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Curso Grátis - Access 2007 Avançado, Macros e Programação VBA
Autor: Júlio Battisti
Lição 12 - Capítulo 01 - Técnicas Avançadas na Utilização de Formulários - Parte 2
Caixa de Listagem

 

Em muitos casos, é mais rápido e fácil selecionar um valor em uma lista do que lembrar de um valor a ser digitado. Uma lista de opções também ajuda a garantir que o valor que é inserido em um campo esteja correto.
A Caixa de Listagem sempre mostra o seu conteúdo, ao contrário da Caixa de Combinação, que aparece apenas quando você pressiona sua seta.

A lista de uma caixa de listagem consiste em linhas de dados. As linhas podem ter uma ou mais colunas, que podem aparecer com ou sem cabeçalhos. Se uma caixa de listagem de várias colunas estiver acoplada, o Microsoft Access armazenará os valores de uma das colunas, a qual é conhecida como "Coluna acoplada".

Você pode utilizar uma caixa de listagem não acoplada para armazenar um valor que você possa utilizar com um outro controle. Por exemplo, você poderia utilizar uma caixa de listagem não acoplada para limitar os valores em uma outra caixa de listagem ou em uma caixa de diálogo personalizada. Você também poderia utilizar uma caixa de listagem não acoplada para localizar um registro baseado no valor que você selecionar na caixa de listagem.

Se em seu formulário não houver espaço para exibir uma caixa de listagem ou se você desejar digitar novos valores ou valores selecionados de uma lista, utilize uma caixa de combinação em vez de uma caixa de listagem.
Para criar uma Caixa de Listagem, basta dar um clique no botão Caixa de Listagem , vá até o formulário e adicione a caixa(O formulário tem que estar no modo Design), é utilizado um assistente com exatamente os mesmos passos do assistente de Caixa de Combinação.Posteriormente dê um clique no modo formulário.

Botão de Comando

 

Você utiliza um botão de comando em um formulário para iniciar uma ação ou um conjunto de ações. Por exemplo, você poderia criar um botão de comando que abrisse um outro formulário. Para que um botão de comando faça alguma coisa, você escreve uma macro ou procedimento de evento, e associa à propriedade AoClicar do botão.

Observação: Você pode criar mais de 30 tipos diferentes de botões de comando com o Assistente de Botão de Comando. Quando você utiliza o Assistente de Botão de Comando, o Microsoft Access cria o botão e o procedimento de evento para você.

Você pode exibir texto em um botão de comando definindo sua propriedade Legenda ou exibir uma figura definindo sua propriedade Figura.

Vamos criar um botão de comando que ao ser clicado vai para o "Próximo registro". Para isso vamos utilizar o Assistente de Botão de comando.

Para criar um Botão de comando que vai para o próximo registro:

  • Abra um formulário Pedidos no Modo Design.
  • Dê um clique na ferramenta Botão de Comando.
  • No formulário, clique onde você deseja colocar o botão de comando .
  • Será aberta a tela inicial do Assistente de botão de comando. Na coluna da esquerda você escolhe uma "Categoria de ações" e na coluna da direita são exibidas as ações correspondentes à categoria selecionada na coluna da esquerda, conforme indicado na figura abaixo:


Figura 122 – Assistente de botão de comando.

  • Na coluna da esquerda seleciona "Navegação de registro" e na coluna da direita selecione "Ir para o próximo registro".
  • Dê um clique no botão Avançar para ir para o próximo passo do assistente.
  • Na janela que surge, clique na opção "Texto" e no campo ao lado digite "Próximo". Nesta tela você pode definir se o botão exibirá um texto ou uma figura, conforme indicado na figura abaixo:


Figura 123 – Digitando um texto para o botão de comando.

  • Dê um clique no botão Avançar para ir para a última tela do assistente.
  • Na última tela você pode digitar um nome para o botão. Este nome passa a ser o nome do controle no formulário, e pode ser utilizado em módulos do VBA e em Macros.
  • Digite o nome Botão_Próximo, conforme indicado na Figura a seguir, e depois dê um clique no botão Concluir.


Figura 124 – Tela final do assistente de botão de comando.

  • Ao clicar em Concluir, já terá sido colocado o botão Próximo no seu formulário.
  • Vá para o Modo Formulário e teste o funcionamento do botão Próximo.

IMPORTANTE: Um erro bastante comum é selecionar a ação "Encontrar próximo" ao invés da ação "Ir para o próximo registro". A ação Encontrar próximo somente é utilizada com filtros, para criar um botão que ao ser clicado vai para o próximo registro, devemos usar a ação "Ir para o próximo registro".

