NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosAccess Básico › Capítulo 01 : 03
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 003 - Módulo 01 - Chave Primária - Conceito e Exemplos

Objetivo: Neste item falaremos sobre o conceito de Chave Primária e a sua importância no Modelo Relacional de dados.

Chave Primária

O Conceito de "Chave Primária" é fundamental para o correto entendimento de como funciona um Banco de Dados. Vamos entender o que significa um campo ser a Chave Primária de uma Tabela e como tornar um Campo a Chave Primária de uma Tabela.

"Ao Definirmos um Campo como sendo uma Chave Primária, estamos informando ao Microsoft Access que não podem existir dois registros com o mesmo valor no campo que é a Chave Primária, ou seja, os valores no campo Chave Primária precisam ser únicos. Por exemplo, se defino um campo "Número da Identidade", da tabela Clientes, como sendo um campo do tipo Chave Primária, estou dizendo ao Microsoft Access que não podem existir dois clientes com o mesmo valor no campo "Número da Identidade". Na prática estou garantindo que não possam ser cadastrados dois clientes com o mesmo Número de Identidade".

Em outras palavras poderíamos dizer que o Campo Chave Primária identifica de Maneira Única cada Registro de uma Tabela, isto é, de posse do valor da Chave Primária somente localizaremos um registro com aquele valor no campo Chave Primária.

Este é um conceito muito importante, pois conforme veremos mais adiante os conceitos de Integridade Referencial e Normalização estão diretamente ligados ao conceito de Chave Primária. Na próxima figura vemos um exemplo da tabela Cliente onde o Campo "Código do Cliente" é definido como uma Chave Primária. Observe que não existem dois clientes com o Mesmo Código.

Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01
Campo "Código do Cliente" definido como Chave Primária.

Ao clicarmos no Botão Estrutura Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01 iremos acessar a estrutura da Tabela. Veremos em um dos próximos itens que toda tabela possui dois modos: Modo Estrutura e Modo Folha de Dados. No Modo Estrutura é onde definimos quais atributos farão parte da tabela, bem como as características de cada atributo, tais como Tipo de Dados, Tamanho Máximo, Máscara de Entrada, etc. No Modo Folha de Dados é que podemos digitar as informações, Inserir Novos Registros, alterar os Registros existentes, etc.

Ao entrar no modo estrutura, conforme indicado pela figura a seguir, você pode notar que na linha do Atributo "Código do Cliente", existe uma pequena chave. Esta chave indica que o Campo é Marcado como uma "Chave Primária". Além disso, na propriedade "Indexado" deste campo você pode Notar que aparece "Sim (Duplicação Não Autorizada)", indicando que não podem haver valores duplicados para um campo do tipo Chave Primária.

Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01
 Campo Chave Primária Indexado e Com Duplicação Não Autorizada.

Exercício: Neste exercício iremos Redefinir o campo Código do Cliente para que ele deixe de ser uma Chave Primária, feito isso iremos para o Modo Folha de Dados e Adicionaremos um Cliente com o Código de Cliente Duplicado (Igual a um que já existe na Tabela), depois retornaremos ao modo estrutura e tentaremos redefinir o campo Código do Cliente como Chave Primária. Em seguida vamos excluir o cliente que foi adicionado com o mesmo código de um cliente que já existe. Voltaremos a definir o campo CódigoDoCliente como sendo um campo do tipo Chave Primária e em seguida tentaremos inserir um cliente com o mesmo código de um cliente já cadastrado. O Access permitirá ou não a inserção deste último cliente??

Para Modificar o Campo Código do Cliente faça o seguinte:

Se ainda não estiver no Modo Estrutura da Tabela Clientes, vá para o Modo Estrutura: Clique na tabela Clientes para marcá-la e depois dê um clique no botão Estrutura (Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01).

Selecione a Linha "Código do Cliente". Para selecionar coloque o mouse bem a esquerda da linha, até que o cursor se transforme em uma flecha apontando para a direita, aí de um clique e toda a linha será selecionada

Com a linha selecionada dê um clique no botão com o desenho da chave (Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01), feito isso o campo deixará de ser uma chave primária, conforme pode ser notado pelo fato da chave ter sumida da linha Código do Cliente.

Vá para o Modo Folha de Dados, para isto selecione o comando Exibir -> Modo folha de dados.

No Modo Folha de Dados selecione o comando Inserir -> Novo registro e insira um Cliente com os seguintes Dados:

·         Código do Cliente:  ALFKI
·         Nome da Empresa:    ABC de 123
·         Nome do Contato:    José da Silva
·         Cargo do Contato:   Chefe
·         Endereço:           Rua X, Núm 100
·         Cidade:             Santa Maria
·         Região:             SP
·         CEP:                97000-000
·         País:               Brasil
·         Telefone:           (11)2222-2222
·         Fax:                (11)2222-2222

Observe que mesmo inserindo um cliente com o mesmo Código de Outro Cliente que já existe: (ALFKI) o Microsoft Access permitiu a inserção de Dados. Agora temos dois clientes com o mesmo Código do Cliente, o que na prática causa uma série de Problemas ao Banco de Dados, conforme veremos a seguir.

