NUNCA MAIS PASSE RAIVA POR NÃO CONSEGUIR RESOLVER UM PROBLEMA COM O EXCEL - GARANTIDO!

UNIVERSIDADE DO VBA - Domine o VBA no Excel Criando Sistemas Completos - Passo a Passo - CLIQUE AQUI

Você está em: PrincipalArtigosAccess Básico › Capítulo 03 : 02
Quer receber novidades e e-books gratuitos?
« Lição anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próxima lição »
ACCESS BÁSICO - CURSO COMPLETO GRATUITO
Autor: Júlio Battisti
Lição 032 - Módulo 03 - Criando uma Consulta de Seleção

Exemplo: Criando uma consulta de seleção.

Para criarmos consultas no Microsoft Access não precisamos conhecer a linguagem SQL. O Microsoft Access nos fornece uma interface gráfica conhecida como QBE - Query By Examplo. Esta interface é bastante simples de utilizar a facilita a criação de consultas. O usuário vai "montando" a consulta, utilizando o QBE e o Microsoft Access, em segundo plano, vai criando o comando SQL correspondente.  

Nota: Vamos criar diversas consultas de exemplo, para aprendermos a utilizar o QBE. Criaremos as consultas no banco de dados ExConsultas.mdb.  Para o nosso treinamento o banco de dados ExConsultas.mdb está disponível na pasta C:\CursoAccBasico. Na Lição 1, do Módulo 1, estão as instruções para copiar os arquivos e criar a pasta C:\CursoAccBasico. Este banco de dados contém uma série de tabelas, as quais serão utilizadas como base para a criação das consultas de exemplo.  

Utilizando o QBE para criar a primeira consulta 

Neste item aprenderemos a criar uma consulta simples. Vamos criar uma consulta baseada na tabela Pedidos, do banco de dados ExTabelas.mdb. A nossa consulta exibirá os campos definidos a seguir: 

Nome da consulta

Exemplo1-Listagem de Pedidos

Baseada na(s) tabela(s)

Pedidos

Campos que farão parte da consulta

Campo

Da tabela

NúmeroDoPedido

Pedidos

DataDoPedido

Pedidos

DataDeEnvio

Pedidos

PaísDeDestino

Pedidos

CidadeDeDestino

Pedidos

Frete

Pedidos

Para criar a consulta Exemplo1-Listagem de Pedidos faça o seguinte: 

Abra o banco de dados ExConsultas.mdb, que está na pasta C:\CursoAccBasico.mdb.

Nas opções da janela banco de dados dê um clique em Consultas. Será exibida a janela indicada na próxima figura.

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti 
A opção "Consultas" da janela banco de dados. 

Para criar uma nova consulta utilizando o QBE dê um clique duplo na opção "Criar consulta no modo Estrutura".

Será exibida a janela "Mostrar tabela", conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti 
Selecione as tabelas que farão parte da consulta.

Na janela "Mostrar tabela", nos selecionamos quais as tabelas (ou qual a tabela) farão parte da consulta. Para fazer com que uma tabela faça parte da consulta basta clicar no nome da tabela para marca-la e depois clicar no botão Adicionar. 

Para o nosso exemplo somente a tabela Pedidos fará parte da consulta. Dê um clique na tabela Pedidos para seleciona-la e depois dê um clique no botão Adicionar.

Dê um clique no botão Fechar.

Será exibida a interface gráfica do Microsoft Access para a criação de consultas (QBE), conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
A interface gráfica para a criação de consultas. 

Neste momento estamos no "Modo estrutura da consulta". A exemplo das tabelas, cada consulta tem um modo estrutura, onde são definidos quais os campos farão parte da consulta, os critérios de pesquisa e os demais elementos da consulta e um Modo folha de dados, onde são visualizados os resultados obtidos com a execução da consulta. Para alternar entre os diferentes modos podemos utilizar o menu Exibir ou o primeiro botão da barra de ferramentas.