Agora vamos dar uma olhada no código gerado pelo Assistente de botão de comando, e associado ao evento "Ao clicar" do botão de comando próximo. Esse módulo é gerado utilizando-se VBA - Visual Basic For Applications. Veremos maiores detalhes sobre o VBA em um dos capítulos finais deste curso.

Para analisar o código gerado para o Evento "Ao clicar" do botão Próximo:

  • Volte para o Modo Design do formulário Pedidos.
  • Dê um clique com o botão direito do mouse sobre o botão Próximo e no menu que surge dê um clique em Propriedades, para abrir as propriedades do botão.
  • Dê um clique na guia Evento e localize o evento Ao clicar.
  • Observe que está escrito [Propriedade de evento], indicando que existe um módulo associado com o evento Ao clicar.
  • Dê um clique no botão Construir , o Microsoft Office Access 2007 exibirá uma janela com o código VBA associado à propriedade Ao clicar, conforme indicado na figura a seguir:


Figura 125 – Código VBA associado ao evento Ao clicar do botão Próximo.

  • Feche a janela de código, clicando no x de baixo ( pois no x de cima vai fechar todo o Microsoft Access 2007).

Veremos maiores detalhes sobre o VBA em um dos capítulos finais deste curso.

Exercício:

Crie os seguintes botões de comando no formulário Pedidos, conforme descrito na tabela abaixo:

Botão

Categoria

Ação

Anterior

Navegação de registro

Ir para o registro anterior

Adicionar

Operação de registro

Adicionar novo registro

Fechar Formulário

Operação de formulário

Fechar formulário

Sair do Access

Aplicativo

Sair do aplicativo

Deixar todos os botões com o mesmo tamanho e alinhados.

Imagem

Utilize para exibir uma figura estática em um formulário ou relatório. Como uma figura estática não é um objeto OLE, você não poderá editar a imagem dentro do Microsoft Access 2007, uma vez que a tenha adicionado a um formulário ou relatório.

Para adicionar uma figura não acoplada utilizando um controle de imagem:
  • Abra um formulário no Modo Design ou um relatório no Modo Design;
  • Clique na ferramenta Imagem, na Caixa de ferramentas;
  • No formulário ou relatório, clique no local onde você deseja colocar a figura;
  • Na caixa de diálogo Inserir Figura, clique no nome de arquivo da figura que você deseja adicionar. Talvez você precise utilizar a caixa Examinar para especificar a unidade e/ou a pasta onde a figura está localizada;
  • Clique em OK;
  • Microsoft Access 2007 criará um controle de imagem e exibirá a figura no controle.

Observação: Quando você adiciona uma figura a um controle de imagem, o Microsoft Access 2007 insere a figura, por padrão. Quando uma figura é inserida, ela se torna parte do arquivo de banco de dados. Se você pretende utilizar a mesma figura em diversos formulários e relatórios, talvez prefira vincular a figura em vez de inseri-la. Ao vincular uma figura, você armazena a figura somente uma vez. Para vincular a uma figura, defina a propriedade Tipo de Figura para o controle de imagem, para Vinculada.

Para ajustar o tamanho de uma figura exibida em um controle de imagem ou moldura de objeto
  • Abra um formulário no Modo Design;
  • Certifique-se de que controle de imagem, moldura de objeto acoplado ou moldura de objeto não acoplado esteja selecionado;
  • Clique em Folhas de Propriedades , na Aba ferramentas para exibir a folha de propriedades;
  • Na caixa da propriedade ModoTamanho, clique em uma das definições a seguir:
  •  
  • Cortar. Exibe a figura em tamanho real. Se a figura for maior que a área dentro do controle, a imagem será recortada.
  • Estender. Dimensiona a figura de modo a ocupar a área dentro do controle. Esta definição pode distorcer a imagem.
  • Zoom. Exibe a figura em sua totalidade após dimensioná-la para preencher a altura ou a largura da área dentro do controle. Esta definição não distorcerá a imagem.
Quadro de Objeto não Acoplado

 

Utilize para exibir um objeto OLE não acoplado, tal como uma planilha do Microsoft Excel 2007, em um formulário ou relatório. O objeto permanece constante conforme você se move de registro em registro.