O Microsoft Access aceito dois clientes com o mesmo código pois o campo CódigoDoCliente não é mais do tipo Chave Primária, com isso podemos ter valores repetidos neste campo.

Agora vamos definir o campo CódigoDoCliente como sendo do tipo Chave Primária, ou pelo menos vamos tentar.

Volte para o Modo Estrutura e marque a linha Código do Cliente. Feito isso dê um clique no botão com a Chave (Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01), para redefinir este campo como sendo uma Chave Primária. 

Dê um clique no botão com a figura Disquete (Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01) para tentar salvar as alterações que foram feitas na estrutura da tabela. Você receberá uma mensagem dizendo que não é possível realizar tal operação, conforme indicado na figura a seguir:

 Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01

Isto acontece porque temos dois registros com o mesmo valor no campo CódigoDoCliente, com isso este campo não pode ser definido como sendo do tipo Chave Primária.

Dê um clique no botão OK para fechar a mensagem de erro. Surgirá uma segunda mensagem. Dê um clique no botão OK para fechar esta segunda mensagem. Você estará de volta a estrutura da tabela Clientes.

Selecione a linha CódigoDoCliente e dê um clique no botão com a Chave (Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01), para fazer com que este campo deixe de ser do tipo Chave Primária.

Vamos ir para o modo Folha de Dados e excluir o cliente inserido anteriormente.

Selecione o comando Exibir -> Modo Folha de dados.

Surge uma mensagem dizendo que você deve salvar as alterações na estrutura da tabela. Dê um clique no botão Sim e você estará de volta ao modo Folha de Dados.

Localize o registro inserido anteriormente e dê um clique no campo CódigoDoCliente deste registro.

Selecione o comando Editar -> Selecionar registro.

Selecione o comando Editar -> Excluir.

Agora excluímos o registro com valor duplicado para o campo CódigoDoCliente.

Agora vamos definir o campo CódigoDoCliente como sendo do tipo Chave Primária.

Volte para o Modo Estrutura e marque a linha Código do Cliente. Feito isso dê um clique no botão com a Chave (Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01), para redefinir este campo como sendo uma Chave Primária. 

Dê um clique no botão com a figura Disquete (Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01) para tentar salvar as alterações que foram feitas na estrutura da tabela. Como não temos mais valores duplicados no campo CódigoDoCliente, agora o Microsoft Access consegue definir o campo CódigoDoCliente como sendo do tipo Chave Primária. A partir deste momento não conseguiremos mais inserir um cliente com o mesmo código de um cliente já cadastrado. Vamos conferir se isto realmente é verdade.

Selecione o comando Exibir -> Modo Folha de dados.

Selecione o comando Inserir -> Novo registro.

Digite os seguintes dados:

·         Código do Cliente:  ALFKI
·         Nome da Empresa:    ABC de 123
·         Nome do Contato:    José da Silva
·         Cargo do Contato:   Chefe
·         Endereço:           Rua X, Núm 100
·         Cidade:             Santa Maria
·         Região:             SP
·         CEP:                97000-000
·         País:               Brasil
·         Telefone:           (11)2222-2222
·         Fax:                (11)2222-2222 

 Após digitar o número de Fax e pressionar Enter, o Microsoft Access tentará salvar o novo registro, porém não conseguirá. A seguinte mensagem será exibida:

  Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01 

O que significa esta mensagem? Por que o Microsoft Access não está permitindo que o novo registro seja salvo?

Dê um clique no botão OK para fechar a mensagem de erro.

Pressione a tecla ESC duas vezes seguidas.

Feche a tabela Clientes.

Feche o Microsoft Access.

Um último detalhe importante para lembrarmos é que a Chave Primária pode ser formada pela combinação de Mais de Um Campo. Podem existir casos em que um único campo não é capaz de atuar como chave primária, pelo fato deste apresentar valores repetidos. Nestes casos podemos definir uma combinação de 2 ou mais campos para ser a nossa chave primária. Para fazer isso basta, no modo estrutura da tabela, selecionar todas as linhas que definirão a "Chave Primária Composta", e depois dar um clique no botão com a chave.

Além disso, uma tabela somente pode ter uma Chave Primária, seja ela simples ou composta.

Neste item aprendemos o conceito de Chave Primária, a sua Importância e como Definir um Campo de uma Tabela como sendo a Chave Primária. Também testamos inconsistências que podem ser introduzidas nos dados pelo fato de não termos uma Chave Primária definida corretamente (No nosso exemplo, conseguimos inserir um Cliente com o Mesmo Código de outro cliente já cadastrado). No próximo item aprenderemos outro importante conceito:Relacionamentos entre Tabelas.


LIÇÕES DESTE MÓDULO:
001. Preparando-se para iniciar o curso
002. Entidades e Atributos (Tabelas e Campos)
003. Chave Primária - Conceito e Exemplos
004. Relacionamentos entre Tabelas
005. Integridade Referencial
006. Normalização de Tabelas
007. Projetando um Banco de Dados
008. A Arquitetura do Microsoft Access


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI