NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosAccess Básico › Capítulo 01 : 05
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 005 - Módulo 01 - Integridade Referencial

Objetivo: Vamos aprender sobre um dos conceitos mais importantes do modelo relacional de dados: Integridade Referencial. Também aprenderemos a configurar Relacionamentos e Integridade Referencial no Microsoft Access.

Integridade Referencial:

A Integridade Referencial é utilizada para garantir a Integridade dos dados entre as tabelas relacionadas. Por exemplo, existe um relacionamento do tipo Um para Vários entre a tabela Clientes e a tabela Pedidos (um cliente pode fazer vários pedidos). Com a Integridade Referencial, o Microsoft Access não permite que seja cadastrado um pedido para um cliente que ainda não foi cadastrado. Também podemos garantir o seguinte: 

Quando o Código de um cliente for alterado na Tabela Clientes, podemos pedir para o Microsoft Access atualizar, automaticamente, todos os Códigos do Cliente na Tabela Pedidos, de tal maneira que não fiquem Registros Órfãos, isto  é, registros de Pedidos com um Código de Cliente que não existe mais na Tabela Clientes. Essa ação é conhecida como "Propagar atualização dos campos relacionados".

Quando um Cliente for excluído da Tabela Clientes, podemos pedir para que o Microsoft Access exclua, automaticamente, na tabela Pedidos, todos os Pedidos para o Cliente que está sendo Excluído. Essa opção é conhecida como "Propagar exclusão dos registros relacionados".

Essas opções, conforme veremos logo em seguida, podem ser configuradas quando da Definição dos Relacionamentos. Estas opções não são obrigatórias, isto é, podemos optar por não Atualizar ou não Excluir em cascata. A Opção de "Propagar atualização dos campos relacionados" é utilizada na maioria das situações, já a opção de "Propagar exclusão dos registros relacionados"  deve ser estudada caso a caso. Por exemplo, se nos quiséssemos manter um histórico com os Pedidos de cada Cliente, não utilizaríamos a opção "Propagar exclusão dos registros relacionados"; caso não nos interessasse manter um histórico dos pedidos, poderíamos utilizar esta opção. 

Como Criar e Configurar Relacionamentos no Microsoft Access:

Para Definir Relacionamentos no Microsoft Access faça o Seguinte: 

Abra o banco de dados onde estão as tabelas nas quais serão definidos os relacionamentos.

Selecione o comando Ferramentas -> Relacionamentos.

Surgirá a Janela indicada na próxima Figura. Nesta Janela você adicionará as Tabelas que farão parte de algum dos relacionamentos. Para Adicionar uma Tabela, basta marcá-la e dar um clique no botão "Adicionar". Você pode adicionar todas as tabelas de uma única vez. Para isto dê um clique na primeira, libere o mouse, pressione a tecla SHIFT e fique segurando SHIFT pressionado e dê um clique na última tabela. Com isso todas serão selecionadas, agora ao dar um clique no botão Adicionar, todas as tabelas serão adicionadas. Caso não queira adicionar todas mas somente algumas e de uma maneira intercalada, ao invés de usar a tecla SHIFT, utilize a tecla CTRL. Com a tecla CTRL uma tabela é selecionada a medida que você vai clicando com o mouse sobre o nome da tabela.

Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01 
Dê um clique para marcar a Tabela e depois dê um clique no botão Adicionar. 

Após ter adicionado as tabelas, para criar um relacionamento, basta arrastar um campo de uma tabela sobre o campo da outra tabela na qual será estabelecido o relacionamento. Por exemplo, para estabelecer o relacionamento Um para Vários entre as tabelasClientes e Pedidos, arraste o campo "CódigoDoCliente" da tabelaClientes, sobre o campo "CódigoDoCliente" da Tabela Pedidos. Ao largar um campo sobre o Outro, o Microsoft Access abre uma janela conforme indicado na figura da a seguir (Definindo as características do Relacionamento):

Curso Ebook Access Básico - Júlio Battisti - Módulo 01
 Definindo as Características do Relacionamento.