Vamos falar um pouco mais sobre o Modo estrutura. Neste modo de exibição você está apto a montar a consulta desejada. A janela é composta de duas partes. Na parte de cima, indicada pelo número (1) na figura anterior, temos as tabelas que fazem parte da consulta. Conforme veremos mais adiante, é possível criar uma consulta baseada em duas ou mais tabelas. Caso você tenha esquecido de adicionar uma tabela, no momento da criação de consulta, é possível adiciona-la a qualquer momento, utilizando o botão Adicionar tabelas ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ). Ao clicar neste botão será exibida a janela "Mostrar tabela", descrita anteriormente. Na janela "Mostrar tabela" você poderá adicionar tabelas adicionais, as quais farão parte da consulta.

Na parte de baixo, indicada pelo número (2) na figura anterior, nos definimos quais os campos que farão parte da consulta - linha Campo; qual a ordenação dos resultados, se crescente ou decrescente - linha Classificação; se um campo deve ser ou não exibido - linha Mostrar e quais os critérios de filtragem - linhas Critério e OU. Dependendo do tipo de consulta que está sendo criado, linhas adicionais poderão aparecer na interface gráfica. Estudaremos estas linhas quando aprendermos a criar os respectivos tipos de consulta.

Agora precisamos definir quais os campos que farão parte da consulta. Temos três maneiras diferentes de adicionar um campo à consulta:

Dar um clique duplo no nome do campo a ser adicionado: Para adicionar um campo à consulta basta dar um clique duplo no nome do campo. Por exemplo, dê um clique duplo no campo NúmeroDoPedido. Observe que este campo foi adicionado na parte de baixa da janela, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Campo NúmeroDoPedido adicionado à consulta. 

Arrastar o campo a ser adicionado: Outra maneira de adicionar um campo à consulta é clicar no referido campo, manter o botão do mouse pressionado e arrastar para a primeira coluna que estiver em branco, na parte de baixa da janela. Observe que cada coluna representa um campo que faz parte da consulta. Arraste o campo DataDoPedido para adiciona-lo a consulta, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Campo DataDoPedido adicionado à consulta.

Selecionar o nome do campo, diretamente na linha Campo, na parte de baixo da janela: Na primeira coluna em branco, que no nosso exemplo é a terceira coluna, na linha campo, existe uma lista com o nome de todos os campos disponíveis para a consulta. Como a nossa consulta é baseada somente na tabela Pedidos, nesta lista será exibido o nome de todos os campos da tabela Pedidos. Caso a consulta seja baseada em mais do que uma tabela (aprenderemos a criar este tipo de consulta nas próximas aulas), aparecerá o nome de todos os campos, de todas as tabelas. Para que você possa saber a qual tabela pertence cada campo, o Microsoft Access utiliza uma nomenclatura que é a seguinte: Nome_da_Tabela.Nome_do_Campo. Por exemplo, o campo NúmeroDoPedido, da tabela Pedidos apareceria como: Pedidos.NúmeroDoPedido, o campo PreçoUnitário, da tabela Produtos, apareceria como Produtos.PreçoUnitário e assim por diante. Para o nosso exemplo, na terceira coluna, na linha Campo, selecione DataDeEnvio, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Campo DataDeEnvio adicionado à consulta. 

Nota: No decorrer deste curso utilize, dentre os três métodos apresentados para a adição de campos à consulta, aquele que você preferir. Do ponto de vista prático, ou seja, dos resultados obtidos, não tem diferença em relação ao método que é utilizado. 

Utilizando um dos três métodos descritos anteriormente, adicione os demais campos solicitados. Apenas para lembrar, ainda devem ser adicionados os seguintes campos:

  • PaísDeDestino
  • CidadeDeDestino
  • Frete

Após ter adicionado os campos solicitados, a sua janela deve estar conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Os campos solicitados já adicionados à consulta.

Agora vamos salvar a consulta.

Dê um clique no botão Salvar ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ). Surge uma janela pedindo o nome da consulta. Digite Exemplo1-Listagem de Pedidos e dê um clique no botão OK, conforme indicado na figura a seguir:

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Salvando a tabela Exemplo1-Listagem de Pedidos.

