,00.

 

 

 

Percebam que conforme apurado, a empresa teve um lucro de R$ 730,00. O que não quer dizer que ela aumentou seu dinheiro no mesmo valor, muito pelo contrario houve uma grande diminuição do dinheiro, no inicio (balanço de janeiro), ela tinha R$ 4.000,00 em dinheiro através da conta Banco, e no final de fevereiro ela só tinha R$ 50,00.

 

Mas porque isso ocorreu? Podemos notar que 3 grandes fatores ajudaram a isso ocorrer, o primeiro foi o pagamento de parte da divida com o fornecedor, no valor de R$ 2.300,00. O segundo foi a compra de móveis a vista, no valor de R$ 1.000,00. E o terceiro foi que a venda que a empresa fez, foi totalmente a prazo, assim ela deixou de receber R$ 1.700,00.

 

Lógico que a soma desses três fatores não resulta num no valor exato da diminuição do dinheiro em caixa, para demonstrar tal situação teremos uma outra demonstração contábil que veremos mais adiante. O objetivo aqui foi demonstrar que nem sempre uma empresa que teve lucro aumenta o seu dinheiro em caixa.

 

Vamos agora demonstrar o contrario que nem sempre quando a empresa tem prejuízo, quer dizer que houve uma diminuição de dinheiro.

 

Para tal vamos considerar o balanço acima, para fazer os seguintes lançamentos no mês de março, após faremos os lançamentos, a apuração do saldo, e o balanço, para vermos como é que ficou agora.

 

1 – Recebimento de R$ 2.000,00 de clientes.

2 – Pagamento de toda a divida com o fornecedor.

3 – Venda de R$ 300,00 de mercadoria por R$ 500,00 a vista.

4 – Contabilização da despesa de aluguel no valor de R$ 300,00

5 – Contabilização das despesas de impostos no valor de R$ 100,00.

 

 

Conforme apuramos, houve um prejuízo de R$ 200,00 no mês de Março. E o dinheiro da empresa aumentou bastante, o que antes de R$ 50,00 agora passou a ser R$ 1.300,00. O que contribuiu para esse aumento de dinheiro foi o recebimento de R$ 2.000,00 de clientes. Provando que nem sempre quando uma empresa apresenta um prejuízo ela esta sem dinheiro.

 

Nos próximos tutoriais começaremos com alguns conceitos novos, acrescentando novas despesas, novos itens nos balanços, e fazendo comentários quando for necessário.

 

O exercícios irão sempre alternando entre lucros e prejuízos, e faremos sempre que necessário a DRE para fixarmos o aprendizado.

 

Ok?

 

Lembrem-se: não deixem de colocar sua avaliação sobre o tutorial, assim como o seu comentário, crítica, sugestão, dúvida ou elogio.

 

Até a próxima.

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