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Descontos Comerciais – Parte Final

 

No tutorial passado começamos a aprender como é a forma de contabilização dos descontos obtidos. Vimos um exemplo de contabilização de um desconto obtido no valor de uma conta de telefone.

 

Acontece que numa empresa comercial, a maioria das operações são relativas a compras e a vendas de mercadorias, e é justamente na compra de mercadoria onde uma empresa comercial pleiteia os descontos, afinal um desconto por menor que seja, pode significar um aumento no lucro não? Pois um desconto na compra de uma mercadoria, representará um custo da mercadoria menor certo?

 

Vamos a partir desse tutorial começar a ver como é contabilizado o desconto obtido através de compra de mercadoria.

 

Descontos Obtidos nas Compras de Mercadorias:

 

Basicamente existem duas formas de uma empresa obter um desconto numa compra de mercadoria a primeira é pleiteando o desconto no ato da compra, por exemplo, se um determinado produto custa, R$ 300,00 o comprador pleiteia um desconto, diz que vai ligar depois para confirmar, da uma choradinha, mais uma e assim vai, se por acaso o desconto for concedido, este geralmente já vem pelo valor liquido na nota fiscal, por exemplo, vamos supor que o produto que custava R$ 300,00, após a chorada no preço caiu para R$ 280,00.

 

Nesse caso a nota fiscal já viria com o valor liquido, da seguinte forma:

 

 

Ou poderia vir assim:

 

 

Vejam que em ambos o caso o custo unitário da mercadoria seria de R$ 280,00.

 

E seria por esse valor que a empresa daria entrada em sua planilha de controle de estoques, da seguinte forma:

 

 

A partir desse ponto a contabilização das operações posteriores, seriam idênticas as que viemos fazendo até agora.

 

Nesse caso, não há necessidade de uma contabilização separada dos descontos obtidos, basta registrarmos a compra pelo valor liquido. Até mesmo, porque existe um outro principio da contabilidade, tal como o principio da COMPENTENCIA, que diz que o valor de registro de algum item deve ser o valor que foi transacionado originalmente, assim o valor que devemos registrar na contabilidade é o valor que foi combinado, acordado com o vendedor, no nosso caso. Ok?

 

Agora vamos ver como fica o registro de um desconto obtido, após o ato da venda. Para tal vamos fazer um exercício suporte.

 

Considere o seguinte balanço inicial:

 

 

A primeira operação ocorreu no dia 05/01/2005, e foi a compra de 10 unidades do produto A, com um detalhe, na cor azul escura, essa peça custa R$ 30,00 cada, logo nossa compra custou a quantia de R$ 300,00. O pagamento foi combinado que seria efetuado a prazo.

 

Somente para exemplo, a nota fiscal emitida pelo vendedor seria assim:

 

 

Ao receber a mercadoria, nossa empresa verificou que ao invés do produto ter a cor azul escura, o nosso fornecedor nos mandou na cor azul turquesa (nem sei se existe essa cor, mas entendam que é diferente de azul escuro, ok?), uma cor diferente da que compramos, insatisfeito com tal situação ligamos para o nosso fornecedor reclamando do fato ocorrido, e para nossa surpresa o mesmo nos diz que agora esse é o único produto azul que ele possuiu, não esta mais trabalhando com o outro azul que queríamos.

 

Muito revoltado ameaçamos devolver toda a compra, pois ele deveria ter nos dito durante a compra que fizemos que ele não tinha mais o azul que queríamos, afinal falamos para ele que queríamos o azul escuro.

 

E para não perder a venda e o cliente nosso fornecedor nos propõe um desconto no valor de R$ 50,00, para que não devolvamos a mercadoria, mediante tal situação aceitamos ficar com o produto azul turquesa.

 

Vamos agora ao registro dessa operação, nesse caso faremos um registro separado do desconto, até porque a NF veio com o valor de R$ 300,00.

 

Vamos lá?

 

Nossa planilha de controle de estoques ficaria da seguinte forma:

 

 

Até esse momento temos registrado a compra dessa mercadoria, agora vamos ver como ficaria o registro do desconto concedido pelo fornecedor.

 

 

Vejam que o valor do desconto ficou registrado na coluna de entradas, porém com o valor negativo (diminuindo), mas porque isso?

 

Na verdade, tal valor não se trata de uma saída de mercadoria e sim de um ajuste no valor da mesma. Por isso ele foi registrado na coluna de entradas, outro fato importante é o seguinte, se lembram quando começamos a aprender a efetuar o controle permanente de mercadoria (essa fichinha de controle de estoques?), na ocasião mostrei que na linha de total, na coluna de saída, correspondia sempre ao custo da mercadoria vendida não?

 

Para melhor visualizarem é esse quadradinho aqui que esta destacado de vermelho.

 

 

O valor que constar nele deve ser idêntico ao custo da mercadoria não?

 

Se efetuássemos o registro desse desconto nessa coluna (TOTAL DE SAIDAS) alteraríamos o valor do custo em nossa planilha não? Conseqüentemente ele não seria idêntico ao valor que teríamos lançados na conta de CMV, e o valor TOTAL na coluna de entradas, também não corresponderia ao valor que teríamos em nossa conta de estoque de mercadorias (no razonete) entenderam?

 

Vamos continuar ao registro da nossa operação.

 

Nossos razonetes ficariam da seguinte forma:

 

1– Pelo registro da compra, o lançamento a ser efetuado seria esse:

 

 

Logo, após o lançamento do desconto obtido pelo fornecedor ficaria assim:

 

 

Vejam que o saldo da nossa conta de Mercadoria no presente momento é de R$ 250,00, e que o valor que temos a pagar ao nosso fornecedor também é de R$ 250,00, pois apesar de nossa compra ter sido no valor de R$ 300,00 o fornecedor nos concedeu um desconto no valor de R$ 50,00, para que não devolvêssemos a mercadoria que tínhamos comprado.

 

E nossas mercadorias, estão avaliadas a R$ 250,00. Porém temos 10 unidades de mercadorias em nosso estoque, o que antes custavam R$ 30,00 cada agora custam R$ 25,00 devido ao desconto dado pelo fornecedor.

 

A diferença nesse método de contabilização é o desconto foi incluído (diminuído) no valor do custo da mercadoria, reduzindo-o.

 

Na literatura contábil, esse tipo de desconto, também é chamado de ABATIMENTO. O resultado é o mesmo só a nomenclatura que muda.

 

Chama-se de desconto comercial, o desconto que nem foi mostrado no primeiro exemplo, onde já vem deduzido na própria nota fiscal, e de abatimento o valor que o fornecedor concede em virtude de algum problema, no nosso caso o problema era a cor, mas poderia ser atraso na entrega, avarias, outro modelo e etc.

 

Para terminar convém esclarecer o seguinte fato, apesar de raro, pode acontecer ... imaginem que efetuamos a compra das 10 unidades do produto A, pelo valor unitário de R$ 10,00, sendo a compra de 30 unidades totalizando R$ 300,00.

 

Um dia a gente conversando pelo telefone com nosso fornecedor, reclamando da economia brasileira, o mesmo sem mais nem menos resolve nos conceder um desconto, sem motivo nenhum .... não estamos efetuando uma nova compra, e nem reclamando de alguma avaria na mercadoria, nesse caso o desconto será contabilizado normalmente, como foi explicado no tutorial passado. Ok?

 

Pois na verdade, apesar do desconto ter sido oferecido pelo fornecedor, ele não é mais relativo a compra da mercadoria, e sim por um mero presente do mesmo.

 

Vamos ficar por aqui, no próximo tutorial falaremos sobre Cancelamentos de Vendas.

 

Até a próxima.

 

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