Criar e inserir um objeto não acoplado
  • Abra um formulário no Modo Design;
  • Clique na ferramenta Moldura de Objeto Não Acoplado ;
  • No formulário ou relatório, clique no local onde você deseja inserir o objeto;
  • Na caixa de diálogo que surge, clique em Criar Novo, se ainda não estiver selecionado, e clique no tipo de objeto que você deseja criar na caixa Tipo de Objeto;


Figura 126 –  Criar novo tipo de objeto.

  • Selecione a caixa de seleção Exibir Como Ícone se você desejar que o objeto seja exibido como um ícone em vez de objeto. Exibir um objeto como um ícone pode ser útil quando um objeto contém outras informações que não precisam ser exibidas. Além disso, exibir um objeto como um ícone requer bem menos espaço de disco;
  • Clique em OK;
  • Crie o objeto utilizando o aplicativo que você escolheu no passo 4;
  • Após criar o objeto, clique em Sair no menu Arquivo para voltar ao Microsoft Access 2007;
  • O Microsoft Access 2007 criará uma moldura de objeto não acoplado e exibirá o objeto na moldura;
  • Se você precisar editar o objeto, clique duas vezes nesse objeto.

Observações: Você pode dimensionar o tamanho e as proporções do objeto após colá-lo. Em vários casos, você editará um objeto não acoplado a partir do Modo Design, do formulário ou relatório. Se desejar editar o objeto no modo Formulário também, defina a propriedade Ativado, da moldura de objeto não acoplado como Sim e a propriedade Bloqueado, como Não.

Quadro de Objeto Acoplado

Um controle que exibe um objeto OLE armazenado em uma tabela de um banco de dados do Microsoft Access 2007.

Por exemplo, se em uma tabela houver fotos de funcionários, deverá ser utilizado uma Moldura de Objeto Acoplado para exibir estas imagens. A edição dos objetos é feita no formulário, pressionando o botão da direita do mouse, e escolhendo a opção a partir do menu de Atalho que aparecerá.

Observação: Você pode adicionar um objeto acoplado a um formulário ou relatório como um objeto inserido ou vinculado.

Quando você insere um objeto em um formulário ou relatório, o Microsoft Access 2007 armazena o objeto em seu arquivo de banco de dados. Se você modificar o objeto a partir do seu formulário ou relatório, o objeto será alterado em seu banco de dados. Por este motivo, um objeto inserido estará sempre disponível.

Quando você vincula a um objeto, você pode visualizar o objeto e fazer alterações em seu formulário ou relatório, mas as alterações são armazenadas no arquivo de objeto original, não em seu arquivo de banco de dados. Você pode também modificar o arquivo do objeto separadamente e fazer com que as últimas alterações apareçam na próxima vez que você abrir o formulário ou relatório. Vincular a um objeto é útil para arquivos muito grandes que você não deseja incluir em seu arquivo de banco de dados e para arquivos que você deseja utilizar em diversos formulários ou relatórios, mas se um arquivo de objeto vinculado for movido, você precisará reconectar o vínculo.

Para adicionar uma moldura de objeto acoplado a um formulário.
  • Se você ainda não o fez, crie um campo em uma tabela e defina o tipo de dados do campo com objeto OLE;
  • Crie um formulário ou relatório (ou abra um formulário ou relatório já existente) que inclua o campo Objeto OLE em sua origem de registros;
  • No Modo Design de formulário ou Modo Design de relatório, clique em Adicionar Campos Existentes , esta opção você encontrará na Aba ferramentas. A lista de Campos será exibida;
  • Arraste o campo Objeto OLE da lista de campos para o formulário ou relatório;
  • O Microsoft Access 2007 criará uma moldura de objeto acoplado que será ligada ao campo Objeto OLE.

Observação: Se você já criou a moldura de objeto acoplado, poderá acoplá-lo a um campo em uma origem de registros base, definindo a propriedade OrigemDoControle para a moldura de objeto acoplado com o nome do campo.

Inserir ou Remover Quebra de Página

Utilize este botão para iniciar uma nova tela ou página em um formulário impresso ou uma nova página de um relatório.

Para criar um formulário com mais de uma página (tela).
  • Abra o formulário em Modo Design;
  • Clique na ferramenta Quebra de Página da caixa de ferramentas;
  • Clique no formulário onde você deseja colocar a quebra de página. Coloque a quebra de página acima ou abaixo de um controle para evitar dividir os dados desse controle;
  • O Microsoft Access 2007 marca a quebra de página na borda esquerda do formulário com uma linha pontilhada curta.

Observação: Se você desejar que todas as páginas tenham o mesmo tamanho e que cada janela exiba apenas uma página de cada vez, estruture o formulário de modo que a distância entre uma quebra de página e a seguinte seja sempre a mesma. Você pode fazer isso posicionando os controles de quebra de página com a régua vertical.

  • Clique duas vezes no seletor de formulários para abrir a folha de propriedades e clique em Página Atual na caixa da propriedade Ciclo. Quando a propriedade Ciclo está definida como Página Atual, você não pode pressionar a tecla TAB para mudar de páginas.
  • Remova a barra de rolagem vertical definindo a propriedade Barras de Rolagem como Somente Horizontal ou Nenhuma.
  • Alterne para o modo Formulário para testar o formulário e dimensioná-lo de forma a que você só possa ver uma página de cada vez. Você pode pressionar as teclas PAGE DOWN e PAGE UP para mover de uma página para a outra.

Observações: Convém também definir outras propriedades no Modo Design. Você pode, por exemplo, definir a propriedade Estilo da Borda como Fina para que o formulário não possa ser dimensionado, e pode definir a propriedade Botões Min / Max como Nenhum para que o formulário não tenha os botões Minimizar e Maximizar. Além disso, convém adicionar a cada página um botão de comando que você possa utilizar para mover o foco para a próxima página ou para a anterior. Para ver um exemplo desse tipo de botão de comando, consulte o formulário Funcionários no banco de dados de exemplo Northwind.

  • Uma quebra de página só está ativa no modo Formulário quando a propriedade Modo Padrão do formulário está definida como Formulário Simples.
  • Para um formulário utilizado em modo Formulário, uma quebra de página marca para onde ele irá rolar quando PAGE UP ou PAGE DOWN forem pressionadas. Para formulários impressos, uma quebra de página marca o início de uma nova página dentro de uma seção. Para iniciar uma página no início de uma seção, utilize a propriedade Força Quebra de Página da seção.
Controle Guia

Pode-se utilizar um controle guia para apresentar várias páginas de informação como um único conjunto. Isto é especialmente útil quando você está trabalhando com muitos controles que podem ser classificados em duas ou mais categorias. Por exemplo, você pode utilizar um controle guia em um formulário Funcionários para separar informações gerais e pessoais.


Figura 127 –  Exemplo Controle Guia.

Adicionar um controle guia a um formulário para criar um formulário de várias páginas
  • Abra um formulário no Modo Design;
  • Na Aba controles, clique no botão Controle Guia , e então clique no formulário onde você deseja colocar o controle;
  • O Microsoft Access 2007 adiciona um controle guia com duas páginas. A primeira página fica por cima;
  • Para adicionar controles ao controle guia, clique na guia da página à qual você deseja adicionar controles. Então, adicione controles utilizando um dos métodos a seguir:
  • Clique em Adicionar Campos Existentes  para exibir a lista de campos, e arraste um ou mais campos para a página da guia;
  • Clique em qualquer Botão de Controle da Aba Controle e clique na página da guia. Você pode adicionar qualquer tipo de controle, exceto outro controle guia;
  • Copie controles de uma outra parte do formulário ou de uma outra página. (Entretanto, você não pode arrastar controles de uma outra parte do formulário ou de uma outra página);
  • Utilize a lista a seguir para outras tarefas que você talvez queira executar:
  • Para alterar o nome de uma guia, clique duas vezes na página que você deseja alterar para abrir sua folha de propriedades, e então especifique um novo nome na propriedade Legenda. Se você não especificar um nome na propriedade Legenda, o Microsoft Access 2007 utilizará a definição da propriedade Nome;
  • Para adicionar, excluir ou alterar a ordem das guias, clique na borda do controle guia com o botão direito do mouse e clique em Inserir Página, Excluir Página ou Ordem da Página;
  • Para alterar a ordem de tabulação dos controles em uma página, clique na página com o botão direito do mouse e clique em Ordem de Tabulação;
  • Para alterar o nome da fonte, o tamanho da fonte, o estilo da fonte, etc. das páginas, clique duas vezes na borda do controle guia para abrir sua folha de propriedades e então defina as propriedades apropriadas. Você não pode especificar definições diferentes para páginas diferentes.
  • Ajuste o tamanho do controle guia como for apropriado. Clique em cada guia para certificar-se de que todos os controles se ajustam bem em cada guia.

Observação: O Microsoft Access 2007 não irá cortar os controles quando você dimensionar o tamanho do controle guia. Talvez você precise mover os controles para tornar menor o controle guia.

  • Alterne para o modo Formulário para testar o controle.
  • Para ver um exemplo de controle guia, veja o formulário Funcionários no banco de dados de exemplo Northwind.
Subformulário/Sub-relatório

Um subformulário é um formulário dentro de outro. O formulário primário é chamado de formulário principal e o formulário dentro do formulário é denominado subformulário. Uma combinação formulário/subformulário é sempre citada como um formulário hierárquico, um formulário mestre/detalhe ou um formulário pai/filho.

Os subformulários são eficientes principalmente quando se deseja exibir dados de tabelas ou consultas com um relacionamento um-para-muitos. Por exemplo, você poderia criar um formulário com um subformulário para exibir dados de uma tabela Categorias e de uma tabela Produtos. Os dados na tabela Categorias correspondem ao lado “um” do relacionamento. Os dados na tabela Produtos correspondem ao lado “muitos” do relacionamento - cada categoria pode ter mais de um produto.

O formulário principal e o subformulário neste tipo de formulário são vinculados de tal forma que o subformulário exiba apenas registros que estão relacionados ao registro atual no formulário principal. Por exemplo, quando o formulário principal exibir a categoria Bebidas, o subformulário exibirá apenas os produtos na categoria Bebidas.

Quando você utiliza um formulário com um subformulário para inserir novos registros, o Microsoft Access 2007 salva o registro atual no formulário principal quando você entra no subformulário. Isto assegura que os registros na tabela “muitos” terão um registro na tabela “um” com o qual se relacionar. Isto também salva automaticamente cada registro à medida que são adicionados ao subformulário.

Um subformulário pode ser exibido como uma folha de dados, ou pode ser exibido como um formulário simples ou contínuo. Um formulário principal só pode ser exibido como um formulário simples.

Um formulário principal pode ter qualquer número de subformulários se você posicionar cada subformulário no formulário principal. Você também pode aninhar até dois níveis de subformulários. Isto significa que você pode ter um subformulário dentro de um formulário principal e um outro subformulário dentro daquele subformulário. Por exemplo, você poderia ter um formulário principal que exiba clientes, um subformulário que exiba pedidos e outro subformulário que exiba detalhes do pedido.

Um dos tópicos deste capítulo irão tratar exclusivamente sobre formulários / sub-formulários, onde iremos fazer alguns exemplos práticos.

Linha

Utilize este botão de controle em um formulário ou relatório, por exemplo, para enfatizar informações relacionadas ou especialmente importantes.

Para desenhar uma linha em um formulário ou relatório.
  • Abra um formulário em Modo Design;
  • Clique na ferramenta Linha  ;
  • Clique em qualquer lugar do formulário ou relatório para criar uma linha de tamanho padrão, ou clique e arraste para criar uma linha do tamanho desejado.

Observações :

  • Para desenhar linhas horizontais ou verticais, clique na ferramenta Linha e, então, arraste para criar a linha;
  • Para fazer pequenos ajustes no comprimento ou ângulo de uma linha, selecione a linha, mantenha pressionada a tecla SHIFT e pressione uma das teclas de direção. Para fazer pequenos ajustes no posicionamento de uma linha, mantenha pressionada a tecla CTRL e pressione uma das teclas de direção.
  • Para alterar a espessura de uma linha, clique na linha, posteriormente dê um clique na seta junto ao botão Espessura da Linha(Figura 112), abrirá as espessuras para que você possa escolher. Para alterar o estilo da linha (pontos, traços etc.) dê um clique em tipo de linha(Figura 113). Agora vá em Propriedades para abrir a folha de propriedades e, em seguida, clique em um estilo de borda na caixa da propriedade Estilo da Borda.


Figura 128-  Botão Espessura da Linha.


Figura 129 -  Botão Tipo da Linha

Retângulo

 

Utilize este botão de controle para efeitos gráficos como agrupar um conjunto de controles relacionados em um formulário ou enfatizar dados importantes em um relatório.Para desenhar um retângulo em um formulário.

  • Abra um formulário em modo Design;
  • Clique no botão de controle Retângulo;
  • Clique em qualquer lugar do formulário para criar um retângulo de tamanho padrão, ou arraste para criar um retângulo do tamanho desejado;

Observação: Para alterar a espessura da borda de um retângulo, dê um clique sobre ele para deixá-lo selecionado, clique na seta junto ao botão Largura da Linha/Borda na barra de ferramentas Formatação e, em seguida, clique na espessura desejada. Para alterar o estilo da linha (pontos, traços etc.) de um retângulo, clique nele, clique em Propriedades para abrir a folha de propriedades e, então, clique em um estilo de borda na caixa da propriedade Estilo da Borda.

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