Agora vamos executar a consulta para observar os resultados obtidos. Para executar a consulta, basta irmos para o modo Folha de dados da consulta. Isto pode ser feito utilizando o comando Exibir -> Modo folha de Dados ou clicando no botão ( Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti ).

Selecione o comando Exibir -> Modo folha de Dados.

Você obtém uma listagem de Pedidos, somente com os campos selecionados para a consulta: NúmeroDoPedido, DataDoPedido, DataDeEnvio, PaísDeDestino, CidadeDeDestino e Frete, conforme indicado na figura a seguir. Observe que não aplicamos nenhum filtro e nenhum critério de ordenação. Aprenderemos a tratar com estes itens mais adiante.

Curso Grátis de Access Básico - Júlio Battisti
Resultado da consulta Exemplo1-Listagem de Pedidos. 

Com isso concluímos a criação da nossa primeira consulta.

Feche a consulta. Para isso dê um clique no botão "x" mais de baixo, pois se você clicar no "x" mais de cima, o Microsoft Access será fechado.

Agora vamos exercitar um pouco os conceitos apresentados. Na Próxima Lição, vamos criar mais duas consultas simples.

Este tipo de consulta que nós acabamos de criar, onde simplesmente são exibidos resultados com base em uma ou mais tabelas, sem que sejam feitas alterações/exclusões/adições de dados, é chamada de consulta de Seleção, ou seja, a consulta simplesmente exibe um conjunto de registros selecionados a partir de uma ou mais tabelas, com base em um ou mais critérios de filtragem (no nosso exemplo não definimos nenhum critério de filtragem). Existem outros cinco tipos de consultas que aprenderemos a criar no decorrer deste curso.


LIÇÕES DESTE MÓDULO:
031. Consultas: Definições e Usos
032. Criando uma Consulta de Seleção
033. Criação de Consultas Simples
034. Consultas Baseadas em duas ou mais Tabelas
035. Definindo Critérios de Filtragem e Ordenação em Consultas
036. Criação de Consultas Simples com Critérios
037. Totalizando Valores em Consultas
038. Mais um exemplo de Totalização
039. Exercícios
040. Criando Campos Calculados em Consultas
041. Exemplo com Valores Calculados
042. Exemplo com Valores Calculados
043. Exercícios
044. Utilizando Operadores para Definir Critérios de Pesquisa
045. Exercícios
046. Utilizando Funções do Access em Consultas
047. Funções para Tratamento de Data e Hora
048. Funções Matemáticas e de Texto
049. Uso de Funções em Consultas
050. Exemplos e Exercícios
051. Exercícios
052. Consultas Parametrizadas: Teoria e Prática
053. Exercícios
054. Consultas de Referência Cruzada: Teoria e Prática
055. Outros Tipos de Consultas no Microsoft Access
056. Exemplos e Exercícios


« Anterior Δ Página principal ¤ Capítulos Próximo »

você conhece a universidade do access?

Universidade do Access - Curso Completo de Access
com tudo para você dominar o Access - do Básico ao
Avançado - até a Criação de Sistemas Profissionais
Completos - Passo a Passo - Tela a Tela

Capa da Universidade do Access

Aplica-se ao Access 2019, 2016, 2013 e 2010!

13 Cursos - 574 Vídeo-Aulas - 63:32 horas

Para todos os detalhes, acesse:

https://juliobattisti.com.br/universidade-do-access.asp

Quer receber novidades e e-books gratuitos?

Contato: Telefone: (51) 3717-3796 | E-mail: webmaster@juliobattisti.com.br | Whatsapp: (51) 99627-3434

Júlio Battisti Livros e Cursos Ltda | CNPJ: 08.916.484/0001-25 | Rua Vereador Ivo Cláudio Weigel, 537 - Universitário, Santa Cruz do Sul/RS, CEP: 96816-208

Todos os direitos reservados, Júlio Battisti 2001-2021 ®

[LIVRO]: MACROS E PROGRAMAÇÃO VBA NO EXCEL 2010 - PASSO-A-PASSO

APRENDA COM JULIO BATTISTI - 1124 PÁGINAS: CLIQUE AQUI