Observe que, por padrão, o campo "Impor Integridade Referencial" não está marcado. Ao marcá-lo serão disponibilizadas as Opções de "Propagar atualização dos campos relacionados" e "Propagar exclusão dos registros relacionados". Observe, também, que o Microsoft Access já definiu este relacionamento como sendo do tipo Um para Vários. Isso acontece porque o Microsoft Access identifica o campo CódigoDoCliente na tabela Clientes como sendo do tipo chave primária, o que automaticamente transforma o Relacionamento como sendo do tipo Um para Vários. Se em ambas as tabelas o campo CódigoDoCliente fosse definido como Chave Primária, o relacionamento, automaticamente, seria do tipo Um para Um.

Após marcar as Opções desejadas, basta dar um clique no botão "Criar" e pronto, o Microsoft Access cria o Relacionamento, o qual é indicado através de uma linha entre as duas tabelas (Clientes e Pedidos), com o número 1 no lado da Chave Primária e o Sinal de infinito no lado Vários. Caso você precise alterar as características de um determinado relacionamento, basta dar um duplo clique sobre a linha do relacionamento, que o Microsoft Access abrirá a janela indicada na figura anterior, para que você possa fazer as alterações desejadas.

Observe também que os campos Chave Primária aparecem em Negrito no Diagrama dos Relacionamentos. 

Este diagrama que exibe as Tabelas e os Relacionamentos entre as tabelas é conhecido como "Diagrama Entidades x Relacionamentos".

Antes de fechar o Diagrama Entidades x Relacionamentos, dê um clique no botão com o disquete para salvar as alterações que foram feitas. A qualquer momento você pode acessar o Diagrama Entidades x Relacionamentos para fazer alterações ou para revisar os relacionamentos, para isto basta ir no menu Ferramentas e clicar emRelacionamentos.

Exercício: Agora vamos a um exercício prático, onde definiremos os diversos relacionamentos para o nosso banco de dados ExRelacionamentos.mdb, que está na pasta CursoAccBasico.

Para definir os Relacionamentos para o banco de dadosExRelacionamentos.mdb, faça o seguinte:

Abra o banco de dados ExRelacionamentos.mdb.

Selecione o comando Ferramentas -> Relacionamentos.

Adicione todas as tabelas, conforme explicado anteriormente.

Defina os Relacionamentos conforme indicado na tabela a seguir:

Tipo de Relacionamento

Lado Um

Lado Vários

Um para Vários

CódigoDoFornecedor
na tabela Fornecedores

CódigoDoFornecedor
na tabela Produtos

Um para Vários

CódigoDaCategoria
na tabela Categorias

CódigoDaCategoria
na tabela Produtos

Um para Vários

CódigoDoProduto
na tabela Produtos

CódigoDoProduto
na tabela Detalhes do Pedido

Um para Vários

CódigoDoFuncionário
na tabela Funcionários

CódigoDoFuncionário
na tabela Pedidos

Um para Vários

NúmeroDoPedido
na tabela Pedidos

NúmeroDoPedido
na tabela Detalhes do Pedido

Um para Vários

CódigoDaTransportadora
na tabela Transportadoras

Via
na tabela Pedidos

Um para Vários

CódigoDoCliente
na tabela Clientes

CódigoDoCliente na tabela Pedidos

Habilite a Integridade Referencial  em todos os Relacionamentos, habilite a opção "Propagar atualização dos campos relacionados" e deixe desabilitada o opção de "Propagar exclusão dos registros relacionados".

Salve as alterações e feche a Janela dos Relacionamentos, clicando no botão "x". Clique no "x" mais de baixo, pois o "x" mais acima irá fechar o Microsoft Access.

Abra a Tabela Pedidos e tente adicionar um pedido para o Cliente com Código do Cliente igual a ABCDE. O Microsoft Access Permitiu que você inserisse o Pedido para esse Cliente? Porquê? Em caso de dúvidas entre em contato: webmaster@juliobattisti.com.br.


LIÇÕES DESTE MÓDULO:
001. Preparando-se para iniciar o curso
002. Entidades e Atributos (Tabelas e Campos)
003. Chave Primária - Conceito e Exemplos
004. Relacionamentos entre Tabelas
005. Integridade Referencial
006. Normalização de Tabelas
007. Projetando um Banco de Dados
008. A Arquitetura do Microsoft Access


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI